Ir para conteúdo

Matéria Especial # 5 - Bomediano do Pescaki


Posts Recomendados

Dando continuidade ao propósito de postarmos sempre assuntos que possam ser de interesse geral nessa Seção, apresentamos uma nova entrevista, desta feita realizada com mais um Administrador/Moderador de Fórum, que pde ser conhecido por muitos aqui, por se tratar de uma figura ímpar nesses espaços virtuais !

Vamos então ao nosso "convidado", com um breve histórico sobre si... ( conforme ele mesmo se "autodefine" ! )

Imagem Postada :arrow: Imagem Postada = Bomediano

:arrow: Contato: escribom@bighost.com.br

:arrow: Pequeno histórico de minha pessoa :arrow: Por favor, diga apenas que me chamo Domingos Fiorante Bomediano, sou um profissional do ramo de advocacia e contabilidade, com 52 anos de idade, cujo amor pela pesca esportiva sobressai, já, há mais de 40 anos, de maneira a mover minha vida, fazendo-me tratar o assunto com dedicação e empenho no sentido de cada vez aprender mais, procurando fomentar o engajamento máximo possível do povo que pesca em sua parcela de responsabilidade perante a sociedade e o meio ambiente.

Eis a entrevista, cujos posicionamentos foram apenas transcritos tal como nos foram encaminhados, respeitando o direito de expressão do participante :

Adm do Site 1. Origem : Quando seu site/fórum começou a funcionar e como surgiu a idéia de criá-lo?

:arrow: O Fórum Pescaki surgiu da idéia de dois amigos, Maikon e Tuba, convidando-me para ajudá-los na moderação, o que muito me honrou. Começou a funcionar em fins de outubro de 2006 com data oficial de lançamento em seis de novembro do mesmo ano.

Adm do Site 2. Como está vendo o atual momento da Pesca Esportiva no País ? Influência dos Fóruns de Pesca nessa situação!

:arrow: Nos últimos vinte anos, a Pesca Esportiva passou e continua passando por inequívocas e benéficas modificações. Primeiro, com o início da popularização das revistas de pesca; depois, com o que considero o principal deflagrador deste processo que foi o advento dos primeiros e pioneiros programas de pesca pela TV. Entretanto, nada se compara com a chegada e a popularização do uso da Internet! E neste campo, sem dúvida nenhuma, os principais meios de formação/divulgação da Pesca Esportiva, são os fóruns de pesca. Por não viver disso, não vejo a Pesca Esportiva do ponto de vista comercial, mas sim, do ponto de vista de um pescador e consumidor de artigos de pesca. Assim, sob esta ótica, as coisas melhoraram! E muito! Com uma grande vantagem, que é poder contar com uma tecnologia de equipamentos, que é cada vez mais avançada; com uma qualidade de informação e, principalmente, com gente que pesca conscientemente e conhecedora do assunto, que está à nossa disposição para ajudar-nos. É claro que há muito ainda para se fazer. Mas o importante é que o processo está caminhando e para ajudar, os fóruns de pesca estão aí, firmes em seu propósito!

Adm do Site 3. A presença / participação de mesmos integrantes em diversos Fóruns, pode representar algum tipo de "problema" na "gestão" da cultura interna que se desenvolve em cada uma das áreas de interação ?

:arrow: Não só não vejo como problema, como penso que isso vem acrescentar conhecimento nas discussões de maneira que todos sejam bem-vindos. Só não me agradam integrantes de comportamento mais acalorado, que via de regra, soem trazer desnecessárias discussões, mas mesmo assim, acabam, senão para contribuir com o acervo do fórum, pelo menos para demonstrar a maneira como não se deve dele participar.

Adm do Site 4. Existem sempre TEMAS COMUNS em todos os Fóruns de Pesca Esportiva ! Qual o diferencial que faz com que existam mais participações em determinado site em detrimento de outros ? Só marketing ? Como fugir da "mesmice" específica e ter um diferencial qualitativo ?

:arrow: Eu penso que os temas são comuns porque pesca é pesca em qualquer lugar. Além do Pescaki, participo também de um fórum de pesca de black basses na Espanha e posso dizer que os assuntos referentes à pesca são sempre muito parecidos. Assim, ainda que coincidam os temas, cada fórum tende a criar mecanismos que o diferenciem dos demais, seja por exigir um maior engajamento, seja por exigir melhor identificação dos participantes (no fórum espanhol é assim e minha vontade era implantar isso também no Pescaki, mas acabamos não conseguindo), seja por exigir um mínimo de bom comportamento de cada um, seja por possuir em seus moderadores, gente disponível, sincera que, além de estar à altura para passar conhecimento, esteja revestida de necessária humildade, para saber assimilar também novos ensinamentos.

Adm do Site 5. As amizades nesses Fórum são sempre "volúveis", ora de muita presença e participação, ora da mais completa ausência, não raro acontecerem "brigas internas" que prejudicam o foco e essência pretendida pelos administradores ! Como lidar com essas questões ?

:arrow: Este é um problema que vejo nos fóruns de pesca crendo que nunca será solucionado, já que livres são os indivíduos para participar e nem sempre encontram-se revestidos de um mínimo de preparo para discutir determinados assuntos com a esperada educação. Some-se a isso, a frieza das palavras quando estas estão apenas escritas e os resultados têm nos demonstrado que pessoas que até então, tínhamos como educadas acabam se revelando totalmente diferentes por reagirem de forma inadequada e não condizentes com a personalidade que nos procuraram inculcar em suas participações anteriores. Penso que uma forma de coibir um pouco isso seria a obrigatoriedade de completa identificação de cada participante, ainda que mesmo isso não venha a solucionar de todo ao problema. Também creio que moderadores e administradores não devam envolver-se apaixonadamente nestas questões de maneira a agirem mais no sentido de mediadores procurando sempre fazer imperar o bom senso.

Adm do Site 6. O comércio que permeia os Fóruns está sendo visto como um nicho de mercado interessante para os produtores / comerciantes do segmento, ou essa influência não chega a ser perceptível ( mesmo como formadora de opinião ) ? Em outras palavras, o Fórum pode estar chamando atenção como uma "área comercial" de vinculação de produtos ? E ainda mais, até que ponto um Fórum emite opiniões imparciais, estando "comercialmente atrelado" a alguma marca/produto/empresa ?

:arrow: Na verdade, qualquer bom nicho de veiculação (como é o caso dos fóruns de pesca) interessa a produtores e comerciantes, de maneira que é de se esperar que entre os fóruns circulem pessoas vinculadas a determinadas marcas. Via de regra os criadores de fóruns acabam financiando de seu próprio bolso a existência de sua criatura, o que, em minha modesta opinião acaba justificando a aceitação de algum patrocínio. Todavia, é de se esperar também que administradores e moderadores, ainda que vinculados a alguma marca, saibam dosar esta vinculação, procurando não abusar desta característica e que devam permanecer com máxima liberdade para opinar livremente sobre qualquer outro produto que não os de seus patrocinadores. Ainda que possa parecer difícil, creio ser perfeitamente possível e se o fórum não estiver assim norteado restará prejudicado em sua credibilidade.

Adm do Site 7. Qual o "segredo" ( ou receita ) para o sucesso do Fórum que administra ? Trata-se ( como muitos outros ) de um local onde as pessoas participam quando podem, ou sempre aparecem pela amizade comprovada ( mesmo que apenas "virtual" ) ?

:arrow: Convém ressaltar que não administro fórum algum, muito embora participe como moderador no Pescaki e em um fórum espanhol de pesca do black bass. De fato, algo há de se ter para permanecer ?no ar?. A receita completa, ainda não conheço mas identifico alguns ?ingredientes?, que apesar de básicos e longe de poderem ser considerados ?secretos?, são completamente indispensáveis. O Pescaki iniciou sua existência há menos de um ano e já consegue atrair bom número de participantes, sempre muito dispostos e detentores de bom nível de conhecimento. Esta gente especial já é um importante ?ingrediente? básico, mas some-se a ele outro mais, a própria equipe de administração e moderação, que deve ser formada por gente centrada, com conhecimento do assunto e que saiba permanecer equilibrada em seus pareceres de maneira a fazer imperar o bom senso. Isso valoriza o fórum e acaba chamando os demais à ?responsabilidade? para participar no mesmo nível! Outros ?ingredientes? básicos são a educação, a cordialidade e a liberdade de expressão, ainda que não se abra mão de algum critério de policiamento para conter comportamentos que venham a extrapolar as raias do bom senso.

Adm do Site 8. A questão dos "hackers" é vista de que forma pelo segmento ? Há experiências de perdas impressionantes de históricos antigos ( e ricos ) por simples ações de pessoas que agem contra o Fórum ! Há razões para tanto ( num contexto maior ), ou se trata de "vinganças pessoais" ? Como lidar com isso ?

:arrow: Nunca compreendi bem esta questão, muito embora saiba da existência de pessoas que se dedicam a este insano mister apenas por divertimento e até acredito que não haja mesmo qualquer desejo de vingança. Na verdade, até onde sei, o causador do problema mal sabe a quem está atingindo, de maneira que, até prova em contrário, imagino que seja algo feito sem a pretensão prévia de atingir determinado fórum ou integrante.

Adm do Site 9. A questão da ecologia ( ou preservação ) parece se tornar cada vez mais frequente nos diversos Fóruns ! A conscientização dos pescadores pode ser creditada a essa participação em temas correlatos, ou trata-se apenas de uma consequência do que se vê na atualidade ( dos que não necessariamente são pescadores... ) ? Podemos trabalhar mais esse tema ?

:arrow: Não só podemos como devemos trabalhar mais, melhor e incansavelmente este tema. Pelas intrincadas implicações que poderiam decorrer de discutir num âmbito maior, ater-me-ei apenas ao âmbito da pesca esportiva. Infelizmente, ainda é de uma minoria o comportamento esperado do verdadeiro pescador esportivo. Em termos de conscientização dos pescadores, ainda que já tenhamos atingido sensível melhoria, longe está daquele nível que poderíamos considerar o ideal, de maneira que aí está o motivo pelo qual devemos trabalhar o tema incansavelmente, até que isto atinja um nível mais elevado, digno de fazer brilhar o verdadeiro sentido da pesca esportiva no Brasil. Tarefa muito difícil, não a vejo impossível. Todavia, o caminho certamente não será converter velhos lobos em ovelhas ? velhos pescadores em pescadores esportivos ? mas sim, formar novos pescadores desde tenra idade já com estes novos ideais. E aí, certamente os fóruns têm muita responsabilidade!

Adm do Site 10. Livre - à escolha do entrevistado !

:arrow: Primeiramente agradecer aos amigos por esta iniciativa ímpar, cujos resultados virão contribuir cada vez mais para a necessária interação e integração dos fóruns de pesca de maneira a convertê-los todos em um único e grande fórum, mantendo cada um sua própria individualidade, mas tornando-se uma grande família cujos integrantes façam visitas periódicas aos demais "familiares", fomentando importante câmbio de informações! Por fim, dizer que há um segmento muito pouco explorado nos fóruns de pesca, que é a participação de mulheres e crianças! É claro que por sua grande versatilidade e em nome da não censura ao que é postado, os fóruns vêm recebendo muitas coisas banais, de mau gosto, inadequadas, até mesmo imorais e, isso costuma afastar frequentadores como os pescadores infantis e femininos. Creio que com um maior policiamento, tanto administradores como moderadores ( é nossa, esta responsabilidade ) podem contribuir sobremaneira para minimizar este tipo de problema, de forma a tentar trazer à participação estes importantes pescadores! Afinal, quem ganha é a Pesca Esportiva!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...