Ir para conteúdo

CARRETILHAS TRANSPORTE


Felipe Teixeira

Posts Recomendados

Gusso, ao que eu sei pode levar sim, mas dê uma olhada no site da ANAC, baixe esse aqruivo http://www.anac.gov.br/arquivos/pdf/guiaanac2009.pdf , nele tem a relação do que é proibido levar como bagagem de mão e não estão na listagem tanto as carretilhas quanto as linhas de pesca. Já ouvi dizer que as linhas poderiam ser armas pq poderiam servir para enforcar alguém no avião, mas, a se pensar assim, também os cadarços de tênis ou de sapatos seriam armas, assim como os cintos que seguram nossas calças blink:: , por isso não tem sentido qualquer proibição em relação a linhas de pesca. A portaria da ANAC que lista todas as regras para transporte aéreo, incluindo os itens proibidos em bagagem de mão (art. 48), está aqui: http://www.anac.gov.br/portal/media/port676GC5.pdf

Acho que vale a pena levar uma cópia desses documentos quando do embarque, assim podemos ficar a salvo de fiscais abusados e mal informados. ::tudo::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conosco (eu e o bigode) o máximo que fizeram foi, perguntar oque que era pois não sabia diretio oque que era uma carretilha e depois pediram se poderiam tirar das caixas para dar uma olhada, mas foi só. embarcamos normalmente.

Se fosse por este motivo a linha como arma, qualquer colar de praia, cinto, alça de mala de mão, e até mesmo cadarços seriam proibidos... pois o pricípio seria o mesmo, mas isso depende muito do fiscal do raio-x.

Mas explicando que se trata de uma viagem de pesca acredito que não teria maiores problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, nessa hora temos que nos escorar na Lei, pois a Lei, no caso as Portarias da Anac, diz o que é proibido, e, conforme nossa Constituição Federal, "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".

Assim, não importa o mau humor de fiscal ou qq outro motivo, se não tá na Portaria pode levar e pronto... ::tudo::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo Gusso......acabei de chegar de Barcelos e não tive problema algum no embarque das carretilhas com linhas na bagagem de mão........aquí no aeroporto de Recife e de Manaus.......mas um companheiro de Curitiba se não me engano teve este problema.......pelo visto depende do fiscal.....vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçada essa resposta que te deram, Gusso, acho que não está fundamentada nas próprias portarias da ANAC, me parece que pode ser um achômetro da pessoa que te atendeu. O fato é que na maioria dos aeroportos não há problemas, pode-se embarcar normalmente, eu vou tentar embarcar com as carretilhas com linhas, se surgir o problema vou solicitar que me seja dada por escrito a negativa, com a indicação especificada da legislação que proíbe a linha, até mesmo para um possível e futura medida judicial. Ate pq todas as minhas carretas estão com linhas, imagina o trabalho pra tirar tudo e colocar de novo quando chegarmos ao destino?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gusso, não duvido que tenham criado esse problema assim como não duvido que tenham te dado essa explicação, porém, ela está equivocada, veja o texto abaixo de notícia publicada no site da ANAC em 18/08/2010:

ANAC regulamenta inspeção de passageiros e bagagens de mão mais ágil nos aeroportos

Brasília, 18 de agosto de 2010 – Atendendo recomendações internacionais, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou hoje no Diário Oficial da União a Resolução nº 167, que estabelece diretrizes para o gerenciamento de risco à Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC), e a Resolução nº 168, sobre os procedimentos a serem observados durante a inspeção de passageiros e bagagem de mão nos voos domésticos. Com as novas medidas, a inspeção será agilizada mantendo os padrões internacionais de segurança.

O novo texto informa o procedimento adotado nas inspeções de passageiros e bagagens realizados nos aeroportos brasileiros, nos voos domésticos. O agente de proteção só irá solicitar que o passageiro retire objetos pessoais (como chapéu, cinto, sapatos etc.) ou que abra maletas de computadores portáteis em casos de dúvidas, para confirmar ou não a presença de item proibido em seu interior. Com isso, no momento do embarque o processo de inspeção deverá ficar mais eficiente e ágil.

Essas inspeções são conduzidas por Agentes de Proteção da Aviação Civil, contratados pelo administrador do aeródromo, sob supervisão da Polícia Federal. Os critérios para os casos em que passageiros e bagagens devam ser submetidos à inspeção mais detalhada são definidos pela Polícia Federal.

A Resolução nº 167 detalha as diretrizes para o gerenciamento de risco à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita prevista no Plano Nacional de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC), instituído por decreto do Presidente da República. Nela, está estabelecido que a ANAC será responsável em adotar no Brasil os padrões e práticas internacionais e reavaliar, sempre que necessário, as medidas de segurança.

As novas resoluções fazem parte do processo de revisão das normas brasileiras da aviação civil, que vem sendo realizado pela ANAC.

Portanto, cabe sim à ANAC regulamentar a questão, isso está previsto na legislação. Na segunda-feira vou entrar em contato com a Ouvidoria da ANAC, que só atende por telefone, e solicitar que me seja enviado um esclarecimento, por escrito, mesmo que por e-mail, acerca da proibição ou não de transportar carretilhas ou molinetes abastecidos com linha na bagagem de mão.

Eu tenho a impressão de que esse pessoal do Aeroporto Afonso Pena está indo além das regras existentes, como dizem por aí, estão sendo mais realistas que o Rei...

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gusso, pelo que me parece o problema maior é local do aeroporto Afonso Pena,

Embarcando de guarulhos para brasilia, ao passar pelo raio x o agente somente perguntou o que tinha dentro, respondi que carretilhas e segui viagem.

Nem teve trabalho de abrir e confirmar.

Provavelmente é alguma chefia de agente querendo ser mais cauteloso e criterioso que a própria legislação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

BOA NOITE

OU SEJA PELO QUE LI NOS DEPOIMENTOS, NINGUEM É DE NINGUEM

OS CARAS NAO SABEM OQUE QUEREM DA VIDA

EM ALGUNS LUGAR ELES PROIBEM EM OUTROS ELES NAO LIGAM

PELO QUE VI A MAIOR VERDADE É QUE DEPENDE DO HUMOR DO FICAL DO RAIO X

OU ATE MESMO DA INVEJA DELE ( RSSSS)

DEVE PASSAR NA CABECA DO CAMARADA- VOU FERAR COM ESTE FDP - EU AQUI DANDO DURO TRABALHANDO E O CARA INDO PESCAR VOU FAZER ELE TIRAR TODA A LINHA DA CARETILHA

HAHAHAHAH

O IMPORTANTE É NAO PERDER O VOO PRA NAO ATRAPALHAR A PESCARIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, eu tinha até esquecido de verificar no site da ANAC o resultado da minha consulta acerca do transporte de linhas de pesca nas carretilhas ou molinetes.

Aí vai a resposta da ANAC:

Prezado Senhor,

Em atendimento à sua solicitação, reproduzimos resposta enviada pela área técnica responsável:

“ Em atenção à sua manifestação, com relação especificamente às linhas de pesca não há restrição na legislação, resta saber se os molinetes, carretilhas ou similares não possuem partes que possam ser usadas para causar ferimentos em outrem.

Informamos que o Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) é treinado e instruído para proibir a entrada para área restrita de todo e qualquer objeto que possa ser utilizado como arma e que tenha o potencial de causar ferimentos e contribuir para a ação delituosa de pessoas mal-intencionadas.

Dessa forma, se o APAC considerar que algo é passível de causar ferimento, cumprindo a determinação da legislação vigente, ele irá restringir seu acesso à área restrita.

Visto que a Segurança da Aviação Civil e de seus usuários deve ser priorizada, sugerimos um propício acondicionamento anti-choques de tais equipamentos e o encaminhamento junto à bagagem despachada evitando maiores transtornos“

Atenciosamente,

Gerência Técnica de Relacionamento com Usuários

Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC

A resposta deixa claro que não há nada na legislação que impeça o transporte de linhas de pesca na bagagem de mão, porém, é meio ambígua ao "sugerir" o encaminhamento de carretilhas e molintes com a bagagem despachada. Mas, dá pra concluir que não há lei impedindo o trasnporte das linhas. Caso alguém queira imprimir a tela direto do site da ANAC me manda uma MP com e-mail que envio a tela em pdf.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Amigos, eu tinha até esquecido de verificar no site da ANAC o resultado da minha consulta acerca do transporte de linhas de pesca nas carretilhas ou molinetes.

Aí vai a resposta da ANAC:

Prezado Senhor,

Em atendimento à sua solicitação, reproduzimos resposta enviada pela área técnica responsável:

“ Em atenção à sua manifestação, com relação especificamente às linhas de pesca não há restrição na legislação, resta saber se os molinetes, carretilhas ou similares não possuem partes que possam ser usadas para causar ferimentos em outrem.

Informamos que o Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) é treinado e instruído para proibir a entrada para área restrita de todo e qualquer objeto que possa ser utilizado como arma e que tenha o potencial de causar ferimentos e contribuir para a ação delituosa de pessoas mal-intencionadas.

Dessa forma, se o APAC considerar que algo é passível de causar ferimento, cumprindo a determinação da legislação vigente, ele irá restringir seu acesso à área restrita.

Visto que a Segurança da Aviação Civil e de seus usuários deve ser priorizada, sugerimos um propício acondicionamento anti-choques de tais equipamentos e o encaminhamento junto à bagagem despachada evitando maiores transtornos“

Atenciosamente,

Gerência Técnica de Relacionamento com Usuários

Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC

A resposta deixa claro que não há nada na legislação que impeça o transporte de linhas de pesca na bagagem de mão, porém, é meio ambígua ao "sugerir" o encaminhamento de carretilhas e molintes com a bagagem despachada. Mas, dá pra concluir que não há lei impedindo o trasnporte das linhas. Caso alguém queira imprimir a tela direto do site da ANAC me manda uma MP com e-mail que envio a tela em pdf.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4ce6b883-d0e2-45ff-ae29-e17496dd3808_zps

 

Rafael,

 

arrow:: O tópico é de 2010 !

Não acredito que ainda esteja em vigor !

arrow:: Estamos praticamente em 2016 !

Das últimas vezes que fui pescar, já não tive problemas com isso...  seila::

 

 

KKKKK mas agora fiquei curioso. Vou embarcar semana que vem, e aí, o que os colegas tem para me dizer hoje em dia? Das últimas vezes despachei as carretilhas, mas sempre com medo... Hoje em dia, teremos problemas com isso? Como estamos? Carretilhas podem ser levadas na bagagem de mão?

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vim desenterrar este tópico tendo em vista e estou indo dia 10/01/2016 ao rio Trombetas com o pessoal da 3H. Sendo que é um deles Diorgenes Hoffman. Ele veio alertar Q uns de seus clientes recentemente foram impedidos de embarcar com linha nas suas carretilhas. Daí a minha dúvida. Será que realmente essas decisão é válida ou estamos à mercê da boa vontade dos fiscais. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...