Ir para conteúdo

Matéria Especial # 4 - JEF da Intrépida


Posts Recomendados

Trata-se da mesma entrevista realizada, só que separada por Fórum :

Dando início ao propósito de postarmos sempre assuntos que possam ser de interesse geral nessa Seção, iniciamos esses tópicos com uma entrevista realizada com outros Administradores de Fórum, bastante conhecidos pela grande maioria de nossos usuários, até por muitos de nós também serem frequentadores desses outros espaços...

Vamos então ao nosso "convidado", com um breve histórico de cada um...

Imagem Postada:arrow: Imagem Postada= JEF

:arrow: Contato: jefaria@hotmail.com

:arrow: Acho que como quase todo mundo, minha iniciação na pescaria se deu com o meu pai, que me levava para pescar. Na minha adolescência houve um hiato nesta prática, em virtude de competir em outras modalidades esportivas que exigiam uma dedicação maior em seus treinamentos. Já "aposentado" como atleta de performance, formado em Educação Física, voltei a pescar. Minha relação mais direta com a pesca começou em 1986 na praia, onde competi por quase 15 anos na categoria não federado, as chamadas equipes avulsas. Em 1989 fiz parte da fundação da ASSEP-RJ, Associação das Equipes de Pesca do Rio de Janeiro, que mais tarde se transformou em Associação Esportiva de Pesca, sempre voltada a modalidade "pesca de praia". Fiz parte da sua diretoria ate 1994, e do Conselho ate 1998, sendo presidente no biênio 92/93. Em 2000 fui apresentado pelo amigo Ricardo Carneiro, também Administrador da Intrépida, à pesca esportiva, e me apaixonei por completo pelo bait, e em 2001 criei o primeiro site da Intrépida no MSN, e mais tarde, com a ajuda do próprio Ric, nosso site definitivo, com domínio próprio. Fã do Rubinho e do Otavio Rivolta, não perdia uma edição do Pesca & Cia na televisão, e uma das minhas maiores emoções foi quando pude ir ao Xingu pela primeira vez, e com a ajuda de um MP3, poder navegar pelas águas do Kuluene, do Sete de Setembro e do próprio Xingu ouvindo a música que servia de abertura do programa, que para quem não se lembra, era Last Train Home do Pat Metheny. De resto foi tentar manter uma postura ecológica, mas não aos extremos, repassar tudo o que eu aprendi nesses anos de pesca aos que querem se iniciar nesta modalidade, e conscientizar, principalmente às crianças, que é soltando o peixinho hoje que a gente terá o que pescar amanhã....

Eis a entrevista, cujos posicionamentos foram apenas transcritos tal como nos foram encaminhados, respeitando o direito de expressão dos participantes :

Adm do Site 1. Origem : Quando seu site/fórum começou a funcionar e como surgiu a idéia de criá-lo?

Imagem Postada] :arrow: JEF : A INTREPIDA surgiu lá pelo ano 2000, no Fórum do extinto site THE FISHING WORLD, com origem numa turma que frequentava o CHAT deste site todas as quintas feiras, conversando principalmente sobre Pesca de Praia. Dai pra marcar algumas pescarias foi um pulo. Numa dessas eu fiz uma brincadeira onde comparava os pescadores do grupo com a "INTREPIDA TROUPE", que viajava pelo Brasil exibindo as suas técnicas. O apelido pegou e passamos a nos identificar como o "Pessoal da Intrépida". A coisa foi crescendo e sentimos a necessidade de montar um espaço fora do THE FISHING WORLD para os nossos encontros e mensagens, então no dia 18 de maio de 2001 foi ao ar o primeiro espaço da Intrépida, daqueles sites prontos do MSN ( que está ativo ate hoje ). Mais tarde o Ricardo Carneiro abraçou a Intrépida e passou a ser o ADM Técnico do site. Reformulamos o espaço e ganhamos endereço próprio, onde estamos até hoje. Daí a origem do nome Intrépida.

Adm do Site :arrow: 2. Como está vendo o atual momento da Pesca Esportiva no País ? Influência dos Fóruns de Pesca nessa situação!

Imagem Postada:arrow: JEF Sou da opinião que a Pesca Esportiva no Brasil ainda está muito estagnada. Temos um potencial incrível, e não conseguimos enxergar isso. Nem os pescadores e nem as autoridades. Vemos há muito tempo o nome das mesmas pessoas num tremendo esforço para divulgar e organizar a Pesca Esportiva, mas são tantas as dificuldades que as pequenas conquistas passam despercebidas. Também acho que a influência dos Fóruns é muito pequena. Fazemos a nosss pequena parte orientando e cativando os que frequentam os nossos Fóruns para a Pesca Esportiva, nas isto é muito pouco.

Adm do Site :arrow: 3. A presença / participação de mesmos integrantes em diversos Fóruns, pode representar algum tipo de "problema" na "gestão" da cultura interna que se desenvolve em cada uma das áreas de interação ?

Imagem Postada:arrow: JEF Creio que não. Cada espaço tem a sua forma de conduta. Basta o participante saber se situar de acordo com as normas de cada site. Conheci muita gente, assim como já pesquei com vários amigos de outros estados, por conhecimento nos diversos Fóruns de Pesca. Acho que este intercâmbio fortalece. Quanto a gestão da cultura, pobre daquele que não almejar expandir os seus conhecimentos. Somos seres em permanente evolução e eterno aprendizado. Temos que estar de braços abertos a toda e qualquer informação que preconize a formação global de um cidadão.

Adm do Site :arrow: 4. Existem sempre TEMAS COMUNS em todos os Fóruns de Pesca Esportiva ! Qual o diferencial que faz com que existam mais participações em determinado site em detrimento de outros ? Só marketing ? Como fugir da "mesmice" específica e ter um diferencial qualitativo ?

Imagem Postada:arrow: JEF : Este é um ponto interessante. Participo de vários Fóruns em diversos estados brasileiros, e neles encontro sempre uma informação diferente. Nosso litoral é muito grande, assim como nossas águas interiores. A Cultura de cada região é extremamemte rica de acordo com a geografia que se apresenta. O pescador tem que aprender a ver o mundo da pesca com olhos globais, e não regionalizados, se bem que é sempre muito difícil fugir disso, porque cada pescador sempre se situar em um nicho que satisfaça a sua necessidade regional, ou seja, informações sobre os locais onde pesca, parceiros para essas pescarias, etc. É difícil fugir disso.

Adm do Site :arrow: 5. As amizades nesses Fórum são sempre "volúveis", ora de muita presença e participação, ora da mais completa ausência, não raro acontecerem "brigas internas" que prejudicam o foco e essência pretendida pelos administradores ! Como lidar com essas questões ?

Imagem Postada:arrow: JEF : Com muita paciência. Sabemos que frequentadores de sites vão e voltam... e devemos respeitar a opinião de cada um. O mais importante é sempre aumentarmos o cultivo à amizade, ao respeito e a união. Assim esse tipo de ?PROBLEMA? tende sempre a ser minimizado.

Adm do Site :arrow: 6. O comércio que permeia os Fóruns está sendo visto como um nicho de mercado interessante para os produtores / comerciantes do segmento, ou essa influência não chega a ser perceptível ( mesmo como formadora de opinião ) ? Em outras palavras, o Fórum pode estar chamando atenção como uma "área comercial" de vinculação de produtos ? E ainda mais, até que ponto um Fórum emite opiniões imparciais, estando "comercialmente atrelado" a alguma marca/produto/empresa ?

Imagem Postada:arrow: JEF : Existem Fóruns que são atrelados a um determinado produto, existem Fóruns que são atrelados a determinadas marcas como patrocinadores, existem Fóruns que são livres, auto-suficientes, que emitem a sua opinião/experiência quando vivenciam estes produtos oferecidos no mercado. São espaços com objetivos diversos, e apesar de serem "Fóruns de pesca". Cabe ao pescador saber utilizar e aproveitar cada informação ali recebida, como também saber se situar e emitir a sua opinião em determinados espaços, assim como os fabricantes devem saber receber e digerir uma crítica, e transformá-la em produto.

Adm do site :arrow: 7. Qual o "segredo" ( ou receita ) para o sucesso do Fórum que administra ? Trata-se ( como muitos outros ) de um local onde as pessoas participam quando podem, ou sempre aparecem pela amizade comprovada ( mesmo que apenas "virtual" ) ?

Imagem Postada:arrow: JEF : No caso da Intrépida creio que a proximidade foi fundamental para a continuidade do espaço. Estamos sempre pescando juntos. Estamos sempre recebendo bem os pescadores de outros estados que vem pescar conosco. Estamos sempre nos reunindo em eventos sociais, e principalmente, estamos sempre abertos a prestar quaqluer informação a qualquer um que chegue com uma pergunta, mesmo que esta pergunta já tenha sido feita mil e uma vezes. E é de suma importância dar retorno a estas questões na prática, através da pesca, e sempre relatar as nossas aventuras, as nossas pescarias, pois este é o brilho de um site.

Adm do Site :arrow: 8. A questão dos "hackers" é vista de que forma pelo segmento ? Há experiências de perdas impressionantes de históricos antigos ( e ricos ) por simples ações de pessoas que agem contra o Fórum ! Há razões para tanto ( num contexto maior ), ou se trata de "vinganças pessoais" ? Como lidar com isso ?

Imagem Postada:arrow: JEF : Aumentando sempre a nossa segurança. Infelizmente também fomos vítimas desses ataques gratúitos, e perdemos um bom pedaço do nosso acervo, da nossa história, com informações valiosíssimas, com experiências e dicas de guias de pesca internacionais. Hoje fechamos com uma equipe que está sempre atenta a isso, e que tem nossos back ups sempre em dia. A verdade é que nunca imaginamos que a Intrépida fosse se transformar no espaço que se transformou, e não tínhamos tanto cuidado com o nosso passado como temos hoje. Errando é que se aprende, e nós aprendemos bastante.

Adm do Site :arrow: 9. A questão da ecologia ( ou preservação ) parece se tornar cada vez mais frequente nos diversos Fóruns ! A conscientização dos pescadores pode ser creditada a essa participação em temas correlatos, ou trata-se apenas de uma consequência do que se vê na atualidade ( dos que não necessariamente são pescadores... ) ? Podemos trabalhar mais esse tema ?

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/2005-logodaintrpida-1-1.jpg :arrow: JEF :Creio que é simplesmente a nossa obrigação trabalhar e divulgar mais e mais a questão da ecologia. E tenha certeza que sempre será muito pouco. O nosso clima já está dando exemplos de suas mudanças com o aquecimento global. Temos que fazer a nossa parte, e divulgar até mesmo para os não pescadores a importância de uma atitude ecológica.

Adm do Site :arrow: 10. Livre - a escolha do entrevistado !

http://i10.photobucket.com/albums/a140/mpedreira/forum%20turma%20do%20bigua/2005-logodaintrpida-1-1.jpg :arrow: JEF :Parabéns pela sua iniciativa. O que realmente precisamos é de muita união.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...