Ir para conteúdo

PESCA ESPORTIVA & MPA: O SONHO SE REALIZA!


Posts Recomendados

Caros companheiros,

Estive ontem em BSB reunido com o MPA para ultimar os detalhes do I ENCONTRO NACIONAL DA PESCA AMADORA...

As notícias não poderiam ser melhores. Ficou definido o seguinte:

a) O encontro ( custo não menos do que R$ 550.000,00! ) não é apenas um encontro do governo federal com os pescadores esportivos. É um encontro nosso, autêntico, democrático e especialmente uma oportunidade para nos organizarmos melhor e realizarmos concretamente a união entre os pescadores, visando uma participação permanente e efetiva na gestão dos recursos naturais, entre eles o peixe.

b) O documento final a ser gerado, favorável ou não ao governo, deverá representar nossos anseios, preocupações e principalmente nossas propostas para o estabelecimento de políticas públicas, responsáveis pelo futuro da pesca amadora/esportiva do nosso país.

c) Para que fosse realmente democrático ficaram definidas AS ÁREAS PRIORITÁRIAS:

arrow:: Área 1 – RR,AM, PA.

arrow:: Área 2 – BA, ES,RJ.

arrow:: Área 3 – SP, SP ( interior ), PR, RS.

arrow:: Área 4 – MS,MT,GO,MG e DF.

Antes que alguém pergunte por que SP vai ter 8 delegados ( capital + interior ) informo que foi necessário acomodar representantes do turismo e da indústria da pesca e é por lá que estão na sua maioria tais representantes... ( Ano que vem melhora, pois teremos mais tempo e $$ )

d) As áreas prioritárias terão direito a mandar 4 delegados eleitos democraticamente nas reuniões estaduais, que já estão em andamento. Os demais estados deverão mandar 02 delegados... Antes que alguém questione o porquê, informo que não há a menor discriminação, apenas foi uma questão de priorizar ( no momento ) os estados com maior densidade demográfica e interesses ligados a pesca esportiva ( n.º de indústrias, canais de comunicação, turismo da pesca e etc... ). Na verdade houve um contingenciamento das verbas e foi necessário cortar na própria carne e se isso é um erro a culpa é minha, dado que eu é que estava representando vocês!

e) Temos então, representando todos os pescadores do nosso país nada menos que 86 delegados! São 14 estados ( mais DF x 4, mais 13 estados x 2 ). Além de nós teremos mais 27 delegados natos, representando cada estado e o governo federal, já que são os superintendentes estaduais do MPA.

f) Também serão convidados 2 representantes dos governos estaduais ligados ao meio ambiente/pesca o que perfaz 54 convidados, legítimos representantes do poder executivo estadual.

g) Além desses temos ainda 10 convidados do governo federal - 02 por órgão – Ministério do Turismo, Ministério dos Esportes, Ministério da Defesa –(Marinha), Ministério do Trabalho e Emprego ( pensando na regulamentação da profissão dos guias ) e Ministério do Meio Ambiente.

h) Temos ainda os convidados do Gabinete do Ministro ( autoridades federais ) que é assunto de interesse do governo.

Pois bem, definido os participantes vamos a organização propriamente dita:

Serão formados 04 grupos de trabalho com os seguintes temas de interesse, lembrando que cada grupo de 4 delegados de cada estado deverá indicar um representante para cada grupo de trabalho.

arrow:: Grupo 1 – Fortalecimento das representações, monitoramento, controle e registro da pesca amadora ( licenças ).

arrow:: Grupo 2 – Formação/capacitação profissional e promoção/divulgação da pesca amadora/esportiva.

arrow:: Grupo 3 – Ordenamento pesqueiro e marco regulatório. ( mais pesado tecnicamente, por isso ficou restrito )

arrow:: Grupo 4 - Pesquisa, tecnologia e crédito.

Foi isso... De minha parte sinto-me muito feliz por termos conseguido chegar a este dia. É um sonho pessoal de 20 anos que está se realizando!

Ver o dia em que todo o “país da pesca” estiver reunido discutindo seus problemas e sugerindo as políticas públicas que irão reger o futuro da pesca amadora/esportiva é mais do que eu esperava e merecia.

Mas é ainda muito mais do que isso... É a oportunidade de poder ver ( enfim ) pescadores de todos os rincões deste país, irmanados num ideal, unidos por uma causa e contribuindo com um futuro melhor.

Finalmente, tenho a dizer que não creditem méritos que não mereço ( apenas perseverei e acreditei ), pois o que está acontecendo é mérito de muitas pessoas ( entre as quais os companheiros da APEGO e da FBPE ) que nestes anos todos tem se dedicado à consolidação da pesca esportiva.

Aproveito o momento para homenagear aquele que, dentre muitos, contribuiu para o meu crescimento, dando-me uma oportunidade de mostrar meu trabalho e enriquecer a minha vida: dedico este evento a um dos maiores batalhadores da pesca esportiva brasileira: Otávio Rivolta (in memorian) companheiro maravilhoso, pessoa especial, criativa, batalhadora, ética e competente, que dedicou boa parte de sua vida ( Pesca & Cia ) a nossa causa.

Esteja ele onde estiver, se pudesse ver o que está acontecendo tenho a certeza que estaria como eu, com os olhos marejados pela paz e alegria de dividir com vocês este momento histórico.

Um grande abraço

Kruel

P.S. Daqui a pouco postarei os nomes e os telefones de todos os superintendentes estaduais para que os interessados em participar das reuniões estaduais que irão eleger os delegados, se façam presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico Kruel!

O ponto chave pra mim é o seguinte:

" b) O documento final a ser gerado, favorável ou não ao governo, deverá representar nossos anseios, preocupações e principalmente nossas propostas para o estabelecimento de políticas públicas, responsáveis pelo futuro da pesca amadora/esportiva do nosso país. "

Isto ocorrendo mostra a real intenção de se fazer o necessário e não só o que é importante para o governo.

Que passo Kruel!! Isto é histórico. E aceite sim os méritos disso, tenho acompanhado bem de pertinho suas atuações e sempre te falei o quão imprescindível é tua postura e teus conhecimentos para a condução destas reuniões de forma coerente.

Kruel, no mais, não posso também deixar de falar que de tantos envolvidos, o mais atuante, VOCÊ é um dos pouquíssimos que não têm interesses comerciais. Ou seja, faz pela causa, por acreditar na importância da regulamentação de atividades tão importantes, tanto na parte ambiental como social.

Mais uma vez obrigado pela sua atuação e pelas notícias trazidas.

Á sua disposição no que puder ajudar.

Xandego

APEGO

FTB

RANCHO TRAIRÃO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito feliz, e sim Kruel vc merece todo o credito por lutar conosco e a nossa frente pela pesca esportiva.

Com certeza essa reunião vai ser um marco no que se diz respeito a este esporte chamado "Pesca"...parabéns por tudo que foi alcançado até hoje e tenho certeza que um super parabéns estar por vir mês que vem.

Um grande abraço de um "amigo virtual"!

Tiwillian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Kruel,

Não é sempre que gostamos de ver o "ceticismo" existente ( de minha parte ) ser superado por notícias tão alviçareiras ! Lhe confesso minha surpresa ao ler as informações postadas, e mais ainda, ver que elas tem um propósito evidente de gerar um procedimento adequado a uma "discussão / debate" com a presença de verdadeiros interessados e ligados ao assunto, ou seja, não será feito através de Medida Provisória !

Ainda que a distância ( e "incrédulo" - preciso confessar... ), torço para que a evolução desse processo então inciado venha alcançar um "começo de regulamentação" ou se preferir, "regras práticas" que sejam viáveis de serem cumpridas e conscientizadas por todos o envolvidos... A evolução e melhoria desses propósitos acontecerá naturalmente a partir disso !

Modéstia sua achar que sua participação tenha sido pequena, assim como a de querer envolver e compartilhar outros ícones que sempre acreditaram ser possível ! Parabéns portanto a você, a todos os demais que também lutaram para esse momento !

A "comunidade" que se beneficia disso, agradece de forma indiscutível ! mestre:: alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos companheiros Xandego, Eloy, Tiwillian e Airton obrigado pelo carinho e pela confiança. A bondade e condescendência por este "veinho" é do tamanho do coração de vocês.

Ao Kid tenho a dizer que perseverar foi preciso, como acreditar vai ser preciso, pois a pesca esportiva brasileira será do tamanho que a nossa dedicação e competência permitir...

Aliás Kid já passa de hora de nos conhecermos pessoalmente... Quem sabe estes teus "olhos incrédulos" não fazem uma forcinha e compareçam ao encontro regional que acontecerá em Salvador dia 19/08 na sede da Superintendência do MPA na Bahia - contato com o Onildo -Superintendente local, de forma que se a turmadobigua da terra boa se unir e comparecer em massa, poderão eleger os 4 delegados(rs). Checa a data, pois também tenho outra informação de que a reunião é dia 20.

Todos os pescadores da Bahia estão convidados, mas tenha a certeza de que a tua presença aqui em BSB ( com tudo pago pelo governo ) será motivo de grande alegria não só ao Fabrício como a todos nós da turmadobigua/tucunas do cerrado.

Portanto "São Tomé", faça um esforço e venha ver com teus próprios olhos como é possível acontecerem milagres. Nem por isso ( por seres incrédulo ) deixarás de ser apóstolo.

Um grande e carinhoso abraço a todos

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bão demais meu amigo Kruel...e como a turma disse aí pra cima, vc é parte muitíssimo importante disso. palmas::

Agora, acredito q uma orientação mais técnica, ou uma reunião com essa turma visionária q sabe tudo de meio ambiente, para ajustarmos ou afinarmos os assuntos da reunião, seria muito interessante.

Estarei mantendo um contato maior com os TC, Xandego incluso, e vamos tentar construir algo interessante.

E vamos q vamos.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bão demais meu amigo Kruel...e como a turma disse aí pra cima, vc é parte muitíssimo importante disso. palmas::

Agora, acredito q uma orientação mais técnica, ou uma reunião com essa turma visionária q sabe tudo de meio ambiente, para ajustarmos ou afinarmos os assuntos da reunião, seria muito interessante.

Estarei mantendo um contato maior com os TC, Xandego incluso, e vamos tentar construir algo interessante.

E vamos q vamos.... joia:::

Acho importante esses contatos previos com orientaçao mais tecnica para podermos tirar o maior proveito possivel desse grande reuniao.

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...