Ir para conteúdo

Equipamentos recomendados para pesca.


Fabrício Biguá

Posts Recomendados

Fala Turma...Alguns amigos sempre me perguntam ou me pedem a lista de equipamentos que eu utilizo em minhas pescarias de tucunarés no Rio Negro e afluentes...Resolvi criar um tópico para facilitar a procura.Equipamentos Recomendados para a pesca do Tucunaré:Varas:- entre 5.6?e 6.0?(pés), 25lb, ação rápida, dê preferência as de passadores duplo de titânio ou óxido de alumínio. (Berkley, Falcon, G-Lommis, Fenwick, Flemming, etc..)Eu gosto muito da HMX da Fenwick. Pra mim é a melhor vara do mundo, apesar de se ter que fazer algumas alterações na mesa e nos passadores (simples), mas o blanck da vara é perfeito.Carretilhas:- Perfil baixo, mais de 5 rolamentos e com mais de 100m de capacidade de linha. (Daiwa, Shimano, Mariner Sport, Flemming, etc...)Não adianta querer pescar a semana inteira, fazendo cerca de 700 arremessos diários, com uma carretilha de baixa qualidade. Ela vai te deixar na mão.Se for pescar de hélice, dê preferência as novas carretilhas com velocidade de recolhimento de 7.0.Linhas:- Multi filamento, entre 65lb e 80lb (Power Pró, Wiplash, Spidercast, Tuff-Line, etc...)Sendo a Wiplash a última opção. Motivo: a linha não aguenta tranco das cabeleiras.Iscas:- Hélices, zaras, sticks, poppers e meia água nas mais variadas cores, sendo nas vermelhas, ?cor de osso?, amarelas e pretas as preferidas.Sugestões para iscas:- RipRoller 6.5´ da HighRoller em diversas cores. Preferência para Palhacinho, Firetiger e preta de barriga laranja.- Big Game Woodchopper da Luhr Jensen nas cores Rock (preta com barriga laranja), Firetiger (amarelo tigrado), Palhacinho (amarela com bolinha coloridas), Gold Finger (preta com lateral dourada/alaranjada).- Amazon Ripper da Lurh Jensen nas mesmas cores da Woodchooper.- João Pepino e Dr. Spock da KV nas cores osso, osso com barriga laranja, osso com cabeça vermelha.- Popper da Maria tamanho 95 na cor amarela.- Popper Chug Bug da Storm. (grande e de várias cores)- Knuckle Head da Cheek Chub. (Popper de cabeça articulada)- Super Spock, Zara Spock ou Excalibur da Heddon na cor branca com cabeça vermelha e azul com prata.- Pencil Minnow da Daiwa na cor amarela.- Sticão da Borboleta na cor branca com cabeça vermelha, verde.- Jaraqui da Borboleta na cor verde. (Deve-se retirar a menor das duas hélices)- Perversa da Borboleta na cor osso.- Zagaia da Bait Pullers na cor branca.- X-Rap da Rapala tamanho grande na cor azul.- Long A da Bomber na cor azul, preta com marron.- Cristal Minnow da Yo-Zuri na cor holográfica no dorso com branco nas costas.Snaps, giradores e argolas:- De boa marca q suporte entre 80lb e 100lb.Dou preferência para os da Berkley de 100lb.Garatéias:- VMC, Owner, Eagle, Gamakatsu, Marine, Mustad, acima de 3x e de vários tamanhos.Quanto maior a garatéia, melhor. Isso facilita a fisgada no peixe. Daí a escolha de iscas grandes. Caso o pescador coloque garatéias grandes/pesadas em iscas relativamente pequenas, o seu trabalho ficará prejudicado.Lembrem-se...tucunarés com apenas 2kg de peso, atacam Big Game Woodchoppers.Bem...se eu for lembrando de algo mais...vou postando aqui pra baixo...Abraços.Fabrício Biguá. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fabricio, ótimo tópico... Onde você encontra Giradores e Snaps da Berkley aqui em Brasilia. Na feira do iportados mesmo? abraços

la na feira tem mais eu tive azar pois logo o snap da berklei quebrou comigo em serra da mesa, e os de arame feitos aqui nunca quebrou nenhum.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio, ótimo tópico... Onde você encontra Giradores e Snaps da Berkley aqui em Brasilia. Na feira do iportados mesmo? abraços

Compro lá na feira...Bigao...Tem no Mauro e no Estácio. :wink: Dhema.....vou te falar uma coisa com sinceridade...Um snap da Berkley aguenta quase qualquer tamanho de peixe.O q eu já vi acontecer???Já vi peixes, ao abocanharem a isca, fazer pressão lateral no snap. Resumindo, o peixe consegue abrir a trava do snap...aí sim, dependendo da força da puxada...o snap pode abrir... :x Se o snap estiver em bom estado...e a força exercida nele for nos pontos de apoio da linha....duvido se ele estoura..hehe.....fEu uso o 65lb em qualquer ocasião... :wink:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante Fabrício, gostei de mais desta explicação, caso vc tenha experiência ou algum outro amigo do fórum tenha, sou muito curioso quanto aos materiais utilizados em serra da mesa (principalmente iscas), que pudesse dar uma explicação assim como esta.

Abração

Vinicius, vou me intrometer aqui e dar minha sugestão.

Darei a marca e modelo que uso, mas pode encare como os similares também.

Conjunto 1

ABU 4601 C3

Vara Cibertec Fleming 10-25lb

Linha Sumax Mono 22lb 5X super strong (preta), ou Multi Rapala Titanium Braid 0,22mm 30lb

Snap Berkley 60lb

Iscas: Dr. Spook Jr. Mini Macetão, MS Viper, Cão Fila, João Pepino, Skiter Walk, Skiter Prop, Pop-R, Baby Torpedo

Conjunto 2

Carretilha MS Contender 10000SS

Vara Avotec Braspon 10-17lb

linha mono 17lb ou multi 30lb

Conjunto 3Brisa 10000

Vara Daiwa Megaforce 10-20lb

este é bom bonito e barato, rsrsrssssss

e...

Fly #6 a #8 :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Apenas para tentar abrir um pouco essa seleção, eis algumas alternativas para o uso dos equipamentos com molinete ( minha preferência ), sem entrar no mérito de ser "pior" ou "melhor"... :evil:

Conjunto 1 ( mais leve ) - o do batente...

Molinete Daiwa Theory 2500

Vara Fenwick HMG - M - 8-20 lb - 6'

Linha multi Power Pro ( verde ) de 30 lb - líder de 50 lb

Snap : Berkley 60 lb ou Capela G ( também gosto do Moro )

Conjunto 2 ( pesado... )

Molinete Daiwa Regal Z 3500 BL

Vara Brownning MH - 10-20 lb - 6'

Linha multi Power Pro ( verde ) de 40 lb - líder de 65 lb

Snap : Berkley 60 lb ou Capela G

Conjunto 3 ( fundo do barco... )

Molinete Daiwa Regal Z 3500 BL

Vara Fleming Amazon Tucuna XH - 36 lb - 6'

Linha multi Power Pro ( verde ) de 50 lb - líder de 65 lb

Snap : Berkley 60 lb ou Capela GG

Quanto as iscas preferenciais ;

P/conj #1 = Dr Spock Jr ( KV ), João Pepino ( Rebel ), The First ( Maria ), Chug Bug ( Heddon ), Perversa ( Borboleta ), Peacock Bass ( Luhr Jensen ), entre outras assemelhadas ( todas até 11/12 cm de comprimento )

P/conj #2 = Dr Spock ( KV ), João Pepino ( KV ), The First ( Maria ), XR ( Rapala ), Aile Magnet, Chug Buggy, Tucuna Bait ( Moro ), Peacok Bass ( Luhr Jensen ), Long A ( Bomber ), Woodchopper ( Luhr Jensen ), entre outras assemelhadas ( todas até uns 14 cm de comprimento )

P/conj #3 = "porradão" ! Jaraqui e Buri ( Borboleta ), Luhr Jensen, Rapalas, entre outras assemelhadas, preferencialmente superfície, zaras ou hélice ( dupla ) com até 20 cm de comprimento...

NOTA : O Conj #3 fica sempre "na reserva" !

Os "grandes peixes" acabam acontecendo no Conj #2 e alguns ( com muita adrenalina envolvida ) no Conj #1 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

As iscas de hélice dão mais resultado quando utilizadas só com as hélices traseiras, não aconselho a utilizar os modelos que tenham hélices dianteiras pois a mesmas atrapalham a ferrada do peixe. Acho que as Big Game Woodchopper da Luhr Jensen as melhores.

As iscas de meia água tem nas The First da Maria as de minha preferencia depois a Allie Magnet. A Perversa também tem ótimo resultado.

As Poppers Chug Bug da Storm e a Pop Queen da Maria são as melhores.

A Dr Spock da KV e a Jumping Minnow são excepcionais mas cuidado troque os anéis que abrem facilmente.

Para arremesso as minhas varas favoritas são a Fenwick HMX 6' 10 a 20lb e Rapala Silver 5,6' 8 a 17lb ambas com linhas 40lb multifilamento da Power Pro sem líder.

Molinetes Shimano Sahara 4000 e Daiwa Theory 2500

Existe um grampo nacional bem resistente que é o Capela.

Sds

mandi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edsinho,

Qual será o período que você estará indo ?

Vai no Angatu ou no "Karine..." ? :wink:

Soube que o Fabrício estará indo no início de Novembro ( 1ª quinzena ) :P

Grande Kid, tudo blz???

Estaremos indo no ultimo fds de Outubro, no Karen Juliana.

O duro eh que ainda faltam 6 meses..ehehehehehe

Abração,

Edsinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fabrício,

Estou preparando minha tralha para uma pescaria na Amazonia em outubro, gostei muito das suas dicas, mas tenho uma dúvida : essa varas citadas de 25 Lbs não tem problema em com arremessos de iscas pesadas com até 50 gramas ? Você conhece a Amazon tucuna da Fleming (36Lbs) e a Millenium Carbon Tucunaré ( 25 LBS) ? O que acha delas ?

Obrigado pela atenção.

Boas Pescarias.

Marcão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Ortiz,

Gostei do avatar ! Belo bocudo !

E sua pescaria em Outubro ? Acontece em que semana ? Quem sabe nos encontremos por lá ? Voce vai sair em algum barco hotel ?? É sua primeira vez ? No que puder lhe ajudar, fique a vontade...

:arrow: Com relação a vara Amazon Tucuna ( 36 lb ) tenho uma de 6' ! É complicado... O problema desse equipamento é sua rigidez e pouca flexibilidade ( aliás dentro da concepção que foi feito é isso mesmo... ). Lança iscas mais pesadas ( é verdade ), mas lhe acaba com os braços no 1º dia de pescaria ! Esta minha vara fica no fundo do bote, armada com uma isca de 1/2 água grande ( 14 cm ), no agurado de algum rebojo que justifique sua utilização ! Recomendo-lhe ( se é que posso... ) pensar melhor se seria esta sua "vara de trabalho"...

:arrow: A pescaria de Fabrício é em torno de iscas de hélice ( exclusivamente ), efetivas para os grandes troféus, desde que sejam o alvo específico da pescaria ( o cara é um fominha em torno desse tema ). Nas minhas últimas pescarias por lá, tenho notado que o interesse maior dos peixes não são as iscas grandes e pesadas, e sim as menores e mais leves ( os braços agradecem... ). Lá para os lados de Barcelos, a grande isca foram as twitch bait sub superfície da Borboleta ( Perversa ) com pouco mais de 10 cm... Também as de 9 cm foram igualmente eficazes... Claro que o peixe bate em outras iscas também, mas estas foram o diferencial ... e para não ficar com o pensamento de que são os pequenos, embarcamos um 2 dígitos numa delas... Assim, é sempre bom pensar em alternativas "mais flexíveis" para utilização por lá...

Sucesso ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

Estou preparando minha tralha para uma pescaria na Amazonia em outubro, gostei muito das suas dicas, mas tenho uma dúvida : essa varas citadas de 25 Lbs não tem problema em com arremessos de iscas pesadas com até 50 gramas ? Você conhece a Amazon tucuna da Fleming (36Lbs) e a Millenium Carbon Tucunaré ( 25 LBS) ? O que acha delas ?

Obrigado pela atenção.

Boas Pescarias.

Marcão.

Desculpa a demora na resposta, Ortiz...(ainda bem q tenho o Kid para me socorrer...rsrsrsrs...)...Estou numa correria maluca.

Seguinte....EU tenho uma Amazon Tucuna II, 6.0", 36lb...e atualmente eu não a uso. Além de comprida demais... :shock: ....ela é muito dura. Caso vc pegue um peixe de 10Kg a vara vai dobrar blz...mas se pegar um de 5Kg vc tem tudo para frouxar a linha...(já q a vara não enverga).

Já a millenium Carbon...eu acho um pouquinho flexível demais..rsrsr...mas ela é melhor para trabalhar o peixe q a Amazon... :twisted:

Quais iscas com 50g vc vai utilizar??

Edsinho Estou na área...Estaremos pescando por lá do dia 13 ao dia 20 de novembro.

Vou tentar esquematizar uma pescaria mais simples para fevereiro...em barquinho pequeno...Vamos ver se terei grana pra ir...rsrsrsr...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid,

Vou na primeira semana, provavelmente na região do Sucunduri, no Santana III, e é sim minha primeira por lá.

Tô levando uma Fleming Fenix de 25 Lbs que deve ser a vara que vou trabalhar mais durante o dia, mas pensando em levar umas 2 ou 3 woodchoppers e acho que a vara não aguenta arremessar essa iscas grandes.por isso pensei na Amazon Tucuna.

Acho que vou desistir dessa idéia.

Fabricio,

Você conhece a Rapala Gold 30 Lbs 6.0 ? seria intermediária entre a Amazon e a Millenium ?( a millenium que me referindo é a dourada - Lester).

Agradeço as dicas

Abraços.

Ortiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ortiz,

Santana III :arrow: Belo barco ! Gente pacas... Quantos serão ? 14 ou 16 ? Grupo exclusivo ? Se precisar de umas dicas, me avisa para não ficar de "encherido"...

Não conheço essa Fenix que você comentou ! Qual a ação ? MH ? Deve ser pela libragem ( 25 lb ) ! Qual o tamanho ( 5'6" ou 6' ) ? Olha o braço... Pescaria por lá é muito de transpiração e repetição contínua de arremessos ! Tenha sempre pronto ( no bote ) um 2º equipamento para ir revezando... ( e descansando os braços - você vai lembrar disso que estou lhe dizendo dizendo... ! ) :roll: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid,

Dicas são sempre bem vistas, estamos aqui pra isso....

Nosso grupo tem 10 pessoas, devemos ir em 14.

A Fenix é bem leve e rápida de 6 pés. Devo levar também uma Fleming Sidewinder de 17 LBS 5.6.

O difícil é esperar o dia da viagem......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio,

Você conhece a Rapala Gold 30 Lbs 6.0 ? seria intermediária entre a Amazon e a Millenium ?( a millenium que me referindo é a dourada - Lester).

Agradeço as dicas

Abraços.

Ortiz.

Conheço sim, Ortiz....é uma ótima pedida.

Eu tb gosto muito da Silver 25lb, 5.6"...

Essas Rapalas são excelentes... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu participar um pouco da discussão, em novembro quando for pra Amazonia na minha caixa vai ter somente:

Umas 10 Jaraqui entre verdes com pintas amarelas e brancas

10 Hip Holler entre as Firetiger (na minha opnião a melhor isca pros tucunarés gigantes) e aquelas do dorso preto e barriga laranja (não sei o nome).

As outras iscas da caixa nem contam, servem só pra quando eu quero "LINGUIÇAR"!!!!!!!!! Lembra Fabrício da Expressão.....rsrsrsrs.

Com relação a vara a minha paixão é a HMX da Fenwick, simplesmente perfeita, de prederencia a de 25lb. A carretilha qualquer uma de 7.0.

Linha pra quem falou que a Wiplash é boa , realmente nunca pescou na Amazônia, a que apresenta melhor custo beneficio é mesmo a TUFLINE, pena que seja "ABRASIVA"....

Pra terminar os snaps são os Berkley mesmo , claro que os de 100lb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...