Ir para conteúdo

Me ajudem sobre esse assunto...coisa séria


Posts Recomendados

Olá galera, hoje fui comprar umas iscas artificiais, garatéias e splits aqui na loja da cidade e de repente me chega um velho amigo e me conta o seguinte:

"Fui abordado pela polícia ambiental, me pediram a carteira de pesca, depois de conferida, me pediram para olhar dentro da minha bolsa de apetrechos, e de repente, o policial, foi retirando as garatéias uma por uma lá de dentro. Quando ele pegou a 6ª, perguntei para ele o que estava acontecendo e ele me respondeu que não cabia a ele responder, visto que eu por estar portando as garatéias é que tinha que dar explicações, e que por cada uma dessas eu levaria uma multa de 300 reais, mesmo eu explicando o motivo de ter garatéias reservas."

Gente isso só não aconteceu, porque um outro policial o reconheceu por ser amigo antigo do pai dele.

AGORA EU PERGUNTO ISSO PODE? TEM FUNDAMENTO? doeu::

Então a gente não vai poder carregar garatéias sobressalentes mais não? blink::

Se possível me mandem algo específico (lei) porque vou imprimir para navegar com isso aqui...claro se o policial estiver equivocado. Porque se estiver certo nós estamos ferrados... bomba2

Abraço a todos!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que tenha sido um equivoco do policial (estava calor e ele estava com vontade de beber "uma cervejinha" depois do expediente???) com a ligação que as garetéias possam ter com espinheis e sistemas de pesca desta natureza.

Muito estranho um oficial da Ambiental agir desta forma, como se não conhecesse nada à respeito, porém, podemos vc e eu estar errados sobre essa "multa" que seria aplicada.

Esperemos alguém com mais embasamento responder, mas, numa pesquisa rapidíssima que fiz, não encontrei nada, além d proibições de outros sistemas fora do descrito acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que tenha sido um equivoco do policial (estava calor e ele estava com vontade de beber "uma cervejinha" depois do expediente???) com a ligação que as garetéias possam ter com espinheis e sistemas de pesca desta natureza.

Muito estranho um oficial da Ambiental agir desta forma, como se não conhecesse nada à respeito, porém, podemos vc e eu estar errados sobre essa "multa" que seria aplicada.

Esperemos alguém com mais embasamento responder, mas, numa pesquisa rapidíssima que fiz, não encontrei nada, além d proibições de outros sistemas fora do descrito acima.

Então, achei estranho demais... Imagina, tem nego que carrega 50 garatéias...

Vamos esperando a galera se manifestar...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Airtonnnnnnnnnn... que isso meu amigo... isso é mais tremenda falta de despreparo do cidadão policial militar. Tanto que, as novas portarias do IEF inclusive Ibama, agora MPA, foram reformuladas. Lá fica claro e explicito que, hoje se pode transportar as garatéias para substituição nas iscas atificiais.

Segue um trecho da portaria:

c) O pescador poderá manter em sua guarda garatéias para eventuais substituições em iscas

artificiais, mas não poderá utilizá-las fora das referidas iscas;

http://www.ief.mg.gov.br/images/stories ... anaiba.pdf

http://www.ief.mg.gov.br/images/stories ... _leste.pdf

http://www.ief.mg.gov.br/images/stories ... ncisco.pdf

http://www.mpa.gov.br/mpa/seap/html/PAR ... .03.09.doc

Sobre a pesca amadora, o que temos em termos de legislação é isso.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta era antiga, da época que iscas artificiais eram novidade.

Se ele queria "morder", vai arrumar um jeito. Agora, ele poderia apreender, até mesmo lavrar a multa, era só vc pegar um juiz para liberar, a ainda pegar uma grana do órgão por este fiscal despreparado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Airtonnnnnnnnnn... que isso meu amigo... isso é mais tremenda falta de despreparo do cidadão policial militar. Tanto que, as novas portarias do IEF inclusive Ibama, agora MPA, foram reformuladas. Lá fica claro e explicito que, hoje se pode transportar as garatéias para substituição nas iscas atificiais.

Segue um trecho da portaria:

c) O pescador poderá manter em sua guarda garatéias para eventuais substituições em iscas

artificiais, mas não poderá utilizá-las fora das referidas iscas;

http://www.ief.mg.gov.br/images/stories ... anaiba.pdf

http://www.ief.mg.gov.br/images/stories ... _leste.pdf

http://www.ief.mg.gov.br/images/stories ... ncisco.pdf

Logo completo o restante, mas veja nos links.

Abraço, mas nao terminei ainda....

Muito bom Léo...vou imprimir isso tudo e dar de presente pra ele. É um senhor muito bom, bacana. Passou por um constrangimento horrível...

E tem mais , tanta rede e pesca ilegal para os caras olharem...

Brincadeira uma dessas

Mande tudo que tiver aí...

Abraço e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Airton, o policial devia estar equivocado em relação as garateias, no caso de pescaria com iscas artificiais. Mas ele pode ter achado que as garateias tinham outra finalidade. Aqui em Cuiabá, muita gente usa as garateias amarradas em um chumbo para fazer o que eles chamam de gancho, que é sair arrastando a garateia pelo fundo do rio, com a intenção de enroscar em algum peixe de couro grande (pintado ou jau), e isso é proibido.

Eu que pesco com artificiais tenho q muitas vezes ficar escutando piadinhas dos outros perguntando c eu vou "ganchar" os peixes. Aqui a gente brinca que é a Ita Ibate Brasileira, por causa do tamanho dos pintados que sao pegos com iscas artificiais, só que estao matando todos. o pessoal para nao perder isca ja que os crankbaits sao caros (50 reais em media) os da rapala e enroscam muito por virem arrastando no fundo, só compram garateias grandes e as amarram junto a chumbada, dai pegam muitos peixes e matam todos, a pesca esportiva por aqui é mto fraca e quem devolve peixe (como eu) é tido como "besta". Só agora o pessoal da Sema esta fiscalizando um pouco e nao permitindo que se pesque desse jeito, só que estao incluindo tb as artificiais, agora ninguem mais pode pescar com qualquer coisa que nao seja isca viva, nesses pontos de pesca.

Eu mesmo ja fui abordado por policiais e tive que guardar minhas iscas no carro, as vezes a gente paga pelo erro dos outros e os policiais por falta de conhecimento colocam como se fosse tudo a mesma coisa.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Airton, o policial devia estar equivocado em relação as garateias, no caso de pescaria com iscas artificiais. Mas ele pode ter achado que as garateias tinham outra finalidade. Aqui em Cuiabá, muita gente usa as garateias amarradas em um chumbo para fazer o que eles chamam de gancho, que é sair arrastando a garateia pelo fundo do rio, com a intenção de enroscar em algum peixe de couro grande (pintado ou jau), e isso é proibido.

Eu que pesco com artificiais tenho q muitas vezes ficar escutando piadinhas dos outros perguntando c eu vou "ganchar" os peixes. Aqui a gente brinca que é a Ita Ibate Brasileira, por causa do tamanho dos pintados que sao pegos com iscas artificiais, só que estao matando todos. o pessoal para nao perder isca ja que os crankbaits sao caros (50 reais em media) os da rapala e enroscam muito por virem arrastando no fundo, só compram garateias grandes e as amarram junto a chumbada, dai pegam muitos peixes e matam todos, a pesca esportiva por aqui é mto fraca e quem devolve peixe (como eu) é tido como "besta". Só agora o pessoal da Sema esta fiscalizando um pouco e nao permitindo que se pesque desse jeito, só que estao incluindo tb as artificiais, agora ninguem mais pode pescar com qualquer coisa que nao seja isca viva, nesses pontos de pesca.

Eu mesmo ja fui abordado por policiais e tive que guardar minhas iscas no carro, as vezes a gente paga pelo erro dos outros e os policiais por falta de conhecimento colocam como se fosse tudo a mesma coisa.

Abraço

Pois é, mas isso é um absurdo... um não poder ser julgado pelo que o outro faz. Mas aqui em Minas, pelo que o Léo Andrade passou já deu para ficar mais tranquilo, porque a portaria fala em se poder carregar as garatéias, desde que seja para a colocação nas artificiais. Vou imprimí-la e levar junto à minha tralha de pesca para não acontecer uma merda dessa que aconteceu com meu amigo.

Abraço e tomara que as coisas mudem por aí. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não quero acreditar que algum companheiro de farda anda fazendo uma burrada dessas!!!

Isso foi aqui em MG Airton??? Porque se foi... ele com certeza está mal informado e agindo de forma arbitrária!!!

Quem estipulou essa multa de 300,00 por garateia???

Sim Aqui em Furnas...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Rio de Janeiro, década de 70, costumava pescar nas pedras do Arpoador dessa forma. Arremessava uma garatéia grande, grande mesmo, e vinha recolhendo dando fortes lambadas na vara. Quase sempre engatava uma tainha.

Mas essas garatéias eram pelo menos 3 vezes maior que a maior que usamos nas iscas artificiais.

Isso é tanta desinformação que chego a pensar em má fé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A policia ambiental é uma polícia mais preparada no que se refere ao conhecimento de legislação, pois a sua atuação é bem mais técnica.

Com certeza não desconhece a lei, pois é o mínimo de conhecimento. E a desculpa que o cara era velho, tá a tanto tempo lá, que nem sabia é papo furado.

Eles tavam é com outros interesses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A policia ambiental é uma polícia mais preparada no que se refere ao conhecimento de legislação, pois a sua atuação é bem mais técnica.

Com certeza não desconhece a lei, pois é o mínimo de conhecimento. E a desculpa que o cara era velho, tá a tanto tempo lá, que nem sabia é papo furado.

Eles tavam é com outros interesses.

Tudo leva a crer que seja isso. bang::

De posse da Portaria que o Léo me mandou, fiz uma cópia para ele e guardei uma na minha mala de pesca... Quero ver virem com esse papo pra cima de mim... fome::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A policia ambiental é uma polícia mais preparada no que se refere ao conhecimento de legislação, pois a sua atuação é bem mais técnica.

Com certeza não desconhece a lei, pois é o mínimo de conhecimento. E a desculpa que o cara era velho, tá a tanto tempo lá, que nem sabia é papo furado.

Eles tavam é com outros interesses.

Tbm acho isso...

O policial tava querendo um guaraná. Lamentável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não sou advogada, e inexperiente em muita coisa ligada à pesca.

Mas acho legal:

1) Termos sempre à mão as normas referentes, como as citadas pelo colega Leo Andrade, e outras trazidas por tantos colegas nos fóruns.

E caso já não exista, até sugeriria aos moderadores criarem um tópico,com Leis e Normas de interesse da comunidade.

2) Se a argumentação frente a autoridd não adiantar: aceitar a apreensão, exigindo descrição o mais detalhada possível do material. E se não for muito longe da sede, delegacia ou destacamento do policial, solicitar que sejamos conduzida/os a tal "posto" para lavratura de B.O, etc. Evidentemente para garantir maiores chances de ressarcimentos e responsabilizações possíveis junto ao órgão e seu preposto.

Há décadas, qdo esposo ainda pescava, sua decisão acima fez guarda florestal "resolver ser camarada" e desistir de apreensão tão ou + bizarra que a presente, e de cujos detalhes nos preservo, tb p não extrapolar o tópico.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha muito estranha essa ação do policial, trabalho em uma loja especializada no ramo da pesca, e pela experiencia que tenho desconheço que haja leis impedindo o transporte de garatéias de reposição, mas fica aqui um conselho...sempre que estiverem levando garatéias com sigo levem também as notas fiscais, uma boa idéia é levar as garatéias em estojos juntamente com split's e alicate proprio, acho que no caso do amigo AIRTON PESCADOR houve um equivoco ou havia segundas intenções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As multas foram aplicadas? Se positivo, qual foi sua providência? Que coisa é essa. Pela lógica se eu for pego com uma isca sem garatéia, também vou ser multado, sob a alegação de que eu retirei as garatéias das iscas para pescar de forma irregular...absurdo mesmo..rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...