Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
cassioarruda

Motor elétrico - bateria - carregador

Posts Recomendados

E aí, pessoal?

Tenho um barco de alumínio que, com motor, pesa uns 360 kg. Costumo pescar com mais um ou dois pescadores, e praticamente em só em represa. Então, pergunto:

a) Qual seria a potência ideal do motor elétrico, para esse conjunto?

Já li por aí que motor muito potente não tem uma lenta muito boa, apesar das 5 velocidades, é isso mesmo?

b) Estive pensando em colocar uma bateria Moura Boat (lacrada) de 105 amperes, que é que vocês acham?

c) E quanto ao carregador da bateria, qual marca/modelo seria o mais indicado?

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para um barco de 360 kg, mais os pescadores e tralhas, um de 44 lbs tá muito bom.

Se vc achar que pra frente tá muito rápido, põe pra trás, geralmente vai mais devagar.

Moura boat de 105 amp tá excelente a bateria, vai dar uma autonomia legal.

Quanto ao carregador, pode pegar um de 10A com flutuação que vai ficar show de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Cassio,daria preferência a baterias que não são lacradas, explico;

Baterias com tampas nos vasos, vc pode e deve usar o densimetro p verificar a carga corretamente, aumentando muito a vida útil legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Cassio, acredito que um motor de 34 lbs seja suficiente. É o que uso e meu conjunto é bem mais pesado. (só eu peso 120kg rsrsrs)

Com relação a bateria, concordo com o Lamana. Em um carro onde o uso é constante e o alternador está sempre repondo a carga, essas baterias seladas são ótimas, mas no nosso caso as de vaso aberto são melhores.

Um carregador automático (flutuação) com carga de 5 amp. está de bom tamanho.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, pessoal...

Tinha certeza de que sairia daqui com mais dúvidas do que quando cheguei (:>)

Brincadeira...

É, acho que um 44 seria mais garantido, e, como disse o Alex, usar a marcha à ré para quando precisar de menor velocidade...

Quanto à bateria aberta, dizem que se controla a carga é com um "densímetro"... como assim? Não se deixa ela descarregar até ficar meio fraca? Eu teria de medir a densidade de tempos em tempos? É possível carregar ao fim da pescaria (fim de semana, p.ex), ou teria de esperar a carga chegar até um nível determinado?

Quanto ao carregador, se alguém souber informar uma marca/modelo específicos, agradeceria.

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

No final do dia, vc mede a carga com o densímetro, e saberá se tem que carregar novamente p o dia seguinte ou não. Dar cargas com a bateria carregada detona.

Compartilhar este post

Link para o post

Cassio, recomendo que vc compre um carregador com flutuação, que desliga automaticamente quando a bateria está carregada.

Assim, vc não precisa do densímetro para controlar a carga, pois se conectar um carregador comum numa bateria carregada, esta vai continuar a carregar e aqueçer, diminuindo muito sua vida útil.

Recomendo que compre um deste:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... te-12v-_JM

ou este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... bivolt-_JM

Assim nunca vai precisar se preocupar, pode deixar ligado direto na bateria que ele apenas vai manter a carga completa.

Como vc disse que vai usar bateria de 115 amps, compre um de 10A, que vai ser capaz de repor a carga em uma noite apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cássio,

Antes de mais nada, leia o que está nesse linK e tire todas as suas dúvidas. Acho que pode servir para os que acompanham esse post.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=7169

Respondendo sua pergunta, coloco minha bateria (110 amp) para recarregar assim que retorno da água e pela manhã a carga está completa. Lembre-se que vç nunca irá carregar os 105 amp. da sua bateria e sim proximo de 20 ou 30% disso, ocasião em a bateria começa a dar sinais de fim de carga.

Em tempo, o carregador que te indiquei tem flutuação o que torna desnecessário que desligue automaticamente ao completar a carga. Nessa situação ele mantem uma pequena carga de poucos amperes (acho que 0,5 a/h). Mas note que uma bateria dessas com plena carga e tocando uma elétrico de 36 lbs, dura no mínimo 2 dias inteiros de uso intensivo sem dar sinais de perda de potência.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, pessoal. Então, acho que vou ficar com o seguinte conjunto:

- Motor 44 lbs, conforme indicado pelo Alex, e para vencer o vento do Mário.

- Bateria 105 Amp, lacrada, pra contrariar o Lamana (:>), e para não aumentar a tralha com o tal do densímetro...

- Carregador 5 Amp, com flutuador, do Walther.

Alex, já li em alguns sites e forums que carregar baterias de ciclo profundo com mais de 5 Amperes (ou com mais de 13,8 v) poderia prejudicar a vida útil delas... Como o custo dessas baterias quase se equipara com o custo do motor, vou preferir ser mais prudente, mesmo que isso signifique um tempo maior de carga... Obrigado, de qualquer forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Cassio, desculpe eu insistir, mas veja a resposta que o vendedor deu no link postado pelo Walther:

"Bom dia, tenho dois veiculos que utilizo pouco gostaria de comprar um bom carregador de bateria, uma bateria é de 12V - 92 Amperes e 12 V - 18 Amperes, pergunto Serve para as duas!!! Em quanto tempo carrega !!! Existe indicador quando cmpletar a carga !! Tem opções carga rápida e lenta !!! Posso deixar exemplo dois dias ultrapassando o tempo de carga !! ou é automatico quando a bateria esta completa ele desliga !!! e 110 v/220 v !! obrigadoResposta:

13/09/2010 09:10Ola amigo! Em razão da bateria maior o ideal seria um de 10 amperes AUTOMATICO INTELIGENTE. Este tem indicador de carga, mas é indicado pela fabrica para baterias ate 60 amperes, usuarios carregam baterias maiores. Este tem a opção somente de carga lenta e dependendo do tamanho da bateria por tornar-se um carregador somente de carga rapida. Deixar o carregador direto na bateria carregando ou por um dia ou mais, somente o automatico pode ser usado desta forma. Caso necessite de mais informações ou tenha mais duvidas retorn suas duvidas. Estou a seu dispor para mais esclarecimentos. Ass. Jose Dias."

Mas, a hora que for mesmo comprar, converse com o vendedor e explique seu caso, ele certamente o orientará.

Eu comprei um carregador com este vendedor, só que minha bateria é de 60 amps.

Acho que com a flutuação ele não carrega full time em 10A não, só no começo mesmo.

Para baterias estacionárias, o importante é a temperatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, veja a minha pergunta ao vendedor do "Carregador Bateria Digital 10ah. Desliga Automático. Bivolt" (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151970764-carregador-bateria-digital-10ah-desliga-automatico-bivolt-_JM)

Pergunta: Estou adquirindo uma bateria "MOURA BOAT 105 A" e queria saber se esse carregador é adequado para ela, principalmente por essa bateria ser de "Ciclo Profundo", e deve ser carregada lentamente. 17/09/2010 20:25

Resposta: Boa noite amigo, o ideal é nosso modelo de 20Ah que custa R$289,00 + frete. Obrigado pela pergunta, ...

Como você pode ver, a vida do leigo não é fácil (:>)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso