Ir para conteúdo

Mapas de rios para GPS Gamin


Árlen

Posts Recomendados

Amigos, embora sou vizitante assíduo do FTB, é minha primeira postagem. Asim, desculpe-me algum deslize por falta de conhecimento... Mas vamos direto ao assunto:

ALGUÉM SABE DE ALGUM MAPA PARA GPS GARMIM DE RIOS DO BRASIL?

Adquiri há alguns anos um GPS Gamim Map 60csx. Pensei: estou bonito na fita - posso saber onde estou, visualizar na tela o local e em cores e ter segurança para voltarào local de origem. Ledo engano. Os mapas que tive acesso só possuem o rio principal da bacia e mínimos afluentes. Quase sempre onde pesco (afluentes e lagoas), em meu GPS estou no vazio!!! Baixei os mapas da "tracksouse" e "trackmaker", mas pouco me ajudaram. Pra quem quer andar em cidades, rodovias e até mesmo pescar no mar (cartas náuticas) sei que há mapas disponíveis. Mas para eu que sou pescador de rios em nosso Brasil estou literalmente perdido... tanto assim que meu GPS está há mais de ano aposentado (na gaveta). Assim, lanço este tema que se constituiu num socorro para conseguir usar meu GPS: ALGUÉM SABE DE ALGUM MAPA QUE EFETIVAMENTE TENHA RIOS, ainda que para comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Árlen !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outras... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

viewtopic.php?f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

viewtopic.php?f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Árlen, seja muito bem vindo ao fórum.

Bom demais saber q vc começou a postar...hehee...Agora é não parar mais.

Quanto a sua pergunta...infelizmente não existe mapa detalhado dos nossos rios.

O melhor mapa, mas q define bem o nosso litoral, é o BlueChart Vision G2.

Os novos GPSs da Garmin estão saindo com uma definição melhor de tela, sendo q vc pode baixar uma imagem do Google Earth, calibrá-la, e jogá-la diretamente para o GPS...daí vc navega em cima da imagem. É show de bola.

Apesar de ser uma opção muito legal ainda é cheia de limitações (tamanho da imagem), mas tenho certeza q em um futuro bem próximo teremos novidades enormes na área de GPS.

Agora....é uma pena vc deixar o seu aparelho guardado...pois o bicho é muito bom e útil.

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arlém,

Como tenho um simple e-trex sem mapa não me preucupo muito com isto, embora GPSs com mapa deixam bastante a desejar em relação a rios e represas/resevatórios. De qq maneira abaixei o Brasil detalhado 1.3 do trackmaker que comunico com o gps, porém após as pescarias p ver os pontos percorridos. O que espero de um gps é que seja simples de operar, e que me traga de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a acolhida de todos do FTB. Estou tentando providenciar meu AVATAR.

Fabrício, valeu pelos conselhos. Acho importante suas posições no fórum, sempre elucidam e passam algum conhecimento. Mas não lhe parece frustrante você ter um equipamento eletrônico de posicionamento global, mas sem que não possui à disposição mapas hídricos de nossas bacias. Ainda mais nesta era em que reinam satélites com precisão absoluta. É como se ter uma perna quebrada e não dispor de uma muleta para andar. Ou seja, andamos mancando!!

Caro Lamana, valeu mesmo pelo incentivo.

Vou tirar meu GPS da gaveta. Mas ainda sob protestos...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...mas Árlen...entendo o seu posicionamento, realmente é frustrante...mas se até hj apenas os EUA se interessarem em colocar em órbita os satélites GPS?!?!? hehehee...Os caras jogam os satélites no espaço, gastam bilhões de aparelhagem, e nós, q usamos a tecnologia gratuitamente, nem empresas interassadas em criar mapas temos...hehee..

Em nosso país a pirataria é algo impressionante...e os EUA sabem q se fizerem mapas "para nós", vamos piratear o programa deles...hehehee...

Não temos nem força como pescadores esportivos...

Vc investiria em um mapa de rios brasilieiros?!?! hehheee....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É complicado. Tudo dependeria do preço e se o mapa possui, realmente, os rios da bacia hidrográfica.... Mas foi bom abrir esse tópico pra que vcs me motivassem a tirar da gaveta meu GPS. Ficarei com o velho mapa que tenho e vou garimpar, no dia-a-dia, alguns marcações de pontos que possam ser interessante. Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Mais importante que os voce saber usar o gps. Este aparelhinho traz muitas informações e se o pescador não souber fazer a leitura destas informações de nada vai adiantar ter o gps.´É preciso entender como o gps arquiva os trajetos, como buscar esses arquivos na memória do gps, como marcar os pontos imporantes, como criar uma rota para chegar nestes pontos marcados, etc. pra isso, é necessário praticar bastante em locais que voce conhece.

no ano passado fui para barcelos e levei um gps garmim vista hcx. sem experiencia com o equipamento, deixei ele gravando todas as rotas e quando fui ver tinha uma quantidade enorme de trajetos sobrepostos um sobre o outro que de nada adiantaram.

Sugiro ler o manual, fuçar muito no equipamento para saber o que esta fazendo. Posso destacar o seguinte:

1) marque no gps o ponto da pousada ou de onde esta o barco hotel.]

2) para cada saida programe para o gps gravar um trajeto novo sempre marcando os pontos que achar interessante.

Mesmo que voce não tenha o mapa no gps, sabendo gravar os trajetos voce não vai se perder.

3)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim hoje o GPS no meu caso é um Garmin Oregon 450 é um dos ítens fundamentais em minhas pescarias no médio Rio Negro, principalmente quando tem os mapas dos rios do Google Earth inseridos na memória.....segurança em saber onde está.........marcação de pontos promissores........navegação nos rios e o melhor explorar lagos fechados baseado nas imagens do satélite. é fantástico ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Êpa Jaiminho

Vc só não pode entregar o ToaToa PNC 1716 porque o Bin Laden, também chamado de Gusso, prometeu aterrar a boca do lago, colocar umas bomba2 e ficar armado até aos dentes bang:: bang:: para acertar quem entra lá :gorfei: Ainda bem que ele não sabe direito o local, nem o Fabrício :gorfei: alegre:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Estou precisando do mapa da serra da mesa alguem pode me ajudar,

Giancarlo....infelizmente não existe mapas prontos da SM.

O mapa do Projeto Tracksource dá apenas uma noção de onde seja a represa, mas fraquíssimo a utilização.

Qual o modelo do seu GPS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu mesmo faço os meus mapas antes de viajar utilizando o Google Earth. Não é um mapa roteável (aqueles que ficam falando "vire a direita") mas da pra seguir o mapa olhando para o GPS.

Utilizo um GPS bem simples da ipiranga com o sistema IGO8. Vou falar em linhas gerais como faço:

1 - no google earth crio varios caminhos, um para cada rio e afluente e lagoas marginais e etc.

2 - clicar com botao esquerdo no caminho e salvar como .kml

3 - utilizo o programa GPSBabel pra converter o arquivo .kml para .trk (neste programa acredito que converte para qualquer tipo de GPS)

4 - Salvo o arquivo .trk na pasta tracks do meu GPS e pronto.

fiz inumeros testes até encontrar a pasta certa. mas vale a pena, pq depois temos uma ferramenta excelente pra nao ficar perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...