Ir para conteúdo

HABILITAÇÃO CATEGORIA "B" PARA REBOQUE - CARRETINHA


Qual a melhor marca de barcos para pescaria?  

17 votos

  1. 1. Qual a melhor marca de barcos para pescaria?

    • CALAÇA
      3
    • LEVEFORTE
      6
    • MARRECO DE GOIÁS
      1
    • METALGLASS
      4
    • PANTANALTICA
      1
    • PARANÃ
      1
    • PETY
      1
    • NENHUMA
      0


Posts Recomendados

Olá pessoal sou novo aqui e já quero dar uma contribuição para todos sobre um assunto que eu tinha dúvidas mas que já estou bem esclarecido e por isso compartilho com todos e aconselho andarem com isso no porta luvas para evitarem discussões R$$$ desnecessárias nas rodovias, um abraço a todos

cristianojulio@gmail.com

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO LEI 9.503 DE 23/09/1997

Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

I - Categoria A - condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

III - Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;

IV - Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

§ 1º Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

§ 2º Aplica-se o disposto no inciso V ao condutor da combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total.

RESOLUÇÃO Nº 168, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2004

Estabelece Normas e Procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, a realização dos exames, a expedição de documentos de habilitação, os cursos de formação, especializados, de reciclagem e dá outras providências.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN usando da competência que lhe confere o artigo 12, inciso I e artigo 141, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e, conforme o Decreto n° 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito,

Art. 43. Os candidatos poderão habilitar-se na ACC e CNH nas categorias de “A” à “E”, obedecida à gradação prevista no Art. 143 do CTB e às demais regulamentações estabelecidas por esta Resolução.

Parágrafo único. Para efeitos do cumprimento do caput deste artigo observar-se-á o Anexo I desta Resolução, que apresenta a tabela de correspondência, associando o tipo de veículo conforme classificação prevista no art. 96 e Anexo I do CTB, e as categorias de habilitação.

ANEXO I – DA RESOLUÇÃO 168/2004 - CONTRAN

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA E PREVALÊNCIA DAS CATEGORIAS

CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO

“A” Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

“B” Veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda a lotação e capacidade de peso para a categoria.

“C” Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria “B”.

“D” Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares e, todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”.

“E” Combinação de veículos automotores e elétricos, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias “B”, “C” ou “D”; cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque, articulada, ou ainda com mais de uma unidade tracionada, tenha seis mil quilogramas ou mais, de peso bruto total, enquadrados na categoria trailer, e, todos os veículos abrangidos pelas categorias “B”, “C” e “D”.

Tem ainda um parecer do CETRAN – GOIÁS sobre o assunto acessem o link: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/link ... 527009.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente houve época que alguns colegas pescadores tiveram problemas no tocante a exigência de Carteiras com categorias superiores a letra "B"

Hoje a matéria se mostra bem pacífica e eu mesmo a tempos não vejo relatos de que algum amigo pescador tenha tido tal problema

Mas é sempre bom estar atento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Cristiano...seja muito bem vindo ao nosso fórum.

É um enorme prazer ter mais um vizinho na área.

Tu já chegou misturando os assuntos...hehee....Misturou barco com carreta/habilitação...hehee...O q acha q fazer 2 tópicos distintos?!?! Um com a enquete, e outro com a dica postada?!?!

E já postamos aqui no fórum assunto semelhante. Aqui vai o link.

http://www.turmadobigua.com.br/turmadobigua/forum/viewtopic.php?f=74&t=12744&start=0

...mas é bom deixar registrado novamente.

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cristiano Julio !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outras... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Fabrício Biguá somos vizinhos!! vai ver que nos vemos mas não nos conhecemos moro proximo ao maggiore!

a enquete foi em razão do rodapé da mensagem que encaminhei ter o campo para "enquete", de fato misturei - marinheiro de primeira viagem!!!!!!!hsssss!

como sou novo aqui vou aprendendo aos poucos a utilizar o site corretamente!

um abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Fabrício Biguá somos vizinhos!! vai ver que nos vemos mas não nos conhecemos moro proximo ao maggiore!

a enquete foi em razão do rodapé da mensagem que encaminhei ter o campo para "enquete", de fato misturei - marinheiro de primeira viagem!!!!!!!hsssss!

como sou novo aqui vou aprendendo aos poucos a utilizar o site corretamente!

um abraço!!

Sem o menor estress...É assim mesmo.

E eu moro aqui pra cima....no Imprensa II...qualquer hora dessas marcamos um encontro com a turma...De Feira do Paraguai a boteco pra beber....a turma topa qualquer parada..hehee... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...