Ir para conteúdo

Monitoramento comprova a eficiência do pesque-e-solte


Posts Recomendados

Monitoramento da Ictiofauna comprova a eficiência do pesque-e-solte

Projeto da Unemat em parceria com a Pousada Mantega visa conhecer melhor as espécies da região do Teles Pires e provar os benefícios de soltar os exemplares fisgados

Entender todos os aspectos do comportamento de espécies com grande interesse econômico na região do Rio Teles Pires e da vegetação em que estão inseridas é o objetivo do Projeto Monitoramento da Ictiofauna, realizado pela Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), com o apoio da Pousada Mantega.

Realizada na área próxima à Pousada, a iniciativa está completando um ano de informações coletadas e já tagueou diversas espécies de peixes de couro, tucunarés, pacus, entre outros. “Trabalhar com peixe requer um tempo longo; a idéia é levantar dados por quatro anos”, afirma o professor Claumir César Muniz, coordenador do projeto. Esse grande período é necessário para que se abranjam diversos ciclos naturais e com isso se tenham informações com a maior precisão possível.

São duas equipes de pesquisadores da Universidade em campo, uma trabalhando com a ictiofauna e a outra voltada à botânica. O tagueamento dos peixes para a compreensão de aspectos de migração é apenas uma das etapas, que se junta a estudos sobre aspectos reprodutivos e da vegetação local. A Pousada Mantega presta todo o apoio logístico aos pesquisadores, como fornecimento de barcos e alimentação.

O diretor da Pousada, Marcos Glueck, explica o objetivo do empreendimento na iniciativa: “Queremos conhecer a área em que pescamos e estabelecer padrões para não exaurir o local”. Além disso, quando todos os dados forem analisados, espera-se provar cientificamente a que o pesque-e-solte realmente funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas temos que ver que tem pessoas empenhadas e trabalhando pra mostrar pro povo que o pesque e solte realmente funciona.

Se não funcionasse não teria tantos P&P usando o pesque e solte como seu carro chefe que lhes dão mais dinheiro que a venda dos peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...