Ir para conteúdo

Consumo de gasolina em pescaría sempre um problema!


Posts Recomendados

Em primeiro lugar sei que há gente honesta e que merece respeito, então não estou igualando todos numa mesma panela e tão pouco afirmando que todos fazem coisas erradas, ok?

Quando nós é que iremos pagar o combustível a mecênica da coisa é diferente de quando o combustível já está incluso no pacote.

Eu já passei por isto e creio que a grande maioría também, a "conta" de combustível em nossas pescarías e a péssima sensação de estarmos sendo enganados.

Infelizmente nem todos que contratamos para pesca agem de forma íntegra e nos cobram de fato o que consumimos e não raro a desonestidade está presente quando nos apresentam o valor a ser pago.

Eu, ainda "novato" em usar serviços de 3os. já tive cobrança de 28 litros de consumo em tanque que só cabería 24litros (mágica?), sem falar que as pousadas e autônomos devem contratar estrategistas de consumo de

combustível de F1...já reparou que quando se pergunta "quantos litros foram consumidos?", geralmente os caras respondem "tudo! Ficou só um restinho de nada!" ?!?

Já fui levado a lugares bem distantes (geralmente no 1o. dia quando se deseja ter resultados e mostrar serviço) e depois com

outras saídas para outros pontos nada pertos deste 1o. e no fim do dia ter usado "todo o tanque", depois - geralmente no último dia onde até o piloteiro já está meio cansado - voce vai a lugares mais pertos e com poucas mudanças dando a entender e deduzir que o consumo será menor e de novo o consumo é igual ao + longo... ...isto é um fenômemo!

Todos nós um pouco mais rodados também sabemos que muitos donos de pousadas e até mesmos autônomos ordenam/gostam de rodar um pouco a mais do que o necessário para que o consumo seja elevado, afinal o lucro da diferença do que custa a gasolina com o que se cobra já é parte integrante das expectativas de lucro dos mesmos, em alguns casos há verdadeiros abusos, pois o posto está há 5/10km de distância do local de saída e o cara te cobra valores como se estivesse comprando gasolina de São Paulo para entregar na fronteira com a Venezuela, sem falar que o óleo que usam (geralmente o + barato) tem valor de super-mega-ultra- tecnológico se considerar o preço que cobram.

Eu já escutei de mecânico de manutenção de barcos que donos de pousadas pedem "serviço de manutenção" para que se consuma mais, geralmente desregulando motor, trabalhando com giclagem e mistura ar/comb. errada, etc....

Em tese o combuistível devería ser só reposto o que foi gasto e não compor uma fatia do possível lucro, então não deveríamos começar a adotar uma nova postura para que saibam que não estamos totalmente cegos ou somos tapados?

Com estas e outras, de tudo caima qual sería o melhor caminho ?

Exigirmos que sejamos nós mesmos os compradores de combustível ?

(claro, quando isto for possível)

Levarmos nós mesmos o combustível ? (idem acima)

Exigir que antes de se sair que seja conferido o combustível e fazer o

mesmo na volta/chegada ?

(e já de cara deixar a pessoa desconfortável e de cara amarrada?)

Quando eu saio com piloteiro que me pede para ir antes com ele abastecer eu já começo a pescaría na boa, relax...do contrário também.

Como podemos cuidar deste assunto sem criarmos problemas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não me animo a contratar serviços onde a gasolina é cobrada a parte, para mim é muito difícil pagarmos o que realmente consumimos, sem falar como deve ser chato pa C... ficar fazendo cálculo e ter desconfianças!Prefiro procurar outros roteiros e destinos de pesca, pois quando saio para pescar não quero nem pensar em ter dores de cabeça. Graças a Deus nunca precisei contratar serviços assim!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico e perfeita a abordagem tomada por vc, Rubens....Lá se vai mais um tópico para os melhores do fórum...hehee...(o segundo de hoje)... palmas::

Tb já passei por cada situação q ninguém imagina.

Olha só essa.

Lá em SI estava uma crise total devido a falta de combustível (seca do rio)...mas o nosso barquinho hotel, q havia operado 1 semana antes, havia levado combustível de sobra. Pois bem, ao acertar os últimos detalhes da minha pescaria com o operador (q estava presente na pescaria da semana anterior), ele me disse, por telefone, pois havia retornado pra SP, mas ele me disse q havia sobrado por volta de 250 litros de diesel no tanque...

Para a nossa pescaria nós precisávamos de 650 litros....

O posto de Santa Isabel só nos ofertou 100 litros.

Teríamos q sair pela cidade em busca de diesel para pescar...mas o pior não foi isso....o pior foi ouvir do "responsável" pelo barco hotel dizer q no tanque não tinham nem 50 litros...hehee...(200l foram para o espaço)....Depois de arrochá-lo um pouquinho, mais 50 apareceram em um galão lá no teto do barco, mas segundo ele, estes 50 litros eram dele, q havia emprestado para o "barco" e agora estava pegando de volta.

Só sei q em determinado momento, estando nós ainda parados no porto, correndo igual malucos para conseguirmos diesel e gasolina pingados pela cidade, quando me aparece um ribeirinho perguntando quem era o responsável pelo barco.

Eu falei q era eu. Ele disse q não, q era um outro rapaz q ele havia conversado antes...mas eu insisti dizendo q eu era o responsável e q ele poderia adiantar o assunto.

Sabe o q ele me disse/perguntou?!?!!??

"...é q o rapaz q eu conversei ontem me disse q tinha combustível para me vender..." surtei::

Eu queria enfiar o dedo e rasgar, claro q no buraco do responsável pelo barco né?!?!? hehehee....

Claro q eu entreguei o gerente de bandeja para o operador dono do barco.

Claro q tb dei uma cacetada de leve nele durante a pescaria.

Claro q não demos gorjeta pra ele, e a tripulação tb sofreu com isso, pois ganhou quase nada de gorjeta...ou seja, tudo para "ensiná-los" a serem honestos...heheee... bang::

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXxxxx

Tb já pesquei na SM em pousada conceituada q o guia brincava de navegar. Durante o dia nós pescávamos 4 horas e navegávamos outras 4...Daí a minha insistência em pescar na Pousada Serra Negra, mesmo levando quase tudo o q vou consumir (inclusive combustível).

Lá consumo geralmente metade ou menos da metade q consumiria nas outras pousadas, o q representa uma economia gigantesca.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Já pesquei em Luiz Alves com a certeza de motor desrregulado.

Nós usávamos um motor de 35hp....vários de 25hp nos ultrapassava na água, e no final do dia era sempre a mesma conversa citada por vc.

"só sobrou um pouquinho no tanque..." . Não importando a distância percorrida.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A verdade é uma só...temos q "calçar" a cara e logo no primeiro dia, assim q descer do barco, subir com o tanque para o posto e completá-lo.

Podemos usar como desculpa q nós é q queremos fazer o cálculo do óleo para o motor render mais, ou q queremos deixar tudo adiantado para o dia seguinte.

Entre eu ficar chateado e o guia ficar chateado....ele q fique. E se ele fizer carinha feia, chegue logo na pousada e peça para trocá-lo.

No começo irá gerar resistência, vamos nos lascar um pouco, pois os caras só nos levarão para pescar em locais furados....hehee...mas estamos fazendo a coisa certa, e é isso q importa. joia:::

Vamos ouvir pra baixo as experiências do restante da turma.

Tenho certeza q vamos rir muito...kkkkkkk.... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei em outro fórum. Não uso serviço de piloteiro,nem de gasolina , nas pousadas levo meu combustível, meu motor e alugo só o casco.

Aí vão falar, mas vc não conhece a represa... Aí vou responder, tem google earth pra que? Tem GPS pra que? Tem os amigos para passar as informações para que?

E todos que já tem um pouco de prática na pesca de tucunarés sabem onde encontrá-los nas represas. Porque para você ir numa pescaria e ser passado para trás não tem nada pior. E como tenho estopim curto, prefiro arriscar por conta própria. Nunca deu errado. São 9 vezes na Serra da Mesa, mais de 30 vezes em Três Marias, e outras por aí, e sempre pegando peixes...

Agora em se tratando de Argentina e Amazonas, a história é outra. Pacote completo com tudo incluso e acabou o problema, eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

estar no AM, onde o planejamento foi longo e os custos altos e ter que passar por coisa como o que voce relatou é de matar....eu me conheço e sei que em situações assim ía dar caca!

O "tour pelas àguas" que alguns decidem lhe proporcionar, sem que voce esteja ali para fazer passeio fazendo o tempo de "motor" ser igual ou superior ao tempo de pesca efetiva é uma das mais clássicas de todas, quase uma lei! Sem falar que voce é quem está pagando, as vezes olha uma estrutura/lugar pede para o cidadão parar, encostar ou ir até determinado local e ele te diz como advinhador e com sonar nos olhos que "ali não pega nada"...

Que se dane, se não pega o problema é meu, afinal como se diz num bordão famoso..."tô pagando!"

Reforço que nem todos são assim, tenho dado relato e indicado um pessoa de Barcelos (Dadá) justamente por que para minha surpresa ANTES de sairmos para pescar ele fazía questão de que eu fosse junto com ele ao posto flutuante abastecer e comprar o oléo para pagar apenas e exatamente o quê de fato foi consumido, mas quantos agem assim ?

Eu já decidi que nas minhas pescarías com gasolina à parte, previamente acertarei (o que é combinado não é caro!) que eu vou junto abastecer com ele ou saindo e chegando farei eu a conferencia, o que honestamente no fundo não me agrada, afinal a pescaría como um todo devería ser momento de relax total e não ter qualquer tipo de preocupação e encheção de saco como é ter qye agir assim, mas ainda prefiro isto do que ter a sensação desagradável de estar sendo passado para trás.

Penso também que nós devemos sempre alertarmos os amigos de o quê/aonde as coisas não são como deveríam ser, e como já uma seção aprovado/desaprovado que tivéssemos mais iniciativas de nos ajudarmos, afinal todos ganham com isto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá...

Em se tratando das manifestações acima, concordo plenamente com todos vocês, mas como começei a pescar mais longe a pouco tempo, então não tenho tanto a dizer, mas vou relatar minha experiência recente no lago do peixe-to. Como o Airton disse, também levamos tudo daqui, menos a gasolina e o barco, compramos e alugamos lá, pois estávamos em carros pequenos e a diferença no preço da gasolina na cidade para o rancho do kojak era de 0,25 centavos, no caso, até considerável, mas como nos causaria um transtorno imenso para transpostar preferimos assim. E tudo correu perfeitamente bem pelo menos conosco e com todos os pescadores que estavam pagando os guias e diárias de barco completas. Na chegada, pedimos a gasolina e dona Gloria nos passou bombonas de 50 litros cada, e nos disse, usem o quanto precisarem e no final podem devolver o que sobrar. Eu fiquei de cara, pois pensei, até então, que teríamos que pagar todo aquele combustível, independentemente de usar ou não. Ou seja, muita honestidade da parte deles, e no final realmente o que sobrou, nós devolvemos, o que estava nos tanques e o resto das bombonas, no total quase 100 litros de gasolina, não tivemos nenhum transtorno. Agora a parte dos guias, penso ser realmente o que foi dito acima, os "passeadores", só que também de pernas né. Tem gente honesta, mas o que tem de picareta também. E a questão de guia, dizer que não conhecemos o lugar, claro com as excessões em lugares como AM, AR etc, ai até concordo, mas nessa última pescaria no lago do peixe, por incrível que pareça, antes de ir solicitei informações de vários usuários no fórum, pontos de GPS e nada, ninguém me passou nada, a não ser nosso grande Fabrício que me deu algumas dicas de pontos perto da pousada, o que rendeu alguns peixes bons. Mas enfim, com pouca informação o jeito foi meter as caras e o peito pra dentro d'água e foi o que fizemos, resultado, pegamos mais peixes do que TODOS, que estavam lá durante a semana junto conosco, inclusive mais do que os guias, não desmerecendo os mesmos, pois são gente fina demais Deivid, GG e Kojak. Pescador de tucunaré, sabe encontrar o bicho, independentemente de onde estejam. Como o Rubens disse, quando se pede pra levar em algum ponto e os caras dizem, "lá não pega nada", não confiem plenamente, pois pegamos peixes e muitos onde menos se esperava. Mas tudo, cada caso é um caso. Mas essa questão da gasolina ai, eu nao tomo toco de jeito nenhum.

Vamos ficar de olho aberto mesmo, problema se neguinho vai ficar de cara fechada ou não, din din, não tá fácil de ganhar.

Abraço turma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um problema sério e duvido que alguém já não tenha sofrido na pele.

Mesmo vç verificando o tanto que sobrou no tanque todo dia, na hora do acerto é aquela confusão.

É mais um motivo para rebocar meu barco para onde quer que seja. Com isso evito a pilantragem das pousadas/piloteiros e ainda tenho a satisfação e o conforto de usar uma embarcação muito melhor que as oferecidas para aluguel.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Rubens, excelente tópico. :bompost:

Recentemente em uma grande pousada na SM eu e meus amigos enfrentamos o mesmo problema, sendo que, um de nossos amigos já havia nos preparado pois enfrentou a mesma situação de divergência na gasolina 3 meses antes na mesma pousada.Depois de muita discussão do grupo com o Gerente na hora do fechamento da conta e de eu afirmar que era impossível um motor de 25hp da mesma marca e modelo do meu (sea pro - mercury) gastar o que estavam cobrando(35 lts em média por dia), o gerente da pousada reduziu em 1/3 o valor da despesa de combustível...

Estou falando de aproximadamente 30% de ágio...a R$4,00 o litro, façam as contas de quanto esta pousada não fatura em cima dos incautos.E como o meu amigo já havia passado por isto no mesmo local, temos certeza de que é uma prática corriqueira desta pousada. diabo:: diabo:: diabo::

Nas situações em que você é "forçado" a utilizar este tipo de serviço, acredito que o melhor a fazer para quem conhece um tanque de combustível é fazer o que sempre havia feito e desta vez na SM dei bobeira, ao sair pela manhã, confira o nível do tanque junto com o piloteiro, nem que seja no visual (dá para ter uma idéia) e na volta faça a mesma conferência e anote, e já avise ao piloteiro que se ele for completar com o combustível reserva, para te avisar antes que você está controlando o consumo.Faça isto diariamente pois, mesmo que vc se atrapalhe um pouco nas contas ou esqueça de alguma narcação, ele pensará 2 vezes antes de te enganar. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Assim, como já dizia minha falecida vó, " o que é combinado não é caro nem barato, é justo!"hehehe.

Antes ele ficar P...da vida com sua desconfiança do que você se estressar e pagar a mais por conta disso. bang:: bang:: bang::

Se ele ficar de cara feia, siga a dica do Fabrício e peça para trocar de piloteiro.

Pelo o que tenho percebido, existem casos em que realmente a pousada é idônea e o mau funcionário acaba por prejudicar a imagem da empresa, normalmente isto acontece nos casos em que o piloteiro gosta de pescar e ele "rouba" um pouco da tua gasolina para poder pescar sozinho depois ou revende a sobra de combustível e também existem casos em que a pousada é conivente e faz do resultado desta prática parte integrante dos seus lucros. diabo:: diabo:: diabo::

Como os amigos citaram, não podemos generalizar, mas infelizmente vivemos em um mundo que temos que desconfiar de tudo e de todos, então fique de olho no seu din din pois tem sempre um terceiro de olho nele também. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não pode dar moleza mesmo.

Antes um piloteiro ou dono de pousada com cara feia do que vc ser passado pra trás.

Se não puder levar ao menos o motor, confira o abastecimento mesmo.

Outra opção é levar uma reserva, e abasteçer o tanque somente a hora que acabar.

Nada de ficar completando todo dia.

Verificar o que sobrou também vale.

Eu tenho caminhonete, então sempre levo gasolina e óleo 2T.

Sempre uso o lubrax nautico, compro direto do distribuidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Rubens, excelente post, o desabafo foi super válido, pois aproveitar dos outros virou prática comum, infelizmente!

Queria então, acrescentar que o desonesto é desonesto, ou seja, se acontece isso com a galosina do motor, prestem bastante atenção então, com todo o contexto que envolva esta pessoa ou as pessoas que trabalham com ele... Se é prática normal com gasolina, deve ser também com outros produtos/serviços.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...