Ir para conteúdo

Porquê essa diferença na libragem da vara?


Renato Barreto

Posts Recomendados

Aê galera...tenho uma dúvida de quando vamos consultar a descrição de uma vara, por vezes encontramos a informação de que para linha mono é uma libragem e para multi é outra libragem e maior.

Nas varas Hunter Fish são umas que acontece isto...tenho uma 5,3" que vem marcado no blanc as seguintes informações:

Nylon: 15-30 Lbs e Multi: 30-50 Lbs

Tenho curiosidade em saber por quê essa diferença...alguem poderia me explicar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XIIIIII!!!

tai uma pergunta difícil hein!!!

Na minha concepção deveria ser tudo igual, pq o blank agüenta mais com a multifilamento?

deveria resistir sobre a mesma tração seja com nylon, dineema, PE, aço ou que quer que seja!!!

Melhor perguntar para a galera que fabrica a HUNTER!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...eu tbem desconfiei que essa diferença na recomendação tem relação com a bitola das linhas e não com a resistência da vara...uma linha mono p/ ter a msm libragem de uma linha multi, ela teria que ter uma bitola bem maior.

...mas...vamos ver se aparece uma outra explicação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, essa informação não faz o menor sentido. O blank tem uma resistência determinada. Se usada com mono, multi, cabo de aço ou seja o q for, a resitência não muda. Informação relacionada a bitola de linha é uma coisa absurda, dadas as variações de resitência de linhas com a mesma bitola.

Isso acontece muito tbm com carretilhas e molinetes e confunde muito mais d q informa. Carretilhas e molinetes deveriam informar a capacidade de linha em metros por bitola e não por resistência da linha.

Se eu estiver equivocado, peço desculpe e ficarei feliz em ser melhor esclarecido, de verdade!

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, essa informação não faz o menor sentido. O blank tem uma resistência determinada. Se usada com mono, multi, cabo de aço ou seja o q for, a resitência não muda. Informação relacionada a bitola de linha é uma coisa absurda, dadas as variações de resitência de linhas com a mesma bitola.

Isso acontece muito tbm com carretilhas e molinetes e confunde muito mais d q informa. Carretilhas e molinetes deveriam informar a capacidade de linha em metros por bitola e não por resistência da linha.

Se eu estiver equivocado, peço desculpe e ficarei feliz em ser melhor esclarecido, de verdade!

Abraço,

Mais um com o mesmo pensamento que eu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XIIIIII!!!

tai uma pergunta difícil hein!!!

Na minha concepção deveria ser tudo igual, pq o blank agüenta mais com a multifilamento?

deveria resistir sobre a mesma tração seja com nylon, dineema, PE, aço ou que quer que seja!!!

Melhor perguntar para a galera que fabrica a HUNTER!!!

Concordo.

Não faz sentido isso, pois geraria (como está gerando) dúvidas acerca da capacidade da carga total da vara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu mencionei a respeito da bitola da linha foi fruto de pesquisa já realizada para sanear uma dúvida que eu tive, semelhante a que foi colocada neste tópico. Acontece que alguns colegas argumentaram que a bitola da linha não serve de referência porque vária muito de marca para marca. Certamente isso ocorre, entretanto, a mariner sporte deve ter como referência uma determinada marca de linha, assim como acontece com a shimando, em suas carretilhas, quando mencionada que cabe tantos metros de linha de x, y ou w libras, pois como sabemos, existem libragens iguais para bitolas diferentes, a depender da marca utilizada.

Outra coisa que me ocorreu: a mariner tavez tenha indicado a libragem das linhas a serem usadas na hunter, por questão de padronização de mercado, pois em nenhum lugar há indicação da bitola a ser usada na vara, mas somente da libragem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...