Ir para conteúdo

Vara ideal para Dourados.Vai nessa!Qual?


Tallys Souza

Posts Recomendados

Olá,pessoal,sou novo aqui e,na pesca profissional,estou querendo senão,levar muito a sério.Mas pela falta de experiência penso que ao invés de colocar a mão no bolso,o melhor é perguntar antes de gastar?Estou certo?

Meu impasse,minha novela,é qual a vara correta para pescar o Dourado,sempre na região do Paraopeba com molinete,agora,conhecendo as maravilhas da carretilha,a minha?Lubina by jh,boa carretilha, gostei, leve, bacana e tenho ouvido meuito bem o falar.Ainda não comprei a vara,prefiro vara de 1.80 metros inteiriça e maciça,no caso,pela falta de experiência ainda.Tem algum amigo pescador aqui que pode me ajudar em aertar a mão na vara para a pesca de Dourado?Peço encarecidamente,estou de mãos atadas e não seu o que comprar corretamente.

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Bravel. A Hunter 30 lbs é uma excelente vara para o que vc quer. Boa e barata, e guenta o tranco. POde ir tranquilo. Pra dourado eu tenho uma Evolution 40 lbs que utilizei no Rio Parana (Argentina) e foi ótima. Se eufosse comprar hoje, compraria a Hunter. De uma passada na loja e denuma conferida;

Abrx.

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu,Seu Ricardo!

Mas vamos esperar a panela esquentar(hehehe)

Só pra tirar minha dúvida pessoal,andei pra danar na net,vi tanta coisa que tô até meio doido já.(hahaha)

Agradecido!

P.S:mas a Hunter,não é ação média?Dourados,não é ideal ação rápida?Sobre isso,a Hunter nesse quesito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu,Seu Ricardo!

Mas vamos esperar a panela esquentar(hehehe)

Só pra tirar minha dúvida pessoal,andei pra danar na net,vi tanta coisa que tô até meio doido já.(hahaha)

Agradecido!

P.S:mas a Hunter,não é ação média?Dourados,não é ideal ação rápida?Sobre isso,a Hunter nesse quesito?

tem muita vara que é especificada como rápida, mas tem uma ação mais mediana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Tallys,

Mesmo não sendo a pessoa mais indicada a falar de dourados, permita-me esclarecer alguns pontos que me parecem importantes nos equipamentos que são usados na pesca desses peixes ( não devem diferir muito dos que usamos nos tucunarés açús ).

O primeiro aspecto diz respeito a forma como se faz essa pescaria, pois se for de corrico, essa diferença de ação na vara fará pouca diferença...

Outro ponto diz respeito ( no caso de pesca de lançamento ) ao esforço feito para o lançamento das iscas, que certamente precisarão ser muito mais longos que os que fazemos nas pescarias de rios e lagos na Amazônia ! Com isso, você irá preferir uma vara de ação menos rígida, até para não lhe cansar antes do tempo...

Essas varas Hunter tem sido bem faladas, e aparentemente apresentam um bom custo x benefício ! Nunca sequer tive com uma delas nas mãos para ver como se comportam, mas já ouvi bastantes elogios a ela !

E mais uma coisa, e essa me parece ser a mais fundamental de todas, que é a sua "empatia" e "segurança" em trabalhar com o material ( seja ele qual for ) ! Dessa forma, antes de qualquer investimento, procure um exemplar da vara ( numa loja ) e verifique se "combina" com aquilo que espera ter de resultado ! Se julgar conveniente, vá em frente, pois o que pior mesmo é ficar arrependido posteriormente ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Tallys,

Mesmo não sendo a pessoa mais indicada a falar de dourados, permita-me esclarecer alguns pontos que me parecem importantes nos equipamentos que são usados na pesca desses peixes ( não devem diferir muito dos que usamos nos tucunarés açús ).

O primeiro aspecto diz respeito a forma como se faz essa pescaria, pois se for de corrico, essa diferença de ação na vara fará pouca diferença...

Outro ponto diz respeito ( no caso de pesca de lançamento ) ao esforço feito para o lançamento das iscas, que certamente precisarão ser muito mais longos que os que fazemos nas pescarias de rios e lagos na Amazônia ! Com isso, você irá preferir uma vara de ação menos rígida, até para não lhe cansar antes do tempo...

Essas varas Hunter tem sido bem faladas, e aparentemente apresentam um bom custo x benefício ! Nunca sequer tive com uma delas nas mãos para ver como se comportam, mas já ouvi bastantes elogios a ela !

E mais uma coisa, e essa me parece ser a mais fundamental de todas, que é a sua "empatia" e "segurança" em trabalhar com o material ( seja ele qual for ) ! Dessa forma, antes de qualquer investimento, procure um exemplar da vara ( numa loja ) e verifique se "combina" com aquilo que espera ter de resultado ! Se julgar conveniente, vá em frente, pois o que pior mesmo é ficar arrependido posteriormente ! joia:::

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Tallys,

Mesmo não sendo a pessoa mais indicada a falar de dourados, permita-me esclarecer alguns pontos que me parecem importantes nos equipamentos que são usados na pesca desses peixes ( não devem diferir muito dos que usamos nos tucunarés açús ).

O primeiro aspecto diz respeito a forma como se faz essa pescaria, pois se for de corrico, essa diferença de ação na vara fará pouca diferença...

Outro ponto diz respeito ( no caso de pesca de lançamento ) ao esforço feito para o lançamento das iscas, que certamente precisarão ser muito mais longos que os que fazemos nas pescarias de rios e lagos na Amazônia ! Com isso, você irá preferir uma vara de ação menos rígida, até para não lhe cansar antes do tempo...

Essas varas Hunter tem sido bem faladas, e aparentemente apresentam um bom custo x benefício ! Nunca sequer tive com uma delas nas mãos para ver como se comportam, mas já ouvi bastantes elogios a ela !

E mais uma coisa, e essa me parece ser a mais fundamental de todas, que é a sua "empatia" e "segurança" em trabalhar com o material ( seja ele qual for ) ! Dessa forma, antes de qualquer investimento, procure um exemplar da vara ( numa loja ) e verifique se "combina" com aquilo que espera ter de resultado ! Se julgar conveniente, vá em frente, pois o que pior mesmo é ficar arrependido posteriormente ! joia:::

Ousarei discordar, em parte, do Mestre Kid, em um ponto importante: se fores corricar, a ação da vara terá fundamental importância sim!!! Explico: se usares uma vara de ação rápida ou extra-rápida (como é o normal no caso da pescaria de Dourados) tu estarás comprometendo seriamente o trabalho da artificial, principalmente se for em águas profundas!!! A vara "dura" "arrasta" demais a artificial, deixando-a com um trabalho menos natural (já pude observar isso por mais de uma vez na Argentina)!!! Ao contrário, uma vara com uma ação mais moderada permitirá que a artificial trabalhe de forma mais natural, pois não haverá a vibração excessiva transmitida pelos blanks rápidos!!! Para ti ter uma idéia (depois de trocar "trocentas" vezes de vara) hoje a minha vara "oficial" para corrico na Argentina é uma Berkley Séries One 6'6, 25lbs, com ação muito moderada (é quase uma vara para crancks)!!!

Bom, tu podes estar questionando: mas peraí, o ideal para Dourados não é vara rápida (extra-rápida)??? Te respondo: sim!!! Mas desde que tu estejas pescando no pincho ou de rodada, pois, nesses casos, a tarefa de ferrar o Dourado é do pescador, com a força da alavanca!!! Já no corrico (e, nesse ponto, questiona-se da esportividade dessa modalidade de pesca!!!) a ferrada é potencializada (eu diria que mais de 50%) pelo motor do barco, do que decorre que a ação da vara (para ação rápida ou extra rápida) não será determinante para o sucesso da pescaria!!! As moderadas irão bem melhor, nesse caso!!!

Espero ter ajudado!!!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junos,

Concordo integralmente com seu ponto de vista !

Na verdade terminei me exprimindo inadequadamente nos meus comentários !

Entendo, como você, que a tarefa maior de ferrar o peixe fica por conta do pescador, não do trabalho da vara, embora no corrico, isso seja quase que automatizado...

Em contrapartida, é inegável que uma vara moderada apresenta a isca de forma bem mais natural !

Além disso, é sempre importante lembrar que usando linhas de multifilamento, não mais haverá "delay" na linha, já que a elasticidade delas é praticamente zero !

De qualquer modo, "pelejar" com os dourados não faz parte ( infelizmente ) do meu currículo, mas certamente faz do seu ! ::tudo::

Obrigado pelas correções, que são super válidas ! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, para pincho te recomendo uma sumax Hilux 25 lbs ou uma Marine Sports Contender 25 lbs (essa tem um reel seat ACS, que eu não gosto, mas o blank é bom e os componentes tbém). Se vc preferir uma vara mais comprida, 6'6", o que facilita o arremesso, tenta uma Daiwa Procyon (excelente Blank e cabo muito bom) ou uma Daiwa Tierra, todas vc encontra no PY a bons preços.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Bom dia pessoal,

Preciso de uma ajuda de vocês, estou renovando minha tralha de pesca, quero uma opinião, o que vocês indicariam (molinete e vara) para pescaria de pacu, matrinxã, peixes de até 6 quilos, e o que indicariam p/ peixes de couros jaus, pintados, cacharas, de preferencia da DAIWA, quero coisa fina. Não utilizo carretilha, minhas pescarias faço nos rio Araguaia (região Barra do Garça), rio das Mortes região de Canarana MT. 

 

Equipamentos médio, e pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal 

aproveitando o tópico.

gostaria  de fazer umas perguntas :

para corrico a evolution G3 6,5' 30lbs com passadores Fuji  seria uma boa opção ??? ( diziam q o blank evolution era ótimo mas os passadores eram ruins)

Para rodada :

daiwa coastal ou althezza V????

valeu !!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...