Ir para conteúdo

Anzois com Fisga x Sem Fisga


Bigão

Posts Recomendados

Caros pescadores. Sei que muitos de você já são adeptos ao pesque e solte e são acostumados a retirar a fisga de seus anzois. Mas sempre há aqueles pescadores que mesmo praticando o pesque e solte, acreditam que não faz a menor diferença deixar a fisga no anzol!

Bem vou começar uma tópico, que possivelmente poderá virar uma discusão.

Mas mesmo assim acho de grande importancia discutir este assunto, ler e analisar todas as opiniões. Para assim poder tirar as próprias conclusões.

Eu sou muito a favor de retirar as fisgas dos anzois, principalmente das iscas artificiais. Acabei apreendendo isso da pior maneira.

A ums 3 anos atras, eu era daquele pescador que já praticava a pesca esportiva, mas retirada a fisga do anzol somente quando ia pescar em algum Pesque e Pague cujo lugar exigia que retira-se a farpa dos anzois para pescar na Pesca Esportiva. E naquela época eu achava, erradamente, que nas iscas artificiais não deveria retirar as fisgas, pois as garatéias eram pequenas, e que assim os peixes escapariam com maior facilidade. Após ir várias vezes em pesque e pagues, verifiquei que a opinião que eu tinha era completamente sem fundamento, pois quando pegava um peixe no pesqueiro, na maioria das vezes que ele conseguia escapar, ou era porque a linha arrebentava, ou porque o Anzol Quebrava.

E quando esquecia de retirar a fisga do anzol e o Peixe embuchava o anzol, era uma dificuldade extrema retirar o mesmo do peixe. Com isso fui pegando o costume de sempre amassar a fisga dos anzois antes de pescar.

Mas a lição eu só fui realmente apreender quando fui pescar no Rio Paracatu com alguns amigos meus. Um desses amigos estava indo pescar pela primeira vez na vida dele. No ultimo dia de pesca, quando este novato conseguio pegar seu primeiro peixe na vida dele.... (Um mandi de mais ou menos 20 cm) e na hora que ele estava soltando o bichinho. Eu estava pecando com uma isca artificial (Inna 110 da MS), usando um equipamento completamente inadequado para tal modalidade. E em um arremeso infeliz, acertei a nuca deste meu amigo que estava em pé no barco. Olha só o resultado do acidente.

Imagem Postada

Como a Garateia estava com as fisgas, não foi possível retirá-la. Tivemos que ie embora e ir direto para um hospital.

Outro exemplo disso que estou falando é o fato ocorrido no programa Pesca Alternativa deste domingo, onde o Pescador Marcão acabou se descuidando e teve uma isca artificial enfiada em sua perna, tiveram que cortar a garatéia, com um alicate apropriado, e fazer a parte que entrou em sua perna, atravesar do outro lado para poderem tirar. Por causa da Fisga do Anzol, se o mesmo estivesse sem a fisga, não teria necessidade de cortar a garatéia e nem furar o outro lado da pele dele.

E também já foi estatisticamente comprovado que a mortalidade dos peixes que são fisgado com anzois sem fisga diminuí em 50%. Isto é, se você capturar e soltar 30 peixes com anzol normal e 8 morrerem, estatisticamente falando, se você usar um anzol sem fisga, somente 4 iram morrer.

Não estou criticando ninguem que usa a fisga em seus anzois, e nem quero criticar o pescador e apresentador Marcão. Só estou tentando expor o meu ponto de vista, e citando que se um pescador extremamente experiente como o Marcão sofreu com um acidente desses. Imagina pessoas como a gente o que não pode acontecer, e o que podemos evitar se retirar-mos as fisgas de nossos anzois! Com isso quero só que reflitam a respeito, e sintam-se livres para dar suas opiniões.

Ahh e não se preocupem, hoje eu sou um excelente arremessador de isca artificial, quase um Nelson Nakamura :lol: :lol: :lol: .

Quem for pescar comigo pode ficar tranquilo que eu apreendi com o meu erro, e que hoje tomo muito cuidado, sempre olhando quem está atras de mim. hehehhehehehe :D

Sendo que eu já sofri o mesmo que esse meu amigo, por sorte nenhum garatéia foi fisgada na minha nuca. Graças a Deus. 8)

Um abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bigão,excelente assunto, gosto muito dele. Eu pesco sem fisgas há cerca de 8 ou 9 anos, primeiro para ferir menos o peixe, já que a intenção é soltálo, segundo para evitar acidentes.Sou defensor absoluto da retirada das fisgas, já desafiei amigos quanto a este tema, e ainda bem, tenho sempre conseguido trazer mais um pro time após teste realizado.Pode parecer uma contradição minha, mas descordo quanto a comprovação que tú fala de mortalidade de 50/100, já me apresentaram estudos em que não se comprova a fatalidade da presença da fisga.Quanto a fuga do peixe, acho muito importante o que disse, geralmente o peixe escapa por garatéia aberta, boca rasgada, linha estourada, e o que se soltam com pulos, também terminam por soltar das fisgas também.Mas não existe diferença alguma?Não sou inocente de falar isto, é lógico que existe, acredito que quando se toma o hábito de se pescar sem fisga e se modificam as técnicas e a atenção em pontos específicos, a diferença de caputuras com o uso de fisgas não ultrapassa 10(por cento - teclado com defeito, hehehehe) do que o não uso de fisgas.Um outro ponto fundamental, quantos amigos já perderam o peixe com a isca na boca. Pois então, a possibilidade de um indivíduo se soltar da isca é muitíssimo maior quando a esta está sem farpa. Talvez este seja o ponto crucial no que diz respeito a mortalidade da farpa Bigão.No mais, relembro assim como o Bigão que não estou criticando que usa farpa, só que vejo o não uso da mesma como um passinho a mais pra esportividade. E sempre digo o seguinte, nas pescarias dos amigos eu sigo as regras, na minha pescaria estão convidados a entrar na minha canoa sem fisgas (convite a La Pinochet... hehehehehe). :lol: :lol: Um abraço, e já vi que este tópico vai ser longo, hehehehe... gosto disso. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo Xande. Deixar a opinião e o ponto de vista é o que eu estava pretendendo que os pescadores fizessem. E realmente, os peixes podem escapar na hora da briga de inumeras maneiras. Por isso que eu acho que não deve-se culpar a falta de fisga nos anzois. Pois é como você disse, agaratéia pode abrir, o Anzol qubrar, a linha estourar, o peixe se soltar do anzol no salto, a boca do peixe rasgar, o empate de asso partir e por aí vai. E é por isso que eu acredito que a mãe Natureza sempre descobre um jeito daquele peixe em específico escapar. heheheheheheheheheheÉ porque tinha que escapar. E concordo com você, o não uso de fisga machuca menos o Peixe. Gerando assim menos dano, e ele não fica muito machucado a ponto de outro predador vir e matá-lo.E olha que eu vou nesse seu barco sem fisga.... E levo meus anzois sem fisga também! hheheheheeheh.Mas garanto que eles vão estarbem afiados. heheheh :lol: :lol: :lol: Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo Xande. Deixar a opinião e o ponto de vista é o que eu estava pretendendo que os pescadores fizessem. E realmente, os peixes podem escapar na hora da briga de inumeras maneiras. Por isso que eu acho que não deve-se culpar a falta de fisga nos anzois. Pois é como você disse, agaratéia pode abrir, o Anzol qubrar, a linha estourar, o peixe se soltar do anzol no salto, a boca do peixe rasgar, o empate de asso partir e por aí vai. E é por isso que eu acredito que a mãe Natureza sempre descobre um jeito daquele peixe em específico escapar. heheheheheheheheheheÉ porque tinha que escapar. E concordo com você, o não uso de fisga machuca menos o Peixe. Gerando assim menos dano, e ele não fica muito machucado a ponto de outro predador vir e matá-lo.E olha que eu vou nesse seu barco sem fisga.... E levo meus anzois sem fisga também! hheheheheeheh.Mas garanto que eles vão estarbem afiados. heheheh :lol: :lol: :lol: Um abraço

Enxergo uma grande nobreza na tua aceitação às resoluções da mãe natureza, tenho certeza que ela te presenteia por isso. :lol: Afiados tudo bem... hehehhehehe.Aproveitando pra mais uma dica: aquele que estiver interessado em não usar fisgas, amasseas assim que comprar, pois se deixar pra amassar no meio da pescaria, quando estiver vendo o cardume batendo... os lambaris fugindo... o azulão riscando a água... o trairão na sombra... hehehehhehehehe... já viu né... num vai dar tempo de amassar! rsrsrsrssssssss
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bigao,Sou adepto ao uso de anzóis e garatéias sem farpas, após uma conversa com Xande sobre este assunto, fiz o teste em uma pescaria, do "estrago" que uma farpa faz no peixe e verificando a diferença entre anzol e garatéia sem farpa. O resultado foi um soh, a retirada imediata das farpas de todos os anzóis e garatéias q estavam na minha caixa... heheheheFora, q o anzol sem farpa caso aconteça um acidente como o da foto acima, é mto mais fácil de tirar!!!Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi q serei apedrejado aqui...hehee... :mrgreen: Eu cheguei a pescar uma temporada com anzóis sem farpas. Como eu disse no outro tópico...pelo menos na pesca de tucunarés...eu não tiro mais as farpas.Já vi muito pescador ñão amassar corretamente a fisga...e ela, apesar de ficar um pouco mais fechada, vai continuar fazendo o mesmo estrago por onde passar. Se vai retirar, retire totalmente.Quanto a parte da segurança dos integrantes da embarcação...eu acredito q a linha multi dê muito mais segurança q retirar as farpas dos anzóis. Outro detalhe, se todos os integrantes embarcados tiverem consciência do risco q é puxar uma isca engarranchada....todos parariam de pescar e puxariam o barco com o elétrico até o garrancho, e só lá, retirariam a isca presa. Na pior das hipóteses...o pescador q está com a isca presa, deve chamar a atenção de todos q estão no barco e informar q ele irá puxar a isca e ela poderá vir "voando" pra cima da turma. Outra dica é tentar puxar a linha com a mão, e não com a vara. Mesmo fazendo muita força para tentar desengarranchar a isca...caso ela venha a se soltar, a linha multi não vira um "estilingue".Já na parte de se machucar o peixe. Concordo. Realmente as farpas dão uma detonada por onde passam. No caso dos bocudos...se anzol pegar na boca ou no "beiço"...o peixe não ficará machucado. E isso vale para os anzóis com fisga ou sem fisga. Caso pegue na lateral do corpo, aí sim, dá uma detonadinha a mais, principalmente, se pegar mais profundamente.Já nos peixes de couro...e outros peixes mais lentos...Posso tirar as farpas sem problemas. Acho q não faz muita diferença...realmente.Mas uma dica eu dou....No dia em q vc tiver a oportunidade de pegar os bocudos do norte....não retire as farpas...Eles são pesados, espertos, e tem curso superior de "como retirar iscas da boca"...Muitos vão rir de mim...mas quem conhece os brutos sabe o q eu estou falando...E vamos falando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma Fabricio ,não vou te apedrejar. Concordo sobre a parte que você diz sobre tomar cuidado com anzol engarranchado. Mas só te garanto uma coisa. Acidentes podem acontecer. Torço para que não aconteça com você meu amigo. Mas (deus me livre) se acontecer alguma vez de um anzol, ou garatéia ferir alguem na pescaria que vc estiver. Garanto que no final, vão torcer para que a fisga não existisse. E os peixes que soltamos queriam isso tb, eu garanto. heheheheheheheSobre os Bocudos do Norte eu não vou nem opinar. porque não os conheço, mas pretendo um dia. Caso você volte para lá, pode me convidar tambem que iremos comparar os anzois juntos!! hehehehehehum grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Penso que peixes lentos como os de couro, que não pulam; pode e devem-se remover as farpas. Mas para peixes ?espertos?, que pulam; pequenas farpas devem ser usadas, pois dificultam que o peixe se solte durante um pulo. Eu considero o pulo uma das 2 situações mais críticas para a perda do peixe (a outra é o enrosco e a toca, quando a linha pode ser cortada; ou arrebentar tanto a linha quanto uma garatéia...); e para mim, é uma briga mesmo tirar o peixe da água (quer dizer; depois de tanto ?trabalho? para fazer o peixe atacar, eu vou perder para ele? Ficar sem a foto?)! Pequenas farpas não fazem um estrago relevante, se comparado ao estrago que já seria feito de qualquer jeito (tem de tirar com cuidado...; apertar o anzol para o lado oposto ao da farpa...).

Apenas tenho uma ressalva quanto às farpas: assim como elas dificultam que o peixe se solte (principalmente durante um pulo); elas também dificultam que o peixe se ferroe adequadamente, pois elas também devem enterrar, e é mais fácil enterrar só a ponta que enterrar a ponta com uma farpa junto.

Sei que, se for mesmo para usar farpa, que esta farpa seja pequena; para não machucar muito o peixe, e para que a ponta continue sendo fácil de enterrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assunto complicado..hahaha...muitos pontos de vista e algumas interpretações diferentes...mas..ai vai minha opinião...

Pesco com os anzóis sem farpas por vários motivos: Me facilita na hora da retirada da garatéia, tem um q a mais de emoção, pois tem de atentar-se em não deixar a linha bamba, caso pegue no corpo e o estrago seria muito menor e, tambem, por segurança dos companheiros de pesca...Assim como o marcão, eu já tomei uma pancada na perna..por sorte, a garateia não enterrou na minha perna se nao..estaria ferrado literalmente..hahah..as garatéias estavam com farpas..mas é issu...se o peixe escapar...paciencia...buscaremos outro...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assunto complicado..hahaha...muitos pontos de vista e algumas interpretações diferentes...mas..ai vai minha opinião...

Pesco com os anzóis sem farpas por vários motivos: Me facilita na hora da retirada da garatéia, tem um q a mais de emoção, pois tem de atentar-se em não deixar a linha bamba, caso pegue no corpo e o estrago seria muito menor e, tambem, por segurança dos companheiros de pesca...Assim como o marcão, eu já tomei uma pancada na perna..por sorte, a garateia não enterrou na minha perna se nao..estaria ferrado literalmente..hahah..as garatéias estavam com farpas..mas é issu...se o peixe escapar...paciencia...buscaremos outro...

abraço

Falou só tudo Mazzão. :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se voces retiram as fisgas ou simplimente o ato de amassar ja basta?

Como fazem esse procedimento, pois andei amassando umas mas achei que não ficou bom.

Também acho que pescar sem fisga da um Q de emoção a mais, só que se fosse atrás dos grandes bocudos acho que não retiraria as fisgas, ainda mais depois de ver a foto da isca do Fabricio destruida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé Roberto; a melhor forma de remover as farpas é por desgaste, com o uso de brocas montadas em motores diversos mas capazes de portar brocas delicadas o suficiente para o serviço (ferreiro e dentista como eu seriam as primeiras opções q passam pela minha cabeça). Quebra o galho usar limas ou pedras de amolar; mas dá muito trabalho (eu acho que valeria a pena; se eu fosse remover as farpas das minhas, eu faria deste jeito).

A razão para eu recomendar esta forma de remoção é que simplesmente amassar as farpas deixa seu relevo; e ele atrapalha tanto a ferroada, quanto a remoção da garatéia ou anzol...

Falando em amassar as farpas; o melhor jeito de amassar é começar pela ponta da farpa, amassando-a só um pouquinho (tem de ter habilidade para fazê-lo bem); a importância disto é que a pontinha pode ficar à mostra. Então, amasse o resto usando um alicate pesado; e use uma boa dose de força combinada com firmeza.

Dá também para combinar os métodos acima...

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Gibaed ! Seja bem vindo !

Pediría-lhe que abrisse um tópico próprio na Categoria "Apresentação" e nos falasse um pouco mais sobre você, o que faz, como gosta de pescar, enfim, essas coisas que ajudam ao pessoal se entrosar...

Aproveite também para colocar seu Avatar, existindo um tutorial específico ensinando como fazer isso ( se precisar desse tipo de informação... ). No caso de qualquer dificuldade, procure ( através de MP - mensagem particular ) por um dos moderadores, que alguém o ajudará !

Importante mesmo é que se divirta no site, participando dos diversos tópicos existentes, e postando suas experiências e/ou dúvidas a respeito de qualquer um dos temas abordados... :lol:

Bom proveito e apareça sempre ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive uma garatéia de um "João Pepino" enfiada na minha perna.

Lá em Serra da Mesa. Resultado... só saiu no hospital.

Mas a pior acidente que já vi com garatéias está na foto abaixo.

Por isso, meus colegas, usar sempre óculos e demais artigos de proteção.

Imagem Postada

Grande Giba, muito bem vindo. Fique a vontade e utilize bem a casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um causo recente...

Neste fim de semana pesquei 1 dia no Araguaia, fui atrás das Apapás, não conheço outro peixe que sacape tanto, bicudas e cachorras são mansas juntos desta peste.

Pois então, a cada 30 pegas, apenas 2 ou 3 embarcadas. Usando só garatéias sem fisga. Pois vejam bem, a voracidade com que esta peste pula é capaz de lançar a isca com muita força (mesmo com linha frouxa), num destes vários "re-arremessos" delas 2 nos fisgaram. Certamente se estivessem com fisga era coemço de grande problema.

Só por cuiriosidade, peguei uma isca nova que nem tinha saído da embalagem e pesquei 5 minutos com ela (com fisga ainda), a primeira apapá que engatou arremessou longe do mesmo jeito, e mais uma vez para o meu lado, logo amassei as fisgas desta nova e voltei a pescar aliviado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os anzóis e garatéias sem farpa, exceto os 12/0...

Fiquei curioso... Por que o 12/0 você deixa a fisga?

Também to curioso Hali... :? :lol:

11 e 12 aalém da amassar as figas e limo o excesso 8)

Esses anzóis eu usei em 2005 visando os jaús do rio São Benedito e em 2006 no rio Xingú (piraibas e pirararas). Ou seja, só para "bicho grande".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os anzóis e garatéias sem farpa, exceto os 12/0...

Fiquei curioso... Por que o 12/0 você deixa a fisga?

Também to curioso Hali... :? :lol:

11 e 12 aalém da amassar as figas e limo o excesso 8)

Esses anzóis eu usei em 2005 visando os jaús do rio São Benedito e em 2006 no rio Xingú (piraibas e pirararas). Ou seja, só para "bicho grande".

Hali, pra peixe de couro eu garanto que podes tirar as figas com toda fé.

Pra estes eu já provei e aprovei várias vezes que a fisga não interfere em nada. Inclusive já fiz vários adeptos do não uso exatamente em pescarias de courões.

Um abração e sugiro que faça a tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...