Ir para conteúdo

Ajuda na pescaria do rio uruguai - ou pelotas


Posts Recomendados

Ola pessoal gostaria de saber se alguem mora perto desse rios uruguai e pelotas e gostaria de saber tbm oq pescar nesses rios tem dourados ja peguei um de 12 kilo la mas queria pegar outras especies de peixes!!!

entao pesso ajuda

eu sei q la tem : Pacu, Surubi, Piranha muito nervosas comem tudo as tuviras q uso para pescar dourado, piraputanga, carpas, e os jundias e mandis....

sabem como pegar essas especies??

desde sempre agradeço legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal gostaria de saber se alguem mora perto desse rios uruguai e pelotas e gostaria de saber tbm oq pescar nesses rios tem dourados ja peguei um de 12 kilo la mas queria pegar outras especies de peixes!!!

entao pesso ajuda

eu sei q la tem : Pacu, Surubi, Piranha muito nervosas comem tudo as tuviras q uso para pescar dourado, piraputanga, carpas, e os jundias e mandis....

sabem como pegar essas especies??

desde sempre agradeço legal::

Amigo Márcio,calma o amigo :amigo: Junos deve ter passado o fim de semana pegando uns surubins,hoje ele aparece com tudo bang:: .

Amigo , BAH TCHÊ,aguarda só um pouquinho que nosso consultor técnico para esta região do Brasil,o grande amigo gaúcho Junos :amigo: ,aparece e já te ajuda,para esta região eu sou o reserva,quando ele vai viajar ou pescar,eu dou uns pitacos,vamos respeitar a hierarquia danca:: .Abraço.

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Esse Gusso é um brincalhão mesmo!!! :gorfei: :gorfei: Eu, "consultor técnico"??? :gorfei: :gorfei: :gorfei: Hierarquia??? Quem sou eu meu amigo???!!! rindo2:: rindo2:: Muito bom meu velho!!!

Na real fui fazer uns pinchos sábado de manhã..... resultado? Peguei um Douradinho de 3kg corricando!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: Ruim de peixe esse final de semana uma barbaridade!!!

Bueno, vamos tentar ajudar o amigo Márcio!!!

Márcio, olha só cara, quanto às espécies que tu podes encontrar no rio Uruguai, destacam-se o Dourado, o Surubi, a piava, o grumatã (corimba), o cascudo, a traíra, o pintado-amarelo, o lambari, o jundiá, a palometa (piranha), o dentudo (espécie de saicanga), o Pacú (raríssimo, mas raríssimo mesmo!!!), a Piracanjuva (mais raro ainda que o Pacú, infelizmente!!!), entre outros. Piraputanga não existe no rio Uruguai. Carpas, só se estourar alguma barragem onde elas existam e cuja água seja "levada" até o rio, porque não fazem parte da ictiologia do Uruguai!!! Mandi é peixe de mar, até onde eu sei (acho que tu quis te referir aos "ferrudos", né?!).

Quanto à forma de pescá-los: para o Dourado os métodos tradicionais são o baitcasting (arremesso de iscas artificiais nas corredeiras, além das pedras e pauleiras); o corrico (arrastar com o barco artificiais maiores em lugares promissores); a rodada com isca viva (essa pelo jeito tu já praticas); e a espera com isca viva. Para a piava, a técnica mais usada é a espera na ceva, onde se pode pescar na rodadinha, com isca de milho, caramujo, minhoca, etc... O Surubi já é mais complicado pois, ao contrário do Paranazão, ele não costuma atacar iscas artificiais no rio Uruguai (isso é a regra, mas há exceções, pois saca-se alguns exemplares no corrico também), ficando a sua captura mais restrita à rodada com isca viva (tuvira de preferência), sempre nas "bocas" de poços, saídas de corredeiras, e entradas de corixos!!! Ah, e principalmente na "boca da noite"!!! Quanto ao Pacú, tenho pra te dizer que é raríssima a sua captura no rio Uruguai, mas raríssima mesmo!!! O Pacú não faz parte da bacia do rio Uruguai, originalmente!!! Ele foi introduzido por repovoação (entidades preservacionistas) e por rompimento de barragens à beira do rio!!! Nunca o pegamos aqui no nosso trecho do rio, mas se fosse buscá-lo, usaria as técnicas "correntinas": arremesso de massinhas e coquinhos (pode ser coração de frango, frutas de ingás, frutas azedas, entre várias outras iscas, até salame e mortadela!!! :gorfei: :gorfei: ) junto às galhadas!!! As traíras são pegas geralmente na boca de corixos, na espera com isca de lambari vivo, ou coisa parecida, mas não é muito comum não!!! O cascudo e o grumatã (corimba) não se pesca com anzol, apenas caem nas redes dos pescadores comerciais).

Bom, acho que era isso meu velho!!! Se me for permitido dar um palpite, te aconselharia a buscar o Dourado (e soltá-lo né??!! Sempre!!! diabo:: diabo:: ) e a piava, que são espécies bem presentes ainda no rio Uruguai, e com sua forma de pesca bem difundida!!! joia::: joia:::

Espero ter ajudado! Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oq eu quis dizer eh os ferrudos mesmo especie q tem muito la na regiao..

a piava eu sei onde tem uma cevinha meu primo cevo uns 5 messes depois paro blink::

me fale mais sobre a piava..

a piracanjuva meu pai tava pescando dourado com tuvira e pego uma.. ateh achamos q era um dourado branco... mas n era =D..

essas iscas artificiais como vc falou.. que tipo ela seria para dourado?? tipo assim: a cor, o tamanho, o jeito q eu posso trabalhar com a isca..

o surubi meu pai pegava muito quando era jovem ele morava no rio uruguai praticamente.. ele disse q limpava os cascudos e jogava as cascas no rio e os dourados pulavam e pegavam as cascas... smile:: muito empresionante.

e o surubi sera q tenho chances de pega-lo??? e que iscas usar? onde ele se encontra?

abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oq eu quis dizer eh os ferrudos mesmo especie q tem muito la na regiao..

a piava eu sei onde tem uma cevinha meu primo cevo uns 5 messes depois paro blink::

me fale mais sobre a piava..

a piracanjuva meu pai tava pescando dourado com tuvira e pego uma.. ateh achamos q era um dourado branco... mas n era =D..

essas iscas artificiais como vc falou.. que tipo ela seria para dourado?? tipo assim: a cor, o tamanho, o jeito q eu posso trabalhar com a isca..

o surubi meu pai pegava muito quando era jovem ele morava no rio uruguai praticamente.. ele disse q limpava os cascudos e jogava as cascas no rio e os dourados pulavam e pegavam as cascas... smile:: muito empresionante.

e o surubi sera q tenho chances de pega-lo??? e que iscas usar? onde ele se encontra?

abraçoss

Bom, como faria o Jack, vamos por partes, apesar de que a maioria das tuas perguntas eu já respondi na manifestação anterior, mas vamos lá!!!

Sobre a piava: como já disse, se busca na ceva de milho (ou mandioca). Ceva-se uma semana/10 dias antes e depois apoita-se a lancha em cima. Pode ser pescada com diferentes técnicas. A que mais usamos é a rodadinha ou a espera simples (arremessa-se a isca de milho/caramujo/minhoca e fica esperando o pique). Os lugares mais indicados para fazer a ceva são as águas rápidas (não cachoeiras onde estão os Dourados), com cerca de 3/4m de profundidade e fundo de pedra. Esse seria o "lugar ideal"!!!

Sobre a Piracanjuva, como também já te falei, é possível de pescá-las, pois, afinal, ela faz parte da ictiologia da bacia do rio Uruguai. Acontece que a sua presença está muito, mas muito escassa (em virtude da pesca indiscriminada e, principalmente, pelo desmatamento das árvores frutíferas ribeirinhas e da mata ciliar. Ao contrário do que muitos pensam, o maior fator de "extermínio" das Piracanjuvas é o desmatamento, e não a sua pesca. Ela depende das árvores ribeirinhas de frutos, como o ingazeiro presente na nossa região, para sobreviver e procriar)!!! Apesar de tudo isso, ainda existe e, portanto, as vezes é possível capturá-la!!!

Quanto à pesca do Dourado com iscas artificiais: uso basicamente isca de meia-água, de 100mm a 140mm (para baitcasting). Aremessa-se em águas rápidas, com fundo de pedras, ou nas beiras, nas galhadas (nos sarandis, para nós). Recolhe-se de forma contínua (a velocidade, no meu caso, depende da velocidade da água no local do arremesso) alternando toques de ponta de vara!!!

Quanto ao Surubi, como já te respondi anteriormente, deverás procurá-lo em bocas de corixos, entradas de corredeiras e em saídas de poços. Acho (opinião pessoal minha) que deverá buscá-los com isca viva (dê preferência à tuvira grande, sempre viva), na "boca da noite" e à noite, apoitado ou na rodada. Acho que será o jeito mais produtivo de pescá-los!!! joia::: joia:::

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, se o Dourado "tá comendo", não influencia muito não, sinceramente, mas se ele está mais seletivo, aí a cor da isca pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma pescaria. Em tese (em tese!!!!!) a regra é: para águas escuras/turvas, iscas escuras (as azuis com lado prateado costumam ser muito eficientes para os Dourados em dias de "água suja"); para águas claras, iscas claras!!! Nesse última caso, a tradicionalíssima branca com cabeça vermelha é fatal!!! Gosto sempre de ter na minha caixa iscas douradas e laranjas, além de fire-tigers!!! Sempre dão resultados!!!

Apesar de não perguntar, te adianto minhas iscas preferidas para o Dourado: Aile Magnet 105 e 125, Rapala SSR 14 (essa mais para corrico), Rapala Magnum 14 e 18 (também para corrico), Wave 105, Big Game 115 e 130, Juana, The Fist 115 e 140, K-Ten Bleu Ocean 115 e 140, Crystall Minnow 130, Inna Pro Tuned 90 e 135, Glow Minnow 105, 3D Minnow 100, Deep-X 200 (cranck, para quando os Amarelões estiverem atacando só no fundo).

Abraço! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BAH TCHÊ,tá vendo Márcio ,esperou ,mas valeu a pena joia::: ,o nosso CONSULTOR TÉCNICO para região é FERA cara palmas:: ,já foi eleito aqui no fórum para assuntos de pesca da região que vai de Foz do Iguaçú ao Ushuaia(Fin del Mundo) anjo:: ,e dúvido que tu aches colsultor com tamanho conhecimento em outros fóruns,eu sou o reserva com muito orgulho mestre:: ,

parabens Junos aplauso:: ,do seu fiel escudeiro e amigo Gusso danca:: ,quando fores atrás dos Dourados, avisa para a turma não ficar nervosa blink::, aquele abraço,amigo :amigo: .

eh mesmo cara o galderio Junos sabe oq posta mesmo agradeço muito..

:gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: Mas putalá chê..........Vocês tão de brincadeira comigo, né?! :gorfei: :gorfei: Seguinte, em primeiro lugar não tenho nada de consultor oficial não!!! Naonao:: Naonao:: Isso não vale!!! bang:: bang:: Apenas limito-me a ajudar naquilo que eu acho que posso, só isso!!! ::tudo:: ::tudo:: Como minha "experiência" é limitadíssima em termos de pesca, uma vez que ainda estou restrito "ao rincão" (Dourados e Surubis da Bacia do Prata), sem sequer ter visto pessoalmente um tucunaré até hoje, tento ajudar naquilo que acho que posso!!! Só!!! Sou um mero "trocador de idéias", só isso!!! Mas será sempre um prazer ajudar, quando eu souber/puder ajudar!!! ::tudo:: ::tudo::

Gusso, amigo, :amigo: :amigo: como já te disse, a nossa parceira pra sair atrás dos Amarelões já tá feita!!! É só combinarmos a data!!! Já vou te dar uma dica: O Nilton Okada, o Fábio Biguá, e o mestre Eloy Fonseca (faz 2 min que respondi um Mp dele sobre o assunto) estão em contato comigo, via mps, afim de acertarmos "una jornada inovidable de pesca" no Paranazão para o início do ano que vem. Eu e meu irmão iremos em janeiro pescar 5/6 dias na Argentina, só não decidi se vamos para Yahapé/Itati ou para Esquina. Mas é certo que vamos, se Deus quiser, sempre no bait atrás do Tigre, até pela época do ano. Vou te deixar a par disso (entre em contato com eles e tente agilizar uma vinda para cá) e vamos formar umas duas equipes de fundamento para pescar lá pelas minhas bandas!!! A organização fica a meu cargo (pousada, lancha, piloteiro, dias, etc, sem problemas), é só vcs se organizarem aí!!!

Vamos falando irmão!!! Grande abraço!!! joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...