Ir para conteúdo

Linha 80 lb para tucunas


FelipeCoser

Posts Recomendados

eu pessoalmente acho uma ignorancia, n tem pq usar uma linha tão grossa 65 da conta pra usar sem lider, se vc colocar um fluor de qualidade vc pesca com uma linha de 40 lbs, e se vc quizer adrenalina muita adrenalina usa multi 30 lbs, mas 80 lbs é uma ignorancia. compartilhem que linha vcs usam e oq vcs acham de usar linha de 80 lbs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu , uso uma linha diferente para cada tipo de pescaria.

para trairas eu uso linha sumax- scorpion -30 lbs .

para tucunars ( médio-porte ) eu uso linha champion - intergreen 40 lbs .

para dourados ( médio / grande porte ) eu uso linha scorpion - sumax - 40 lbs .

para cachorras , pacus , piraputangas , matrinchas e outros eu uso champion - intergreens - 30 a 40 lbs .

obs : todas as linhas de multi e para a pesca de iscas artificiais .

Eu , pessoalmente , nunca usaria uma linha dessas ( 80 lbs )para a pesca com iscas artificiais , ainda mais quando o alvo é o tucunare ou trairao , por varios motivos como :

* toda vara de pesca , vem escrito o tanto de lbs que aguenta , o peso de isca artificial que aguenta , o tamanho , a marca , e tambem vem escrito a linha ideal para se usar , portanto , os passadores da vara , quando se usa uma linha grossa ( 80 lbs ) ainda mais de multi , a primeira coisa que irá acontecer é o dano nos passadores , eles ficaram com " buracos " , se o passador não for feito de material que aguente multi , adeus aos passadores .

* as varas de pesca , cada vez mais , conforme a tecnologia aumenta , elas ficam mais resistentes , e são fabricadas com materiais mais fortes , porém , ainda não são varas indestrutiveis , usando uma linha dessas , o pensamento da maioria dos pescadores será assim : " bom , já que eu estou usando uma linha de 80 lbs , eu posso apertar um pouco mais a fricçao da minha carretilha . " mas na verdade , não é a linha que decide o quanto você vai apertar a fricção , e sim , a vara que você está usando . se apertar demais a fricçao , a vara vai quebrar .

* É bom lembrar que , quanto mais resistente a linha é , mais caro será , por exemplo , uma linha de multi de 40 lbs , custa cerca de 90 reais , a mesma linha , porem de 80 lbs , vai passar dos 100 reais . será um gasto totalmente desnecessario com algo que só vai machucar o seu equipamento .

* A linha de multifilamento , é mais fina e mais resistente do que linhas de mono , portanto , caberá mais linha no carretel se usar linha de multi , e caberá ainda mais linha se você usar uma linha de multi fina , de 30 lbs por exemplo . usando uma linha de 80 lbs , a quantidade de linha disponivel em seu carretel será menor .

arrow:: para usuarios da linha de multifilamento de 80 lbs :

amarre a linha em algum lugar , e puxe , puxe e puxe com toda a sua força , provavelmente a linha não arrebentará , se arrebentar , vai ser no nó que você fez . depois pare e pense no motivo que leva você a usar uma linha de 80 lbs . ::tudo::

grande abrs ,

Edu Bacha .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explique-se melhor amigão ... Qual tipo de tucunas vc se refere ? Qual região ?

Tbm acho uma linha 80lbs pra pegar amarelos e azuis um absurdo !

Agora põe tua linha 40lbs com um lider de MEGA ULTRA qualidade e vai pro Negrão. Não vai ter nem história pra contar.

Na Amazônia, eu já vi linhas 65lbs estourando, snap 80lbs virar prego, e garatéias 3x e 4x abrindo. doeu::

Se tiver se referindo sobre Amazônia, tem um tópico sobre equipamentos, muito bom, vale a pena conferir.

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... php?t=1294

Eu uso linha Berkley Whiplash 80lbs na Amazônia e não acho ignorância. Será que sou só eu ?

p.s: Minha opinião

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wellington , não estou levando em consideração a pesca dos grandes tucunas açus , para a quebra de recordes . e sim tucunas normais e trairoes .

Eu sei que os tucunas açus são brutos , e é normal usar linhas de 80 lbs para a pesca dessa espécie .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

* toda vara de pesca , vem escrito o tanto de lbs que aguenta

A libragem da vara não faz referência a resistência da mesma e sim a bitola da linha (mono) do qual se terá um perfomace melhor.

Pode amarrar um cabo de aço, afinal, quanto tem de drag sua carretilha? 12lbs?

Enfim, entendeu?

Me desculpe a sinceridade, mas você tá cheio de "regras" e "tabus" lido em fóruns de pesca. E te falo, por experiência própria, de alguém que pesca somente há 3 anos. A maioria dessas "regras" são ditas e principalmente repetidas por quem não pesca. Aprendi mais em 1 anos de pesca (depois que comprei meu barco e tava na água quase todo final de semana) que 2 anos de fórum. Não estou desmerecendo nenhum fórum, mas acredito que muitos vão concordar comigo.

"Na prática, a teoria é outra."

Por isso que muitas vezes nego fala coisa no fórum e o pessoal não entende.

Veja o caso do autor do tópico. Se o mesmo tiver entendido que o pessoal tá falando de 80lbs para os açus, pois talvez ele não compreendeu isso, achando que é qualquer pescaria, e mesmo assim falando que 30 lbs guenta hehehehhe, só mostra o que disse acima.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se falando de açus, devemos respeitar quem esteve e sempre vai pra lá, tipo KID, Fabrício e sua turma.

Sobre a separação de linhas por pescaria que o EDU falou, tem um detalhe. Tem que combinar com o peixe antes .

Usando seu exemplo: Se essa linha sumax pra traíra entrar um dourado? Pode perder o peixe? Pode. Fazer oque?! Não se ganha todas. Procuramos ganhar na maioria e embarcar o peixe.

Concordo com o Binho sobre regras e padrões divulgados.

Quanto mais regras ,menor é a liberdade. Pescaria é uma comemoração à Liberdade.

Deixem as regras para os advogados e juízes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Felipe e demais..........vamos discutir melhor este assunto, costumo pescar sempre os tucunarés açu na amazônia, mais precisamente na região de Barcelos......Costumo pescar com linha multi de 65lb e fluor da triumph de 0,63mm e já perdi diversas iscas e consequentemente o peixe, pois depois que ele vai para pauleira na arrancada inicial.....não a carretilha que segure o bicho ele vai mesmo, se forçar quebra vara, linha, abre snap capela, glico, garatéia e pitão de isca........Temos que contar com a sorte e com a técnica de pesca de não deixar ele ir para pauleira e administrar a arrancada inicial do bichão.......quem já pegou açu acima de 20lb sabe exatamente que estou falando.......Eu particularmente não arriscaria pescar os açus com linha multi inferior a 65lb para o caso dos tucunarés açus do Rio Negro......alguns amigos do Forum utilizam linha multi de 80lb......eu não uso pois acho que fica muito grossa a bitola da linha para acomodar no carretel da carretilha, mas sei que o açu não respeita nem linha de 80lb, se o pescador não tiver técnica de pesca e calma e forçar o equipamento vai quebrar linha, vara......agora se a pescaria for de tucunaré azul de alguma represa ou do tucunaré amarelo da bacia do Tocantins/Araguaia, aí eu acho absurdo........abraços, turma....valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda nao fui pro AM, qdo for, 65lb pra cima... provavelmente sem lider

tucunas de GO e TO, multi 30 a 40 lb... gosto e uso lider

agora, aprendi mais uma no Xingu, mês passado: todas as carretas estavam com multi 40 lb e 1-1,5m de lider 0,55mm... mas perdi quatro iscas em trairões chorei:: ... o Xingu é rio de pedra, com muitas lajes e "acho" que 1,5m de lider é pouco... o trairão vai direto pro fundo e a multi raspa na pedra... aí já foi.... na próxima, usarei multi de bitola maior pra tentar fotografar um bruto de 10 kg.... doeu::

na minha percepção, depende do peixe e do local... já vi comentários que regioes da AM que tem pedra, lider é fundamental... outros comentarios, para outras regioes da AM, dizem que lider é desnecessário...

moral da história: ao meu ver, nao há regra geral.. o melhor é a experiência própria ou de outros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesses casos experiencia é tudo!!!

Felipe Teixeira, Jaime e Gusso, disseram td....

Eu fui uma vez pra AM mas não acertei a mão, mas senti o estrago q o açu faz qdo fisgado, por isso eles não podem ser subestimados de jeito nenhum..

Agora aqui pro sudeste, para tucunas, eu uso linha multi 40lb, pelos msm motivos q o Gusso explicou. E para dourados no pincho eu uso a msm linha mas acrescento um lider de fluor 30 ou 40lb.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco na Amazonia ha muitos anos e nunca usei linha maior do que 50 lb para pesca de Tucunaré. Normalmente utilizo 40 lb e o maior que peguei foi com uma linha de 30 lb. O importante é sempre manter o freio ajustado, podem ter certeza que é mais importante que a resistencia da linha.

sds

mandi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...