Ir para conteúdo

Pescaria argentina!


Marcio Timo

Posts Recomendados

Estarei com minha esposa em Ita Ibaté na Pousada Puerto Paraiso de 06 a 10 de setembro. Tenho apenas molinetes e linhas de nylon. As linhas de multifilamentos e as carretilhas farão muita falta p mim lá? E se por acaso fizerem, é melhor um molinete bem usado ou uma carretilha e multifilamento na mão de amador? Dá tempo de aprender a mexer com essas modernidades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Luis, obrigado pelas dicas. Estava muito preocupado com isso, de ir tão longe e não aproveitar bem, mas acho q vai dar pra brincar bastante lá com o q eu tenho. E quem sabe pedir orientações, além de aprender um pouco sobre os outros equipamentos q ainda não domino bem. Grande abraço e depois conto como foi. Outra coisa, o q significa pindocando?

aTT, Marcio Timo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estarei com minha esposa em Ita Ibaté na Pousada Puerto Paraiso de 06 a 10 de setembro. Tenho apenas molinetes e linhas de nylon. As linhas de multifilamentos e as carretilhas farão muita falta p mim lá? E se por acaso fizerem, é melhor um molinete bem usado ou uma carretilha e multifilamento na mão de amador? Dá tempo de aprender a mexer com essas modernidades?

Amigo Marcio,em Ita Ibaté,as pescarias podem ser:

arrow:: Corrico,eles fornecem dois tipos de iscas(CUCU OU ALFER) de fabricação argentina,o barco fica com o motor ligado em marcha lenta e voce fica corricando(rastelando o fundo do rio),voce pode usar um molinete reforçado e linha monofilamento(super raiglon) 0.40mm,bastante linha,ideal 200 metros,para a isca trabalhar no fundo, e vara 25 libras de ação rápida.

arrow:: Pescaria de Piapara,voce precisa de um molinete médio,linha multifilamento em torno de 0.20 mm,aqui é essencial a multifilamento pela sensibilidade necessária que exige no tipo de pescaria que é feita lá(pindocando),vara de 14 até 17 libras de ação média(para não rasgar a boca da piapara ).

arrow:: Pesca de dourado ou peixe de couro com tuvira,voce pode usar o mesmo material do corrico.

arrow:: Pesca de arremêsso,com iscas artificiais de Dourados ou pirancanjubas,não falerei sobre isto porque parece que não é seu caso.

Visto o que voce citou,te dei uma idéia do material necessário para quem vai pescar de molinete e linha monofilamento.

Acho tarde para voce providenciar e aprender lidar com carretilhas,a não ser que faça um curso.

A linha multifilamento para piapara ,voce não vai arremessar,não terá problemas.

Leve o material de acordo com a pescaria que voce vai fazer,se não tem muita experiência,te recomendo pescar no corrico+ pesca de dourado e peixes de couro com tuvira.

Um abraço.

Infelizmente tenho de discordar do amigo Gusso em praticamente todos os pontos!!! Concordo apenas com o fato de que o uso do molinete não te trará problema algum, pelo contrário, pois se estás acostumado com ele, siga assim. Carretilha ou molinete vai do gosto pessoal de cada um!!! Quanto ao corrico: há muito não se usa mais monofilamento (ainda mais 0,40mm) para se corricar na Argentina (ainda mais em Itá Ibaté, onde a profundidade chega fácil aos 15 metros nos pontos mais promissores - Punta Gallino)!!! Pelo fato de ter menos resistência (comparado às multis), tu terás que usar mono no mínimo 0,40mm, o que ocasionará imensa dificuldade em fazer com que os "señuelos" (as artificias argentinas de profundidade - Cucu, NG, Alfer´s, Iberá, etc) cheguem ao fundo do rio, local onde se concentram as grandes fêmeas de Dourados e os gigantes de couro!!! Portanto, na minha humilde opinião (pesco há alguns bons anos por aquelas bandas), sem qualquer problema quanto ao uso de molinete, mas carregue-o com 250m de multi 0,18mm/0,20mm, principalmente pelo fato de que praticamente todas as pousadas (entre elas a Puerto Paraíso, do meu amigo Daniel) de Itá Ibaté estarem, atualmente, pescando em Yahapé (45min de navegação rio abaixo), local onde a profundidade em "Palo Blanco" chega aos 23m!!! O uso do multi para corricar lá é imprescindível amigo!!! Vai por mim!!! Quanto à vara, exatamente o que o professor Gusso falou: ação rápida, 25 a 30lbs, com um mínimo de 6'6, para garantir "alavanca"!!!

Quanto à pescaria de piavas (piaparas): ao contrário do prof. Gusso, não usaria multifilamento, em nenhuma hipótese, inclusive na "rodadinha" ("pindocando"), por alguns motivos, entre os quais (e o principal, na minha opinião) a vibração absurda que o multi causa na água rápida (o rio Paraná corre muito cara!!!), o que é extremamente prejudicial para à pesca das piavas (piaparas)!!! O monofilamento, apesar de pecar na falta de sensibilidade, como bem asseverou o Gusso, garante uma "maciez" muito maior na água, o que é benéfico para não se espantar as piavas!!! Além do mais, a invisibilidade do mono é muito superior ao do multi, o que também é importante!!! Além disso, pelo fato da boca da piava ser extremamente sencível, é muito fácil e comum de se "estourar o beiço" da piava na hora da ferrada quando se está usando multifilamento, situação que praticamente não acontece com o mono. Por experiência própria de quem pesca quase todos os finais de semana aqui em São Borja (estamos na barranca do Rio Uruguai, lugar onde se concentram as maiores piavas que existem, bem superior às encontradas no Paranazão!!!), entre os quais alguns desses findis saímos em busca delas, te digo: ninguém usa multi para pescá-las por aqui, e de todos os piloteiros que eu já pesquei na Argentina, nunca vi algum deles recomendar o seu uso!!! Quanto à vara, tudo OK: 14 a 17lbs de ação média! perfeito!!! Ah, 5'6 é suficiente!!!

Quanto à pesca de rodada: mesmo material do corrico quanto à vara e molinete, mas exatamente o contrário quanto à linha!!! Para rodar é necessário usar monofilamento!!! Explico: se usar multi na rodada, haverá seríssimo risco da linha se romper quando da corrida do Dourado ou do Surubi, pois estes saem nadando em disparada contra as pedras, cortando o multi, que tem péssima resistência à abrasão!!! Esse problema pode ser resolvido com o uso de alguns metros de líder de mono ou de flúor!!! Nessa caso, poderá usar multi!!! Mas para rodar a indicação de 9 entre 10 guias de lá será pelo uso de mono, vai por mim!!!

São as minhas opiniões!!! Espero ter ajudado! Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Gusso, essa lista que tu tens o Diego (irmão do Daniel) elaborou há uns 5 anos atrás (por volta de 2005) e, pelo jeito, até hoje continuam encaminhando-a por e-mail como referência de materais a serem utilizados para pesca lá em Itá Ibaté. Contudo (opinião minha), essa referência está um pouquinho defasada, de acordo com a atualidade da pesca praticada por lá (vou de 5 a 6 vezes por ano pescar na Argentina!!!), e de acordo com a atual "recomendação" dos guias. Entretanto, apesar de ter pescado umas 20 vezes ou mais com o Diego e com Daniel (e hoje sei que não é preciso pescar com a Gêmeos para se fazer grandes pescarias por aquelas bandas. Mas a gente precisa adquirir experiência e rede de contatos para se atingir isso), há mais de 3 anos que pesco por conta, ou com guias amigos com os quais mantenho contato semanal, além de "provar" outras pousadas fantásticas "del litoral correntino" (como Puerto Paraíso, por exemplo), o que pode ter feito com que minhas técnicas e equipos mudassem um pouco. Apesar dessas diferenças de indicações de materias, creio que se é possível fazer boas "salidas de pesca" por lá com os materiais indicados pelo Prof. Gusso!!! Só, na minha opinião, acho que não são os melhores, só isso!!! Mas o negócio e "señuelo" na água, isso sim!!! Um grande abraço Gusso!!! :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez q leio as mensagens aqui vejo o quanto ainda não sei nada sobre pescaria. Uma aula e tanto, obriagado aos amigos Lamana, Carlos, Luis Gusso e Junos pelas informações. Mas ainda me restam algumas dúvidas. Por exemplo a marca da multifilamento faz diferença? Pq o preço é bem diferente entre ela. Tem Sumax( que na lista não é rcomendada) , Power Pro , Vexter. Poderia me dizer se posso arriscar numa mais barata? Outra coisa, a multifilamento 0.19mm ou 0.20mm segundo vi na net é pra 15 a 20 kgs. Aguenta um troféu, um pintado de 40kg? Como funciona isso? Tecnica na retirada do peixe? Envergadura da vara? Fricção? E pelo que li , a vermelha é mais discreta na água, tem a ver esse negócio de cor? Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez q leio as mensagens aqui vejo o quanto ainda não sei nada sobre pescaria. Uma aula e tanto, obriagado aos amigos Lamana, Carlos, Luis Gusso e Junos pelas informações. Mas ainda me restam algumas dúvidas. Por exemplo a marca da multifilamento faz diferença? Pq o preço é bem diferente entre ela. Tem Sumax( que na lista não é rcomendada) , Power Pro , Vexter. Poderia me dizer se posso arriscar numa mais barata? Outra coisa, a multifilamento 0.19mm ou 0.20mm segundo vi na net é pra 15 a 20 kgs. Aguenta um troféu, um pintado de 40kg? Como funciona isso? Tecnica na retirada do peixe? Envergadura da vara? Fricção? E pelo que li , a vermelha é mais discreta na água, tem a ver esse negócio de cor? Grande abraço

Bueno, como faria o Jack, vamos por partes!! Quanto à linha: como qualquer produto à venda, marca normalmente significa diferença sim!!!!! Não podemos comparar o meu Astra a uma Lamborguini, certo?! Da mesma forma não podemos comparar uma Sufix a uma Varivas!!! O que quero dizer é que as diferenças de preços das marcas não são à tôa!! Realmente há nítida diferença entre as qualidades apresentadas em linhas da marca A com linhas da marca B!!! Não são todas iguais, definitivamente!!! Variam em muitos pontos: textura, material com que é feita a fibra do multifilamento, quantidade de fios trançados da linha; resistência, cor, memória, capacidade de enxarcamento da linha, material de "cobertura" da linha (cera, resina, etc); enfim, muitos são os itens que diferenciam uma linha de multifilamento da outra. Como saber qual escolher??? Só usando, testando, pescando, meu amigo, não há outra forma!!! O que posso te dizer (de acordo com minha mais absoluta opinião pessoal) é que para corrico a linha não precisa ter muita qualidade não, quero dizer, não precisa ser uma linha de primeiríssimo nível, apenas precisa ser forte, só isso!!! Por que??? Porque no corrico tu não a utiliza para arremesso!!! Tu simplesmente largas a linha para trás da lancha e o motor faz o resto!!! Então, a meu ver, ela deve ter ótima qualidade apenas quanto a um dos quesitos que eu citei acima: resistência!!! A linha tem de ser forte (o mais fina possível, porém muito forte), por motivos óbvios, né???!!! Se tu estivesse falando de multi destinada à prática do baitcasting, a coisa seria totalmente diferente, pois as muitos outros requisitos se fariam imprescindíveis, na minha opinião!!! Em resumo, o corrico é uma pescaria mais bruta, sem qualquer refinamento de técnica apurada, o que, portanto, não te exigirá grandes atributos da multifilamento escolhida!!! Quanto à marca, apesar de no material que o Gusso nos trouxe estar a contraindicação ao uso da Sumax, é exatamente ela que eu uso, há mais de 5 anos na Argentina!!! Uso a mais simples delas, a Sumax Spectra!!! É uma linha tosca, mas muito forte!!! Nunca me deixou na mão até hoje!!! Particularmente não gosto dos produtos Sumax (de nada, nem das varas!!!), mas a Spectra é uma linha muito forte, requisito esse que é o único que realmente tem de estar presente no corrico da Argentina!!! Quanto a arriscar uma linha barata, apesar de que essa Spectra da Sumax ser uma linha muito em conta (pros padrões atuais das multis do mercado), te diria o seguinte: depois de pagar caro o pacote da "jornada de pesca", de viajar não sei quantos km, de investir em vara boa, carretilha boa, iscas de primeira qualidade, tu pegaria a linha mais barata que tem??? Quer dizer, tu investiria tudo em material e numa grande aventura na Argentina, e deixaria "as migalhas" exatamente para aquele item que "te une" ao teu tão desejado objetivo, o troféu??? Eu não faria isso!!! Quanto à capacidade da multi: uma linha de 30 lbs (0,20mm a Spectra da Sumax) aguenta tranquilo um Surubi com mais de 40kg, pode ficar tranquilo!!! O que acontece é que além dessa resistência da linha tu terás, ainda, toda a ação da vara para te ajudar a embarcar o peixe!!! Além disso, o peixe está na água, e não no seco, o que relativiza o seu peso, não esqueçe disso!!! A resistência da linha (a medida em lbs) seria mais ou menos para aguentar a pressão "no seco", isto é, no "peso morto"!!! Dentro da água as coisas ficam bem diferentes!!! Quanto à "envargadura" da vara: não sei se entendi direito a tua dúvida, mas creio estar se referindo à sua ação!!! Nesse caso, para a pesca do Dourado e do Pintadão, sempre é recomendado a utilização de uma vara com marcada ação de ponta, isto é, uma vara com ação rápida!!!!! Não precisa ser um "taco de sinuca", pois a vara deve ter certa "maleabilidade" para o corrico, sob pena de atrapalhar no trabalho de arraste do "señuelo" (artificial), mas deve ser uma vara rápida, para garantir a ferrada!!! Qualquer uma (vara boa) entre 25lbs a 30lbs, com um mínimo de 6'6 dará conta do recado. Eu pesco há anos com uma Berkley Séries One (a primeira Séries One do mercado, "criadora" do grafite IM7) 25lbs, e já "arranquei" Surubi de 42kgs com ela e Dourados "sem tamanho"!!!! Quanto à fricção: vai do gosto pessoal, mas te diria que não deve ser frouxa a ponto de não ferrar o peixe, nem tão arrochada a ponto de estourar a linha quando ele bater (no corrico)!!! O teu guia regulará pra ti no "calibre" ideal, pode ficar tranquilo!!! Quanto à cor da linha: há estudos que apontam que a cor vermelha, a partir de uma determinada profundidade, fica invisível na água!!! Se isso é real, acho que para o corrico na Argentina seria interessante, pois o teu "señuelo" baixará mais de 20m em alguns pontos, pode ter certeza!!!

Espero ter ajudado!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quu q é isso, além do conhecimento sobre os materias obrigado pela rapidez na resposta. Bom demais mesmo sua opinião. Já me ajudou demais, e já sei pra onde correr. A Ansiedade vai chegando e os dias não passam, e fico doido aqui na net atras de coisas p levar. No resto, qquer duvida q surgir eu mando outro tópico pr vc aí. agardeço mesmo pela atenção. Fico te devendo essa. Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quu q é isso, além do conhecimento sobre os materias obrigado pela rapidez na resposta. Bom demais mesmo sua opinião. Já me ajudou demais, e já sei pra onde correr. A Ansiedade vai chegando e os dias não passam, e fico doido aqui na net atras de coisas p levar. No resto, qquer duvida q surgir eu mando outro tópico pr vc aí. agardeço mesmo pela atenção. Fico te devendo essa. Grande abraço

arrow:: ASSUNTOS DE PESCA DE FOZ DO IGUAÇÚ AO USHUAIA(FIN DEL MUNDO) palmas:: ,vou deixar por conta do amigo Junos :amigo: ,vou ficar como um regra três,assim como o Murtoza é para o Felipão,se for pescar me avisa Junos danca:: ,um abraço.

:gorfei: :gorfei: :gorfei: Fala Gusso!!! Que é isso cara, quem sou eu para ficar de "top one" em informações sobre pesca na Argentina (até Ushuaia foi muito bom, apesar de que pretendo, realmente, pescar lá uma horas dessas)!!! vergonha:: vergonha:: Quanto a ir pescarm isso não será problemas, podes ter certeza!!! Agora em outubro vou tirar férias uns dias e vou pescar 6 dias com o meu irmão em Itati, só de bait atrás de Dourados, piracanjuvas e pacus!!! Para janeiro já estou organizando outra, novamente com meu irmão, só que para Yahapé, novamente atrás dos Amarelões (é a melhor época do ano para pescá-los e, por isso, temos de aproveitar!!!). Inclusive o Niltão (Nilton Okada) tá pensando em conseguir um alvará para fazer essa parceria com nós em janeiro (ou fevereiro, vamos ver como vai estar o "Parente del Mare" até lá). Quando acertarmos a data te aviso! Um grande abraço!!! joia::: joia::: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junos, beleza? Ababei de receber aqui um email sobre a possibilidade de mudança de Ita Ibaté pra Itati, o q vc acha? Compensa andar mais longe e mudar de lugar?

Olha cara, é temerário te afirmar alguma coisa do tipo: "troca e vai pra Itati", ou então "não, pesca em Itá Ibaté"!!! As variantes são muitas!!!

Mas assim, já pesquei muitas, mas muitas vezes em Itá Ibaté, e algumas poucas vezes em Itati!!! O que posso te dizer é que (eu, particularmente) prefiro, atualmente, Itati!!! Explico: é um pesqueiro "novo", onde opera uma única pousada (Puerto Paraíso), portanto, há bem menos, mas bem menos lanchas na água do que Itá Ibaté!!! Eu sempre preferi pescar onde tem menos movimento (esse é o motivo pelo qual evito Paso de la Pátria, onde é comum ver mais de 100 lanchas pescadoras dentro da água numa mesma "cancha" de pesca!!!).

A "cancha" de Itati é, a meu ver, mais promissora para as técnicas do bait e do fly, pois há corredeiras e pedregais sensacionais!!! Há também ilhas com muita pauleira, o que é muito bom para essas técnicas!!!

Entretanto, se teu objetivo é o corrico com plugs de profundidade atrás dos Douradões e dos grandes Surubis, creio que Itá Ibaté seja melhor. Explico: em Itá Ibaté há grandes viris de pedra, muito profundos, onde normalmente "se entocam" os grandes exemplares!!! Os guias conhecem esses pontos melhor que a casa deles!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: Não que não seja possível pegar belíssimos exemplares em Itati utilizando-se dessa técnica, mas, nesse ponto, talvez Itá Ibaté seja mais indicada (talvez!!!)!!!

Outro ponto positivo para Itati: a 30km rio abaixo tu estás em Paso de la Pátria, e a 25km rio acima tu estás em Puerto Corazón (Rzepecke), canchas lindíssimas e com viris fantásticos para o corrico e para a rodada com isca viva!!!

Olha velho, em outubro estou indo para Itati. Vou pescar uma semana lá!!! Só que vou 90% à base de bait (não tenho mais saco pra corricar os dias inteiros)!!!.

Espero ter ajudado!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BAh Tchê, o amigo Junos :amigo: é o CARA joia::: .

arrow:: Olha velho, em outubro estou indo para Itati. Vou pescar uma semana lá!!! Só que vou 90% à base de bait (não tenho mais saco pra corricar os dias inteiros)!!!

arrow:: BAIT,estou com o CONSULTOR TÉCNICO TITULAR e não abro danca:: ,Abraço.

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :amigo: :amigo:

É isso aí Mestre Gusso mestre:: mestre:: , bait é o momento!!! joia::: joia:::

Grande abraço!!! mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez, obrigado pela dica. Vou seguir suas orientações e arriscar em Itati. Agradeço demais a atenção e fico devendo essa p vcs Aos amigos Junos e Gusso, fico a disposição. Se quiserem conhecer aqui o Araguaia, o Xingu ou o Pantanal, me avisem q organizo uma pescadinha básica em algum lugar aqui perto. To bem próximo a esses pontos de pesca e seria um grande prazer aprender mais sobre pescaria com vcs ao vivo aqui. Grande abraço, Marcio Timo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez, obrigado pela dica. Vou seguir suas orientações e arriscar em Itati. Agradeço demais a atenção e fico devendo essa p vcs Aos amigos Junos e Gusso, fico a disposição. Se quiserem conhecer aqui o Araguaia, o Xingu ou o Pantanal, me avisem q organizo uma pescadinha básica em algum lugar aqui perto. To bem próximo a esses pontos de pesca e seria um grande prazer aprender mais sobre pescaria com vcs ao vivo aqui. Grande abraço, Marcio Timo

mestre:: mestre:: Que é isso amigo??!! Quem sou eu pra "ensinar" alguma coisa para alguém!!?? vergonha:: vergonha::

Sempre que eu for útil e souber/puder ajudar será um imenso prazer!!!

Quando eu conseguir me "desligar" do meu rincãozinho por aqui, eu te aviso, aí a gente combina uma no Araguaia ou no Xinguzão, pode deixar!!!

Um grande abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez, obrigado pela dica. Vou seguir suas orientações e arriscar em Itati. Agradeço demais a atenção e fico devendo essa p vcs Aos amigos Junos e Gusso, fico a disposição. Se quiserem conhecer aqui o Araguaia, o Xingu ou o Pantanal, me avisem q organizo uma pescadinha básica em algum lugar aqui perto. To bem próximo a esses pontos de pesca e seria um grande prazer aprender mais sobre pescaria com vcs ao vivo aqui. Grande abraço, Marcio Timo

mestre:: mestre:: Que é isso amigo??!! Quem sou eu pra "ensinar" alguma coisa para alguém!!?? vergonha:: vergonha::

Sempre que eu for útil e souber/puder ajudar será um imenso prazer!!!

Quando eu conseguir me "desligar" do meu rincãozinho por aqui, eu te aviso, aí a gente combina uma no Araguaia ou no Xinguzão, pode deixar!!!

Um grande abraço!!!

O nosso CONSULTOR TÉCNICO Junos não é fraco mestre:: ,além de saber tudo do Rio paraná na Argentina é muito humilde vergonha:: vergonha:: ,eu como primeiro suplente do fera ::tudo:: fico orgulhoso danca:: ,é como

sentiria sendo reserva do Pelé alegre:: ,quando o Junos puder gostaria de ir para o Xinguzão praia:: .Abraços.

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: Esse Gusso é uma parada mesmo!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: Me comparar com Pelé....... Naonao:: Naonao:: Menos veinho, bem menos........ diabo:: diabo:: Quanto a ir pro Xinguzão praia:: praia:: ....... Só parceirasso!!! Só me deixa arrumar tempo!!! doeu:: doeu:: Abração Gusso!!! :amigo: :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada como aprender com Pelé e Garrincha então!!

Qta ao Xinguzão, tem alguns lugares bons demais, e outros com melhor localização pra pesca mas com menos conforto um pouco. Depois qd puderem acessem aí www.mutum.com.br ou www.ranchoxingu.com.br

São as melhores pousadas na região, isso contando que estamos falando do início do Xingu. Muita variedade de peixes. Pescaria pra todos os gostos. 800km de Goiania de carro. Vai amadurecendo a idéia aí e se precisarem organizo tudo aqui p vcs. Grande abraço. MArcio Timo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações amigos !

Aproveitando o tópico do amigo Marcio, pretendo ir no final de outubro pra Ita Ibaté, e como todo marinheiro de 1º viagem, tenho trocentas dúvidas... peço ajuda aos mestres Gusso e Junos em relação a:

Agência

Pela net achei que a Loumar Turismo é a única que já possui um sistema de microônibus próprio, assim seria mais rápido e fácil o transporte e transações aduaneiras de documentação, etc. Essa empresa é recomendada pelos amigos?

Viagem

Pretendo ir de São Paulo a Foz via aérea e de lá pegar o microônibus, gostaria de saber quanto tempo leva de Foz até as pousadas em Ita Ibaté ?

Pousadas

Li a respeito da melhor pousada ser a Puerto Paraíso, porém achei um pouco caro, o que os amigos dizem sobre a poudasa Gêmeos e tb gostaria de outras sugestões. Não ligo para comidas especiais, luxo, etc. Pra mim não passando frio a noite, não sendo comido por insetos, não sendo mal atendido e nem roubado, tá bom demais... pois estarei indo lá pra pescar, o que gostaria é de barcos novos e com motores possantes (pra chegar rápido ao local de pesca) e de bons piloteiros.

Época do ano

O que os amigos dizem da última semana de outubro ? é uma boa época ? é muito frio a noite ? quais os peixes que pegam mais nessa época ?

Corrico

*Pelo que li as opiniões dos amigos, meus molinetes estão um pouco abaixo do recomendado, eles são para jumping jig e estão com linhas multi PE 3 (coloridas) para pesca no mar, sua capacidade máxima é de 170m de PE 3, será necessária a utilização de molinetes maiores ?

*Preciso trocar as linhas coloridas pelas verde musgo ?

*É necessário mesmo usar uma linha multi entre 0,18mm e 0,23mm, as minhas são 0,28 e 0,30mm, são muito grossas ?

*Pra corricar pintados se usa empate de aço antes da isca ?

*Qual o diâmetro e comprimento do leader usado ?

*Quanto cobram por cada "señuelo" perdido nas pousadas ?

Rodada

*Qual o diâmetro da linha de nylon a ser usada somente para rodada ?

*Tenho trocentos anzóis Mustad 7/0 de quando fui pro pantanal a uns 6 anos atrás, eles servem pra rodada em Ita Ibaté ou precisarei de anzóis maiores ?

*Preciso levar as chumbadas daqui ou eles tem lá pra vender ?

Piapara

Em Castilho (SP) uso somente o multi, porém seguindo as dicas do mestre Junos, tb vou levar uma carreta com nylon, minha dúvida é se a linha pode ser da marca Asso ? Que tb é forte, porém não tem a mesma transparência da

Super Raiglon.

Bem acho que por enquanto é só vergonha::

Abração a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações amigos !

Aproveitando o tópico do amigo Marcio, pretendo ir no final de outubro pra Ita Ibaté, e como todo marinheiro de 1º viagem, tenho trocentas dúvidas... peço ajuda aos mestres Gusso e Junos em relação a:

Agência

Pela net achei que a Loumar Turismo é a única que já possui um sistema de microônibus próprio, assim seria mais rápido e fácil o transporte e transações aduaneiras de documentação, etc. Essa empresa é recomendada pelos amigos?

Viagem

Pretendo ir de São Paulo a Foz via aérea e de lá pegar o microônibus, gostaria de saber quanto tempo leva de Foz até as pousadas em Ita Ibaté ?

Pousadas

Li a respeito da melhor pousada ser a Puerto Paraíso, porém achei um pouco caro, o que os amigos dizem sobre a poudasa Gêmeos e tb gostaria de outras sugestões. Não ligo para comidas especiais, luxo, etc. Pra mim não passando frio a noite, não sendo comido por insetos, não sendo mal atendido e nem roubado, tá bom demais... pois estarei indo lá pra pescar, o que gostaria é de barcos novos e com motores possantes (pra chegar rápido ao local de pesca) e de bons piloteiros.

Época do ano

O que os amigos dizem da última semana de outubro ? é uma boa época ? é muito frio a noite ? quais os peixes que pegam mais nessa época ?

Corrico

*Pelo que li as opiniões dos amigos, meus molinetes estão um pouco abaixo do recomendado, eles são para jumping jig e estão com linhas multi PE 3 (coloridas) para pesca no mar, sua capacidade máxima é de 170m de PE 3, será necessária a utilização de molinetes maiores ?

*Preciso trocar as linhas coloridas pelas verde musgo ?

*É necessário mesmo usar uma linha multi entre 0,18mm e 0,23mm, as minhas são 0,28 e 0,30mm, são muito grossas ?

*Pra corricar pintados se usa empate de aço antes da isca ?

*Qual o diâmetro e comprimento do leader usado ?

*Quanto cobram por cada "señuelo" perdido nas pousadas ?

Rodada

*Qual o diâmetro da linha de nylon a ser usada somente para rodada ?

*Tenho trocentos anzóis Mustad 7/0 de quando fui pro pantanal a uns 6 anos atrás, eles servem pra rodada em Ita Ibaté ou precisarei de anzóis maiores ?

*Preciso levar as chumbadas daqui ou eles tem lá pra vender ?

Piapara

Em Castilho (SP) uso somente o multi, porém seguindo as dicas do mestre Junos, tb vou levar uma carreta com nylon, minha dúvida é se a linha pode ser da marca Asso ? Que tb é forte, porém não tem a mesma transparência da

Super Raiglon.

Bem acho que por enquanto é só vergonha::

Abração a todos

doeu:: doeu:: doeu:: Meu Deus do céu!!!! Vamos, como faria o Jack, por partes!!! :gorfei: :gorfei:

1ª) Loumar Turismo - Apesar de nunca ter utilizado os serviços dela, sempre ouvi as melhores referência possíveis!!! Seria difícil imaginar um programa sério como o Pesca Alternativa indicar uma empresa de transporte que não fosse competente, não é mesmo?!

2ª) Nunca parto de Foz do Iguaçu, então não sou a pessoa mais indicada para esclarecer esse ponto. Apesar disso, sabendo que a distância entre Itá Ibaté e Foz é de aproximadamente 450km, te diria que não levará mais que 5 horas para percorrer essa distância. As estradas (ruta 12) são excelentes!!!

3ª) Quanto às pousadas - se achou a Puerto Paraíso cara, nem procure as demais!!! Naonao:: Naonao:: Naonao:: A Puerto Paraíso representa, disparadamente, o melhor custo-benefício de Itá Ibaté!!! A Gêmeos, por exemplo, custo mais que o dobro da Puerto Paraíso (em compensação dispõe de uma estrutura bem superior a todas as demais pousadas de Itá Ibaté: tem as melhores lanchas, grandes piloteiros, o melhor hotel, etc...). Como procura estrutura digna, mas sem luxo ou exorbitâncias, com lanchas boas e rápidas capitaneadas por bons guias: Puerto Paraíso na cabeça!!! Para te deixar uma lista de opções: Piedra Alta; Don Quico, Emboga, Gêmeos, La Serena, Posada del Sol, etc....... Pesquise na net que tu encontrarás muita coisa de lá!!! Ah, quanto a ser roubado: é muito mais provável tu seres roubado em qualquer ponto de pesca do Brasil do que tu seres roubado pescando na Argentina!!! Naonao:: Naonao:: Naonao:: Faça o teste: deixe a tua cabana aberta o dia inteiro, com os teus pertences de mais valor em cima da cama, inclusive com dinheiro "vivo"!!! Ao final da tarde, procure se sumiu alguma coisa. Se isso acontecer, a Argentina não é a mesma que eu pesco há mais de 20 anos!!!

4ª) Quanto à outubro: a última semana de outubro é, na minha opinião, talvez a melhor semana de pesca do ano na Argentina!!! alegre:: alegre:: Isso tem explicação: dia 01/11 inicia a veda em Corrientes, o que quer dizer que tu estarás pescando "no limite" da piracema, ou seja, no limite da atividade do peixe em período permitido de pesca!!! Isso é excelente!!! Quanto aos peixes: essa época sai tudo em Itá Ibaté, mas tem especial atividade os Dourados, sem a menor dúvida!!! Pacus e Piracanjuvas também fazem a festa essa época!!! Quanto à temperatura: normalmente já se faz calor por lá essa época do ano!!!

5ª) Quanto ao equipo: se quiseres corricar, recomendo (opinião minha) que não use nada com menos de 250m de capacidade de multi 0,20mm!!! Quanto à cor da linha: nunca ouvi falar nada lá a respeito de não ser indicado o uso de linhas coloridas!!! Quanto à bitola da linha: depende o que fores fazer!!! Se fores corricar Surubis e Dourados grandes, a utilização de linhas com bitola superior a 0,20mm é perder tempo (minha opinião)!!! Tu vais acabar "dando banho nos señuelos" por lá!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: Portanto 0,28mm ou, pior, 0,30mm não é linha para Itá ibaté, definitivamente!!! Nem pense duas vezes antes de trocá-las!!! Quanto a empates de aço: usa-se sim!!! Os piloteiros, em sua maioria, ainda recomendam o seu uso!!! Eu, particularmente, os aboli há muito tempo!!! Faço um lider de uns 5m de fluor 0,80mm e já era!!! Para Dourados e Surubis!!! Quanto aos señuelos: a última vez que estive pescando na Argentina (junho) as Cucus e Iberás estavam cerca $ 30,00 (R$ 15,00) e as Alfers $ 45,00!!! Quanto à rodada: mono 0,45mm tá legal!!! Quanto ao tamanho do anzol: é gosto pessoal!!! Eu uso 8/0 pata longa (facilita a passagem da tuvira)!!! Quanto às chumbadas: eles têm para vender lá!!! Quanto às piavas (piaparas): Asso é uma grande linha de mono!!! Vais te atender super bem! Fique tranquilo!

Espero ter ajudado!!! Se eu souber/puder colaborar com mais alguma coisa é só prender o grito!!! joia::: joia:::

Ah, para com esse negócio de Mestre aí cara!!! Quem sou eu pra ser chamado assim??? love:: Ainda mais em "terra de gigantes" como essa aqui, onde transitam verdadeiros Mestres como o chefe Fabrício, o Xande, o Mestre Kid, o Mestre Eloy, o Professor Gusso (não aguentei agora Gusso!!! :gorfei: :gorfei: ), o Dr. João Carlos Lusardo, entre tantos outros!!!

Grande abraço irmão!!! :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...