Ir para conteúdo

Hélices Grandes X Pequenas - Faz diferença na Amazônia??


Mario.Carijo

Posts Recomendados

Nunca consegui perceber a diferença em ataques nas iscas hélices na Amazônia, seja no lago de Balbina ou no Uatuma à juzante. Me pergunto: existe mesmo uma diferença para os grandes bocudos entre uma isca pequena e uma grande? (estou considerando que as garatéis tenham o mesmo desempenho).

Vejo sempre que a hélice é quase mortal. Se onde você jogar uma hélice tiver um tucuna ele vai lá, nem que seja pra "cheirar" e voltar, mas realmente uma hélice maior vai trazer peixes maiores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mário...vou tentar deixar o as minhas impressões bem aparentes para facilitar o entendimento da turma...Lembrando q estas são as minhas impressões....o q não é a verdade real da coisa..hehee.. :gorfei:

Dificilmente vc terá o mesmo desempenho das garatéias em iscas pequenas. Não tem como vc colocar garatéias grandes, fortes e pesadas em iscas pequenas.

Quem já pegou tucunas acima dos 9Kg sabe q garatéias do tamanho das originais das Jummping Minnow, Pervesas, Birutas e etc, dificilmente prendem do lado de fora do peixe. Se o bicho engole é fatal...mas no lombo deles essas garatéias pequenas fazem cócegas. bang::

- Tucunaré não respeita tamanho de isca....Então, a isca grande, não atrapalha.

- Quanto maior, mais ela bóia. Quanto mais bóia, mais garatéias grandes vc pode colocar nela. Quanto mais garatéias, mais lascado o peixe está.

- Geralmente as grandes iscas de hélices carregam 3 garatéias...o q dificulta a isca ficar girando e torcendo a linha, e se a linha torce menos, mais forte ela se mantém.

A grande desvantagem q vejo nas grandes iscas de hélice:

- Peso.

- Devido ao comprimento dificilmente o peixe a engole. E se o peixe não engole, ele tem tudo pra correr pra pauleira com a isca na lateral do corpo, podendo arrancá-la por lá muito facilmente.

No mais é jogar a isca, puxar no bagaço e registrar a porrada...hehee.. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Fabrício, tenho que concordar com suas explicações mestre:: , tinha esquecido de avaliar estes aspectos. É que, talvez por acaso, eu tenho tido bons resultados com hélices menores (100mm a 120mm), várias "encharutadas" e como é bom vc ver que o tucuna "encharutou" e aí cansar ele sem preocupação danca:: . Mas é bem verdade que garatéias maiores podem desbalancear a isca. Mas que cansam o braço, cansam, além do fato de que não é qualquer vara que arremessa uma rip roller, a primeira que comprei, pela falta de experiência, ficou quase um ano na caixa, pois minha vara não arremessava. Hoje experiemnto uma parte do dia com hélices grandes e quando o braço começa a pesar eu ponho umas menores. Valeu ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mário,

Já falei isso aqui no site uma vez e vou repetir: se não fizesse diferença, todo mundo pegaria uma isquinha de hélice pequena e colocaria uma hélice de Rip Roller nela e pegaria os maiores peixes do mundo.. :gorfei:

Não vai funcionar!

Veja os maiores peixes com hélice que tivemos notícias ultimamente... O recorde atual da IGFA foi pego com uma Luhr Jensen, que e ENORME (acho que 7' ou 7'5") e pesa uma tonelada!

Acho que o Fabrício disse tudo. Concordo também com os incovenientes das grandes iscas de hélice e acresceno mais um: aquela garatéia da frente via de regra fica muito perto do pitão e a linha, principalmente multi, acaba "laçando" a garatéia uma vez ou outra. Quando isso acontece, você perde o arremesso, pois a isca não trabalha corretamente. Isso quase não acontece com as iscas de duas garatéias.

No meu caso, prefiro trabalhar as iscas menores, evitando assim perder tantos arremessos. Isso funciona pra mim, que sou "barbeiro" para arremessar!!! :gorfei: :gorfei: Agora se o cara for fera no arremesso e forte no braço, o melhor é pescar com as iscas grandes!

Abraço.

Isso é complicado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mario,

O Fabricio e o Gustavo disseram tudo com muita propriedade e continuo acreditando que as iscas grandes "separam" os peixes... fazendo com que os relmente brutos fiquem nervosos com elas e as ataquem mais!!!!

"Iscas grandes, peixes grandes"...lógico que as vezes também entram pequenos,hehehe.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...