Ir para conteúdo

5.0 : 1 para Jumping Minnow?


Posts Recomendados

Gostaria de dividir a experiência e expor o relato para os amigos comentarem.

Sempre percebo nas pescarias de tucunaré, quando utilizo a isca Jumping Minnow (Rebel ou outras iscas similares) e uma carretilha com razão de recolhimento maior (7.0:1), que ao lançar a isca na direção que o barco está indo, o trabalho da isca fica diferente e, coincidência ou não, sempre acabo pegando mais peixes. É claro que isso tem a ver com a razão de recolhimento que, é compensada (ficando mais lenta) ao arremessar a isca na mesma direção que o barco entá indo, e isso faz com que a isca fique "dançando" por mais tempo no mesmo lugar. Para quem tem coordenação motora boa, dá pra ficar com a mão dando "toquinhos constantes", enquanto a outra mão recolhe lentamente com carretilhas 7.0:1....porém, nem todo mundo tem essa coordenação...(principalmente depois de umas cervejas, kkkk).

Estou pensando em comprar um carretilha com razão de recolhimento lento, como a curado 200E5 para arremessar perpendicularmente ao barco, ou até mesmo na parte oposta, ou seja, de onde o barco está saindo.

Será que vai dar certo?

Queria ouvir a opinião dos amigos a respeito.

Abraços.

Emerson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Emerson,

Em minha opinião é apenas questão de adaptação e treinamento!

Com a 7:1 dá sim para fazer excelentes trabalhos de zaras e sticks bem lentos é ´só dar voltas na manivela mais devagar! Se perder uns 5 minutos treinando a sincronia de maniveladas mais lentas enquanto da os toques de ponta de vara verás que não tem mistério e que não vale apena investir em mais uma carretilha só por essa causa!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Pinguim, o negócio é treino.

Eu zaro lentinho e para ser sincero, a carretilha não tem influência alguma, pois, para isso eu só uso ela para recolher o excesso da linha bamba. Então pode ser 10:1 ou 1:1.

Ela não tem influência alguma no trabalho mais lento.

Quando o trabalho é frenético, rápido. Aí sim, uso a manivelada para imprimir velocidade. Desta maneira, a carretilha tem influência.

Você quando arremessa em direção aonde o barco tá indo, você trabalha com a linha mais bamba, solta, por isso ela fica mais lenta, mais no mesmo lugar, pois o barco tá indo para o rumo dela.

É só trabalhar com a linha bamba que terá a mesma lentidão. E para trabalhar é diminuir manivelada. Não precisa de diminuir velocidade na carretilha.

Tenta dá mais toques antes de recolher. Dá mais toque que você recolhe atualmente, assim a linha vai bambear e ficará mais no mesmo lugar. Com o tempo você acerta o "time". Faça o teste para você ver. Arremesse e só vem zarando sem recolher, vai ver que depois do primeiro toque e a linha vai ficar mais solta e vai ter o mesmo efeito. Claro que sem recolher, lá pelo 5 toque vai ter tanta linha que a força não vai chegar na isca, porém uns 3 toques ela vai dá esse efeito. Tem que acertar o "time" e isso é prática.

Coodernação motora é treino. Minha namorada tinha dificuldade, na medida que fomos pescando, se aperfeiçoou. Trabalha lento, rápido, estica, dá toque, afunda a isca e zara sub-superfície, enfim.... Não há segredo a não ser o treino.

Se arremessar no lado oposto, onde tá saindo, mesmo sendo lento a carretilha, a velocidade do barco vai fazer o papel de recolhimento, a isca vai ser arrastada do mesmo jeito. Tanto, que depedendo da velocidade do barco, nem precisa recolher, só dá toque que ela fica zarando, mais fechado e dando mais cabeçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

isso é bem interessante....este ano fui para barcelos e os peixes estavam super manhosos, mas mesmo assim tive mais ataques quando trabalhei a t20 super rapido....so uso carretilha com taxa de recolhimento rapido..e com a t20 até brincavamos apos uma semana inteira de uso fazia o trabalho da forma que queria..beijando o rabo, stick, subsuperficie, rapido com pulinhos...é so festa...

mas como o amigo disse que comprou, segue sempre uma dica. o importante é se sentir confortavél.....

abraxxx e boas pescarias.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Emerson,

Em minha opinião é apenas questão de adaptação e treinamento!

Com a 7:1 dá sim para fazer excelentes trabalhos de zaras e sticks bem lentos é ´só dar voltas na manivela mais devagar! Se perder uns 5 minutos treinando a sincronia de maniveladas mais lentas enquanto da os toques de ponta de vara verás que não tem mistério e que não vale apena investir em mais uma carretilha só por essa causa!

Abraço!

Falou tudo. joia:::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zona de conforto, é que se busca, e cada pessoa tem a sua, o equipo tem a finalidade de ajudar, e ajustar, já dizia a musica

"se todos fossem iguais a voce, que maravilha.....pescar....kkkk"

desculpe o trocadilho....kkkkkkk, ficou bom para voce, gostou, manda bala.

Isso mesmo, ninguém é igual, ainda bem, kkkkkk...

Não chamaria de "conforto" e sim "confiança". Também não chamaria de "investimento" e sim de "satisfação".

O importante é cada um divulgar sua experiência com experiência. Eu já fiz a minha, com todas as taxas e recolhimento disponíveis no mercado (exceto com a nova abu 7.9:1) e pude verificar grande diferença, inclusive alterando varas de ação x-fast, fast, fast-mod, mod, sem mudar a velocidade das maniveladas (o que é um fator bem mais difícil de controlar, no meu caso).

Abraço e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Emerson, legal ter aberto este tópico. Zarando com trairão na AM, percebi como se torna fácil trabalhar arremessando p onde o barco está indo. Como vc disse, parece que chega a zarar p trás. Até recebi um "elogio" do piloteiro pelo trabalho, mas tb ele não viu pela perpendicular :gorfei:

Este ano levarei uma carretilha 6.41 p facilitar, um conjunto leve p descançar os braços das hélices

legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...