Ir para conteúdo

Argentina. O "caminho das pedras" dos grandes dourados.


Junos

Posts Recomendados

mestre:: doutor::

É isso! Quem sabe sabe! Grande Mestre Internacional. palmas:: palmas:: palmas::

Farei um intensivão com o Pofessor Lusardo e depois um pós-graduação com o GMI - Junos. danca::

Tô na fila...! fome::

Abraços e obrigado por mais esta.

Como eu já te disse por MP, estou te esperando Mestre Elóy!!! joia::: :amigo: Será um prazer pescarmos juntos!!! joia::: alegre::

Um grande abraço pra ti!!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Junos,

Sem a mesma enfática já proferida pelo Eloy, inclusive definindo época, confesso-lhe que nós ( Mocorongos ) já estamos "rondando" a possibilidade de conhecermos - de fato - os belos dourados de sua região !

arrow:: É coisa para ser "acalantada" ( como dizemos por aqui ) com evidente antecedência, pois sair do Nordeste para ir pescar na Argentina é algo que certamente não temos o costume de fazer... ( na verdade seria / será a 1ª pescaria internacional do Grupo ). blink::

Temos o hábito de na pescaria anual ( Grupo 23 - Barcelos em Outubro 2010 ), aproveitando a presença de todos, traçar rumos futuros, e certamente esse destino ( Dourados na Argentina ) será um que voltará a ser citado, até porque ele já é recorrente...

Não sei se já acontecerá em 2011, até porque há uma possibilidade de irmos ao Rancho Trairão com om Xandego ( ainda não foi batido o martelo ), mas os entendimentos em torno do tema, poderão começar desde já, e quem sabe não poderemos realizar duas pescarias num mesmo ano ? Já aconteceu antes... alegre::

A questão principal - nesse momento - é que pretendemos que nos auxilie nesse empreendimento !

arrow:: Alguém com a sua sapiência e conhecimento de causa desses locais, é de um valor inestimável ! Quem sabe até não possa nos acompanhar numa empreitada dessas !

Imagem Postada arrow:: Imagem Postada

Para nós Mocorongos, seria um incomensurável prazer ! Pense nisso... :amigo:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Junos,

Sem a mesma enfática já proferida pelo Eloy, inclusive definindo época, confesso-lhe que nós ( Mocorongos ) já estamos "rondando" a possibilidade de conhecermos - de fato - os belos dourados de sua região !

arrow:: É coisa para ser "acalantada" ( como dizemos por aqui ) com evidente antecedência, pois sair do Nordeste para ir pescar na Argentina é algo que certamente não temos o costume de fazer... ( na verdade seria / será a 1ª pescaria internacional do Grupo ). blink::

Temos o hábito de na pescaria anual ( Grupo 23 - Barcelos em Outubro 2010 ), aproveitando a presença de todos, traçar rumos futuros, e certamente esse destino ( Dourados na Argentina ) será um que voltará a ser citado, até porque ele já é recorrente...

Não sei se já acontecerá em 2011, até porque há uma possibilidade de irmos ao Rancho Trairão com om Xandego ( ainda não foi batido o martelo ), mas os entendimentos em torno do tema, poderão começar desde já, e quem sabe não poderemos realizar duas pescarias num mesmo ano ? Já aconteceu antes... alegre::

A questão principal - nesse momento - é que pretendemos que nos auxilie nesse empreendimento !

arrow:: Alguém com a sua sapiência e conhecimento de causa desses locais, é de um valor inestimável ! Quem sabe até não possa nos acompanhar numa empreitada dessas !

Imagem Postada arrow:: Imagem Postada

Para nós Mocorongos, seria um incomensurável prazer ! Pense nisso... :amigo:

Fala Mestre KID!!! mestre:: mestre:: Bah cara, fico totalmente lisongeado com a consideração e com a "proposta"!!! vergonha:: vergonha:: Será um imenso prazer poder colaborar (na medida em que eu puder/souber ajudar) nessa "jornada" de vocês!!! joia::: joia::: Na verdade é uma honra servir como "anfitrião" de um grupo de pesca como esse (Mocorongada!!!) alegre:: alegre:: Quanto a ir junto, não precisa convidar duas vezes!!! palmas:: palmas:: Condidere-me "incluído no pacote"!!! joia::: joia:::

Vou junto com o maior prazer!!! Não tenha a menor dúvida disso!!! joia::: :amigo:

Bom, fico no aguardo do contato de vcs para começarmos a "aprofundar" e a "dar corpo" a esta idéia!!! joia::: Vamos bolar "una jornada inovidable de pesca deportiva al Tigre de los rios"!!!

alegre:: alegre:: alegre::

Fico inteiramente à tua disposição!!!

Um grande abraço!!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Valeu Junos!!!

As tuas dicas são valiosas!!!!! Qualquer pescador sem noção de como acontece a pesca por aquelas bandas, depois de ler o que vc descreveu, sai pescando sem medo....

Enviei o link para todos do meu grupo.....tchê.....não é que resolvemos debandar pra Argentina.......sempre pescamos no Pantanal......mas nos ultimos anos não tem sido boa a nossa pesca esportiva.....

Já estou programando......

Reflito o agradecimento de todos do meu grupo (15).....pelo tratado de pesca na Argentina dito por ti!!!

Fraterno Abraço.

_______________________________________

"DEUS não retira de nossas vidas o tempo que passamos pescando. ELE acrescenta!"

E LEMBREM-SE: “Rio limpo: Peixe presente, pescador contente.

“Rio poluído: Peixe ausente, pescador doente”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...

Junos...

Apesar do tamanho do texto já li e reli várias partes. O tópico é realmente fantástico e não deixa nada a acrescentar.

Sanou todas as minhas dúvidas em relação à pescaria nas lindas águas desse majestoso rio... onde por sinal, há mais de 20 anos, joguei meu primeiro anzol na água, na companhia de meu finado avô e me tornei um incurável inveterado pescador.

Muito obrigado pela ajuda

neco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Junos,

meus parabéns pela aula de como se pescar na argentina.

Depois de ler todo esse tópico realmente só me deu mais e mais vontade de ir conhecer a tão famosa pescaria na casa do ermanos, e olhe que eu não estou tão longe assim! O único problema é o tempo, mais uma hora desses largo tudo e me bandeio pra lá, ainda mais agora depois de todas essas explicações.

Eu sempre tive receio em ir na argentina fazer essa pescaria, pois aqui na minha região a pessoal comenta muito sobre e dizem que é complicado e tals que não dá pra ir de caro, que tem quer ser com excursão, que tem que se conhecer alguém de lá pq é perigoso. Logicamente que se conhecer algum contato é sempre melhor, mais agora que vc passou vários contatos com certeza ficou bem mais fácil.

Mais uma vez parabéns e obrigado por todas as dicas.

::tudo:: ::thanks

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Junos, tudo bem?

Li sua reportagem falando de suas pescaria em Ita Ibate (AR), adorei, e gostaria de tirar algumas duvidas com voce se possivel, claro.

Muitas duvidas que eu tinha ja foi tirada com seu post. sobre a viagem .

Junos eu vi que voce falou a respeito da pescaria em todas as epocas do ano. ja fui para la ha 6anos atras, mais eu era novo e fui no embalo de uam turma nossa aqui de Ribeirao Preto, nao lembro ao certo qual foi a epoca que fomos, mais um amigo meu que foi comingo disse que foientre março e maio, pescamos bastante dourados tdas as medidas tamanhos, cad peixe uma briga diferente, quando fui podi trazer ainda dourado da viagem eu trouxe um de 11kg que pesquei, sairam pintados tambem tdos dentro da medidas mais depois ficou mais dificil de pescar e acabamos ficando so nos dourados mesmo.

Fiquei alojado na pousada Piedra Alta Ita Ibate. todas as pescarias eram feitas saindo da pousada subia uns 10 a 15minutos de barco de vinha descendo pescando de rodada com tuvira e enguia. somente no ultimo dia que descemos o ria cerca de 40minutos ate pararmos em uma parte mais larga do rio aonde se encontra um barzinho um restaurante do lado esquerdo, la que peguei meu dourado .

Bom vamos ao que interessa hehehe, no final do ano passado eu mais 2amigos decidimos voltar para pescar la em Ita ibate, eles nunca foram e eu aj fui , e recomendei em fossemso para la pois nao eh taum caro para uma pescaria de grandes peixes, a data que mais serviu para nos foi pescar dia 29/4 ate 3/5 iamos ficar n gemeos mais as datas nao tinha disponivel pra 5dias somente 3, ai pesquisando achamos ideal ficar na piedra alta , pois conheço porque ja fui e recomendo ,mais nao sei como esta hoje 6anos depois, voce acha que pelo oque conhece de la que estamos indo em uma epoca muito ruim?? sei que nao é uma das melhores mais gostaria de saber se eh muito fraco ao ponto de nao pegar nada , queremos pelo menos tirar um trofeu cada um, eu to indo mais atras do pintados os outros dois dourados pois nunca pescaram um, sei que dourado eh mais facil de sair do que pintado, queria saber sua opniao se tem alguma dica, algum pirangueiro da pousada que voce conhece, vamos querer pescar bastante tbm de corrico .

OBS: ja estava esquecendo, vamos de Ribeirao Preto ate Ita Ibate de carro , queriamos saber se os policias la da argentina sao muito corruptos pois temos esse medo, estamos levando cambao, carta verde, todos documentos necessarios. queria sabr alguma dica sobre isso tbm.

desde já Obrigado.

aguardo ctt

Abraços Joao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, pessoal! joia:::

Que bom saber que mesmo passado bastante tempo, esse tópico ainda está ajudando muita gente. joia::: Inclusive, durante a semana passada, em pescaria na ARG, fui incentivado pelo Lusardo (meu parceiro na pesca) a aperfeiçoá-lo (coisa que ainda não fiz por falta de tempo vergonha:: ). joia:::

Bueno, respondendo às perguntas do João, posso dizer que os meses de março, abril e maio são, para mim (para meu gosto!) exatamente os mais fracos. lacou:: Não me lembro de ter realizado um grande pescaria por lá em qualquer desses meses. lacou:: De qualquer forma, isso é muito relativo (como tudo na pesca), sendo possível realizar grandes pescarias por lá nesse período, e péssimas pescarias final de outbro (época top! alegre:: ). Por exemplo, pescamos de quarta a sábado da semana passada por lá. Época ainda muito boa para os Douradões (em tese!), e não pegamos quase Puts nenhuma!!! suici:: chorei:: lacou:: Rio limpíssimo, temperatura da água em praticamente 30º, sol rachando, rio estável, pescadores razoavelmente experientes por aquelas águas, os melhores piloteiros (inclusive o Sapito, que pilotou para mim e para o João todos os 4 dias), equipo adequado, e o resultado foi muito frustrante.... chorei:: lacou:: Essa semana quero "arrecadar" as fotos para postar um "mini-relato" aqui no Fórum, apenas para mostrar (mais uma vez) que não é sempre que se faz uma bos pescaria por lá, mesmo aliando as condições mais perfeitas possíveis... chorei:: suici::

Então, fica mito difícil de afirmar se a pescaria tenderá a ser boa ou não. Apenas limito-me a dizer que a época (março a maio) eu não gosto. joia:::

Quanto à Piedra Alta, não posso afirmar nada, pois há muito não tenho sequer contato com eles. joia:::

Quanto a ir de carro pela ARG, tenha cuidado apenas com a polícia Caminera (os azuis). São corruptos!!! mau:: bang:: A Gendarme é tranquila.

Quanto aos itens obrigatórios para trafegar por lá, tudo já está escrito no texto do tutorial. joia:::

Baita abraço e boa sorte por lá. joia:::

Ah, seja bem vindo ao Fórum! ::bemvindo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junos, obrigado.

Agora minhas duvidas ja estao praticamente todas tiradas, quanto a epoca quanto a equipo essas coisas, gostaria de agradecer tdos que deram sua palavrinha sua opnao, e muito obrigado a voce Junos com esse topico excelente que pode ter certeza ta e vai ajudar mta gente ainda que pretende ir pescar por aquelas aguas atras do grandes trofeus. ::fisherman agora é esperar chegar nossa data e vamos ver oque vira, como eu falo para os meu parceiros que vao cmg, eh praticamente maior prte é sorte, podemos rachar de pegar msmo nao sendo uma epoca mto apropriada e indicada para a pesca por la como tambem podemos nao pegar nada, mais so o prazer de estar la com parceiros rindo divertindo e pescando relaxando ja nao tem preço . ::tudo:: danca::

Obrigado novamente a todos e a vc Junos, todos estao de parabens,

Abraço a todos !!!! praia:: ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo tudo bem?!primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo excelente tutorial sobre a argentina, alias, todos os seus comentarios, se tornam tutorias, tendo em vista a gama de dicas que vc passa... gostaria de uma ajuda sua na montagem de dois equipamentos pra rodada e corrico..... para rodar eu to pensando em usar uma abu garcia revo toro 60hs com linha multi e uma vara de 25 ate no maximo 30 lbs, açao rapida.. talvez uma enzo ou contender... so nao sei qual tamanho usar e se influencia, alias o tamanho da vara influencia principalmente para lançar mais longe... para o Corrico penso em usar uma abu c4 6600 nao sei qual vara libragem.e ação( vi alguns comentarios que nesta modalidade a vara na tem que ser tao rapida, nao entendi pq o dourado exige resposta rápida)... altura eu vi no seu tutorial de 6,6 pés...pq? pode me ajudar? forte abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo, enquanto o GMI Junos não vem atendê-lo, vou te passar a minha experiência no tema, que é pouca, nem se compara com a do GMI, mas, de qq modo, pode ser de alguma ajuda. Em primeiro lugar as varas, a vara para corrico tem de ser ação lenta, ponta molinha, para que a isca trabalhe melhor na profundidade (15 a 20 mts, no caso das Cucus Banana Larga), se possível de carbono maciço para ter boa resistência, mas sempre de ação lenta. O tamanho pode ser de 6'3" a 7'0", tanto na rodada como no corrico. A diferença é que a de rodada tem que ter ação bem rápida, quanto mais toco melhor, não precisa ser lenta pq vc não vai puxar nenhuma isca barbeluda nas profundezas do rio e tem que ser dura para facilitar a ferrada. Já no corrico o dourado se ferra pela velocidade da isca e pela arrancada que os piloteiros dão quando ele bate na isca, por isso não há necessidade de uma vara rápida.

Eu, pessoalmente, trocaria as carretilhas que vc referiu, ficaria com a Abu 6600C4 para a rodada, enchendo ela de linha mono 0,50 ou até 0,55 mm (as linhas roçam muito nas pedras e paus, é fácil perder um bom peixe, por isso eu usaria no mínimo 0,50), e usaria a Revo Toro no corrico, já que a Revo tem recolhimento melhor e comporta muita linha multi 20 a 30 lbs (0,25 a 0,30 mm). A Abu 6600C4 é boa, muito forte, mas não recolhe tão bem quanto a Revo Toro, e ambas tem fricção mais que suficiente para estas pescarias. No corrico é fundamental ter uma carreta que recolha bem macio e rápido, pois o dourado muitas vezes nada na direção do barco e vc não pode deixar a linha afrouxar, de jeito nenhum, sob pena de perder o bichão, por isso eu iria de Revo Toro.

Para o corrico vc pode usar varas de carbono oco ou sólido, as sólidas são mais resistentes, se vc engatar um surubi de uns 40 a 60 kgs (o que é bem possível na canchas de Ita Ibaté e Yahapé) acho que ela te dará mais confiança na briga, se quiser uma de fábrica e com preço bom pegue uma MS Hunterfish 15-30 lbs 6'5", vc também pode mandar montar uma vara, ao seu gosto. Se quiser uma de carbono oco a Berkley tem umas varas boas e de ação lenta, a Shakespeare tem a linha Ugly Stick que é de ação lenta e bem forte.

Basicamente seria isso, mas o Junos pode te dar maiores e mais detalhadas informações. joia:::

Abs. :amigo:

ola amigo tudo bem?!primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo excelente tutorial sobre a argentina, alias, todos os seus comentarios, se tornam tutorias, tendo em vista a gama de dicas que vc passa... gostaria de uma ajuda sua na montagem de dois equipamentos pra rodada e corrico..... para rodar eu to pensando em usar uma abu garcia revo toro 60hs com linha multi e uma vara de 25 ate no maximo 30 lbs, açao rapida.. talvez uma enzo ou contender... so nao sei qual tamanho usar e se influencia, alias o tamanho da vara influencia principalmente para lançar mais longe... para o Corrico penso em usar uma abu c4 6600 nao sei qual vara libragem.e ação( vi alguns comentarios que nesta modalidade a vara na tem que ser tao rapida, nao entendi pq o dourado exige resposta rápida)... altura eu vi no seu tutorial de 6,6 pés...pq? pode me ajudar? forte abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo, enquanto o GMI Junos não vem atendê-lo, vou te passar a minha experiência no tema, que é pouca, nem se compara com a do GMI, mas, de qq modo, pode ser de alguma ajuda. Em primeiro lugar as varas, a vara para corrico tem de ser ação lenta, ponta molinha, para que a isca trabalhe melhor na profundidade (15 a 20 mts, no caso das Cucus Banana Larga), se possível de carbono maciço para ter boa resistência, mas sempre de ação lenta. O tamanho pode ser de 6'3" a 7'0", tanto na rodada como no corrico. A diferença é que a de rodada tem que ter ação bem rápida, quanto mais toco melhor, não precisa ser lenta pq vc não vai puxar nenhuma isca barbeluda nas profundezas do rio e tem que ser dura para facilitar a ferrada. Já no corrico o dourado se ferra pela velocidade da isca e pela arrancada que os piloteiros dão quando ele bate na isca, por isso não há necessidade de uma vara rápida.

Eu, pessoalmente, trocaria as carretilhas que vc referiu, ficaria com a Abu 6600C4 para a rodada, enchendo ela de linha mono 0,50 ou até 0,55 mm (as linhas roçam muito nas pedras e paus, é fácil perder um bom peixe, por isso eu usaria no mínimo 0,50), e usaria a Revo Toro no corrico, já que a Revo tem recolhimento melhor e comporta muita linha multi 20 a 30 lbs (0,25 a 0,30 mm). A Abu 6600C4 é boa, muito forte, mas não recolhe tão bem quanto a Revo Toro, e ambas tem fricção mais que suficiente para estas pescarias. No corrico é fundamental ter uma carreta que recolha bem macio e rápido, pois o dourado muitas vezes nada na direção do barco e vc não pode deixar a linha afrouxar, de jeito nenhum, sob pena de perder o bichão, por isso eu iria de Revo Toro.

Para o corrico vc pode usar varas de carbono oco ou sólido, as sólidas são mais resistentes, se vc engatar um surubi de uns 40 a 60 kgs (o que é bem possível na canchas de Ita Ibaté e Yahapé) acho que ela te dará mais confiança na briga, se quiser uma de fábrica e com preço bom pegue uma MS Hunterfish 15-30 lbs 6'5", vc também pode mandar montar uma vara, ao seu gosto. Se quiser uma de carbono oco a Berkley tem umas varas boas e de ação lenta, a Shakespeare tem a linha Ugly Stick que é de ação lenta e bem forte.

Basicamente seria isso, mas o Junos pode te dar maiores e mais detalhadas informações. joia:::

Abs. :amigo:

ola amigo tudo bem?!primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pelo excelente tutorial sobre a argentina, alias, todos os seus comentarios, se tornam tutorias, tendo em vista a gama de dicas que vc passa... gostaria de uma ajuda sua na montagem de dois equipamentos pra rodada e corrico..... para rodar eu to pensando em usar uma abu garcia revo toro 60hs com linha multi e uma vara de 25 ate no maximo 30 lbs, açao rapida.. talvez uma enzo ou contender... so nao sei qual tamanho usar e se influencia, alias o tamanho da vara influencia principalmente para lançar mais longe... para o Corrico penso em usar uma abu c4 6600 nao sei qual vara libragem.e ação( vi alguns comentarios que nesta modalidade a vara na tem que ser tao rapida, nao entendi pq o dourado exige resposta rápida)... altura eu vi no seu tutorial de 6,6 pés...pq? pode me ajudar? forte abrax

O João tá sendo modesto........... joia:::

Não há mais nada a acrescentar!!! palmas:: doutor:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Danilo, a HunterFish 6'5" 15-30 lbs é de ação moderada, assim como a Evolution 6'5" 15-30 lbs, ambas usam o mesmo blank, mas a evolution tem componentes mais simples, o cabo é de EVA e reel seat e passadores não são Fuji, já a Hunterfish tem componentes Fuji, de mais qualiddade, e vem em opções com cabo de EVA e de cortiça.

A evolution vc acha na JuninhoPesca: http://www.jet.com.br/juninhopesca/deta ... uto=669223

A hunter fish vc acha na Rei da Pesca http://www.reidapesca.com.br/detalhes.a ... dProd=2563

Mas tem muitas outras lojas que as vendem, a marine Sports é uma marca bem popular, quase todas as lojas trabalham com essa marca.

Já as Shakespeare Ugly Stick, de ação bem lenta mas com blanks muito fortes, eu vi na Dispropil, em tamanhos 6'6" e 7'0" :

http://www.dispropil.com.br/produto/?_V ... 807&pc=169

http://www.dispropil.com.br/produto/?_V ... 571&pc=169

PS: os links estão direcionando pra entrada da loja, mas coloque "ugly" na busca que vc vai achar, a CAL 110066 é a 6'6" e a CAL1102 é a 7'0".

Abs. :amigo:

muito obrigado aos Gran Maestros Joao e Junos eheh...quanto a esta vara da hunter elas sao de ação lenta? poderia me informar um site que venda dessas duas ultimas que vc se referiu, nao achei....

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...