Ir para conteúdo

Hábitos desenvolvidos... ( 2 )


Posts Recomendados

No andamento do tópico anterior, verifiquei que existe um fator que precisa ser abordado pela sua importância ! Vamos a ele...

Imaginem-se "desejosos" de fazer uma Pescaria na Amazônia !

Sonho de muitos de nós, sempre enraizado em relatos e captura de troféus magníficos, lidos e/ou vistos em imagens postadas... A vontade de "estar lá" é sempre presente em quem gosta de pescar, como qualquer um de nós... E mais, o pensamento é focado na conquista, no troféu, na luta com o peixe, na sensação de perda x ganho nessa disputa, e o "mundo" fica dessa dimensão... Será que é muito diferente disso ?

Mas o "universo conspira a favor", e chega a oportunidade de ir ! Grana, férias, amigos, época, tudo parece combinar de forma satisfatória a que nada deixe de funcionar, certo ? Errado ! Aí é que mora o perigo...

Em qualquer pescaria, das mais simples às mais complexas, é preciso existir aquele que se dedica previamente a prever / imaginar as dificuldades e com dedicação e afinco, lutar para que elas não estraguem a diversão de todos... É o planejador e detalhista que entra em ação !

Nem todos os pescadores tem esse perfil, e terminam correndo riscos que poderiam ter sido evitados com ações simples e preventivas, mas o "temperamento" das pessoas nem sempre é esse, e sim o de "dar um jeito" com a chegada das dificuldades, ou ainda pior, que "essas coisas fazem parte" !

Enganam-se, ou melhor, se iludem aqueles que preferem essa solução ! Em qualquer Grupo ( e ele pode ser formado por duas pessoas ), é necessário ter alguém que se preocupe com isso de planejar previamente as coisas que terão que acontecer, sob o risco delas "não acontecerem" !

Todos nós fazemos um pouco desse exercício, só que alguns num momento em que não há como "consertar/remediar" e aí "já era" ! Refiro-me a "tarefas simples", como ver o estado em que se encontra a tralha, se as linhas estão puídas, se as iscas estão na sacola / caixas de pesca, e por aí vai... até porque sem isso, como pescar ? O que dizer de algo um pouco mais estruturado, como a coordenação das ações de uma pescaria num local desconhecido ? Só aventura ? Claro que não, até porque esse espírito de "se der certo, ótimo..." já não condiz mais...

Muito do que chamo de "planejamento" e "prospecção" já vem sendo oferecido nos "pacotes" que nos chegam através da mídia, e alguns deles viabilizam muitos do que seriam nossos eventuais problemas, e por conta disso, habituamo-nos ( como via de regra ) a relaxar nesses itens... mas eles sempre estão presentes !

Estou convencido ( sem qualquer dúvida ) que o sucesso da pescaria deve-se a diversos fatores, muitos dos quais imprevisíveis, como os "climáticos" ( por exemplo ), mas dentre aqueles fatores que podem ser cuidados antecipadamente, para que deixem de ser "risco" e passem a ser "certeza", existem os que somente aquelas pessoas que fazem dessa experiência de "preparar a pescaria" parte de sua própria satisfação, o vínculo com o sucesso de todos...

Apenas para reflexão, vejam como é bom e confortável saber que alguém já cuidou / providenciou de itens como Vôos e bilhetes aéreos, traslados, hospedagem, contrato com o barco hotel / pousada, aquisição de licença de pesca, encomenda de tralhas, novidades, troféus, alimentação, bebidas, tira-gosto, rodízio de duplas, comunicação emergencial, remédios, check list do que deve ser levado, enfim, coisa que não acaba mais...

É claro que nem tudo é feito por apenas uma pessoa, mas a coordenação do todo, é algo que precisa ficar com alguém... E somente com alguém que gosta, e tem prazer em fazer isso... Quanto mais exigente for essa pessoa com a qualidade com que trata os assuntos ligados, maior será a satisfação e proveito dos participantes da pescaria ! Mas isso, repito, não é uma função imposta, e sim natural daqueles que julgam que isso faz parte da própria pescaria, até porque se inicia e termina tempos depois do pegar e soltar o peixe embarcado... Pensem nisso... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KID - APESAR DE NOSSA AMIZADE VIRTUAL, APRENDI E RESPEITO-O COMO UM GRANDE ESTRATEGISTA, E ESTES TOPICOS SÃO UTEIS, OU MELHOR, SÃO DE EXTREMA IMPORTANCIA PARA O SUCESSO DE QUALQUER PESCARIA.

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE, TODA AVENTURA SÓ É SAUDAVEL QUANDO PLANEJADA, INCLUINDO-SE OS IMPREVISTOS.

PARABENS PELO TOPICO E SUA EXPOSIÇÃO, SÓ ME FAZEM AUMENTAR O RESPEITO E ADMIRAÇÃO PELO" PÓ DA ESTRADA" OU MELHOR, PELO GRANDE NUMERO DE RESPINGOS DE AGUA EM SUA ROUPA DEVIDO O DEBATER DO PEIXE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o Kid é o cara...hehee...

Essa tarefa de "Sivirino" cai sobre meus ombros desde 2002, quando resolvi levar uma turma de 11 pescadores para o Xingu...e eu é q tive q planejar do papel higiênico a cerveja gelada....Foi muito complicado, já q ficamos hospedados em uma casa...e a maior parte da turma não queria "nada com nada". Fiquei tão puto e cansado q voltei apenas com o meu pai no ano seguinte....hehee...

Ainda estou engatinhando perto do Kid...E um dia eu chego lá...ou melhor...acho q nunca chegarei a esse nível de detalhes. Tento repassar tudo nas reuniões q fazemos, comento sobre cada um desses temas...mas deixo q o pescador se vire....afinal, passo o ano todo me atendo a detalhes no trabalho...e quando estou pescando eu quero é jogar minha isca na água.

Claro q existe um "check-list" antes da partida...E lá em Manaus, pelo menos na parte de tralhas, a turma se ajuda, ou compra os ítens esquecidos em casa.

Agora...q o Kid está em um nível acima da maioria...Isso ele está...hehee...

Parabéns... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid maravilha esses seus ensinamentos! Sou desses que planeja e prevê tudo em minhas viagens.

Minha mulher sempre reclama das tralhas, não só as de pesca, que levo em nossas viagens (como se suas bagagens não fossem as mais volumosas :lol: ) mas durante a viagem ela sempre recorre aos meus excessos para resolver aquele problema que ela não havia previsto... :lol: :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem duvida, o Kid tem o meu apreço e respeito belissima explicaçao e esplanação to tema, tema esse q na minha opinião é o mais importante de todos, tb ja organizei pescarias e como ele bem disse isso é dado as pessoas no seu natual objetivo de agradar e realizar a todos os envolvidos.. porem como o fabricio tb citou, isso as vezes pode ser extremamente desgastante!!! com tudo podemos ao ler esse tópico aprender muito mais, muito obrigado Kid por suas palavras!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez excelente KID.

E vai ai uma diquinha minah tambem. Como alguns ja sabem, sou amante da pescaria avetura, aquela com em locais desconhecidos, com necessidade de exploracao, gosto de procurar o peixe, de absoluta contemplacao no decorrer dos descansos.

E geralmente sou eu quem organizo as aventuras para com meus companheiros. E para este tipo de pescaria tenho aprendido que tralhas enxutas resolvem muito mais do que sobras e excessos.

A cada aventura tenho enxugado mais e mais minha tralha e equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos arredondar essa "conversa" :

...ESTES TOPICOS SÃO UTEIS, OU MELHOR, SÃO DE EXTREMA IMPORTANCIA PARA O SUCESSO DE QUALQUER PESCARIA.

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE, TODA AVENTURA SÓ É SAUDAVEL QUANDO PLANEJADA, INCLUINDO-SE OS IMPREVISTOS...

:arrow: Grande Sílvio, Tenho certeza de que ao longo da "jornada", esses conceitos e observações vão passando a fazer cada vez mais sentido ! Precisamos acabar com essa estória de que "damos sempre um jeitinho" em tudo que aparece ! "Jeitinho" são açoes específicas para superar adversidades, e não "descasos" cujas soluções poderiam ser antecipados por um mínimo de planejamento ! Isso não exclue os "aventureiros", mas certamente ( também eles ) precisam ter em mente o que é "aventura" do "despreparo" para enfrentar esses desafios...

Essa tarefa de "Sivirino" cai sobre meus ombros desde 2002, quando resolvi levar uma turma de 11 pescadores para o Xingu...e eu é q tive q planejar do papel higiênico a cerveja gelada.... Foi muito complicado, já q ficamos hospedados em uma casa...e a maior parte da turma não queria "nada com nada".

Tento repassar tudo nas reuniões q fazemos, comento sobre cada um desses temas...mas deixo q o pescador se vire....afinal, passo o ano todo me atendo a detalhes no trabalho...e quando estou pescando eu quero é jogar minha isca na água.

:arrow: Esse esquema de "coordenar" e ser confundido com o tal do "Sivirino" acontece com muita frequência mesmo Fabrício ! A turma relaxa, e só cobra... e o pior é que fica parecendo que TUDO é com uma só pessoa, que também está a fim de se divertir... Por conta dessas coisas é que ser transparente antes de iniciar a pescaria, é fundamental, embora existam sempre os "reincidentes"...

Uma das grandes vantagens de se pescar com Grupos exclusivos e de gente que vai com frequência, é que minimiza-se bastante os erros iniciais, e as ajudas são crescentes, mas mesmo assim, é sempre cansativo... Mas VALE SEMPRE A PENA !

Minha mulher sempre reclama das tralhas, não só as de pesca, que levo em nossas viagens (como se suas bagagens não fossem as mais volumosas ) mas durante a viagem ela sempre recorre aos meus excessos para resolver aquele problema que ela não havia previsto...

Pois é Xico ! Aparentemente as mulheres tem esse hábito, e quando a coisa aperta, somos nós que temos que "correr atrás"... Aliás, esse vício de ter alguém com "alternativas" disponíveis não se resume apenas às esposas... Na pescaria tem sempre os "esquecidos" de grampos, líderes, empates, iscas matadeiras, e por aí vai... Será que estou exagerando ?? :twisted:

Estamos pensando em te trazer para Goiás (vais ficar perto do Fabrício também) de forma que quando vieres a morar aqui, possas planejar todas as nossas pescarias!

Essa foi "kruel" ! Olha que termino "me arriscando", até porque Goiás é um grande estado nesse nosso País ! Tô pensando mesmo em virar "operador de pesca".... Juntar o últil ao agradabilíssimo... :P :mrgreen: :roll: :mrgreen:

...tema esse q na minha opinião é o mais importante de todos, tb ja organizei pescarias e como ele bem disse isso é dado as pessoas no seu natual objetivo de agradar e realizar a todos os envolvidos.. porem como o fabricio tb citou, isso as vezes pode ser extremamente desgastante!!!

:arrow: Também o reputo com uma das coisas mais importantes, mas nem todos pensam assim... O importante, Lori, é tentar fazer sempre de forma a ir "ensinando" aos demais companheiros, como e o que precisa ser feito, preparando-os para "outras jornadas" em que você não estiver presente, pois ( pela minha experiência ) enquanto você estiver no meio, já era... vai continuar fazendo o "dever de casa"... :lol:

E vai ai uma diquinha minha tambem. Como alguns ja sabem, sou amante da pescaria aventura, aquela com em locais desconhecidos, com necessidade de exploracao, gosto de procurar o peixe, de absoluta contemplacao no decorrer dos descansos.

E geralmente sou eu quem organizo as aventuras para com meus companheiros. E para este tipo de pescaria tenho aprendido que tralhas enxutas resolvem muito mais do que sobras e excessos.

A cada aventura tenho enxugado mais e mais minha tralha e equipamentos.

:arrow: Grande Xandego ! Belo "aparte" ! A questão da quantidade de coisas que levamos é outro fator interessantíssimo ! De tudo que se leva, a concentração é quase que plena em 30/40% do material disponível ! Nâo apenas nas pescarias de "aventura" ( e quando é que não deixa de sê-lo... ), mas nas pescarias de um modo geral ! Parece que todas as coisas do armário precisarão estar prontas e disponíveis para uma emergência... Nada contra esse tipo de "prevenção", mas que muitas vezes elas se limitem a serem estabelecidas de forma racional... Por exemplo, de que adianta todos levarem "chumbo" ( quase nunca sem excesso de sobras ) ? Melhor será - através de um planejamento - estabelecer uma quantidade para todo o Grupo ! Mesmo assim, é sempre complicado... Nem falo dos outros, minha "briga" com o que terei que "deixar para trás" começa 3 meses antes do embarque... Coisa de gente doida mesmo ! Estar "leve" para facilitar o "deslocamento" não é conselho apenas para os "aventureiros" e sim para todos que se dispõem a viajar,,, ( independente do meio de transporte ) ! Mas com antecedência e com planejamento, essas coisas ficam menos complicadas...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...