Ir para conteúdo

Hábitos desenvolvidos... ( 4 )


Posts Recomendados

Este "tema" é sempre controverso, e quase sempre polêmico, e talvez, por conta disso, justifique ser abordado ! Vamos lá !

Numa pescaria realizada por um grupo fechado ( exclusivo ), composta apenas por amigos, qual o objetivo maior que se verifica no embarque dos peixes em cada bote ? Maior quantidade, maior peso, enfim, o que normalmente é o maior objetivo de um pescador nessa situação ?

Haveremos de pensar sempre de que seria o "sucesso da dupla" ( o que é verdade, até porque se pesca em equipe ! ), mas no fundo mesmo, existe o desejo natural de superação... ( será que há quem me contradiga ? ).

A superação, nem sempre é ao parceiro, mas a si próprio ! Quer em quantidade, peso ou ambos... Fugir dessa realidade é não querer "enfrentar" o que de fato acontece ! Dentro disso, é preciso saber que a montagem de uma "estatística" tem várias serventias, dentre as quais destaca-se :

:arrow: Quantos foram os peixes embarcados na pescaria ? Alguém se lembra no final dos dias ?? Quase sempre não... E como classificar algo que possa ter sido fantásticamente bom, se não há mensuração, ainda que de "quantidade" ? Ótimo - por algum critério - seriam "quantos peixes embarcados" ??

:arrow: A estatística é matemática, e como tal, tem a frieza de sua leitura ! Não tem essa de peixe assim ou assado, dos que fugiram ou dos que lutaram, é um instrumento de medida para todos ! Isso é o que conta ! Superar seus próprios números, é uma disputa sadia, até porque o aprimoramento é pessoal e individual...

:arrow: Falar em "competitividade" e "fazer de conta" que não há "competição" com algum ( ou todos os integrantes do grupo ) é complicado de convencer, mas posso lhes garantir que não necessariamente precisa ser algo "disputado" ! Não é fácil, mas é possível ! Ou será que ninguém almeja ser reconhecido como o que "mais pegou', ou que embarcou o maior ( peso e/ou tamanho )...

Não quero me estender nisso ( ainda ), mas pergunto-lhes se não é "mais honesto" ( com todos ) que se faça isso de uma forma transparente, definindo regras e premiando ( no final da pescaria ) os destaques havidos ? Mais do que "ser o primeiro", destaca-se a forma como isso aconteceu... Até porque, a pescaria tem alegria coletiva ! Exemplificando, quando se embarca um peixe de dois dígitos ( qualquer que tenha sido, e por quem o tenha feito ), a alegria é só de quem o embarcou ? Se for, tá na hora de rever seus conceitos...

Concluindo, pescaria é alegria, é celebração de amizade, e reconhecimento de "sorte", astúcia, aprendizado ou qualquer outro termo que se desejar usar ! Num final de pescaria, é necessário que se comemorem as conquistas, se reverenciem os feitos, e que se abracem os que mais se destacaram, pois só assim, será possível ter uma continuidade posterior "sem invejas", arrependimentos e - principalmente - mesquinharia em reconhecer o mérito a quem o mereceu !

Paro aqui, mas esse tema retorna mais adiante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um tema muito complexo, na minha opinião. Um destaque muito importante frisado por vc foi o GRUPO FECHADO....Aqui sim, regras e bons parceiros podem competir entre si de forma saudável.

Tenho certeza de que alguns amigos não prestarão a atenção nesse GRUPO FECHADO...e baterão de frente com essa idéia...hehee...

Eu já tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a forma q os Mocorongos contabilizam seus peixes...e mais uma vez o Kid arrebenta a boca do balão no quesito organização. :wink:

Agora é só aguardar a dica de número #5 para vcs aprenderem como se faz essa estatística...hehee... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem hipocrisia, espero não ter que contabilizar e nem premiar de forma transparente ninguém que pesca comigo.

Pesco porque adoro o desafio constante, adoro tomar uma cerva e adoro rir até não poder mais e amo estar junto com a natureza.

O dia a dia é sério e competitivo o suficiente para eu não dar a mínima a respeito de quantos peixes peguei , se mentiu, se pegou , e por aí vai......

se entrar nessa nóia eu tô fora sem ressentimento algum.

começou com "seriedade"nem precisa me chamar.

Sacaneio quem pegou e quem não pegou tb .....geralmente eu me divirto mais e pesco menos......

Carpe diem e

abç cordial Kid!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem hipocrisia, espero não ter que contabilizar e nem premiar de forma transparente ninguém que pesca comigo.

Pesco porque adoro o desafio constante, adoro tomar uma cerva e adoro rir até não poder mais e amo estar junto com a natureza.

O dia a dia é sério e competitivo o suficiente para eu não dar a mínima a respeito de quantos peixes peguei , se mentiu, se pegou , e por aí vai......

se entrar nessa nóia eu tô fora sem ressentimento algum.

começou com "seriedade"nem precisa me chamar.

Sacaneio quem pegou e quem não pegou tb .....geralmente eu me divirto mais e pesco menos......

Carpe diem e

abç cordial Kid!

Janone, eu ia responder, mas ao ler teu post vi que estaria sendo repetitivo. No mais só vou acrescentar uma coisa, pescaria pra mim é coisa muito simples, complicar só piora.Eu tenho um único desafio, pegar o maior tucuna que já peguei, ou a maior piraíba, mas esta é uma meta pessoal, desafio, disputa entre pescador, de jeito nenhum. Sou daquele que pára a isca no meio do trabalho pra tirar foto do cumpanheiro já presenteado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...