Ir para conteúdo

Matéria Especial # 2 - Zeca da Caterva


Posts Recomendados

Trata-se da mesma entrevista realizada, só que separada por Adm de Fórum :

Dando início ao propósito de postarmos sempre assuntos que possam ser de interesse geral nessa Seção, iniciamos esses tópicos com uma entrevista realizada com outros Administradores de Fórum, bastante conhecidos pela grande maioria de nossos usuários, até por muitos de nós também serem frequentadores desses outros espaços...

Vamos então ao nosso "convidado", com um breve histórico de cada...

Imagem Postada :arrow: Imagem Postada= Zeca

:arrow: Contato: alexandre@30mm.com.br

:arrow: Fala galera apesar de meu apelido ser Zeca meu nome é ALEXANDRE ESTANISLAU SILVA. Eu sou Designer, formado pela Universidade Estadual de Minas Gerais, fiz pós em Marketing pela Puc-MG. Desde 99 tenho minha empresa de design que tem sua atuacao mais forte na INTERNET. Com esta empresa conquistei tudo que tenho hoje, includive alguns cabelos brancos - conheci outros paises, ganhei vários premios, me tornei conhecido neste mercado - minha empresa esta hoje entre as 10 melhores do Brasil. Comecei a pescar em 2000 por causa de trabalhar demais - sempre na pesca esportiva - apaixonei, li muito, pesquei muito e hoje tenho esta galera aqui, fiz muitos amigos e quero fazer muito mais. Tenho pouco tempo na pesca esportiva, mas aprendi muito e sei que tenho muito a aprender com todos. Esqueci, antes de ser designer, empresario, pescador eu andei de SKATE, fui quase profissional. Com o Skate eu me interessei pelo desenho e pela música... fui desenhando e montei minha primeira banda em 87 - depois em 91 gravei meu primeiro CD, que nunca foi lançado. Depois me mudei pra BH em 94, andei muito de skate e passei a tocar em uma banda chamada DREAD FULL - banda que eu amo muito. Gravamos nosso primeiro CD em 96, o segundo em 97, quando fizemos o show de lançamento tocando com o NOFX, depois com FUGAZI e por ai vai... Depois em 2000 lançamos o terceiro CD e infelismente a banda foi caminhando mais devagar e foi surgindo a pescaria. Ainda fiz alguns show, tive outra banda... mas hoje costumo fazer algumas participacoes em bandas de amigos... Eh isso, estamos aqui... no Caterva... falando de tudo, relembrando a vida de cada um... Valeu galera... ( transcrito do Fórum da Caterva )

Eis a entrevista cujos posicionamentos foram apenas transcritos tal como nos foram encaminhados, respeitando o direito de expressão dos participantes :

Adm do Site :arrow: 1. Origem : Quando seu site/fórum começou a funcionar e como surgiu a idéia de criá-lo?

Imagem Postada :arrow: Zeca : Há muito tempo atrás... mais precisamente a uns 3 anos, eu, Nelson, Oga, Eloy... e alguns outros participantes nos conheciamos de outro fórum. E depois eu tive o prazer de conhecer o Oga e o Nelson pessoalmente em uma pescaria que fizemos no Xingú. E desde aquela época o Nelson já organizava alguns encontros entre os pescadores de Curitiba, e chamava de Caterva (a explicação do significado e como foi criado o nome está aqui - http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=1714). E um dia, durante uma pescaria que a turma de CWB fez em Morretes, foram atualizando o Nelson pelo celular a cada captura e cada acontecimento, e assim, nasceu em tempo real o Caterva News, que foi, pelo menos pra gente, a primeira vez que uma pescaria era narrada a medida que acontecia. E isso foi tomando corpo... bom, o fato é que um dia, eu liguei para o Nelson e disse: Nelson, vamos criar e registrar o Fórum Caterva ? Ele meio relutante pensou e achou uma boa idéia. Então eu fiz o registro do domínio e parti para a criação do Fórum. Testamos algumas opções até que achei este, muito usado no mundo todo e instalei. Então, dia 09/09/2004 estava no ar os primeiros fóruns da Caterva. Este foi o primeiro tópico postado no Caterva - http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=1 E claro com o Caterva News... que foi estreiado com um dos meus melhores peixes já fisgados - http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php? t=15&highlight=big+big Este foi o tópico de número 15. E hoje é isso que estamos vendo... mais de 15000 acessos diários e pouco mais de 1300 assinantes.

Adm do Site :arrow: 2. Como está vendo o atual momento da Pesca Esportiva no País ? Influência dos Fóruns de Pesca nessa situação!

Imagem Postada:arrow: Zeca: Hoje eu acho que os fóruns se tornaram a principal fonte de informação, não somente de pesca, mas de quase tudo que se queira comprar. As comunidades virtuais se tornaram uma realidade. E hoje a velocidade da informação é muito grande, pois é possível se saber do peixe fisgado a 10 min atráz em um lago no Tocantins. E ainda ver a foto dele logo em seguida. E as revistas e programas de TV não tem este poder. Hoje a Caterva recebe mais visitas em dois dias do que a pesca e cia vende em um mês. Aqui geramos muito conteúdo e muita coisa inovadora... vc tem desde básico ao avançado. Com a possibilidade de se ter um acesso direto com quem escreveu, trocar ideias e enriquecer o conteúdo. Infelizmente isso não tem como acontecer com as revistas e outros meios de comunicação. Hoje na internet temos agilidade e um conteúdo digno de uma grande revista. Em contrapartida a internet criou um monte de pescadores de internet, que leem tudo, veem tudo, mas em teoria, faltando a prática. E isso faz com que muitos que estão aqui na internet e muitas vezes não tem nenhuma vivência em determinadas situações se veja capaz de explicar como fisgar um robalo estando a 2000 km do litoral mais próximo. Mas isto é a internet e este é o ambiente colarorativo, pois este cara fala uma besteira, outros criticam, corrigem e ele aprende... e na próxima nao fala novamente. O crescimento é inevitável.

Adm do Site :arrow: 3. A presença / participação de mesmos integrantes em diversos Fóruns, pode representar algum tipo de "problema" na "gestão" da cultura interna que se desenvolve em cada uma das áreas de interação ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : De forma alguma, aqui no Caterva incentivamos a participação em todos os foruns do mundo... hehehehe - pois informação não se guarda, se divide, que no final ela se multiplica. Informação e conhecimento sempre se multiplica quando dividido. Então deve-se participar de vários sim, conhecer gente pra todo lado. Eu gostaria de ter mais tempo para frequentar outros, porém hoje não sobra muito tempo. Uma coisa que se deve tomar cuidado é lembrar onde a pessoa está participando e agir segundo as normas do lugar. O resto... é felicidade. Faça amigos e pesque muito...

Adm do Site :arrow: 4. Existem sempre TEMAS COMUNS em todos os Fóruns de Pesca Esportiva ! Qual o diferencial que faz com que existam mais participações em determinado site em detrimento de outros ? Só marketing ? Como fugir da "mesmice" específica e ter um diferencial qualitativo ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Você falou tudo... qualitativo... incentivar a produção de conteúdo significativo... de qualidade, relevante. No fórum X uma questão pode ser vista e apenas surgirem comentários do tipo - "Ah, legal... parabens!" - em outros pode gerar uma discução mais ampla... Aqui na Caterva temos a intenção de manter as discuções sempre em um nível muito bom, colocando dados importantes, relevantes e comentários que sejam interessantes e acrescentem alguma coisa a quem vai ler. Enquanto que em outros lugares vejo apenas um reunião de amigos, conhecidos... Muita brincadeira interna e piadinhas sem necessidade. Não que isto não ocorra, mas se o fórum for somente isto, não vai pra frente.

Adm do Site :arrow: 5. As amizades nesses Fórum são sempre "volúveis", ora de muita presença e participação, ora da mais completa ausência, não raro acontecerem "brigas internas" que prejudicam o foco e essência pretendida pelos administradores ! Como lidar com essas questões ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Estes problemas sempre ocorrem, onde existem pessoas sempre vai existir conflitos, imagine em um meio que é puramente escrito? Não tem como evitar. Tentamos manter o clima dentro do Caterva sempre bom. Acontecem problemas... mas tem sido assim, os mais problemáticos sempre acabam se afastando do grupo porque o ambiente não favorece. Mas a tentativa é sempre de converter os tidos como "problemáticos" em pessoas realmente atuantes, muitas vezes é possível, mas em outras não. Até onde eu sei nunca aconteceu um caso sequer de expulsão na Caterva até hoje.

Adm do Site :arrow: 6. O comércio que permeia os Fóruns está sendo visto como um nicho de mercado interessante para os produtores / comerciantes do segmento, ou essa influência não chega a ser perceptível ( mesmo como formadora de opinião ) ? Em outras palavras, o Fórum pode estar chamando atenção como uma "área comercial" de vinculação de produtos ? E ainda mais, até que ponto um Fórum emite opiniões imparciais, estando "comercialmente atrelado" a alguma marca/produto/empresa ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Realmente, se a gente pegar todos os números do site ( de vendas dos produtos ) veremos que é muito grande, digno de uma loja de pesca. Porém as pessoas infelizmente não sabem como usar... então tivemos que criar regras bem rígidas para isso. E infelizmente a indústia nacional de pesca é MUITO AMADORA, não tem planejamento para investir nesta área, na grande maioria nem um site DESCENTE tem. Então fica dificil criar anúncio na internet. E quem tem quer permuta, ou mesmo de graça. Não posso pagar o provedor do Caterva com iscas - só aceitam em dolar. É um mercado imenso... que pode e precisa ser explorado... mas as empresas precisam ver que isso existe e é relevante. Vejo muito fabricante se aproveitando para mostrar produtos e fazer "nome" sem nem sequer ajudar ao próprio meio que ele utiliza.

Adm do site :arrow: 7. Qual o "segredo" ( ou receita ) para o sucesso do Fórum que administra ? Trata-se ( como muitos outros ) de um local onde as pessoas participam quando podem, ou sempre aparecem pela amizade comprovada ( mesmo que apenas "virtual" ) ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Conteúdo e ambiente... criar um ambiente legal, convidativo e amigavel - ter conteúdo de qualidade e informação relevante. Isso é o mais importante.

Adm do Site :arrow: 8. A questão dos "hackers" é vista de que forma pelo segmento ? Há experiências de perdas impressionantes de históricos antigos ( e ricos ) por simples ações de pessoas que agem contra o Fórum ! Há razões para tanto ( num contexto maior ), ou se trata de "vinganças pessoais" ? Como lidar com isso ?

Imagem Postada:arrow: Zeca : Não existe vingança pessoal. Eu particularmente trabalho com internet a 10 anos. E sei do que eu estou falando. Algumas versões do PHPBB tinham alguns furos onde permitiam que hackers entrassem e causassem problemas. E eles não escolhem este ou aquele, eles fazem em um e descobrem como entrar, vão testando em todos os outros... Muitos tentam incutir culpa a outros, mas até hoje não ví nada que fosse comprovadamente certo. Já tive suspeitas, mas nada que pudesse ser afirmado. Então, prefiro acreditar que foi obra do acaso.

Adm do Site :arrow: 9. A questão da ecologia ( ou preservação ) parece se tornar cada vez mais frequente nos diversos Fóruns ! A conscientização dos pescadores pode ser creditada a essa participação em temas correlatos, ou trata-se apenas de uma consequência do que se vê na atualidade ( dos que não necessariamente são pescadores... ) ? Podemos trabalhar mais esse tema ?

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Catervalogo.gif :arrow: Zeca : Acho o tema de grande importancia... mas temos que ver que ainda, internet no Brasil é selecionada, temos 35 milhoes de internaltas no Brasil, e cerca de 130 milhoes de pessoas... portanto, 100 milhoes de pessoas fora da internet. E com isso temos uma certa elite na internet e na pesca ainda mais. E isso eleva o nível de escolaridade e com isso o acesso a informação... e consequentemente a indivíduos mais criticos e conscientes. E logo mais favoraveis à preservação do meio ambiente. Então, de uma certa forma os fóruns são um reflexo disso que falei. Mas esta consciencia está se tornando uma realidade. Mas a duras penas. O peixe está acabando em vários locais... as pessoas já não tem bons peixes pra se pescar - isso influencia nos atos destas pessoas. Mais e mais pessoas estão se tornando pescadores esportivos, mas a massa de verdade ainda continua como era a 20 anos atraz. Basta passar um dia na barragem da Petrobrás, local onde eu costumava pescar tucunarés. Lá você vê desde varinha de mão até lambada, tarrafa, rede... ainda não ví bomba, mas aposto que tem. Além disso a quantidade de lixo na margem, restos de garrafa pet, potinhos de isca... acha-se de tudo. Mas a cada dia ouvimos falar mais de meio ambiente... mas infelizmente a grande maioria não se vê como parte do problema e muito menos como parte da solução. Se todos pudessem assistir o filme do Al Gore - UMA VERDADE INCONVENIENTE. Já faria uma grande diferença. Mas isto é um trabalho de formiginha... aos poucos.

Adm do Site :arrow: 10. Livre - a escolha do entrevistado !

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/Catervalogo.gif :arrow: Zeca : Muito obrigado pelo espaço e pela oportunidade. Valeu mesmo... espero que possamos ter o prazer de ter os amigos aqui do fórum participando não somente do nosso, mas de todos os outros e contribuindo para a pesca esportiva e meio ambiente.______Abraços Zeca | <*))>>>< <*))>>><

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...