Ir para conteúdo

"CAMA" NO CARRETEL. USAR OU NÃO?


Posts Recomendados

Olá turma,

Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda dos mestres.. mestre:: heheh. a questào é:

1-usar ou não aquelas chamadas "camas" no carretel antes da linha principal?

2-quais as vantagens e desvantagens e se for mais vantagens,

3-qual o melhor material a usar, multi ou mono?

4- antes de colocar a linha/cama, qual um material indicado que coloca direto no carretel para evitar o deslizamento da linha?

Agadeço a ajuda ::tudo::

Cristiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá turma,

Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda dos mestres.. mestre:: heheh. a questào é:

1-usar ou não aquelas chamadas "camas" no carretel antes da linha principal?

2-quais as vantagens e desvantagens e se for mais vantagens,

3-qual o melhor material a usar, multi ou mono?

4- antes de colocar a linha/cama, qual um material indicado que coloca direto no carretel para evitar o deslizamento da linha?

Agadeço a ajuda ::tudo::

Cristiano

Opa Cristiano, segue minhas opiniões próprias sobre o assunto:

1 - Eu sempre uso.

2 - Acho que a principal vantagem é a economia. Linhas multi geralmentre são caras, portanto utilizá-las full no carretel da carretilha acho desperdício, visto que para pesca do tucunaré e outros peixes predadores de água doce, nunca conteceu de eu pegar um peixe que tome toda a linha, até mesmo porque pescamos embarcados, ligamos o elétrico e vamos pra cima do peixe... Como desvantagem, "pode" ocorrer de pegar um peixe muito grande, e se num arremesso muito longo ele bate logo na caída da isca, vc estará perto do nó de união da cama com a multi, pode complicar hehehehe.

3 - Sempre usei com mono, 0,37 mm, ultimamente utilizei uma linha Owner Broad, mas acabou já o carretel. Pra mim isso não influencia muito, só não recomendo uma linha mais fina que 0,30 mm se não terá que usar muita cama tb.

4 - Como utilizo linha mono, faço um nó que é constritor, então qto mais puxa mais aperta, nunca tive problemas com deslizamento da linha no carretel...

São essas as minhas opiniões sobre o assunto valeu?

Bração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que depende muito do tanto de linha que será usado na pescaria... Para definir se compensa usar cama ou não.

Bruca, como vc faz para saber o tanto exato de cama que irá colocar?

Ex.: Eu queria colocar 75mts de Multi Triumph 20lbs (carretel de 150mts se não me engano) na minha Core 51mg7..... como diabos eu faço para saber o tanto exato (ou o mais proximo possivel) de cama a colocar? kkkk

Coloquei um tanto de cama... ai coloquei 75 mts de linha (eu esticava 10mts por exemplo e ia recolhendo) .. quando chegou no final ainda faltou um pouco para completar o carretel... oloko:: oloko::

Deixei faltando mesmo e pronto... Agora e se acontece ao contrario (faltasse linha)? kkk teria que desenrolar tudo para tirar a cama..

Tem aluma manha para fazer isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente. Para pesca em água doce, embarcado e de peixes pequenos, vc precisará de pouca linha. Sendo assim, poderá fazer uma cama visando a economia de multi.

Porém.. Se for numa pescaria de peixes grandes, em locais profundos, de corredeiras ou mar... Nada vai pagar o bitelo que vc poderá perder se confiar numa linha de qualidade inferior.

Como o meu material é agridoce (rsrsrsrs uso tanto para água doce, quanto para salgada ), prefiro não correr o arriscar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbm acho que depende. Vai depender da quantidade de linha que se acredita ser necessária e de sua bitola. Quem pesca na amazônia acredito que não utilize cama, pois usam linha multi 65 ou até 80lb.

Qto ao deslizamento de linha na carretilha, se colocar mono e estiver firme, não escorrega. Com a multi direto no carretel, use um pedaço de fita tipo micropore, funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que depende muito do tanto de linha que será usado na pescaria... Para definir se compensa usar cama ou não.

Bruca, como vc faz para saber o tanto exato de cama que irá colocar?

Ex.: Eu queria colocar 75mts de Multi Triumph 20lbs (carretel de 150mts se não me engano) na minha Core 51mg7..... como diabos eu faço para saber o tanto exato (ou o mais proximo possivel) de cama a colocar? kkkk

Coloquei um tanto de cama... ai coloquei 75 mts de linha (eu esticava 10mts por exemplo e ia recolhendo) .. quando chegou no final ainda faltou um pouco para completar o carretel... oloko:: oloko::

Deixei faltando mesmo e pronto... Agora e se acontece ao contrario (faltasse linha)? kkk teria que desenrolar tudo para tirar a cama..

Tem aluma manha para fazer isso ?

Parrilho, sendo sincero contigo, hoje em dia eu faço no olho mesmo. Eu vou enchendo a carretilha com a linha da cama e coloco no máximo até a metade do carretel. Faço o nó com a mult e completo de mult. Tem dado certo... calculo que eu fico desse jeito com uns 70 metros de multi. Nunca medi. Mas nas pescarias durante os arremessos e capturas nunca chegou nem a aparecer a cama no carretel... Acho que este tamanho está seguro pra mim nestas pescarias que faço. Está certo que se eu for pra AM ou um local com muita correnteza atrás de dourados por exemplo, aí é diferente, com certeza ajustarei o material para esse tipo de pesca. Mas se falando de tucunarés, trairas, bicuda, cachorra e etc... dá tranquilo dessa forma.

Se quiser fazer certinho tem uns "contadores" de linha rapala, que fiz a metragem certinha... olha aqui:

Imagem Postada

Se quiser fazer de uma forma "tosca" mas que funciona, eu ja fiz é assim:

Coloca primeiro os 75 metros de linha mult que vc quer... não precisa dar nó no carretel;

Arruma um jeito de prender a linha e começa a enrolar...

Depois disso, faz a união com a linha da cama.

Acaba de enrolar a linha da cama até encher certinho a carretilha do jeito que vc quer.

Depois inverte tudo hehehehe.

Eu fazia isso embaixo do meu prédio :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca, como vc faz para saber o tanto exato de cama que irá colocar?

Ex.: Eu queria colocar 75mts de Multi Triumph 20lbs (carretel de 150mts se não me engano) na minha Core 51mg7..... como diabos eu faço para saber o tanto exato (ou o mais proximo possivel) de cama a colocar? kkkk

Tem aluma manha para fazer isso ?

Isso eu tbm quero saber. Já vi um "contador" tipo excel, em que se digita o qtdade de linha/bitola do carretel full e a qtdade de linha que se deseja colocar. Mas não ficou certinho, ou falta um pouco ou sobra.

Hj em dia eu uso 3 carretilhas para poder fazer isso.

Primeiro, na carretilha que a linha vai ficar em definitvo, abasteço com a quantidade de linha multi que quero. Depois enrolo a mono até a qtdade desejada. Daí transfiro tudo para uma 2a carretilha e depois para uma 3a. E por fim retorno tudo para a carretilha final.

Eu não conheço outro método mais lusitano que o meu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas a linha fica perfeita na carretilha!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que depende muito do tanto de linha que será usado na pescaria... Para definir se compensa usar cama ou não.

Bruca, como vc faz para saber o tanto exato de cama que irá colocar?

Ex.: Eu queria colocar 75mts de Multi Triumph 20lbs (carretel de 150mts se não me engano) na minha Core 51mg7..... como diabos eu faço para saber o tanto exato (ou o mais proximo possivel) de cama a colocar? kkkk

Coloquei um tanto de cama... ai coloquei 75 mts de linha (eu esticava 10mts por exemplo e ia recolhendo) .. quando chegou no final ainda faltou um pouco para completar o carretel... oloko:: oloko::

Deixei faltando mesmo e pronto... Agora e se acontece ao contrario (faltasse linha)? kkk teria que desenrolar tudo para tirar a cama..

Tem aluma manha para fazer isso ?

Parrilho, sendo sincero contigo, hoje em dia eu faço no olho mesmo. Eu vou enchendo a carretilha com a linha da cama e coloco no máximo até a metade do carretel. Faço o nó com a mult e completo de mult. Tem dado certo... calculo que eu fico desse jeito com uns 70 metros de multi. Nunca medi. Mas nas pescarias durante os arremessos e capturas nunca chegou nem a aparecer a cama no carretel... Acho que este tamanho está seguro pra mim nestas pescarias que faço. Está certo que se eu for pra AM ou um local com muita correnteza atrás de dourados por exemplo, aí é diferente, com certeza ajustarei o material para esse tipo de pesca. Mas se falando de tucunarés, trairas, bicuda, cachorra e etc... dá tranquilo dessa forma.

Se quiser fazer certinho tem uns "contadores" de linha rapala, que fiz a metragem certinha... olha aqui:

Imagem Postada

Se quiser fazer de uma forma "tosca" mas que funciona, eu ja fiz é assim:

Coloca primeiro os 75 metros de linha mult que vc quer... não precisa dar nó no carretel;

Arruma um jeito de prender a linha e começa a enrolar...

Depois disso, faz a união com a linha da cama.

Acaba de enrolar a linha da cama até encher certinho a carretilha do jeito que vc quer.

Depois inverte tudo hehehehe.

Eu fazia isso embaixo do meu prédio :gorfei: :gorfei:

Eu faço isso!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas uso 3 carrtilhas para tal.

Como tenho várias curados, se for entre elas, só passo uma vz hehehe!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assunto longamente discutido, pois VAI DEPENDER, hehehehe

Veja o que já foi falado aqui: viewtopic.php?f=77&t=6754

Parece que nesse tópico tem algumas dicas de como determinar as quantidades de "cama" e linha.

Eu fiz como o Bruca escreveu, só que usando as carretas redondas para inverter, ora pois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as veses nem tem nesessidade de cama por ex um caretel de 100 m de 30 lbs numa core 100mg se vc colocar cama vai sobrar uns 20 m. oq vc vai fazer com 20m?

Por isso eu sempre compro carretel grande, de 200 metros pra cima joia:::

Po a dica de fazer utilizando outra carretilha é top não pensei na época ou sei lá não tinha uma carretilha sem linha disponível na época... rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Cama não é para ser usada. Assim não tem perigo de você perder peixe.

- Bom fazer de linha mono grossa, para evitar desperdício, pois assim você enrola pouco. Eu uso 0.47mm. E multi de 20lbs. Qualquer mono serve.

- Para determinar a quantidade já foi postada. Enrola a multi, dá um nó com a mono e acaba de enrolar. Depois vira.

Função da cama é prender a multi. É dica da própria Power Pro, veja no manual da linha, não é gambiarra brasileira como muitos pensam. A Power Pro deixa a disposição adesivo também, eu prefiro cama.

E tem a função também de preencher, quando o carretel fica muito baixo (vazio). Carretel cheio tem perfomace melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Metodo Lusitano foi ótima Eduardo.. to me rachando aqui.. kkkk

Mas acho que para ficar "na medida" só assim mesmo.. não vejo outra forma...

Como já disseram, encher o carretel e ir cortando seria o ideal.. se a linha não fosse abaixando.. kkkkkkkkkk Carretel cheio tem melhor performance mesmo...

FelipeCoser, no seu caso em um carretel de 100mts, deveria usar 50mts (exemplo)... senão não rola fazer cama mesmo... 50mts eu acho pouco.. então o ideal é que compre carreteis com 120/140 mts pelo menos.. ai dá para usar 2x.. dependendo do tipo de pescaria é claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo quando há necessidade. Ex:

Carreguei minha TD Sol com 98m de Spider invisi-braid (30kg). Depois de milhares de arremessos, alguns macacos e uns açus, o carretel foi esvaziando.

Carretel baixo significa baixar o nível do arremesso e do recolhimento.

Emendei uma multi usada, completei o carretel e fiz o esquema de transferência com outras carretas, pondo em uso a parte nova da linha.

A spider camo-braid (65lb), que é mais parruda (só 75m na carreta), se desgastou mas não esvaziou o carretel, daí só fiz inverter as pontas. Os 75m forneceram duas cargas novas, uma em cada ponta. A cama da segunda foi a parte usada da linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo quando há necessidade. Ex:

Carreguei minha TD Sol com 98m de Spider invisi-braid (30kg). Depois de milhares de arremessos, alguns macacos e uns açus, o carretel foi esvaziando.

Carretel baixo significa baixar o nível do arremesso e do recolhimento.

Emendei uma multi usada, completei o carretel e fiz o esquema de transferência com outras carretas, pondo em uso a parte nova da linha.

A spider camo-braid (65lb), que é mais parruda (só 75m na carreta), se desgastou mas não esvaziou o carretel, daí só fiz inverter as pontas. Os 75m forneceram duas cargas novas, uma em cada ponta. A cama da segunda foi a parte usada da linha.

MESTRE!!!

doutor:: mestre:: doutor:: mestre:: doutor:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e sabe como invertemos isso rapidinho durante a pescaria???

segura a ponta da linha e vai soltando-a do carretel com o barco em movimento, formando uma imensa barriga, chegou no fim da linha no carretel,é so cortar e amarrar a ponta que vc estava segurando.

rapido, seguro e vc ainda dá uma distorcida na dita cuja!!!

AHHH!! se quiser faser em casa e só simular o movimento do barco em um local espaçoso, não precisa de 3 carretilhas, só de uns 60 metro livres e uma caminhada!!!

Abços!!

PS: ESSE E BEM LUZITANO TBM!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHHH!! se quiser faser em casa e só simular o movimento do barco em um local espaçoso, não precisa de 3 carretilhas, só de uns 60 metro livres e uma caminhada!!!

Abços!!

PS: ESSE E BEM LUZITANO TBM!!!

Tentei esse método, mas o espaço era pequeno. Até aí tudo bem. O "pobrema" foi quando os cachorros resolver ver o que estava fazendo, dando voltas na área...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e sabe como invertemos isso rapidinho durante a pescaria???

segura a ponta da linha e vai soltando-a do carretel com o barco em movimento, formando uma imensa barriga, chegou no fim da linha no carretel,é so cortar e amarrar a ponta que vc estava segurando.

rapido, seguro e vc ainda dá uma distorcida na dita cuja!!!

AHHH!! se quiser faser em casa e só simular o movimento do barco em um local espaçoso, não precisa de 3 carretilhas, só de uns 60 metro livres e uma caminhada!!!

Abços!!

PS: ESSE E BEM LUZITANO TBM!!!

Como moro em apartamento, prefiro o método lusitano do Bruca kkkkkkkkkkk.

E o meu, é lógico doutor:: kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHHH!! se quiser faser em casa e só simular o movimento do barco em um local espaçoso, não precisa de 3 carretilhas, só de uns 60 metro livres e uma caminhada!!!

Abços!!

PS: ESSE E BEM LUZITANO TBM!!!

Tentei esse método, mas o espaço era pequeno. Até aí tudo bem. O "pobrema" foi quando os cachorros resolver ver o que estava fazendo, dando voltas na área...

Ptz, Alejandro... huahauahauahaua.

Cachorro é f@#$ mesmo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHHH!! se quiser faser em casa e só simular o movimento do barco em um local espaçoso, não precisa de 3 carretilhas, só de uns 60 metro livres e uma caminhada!!!

Abços!!

PS: ESSE E BEM LUZITANO TBM!!!

Tentei esse método, mas o espaço era pequeno. Até aí tudo bem. O "pobrema" foi quando os cachorros resolver ver o que estava fazendo, dando voltas na área...

FUD....!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHHH!! se quiser faser em casa e só simular o movimento do barco em um local espaçoso, não precisa de 3 carretilhas, só de uns 60 metro livres e uma caminhada!!!

Abços!!

PS: ESSE E BEM LUZITANO TBM!!!

Tentei esse método, mas o espaço era pequeno. Até aí tudo bem. O "pobrema" foi quando os cachorros resolver ver o que estava fazendo, dando voltas na área...

FUD....!!!

FUD....!!! (2x) me divirto nesse forum .. uhahuahuhua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro método, que deve ter sido adaptado desse do Vini, é desenrolar a línha dentro de um balde. Tentei uma vez com o balde vazio, mas não deu muito certo, mas em outra ocasião deixei água dentro do balde e funcionou melhor.

Eu também me divirto muito neste fórum. jejejeje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...