Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Olá pessoal, não sei se esse é o local certo para essa postagem, caso não seja peço ao Sr. Administrador ou aos Srs. Moderadores que façam a mudança, pois ainda não estou muito familiarizado com o fórum.

Bem minha dúvida é: Tenho algumas iscas já bem usadas e descascadas, outras que perderam a cor e algumas que comprei (um pacote) para pescar na Argentina, gostaria de reformar e pintar essas iscas... Tem um problema, não tenho habilidade alguma em serviços manuais, então gostaria de que os amigos me informassem de alguém que faça esse tipo de serviço, preferêncialmente dentro da grande São Paulo e que faça o serviço antes do dia 15 de outubro (quando pretendo viajar).

Conheço uma pessoa que faz esse tipo de serviço em Santos (SP) porém além do custo e tempo do frete (de ida e volta) o valor está fora do que estimava gastar com essas iscas... ele faz um tipo de "arte", que sem dúvida fica muito bom, porém levando em cosideração "custo benefício" fica inviável usar tais iscas.

Gostaria de algo mais acessível em iscas para ficar arrastando nas pedras no fundo do rio.

Abração a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O local pode ser esse mesmo Hiroshi !

Tem alguns usuários que fazem esse serviço sim !

Temos usado a maestria do Hilton Lellis ( Iscas Ton's ) para fazer as nossas... ( Mocorongos )

arrow:: Recomendo um contato com ele via MP ( mas existem outros bons por aqui também... ), embora ele ande "meio sumido"...

Olha alguns dos trabalhos que ele já nos produziu :

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

A questão mais complicada me parece ser o prazo, mas de repente, quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns usuários que fazem esse serviço sim !

Temos usado a maestria do Hilton Lellis ( Iscas Ton's ) para fazer as nossas... ( Mocorongos )

arrow:: Recomendo um contato com ele via MP ( mas existem outros bons por aqui também... ), embora ele ande "meio sumido"...

A questão mais complicada me parece ser o prazo, mas de repente, quem sabe...

Blz Kid M, vamos ver se algum outro usuário que tb faz esse serviço se manifesta, pois o Hilton Lellis não respondeu...

Tem mais alguém pra indicar ?

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Cabral,

O trabalho é do Hilton, não nosso !

O aplauso é para ele...

Nós só somos os felizes proprietários...

arrow:: Hiroshi,

O problema com o Hilton é tempo ! O cara vive na corrida... ( literalmente ) !

Não sei de ninguém que possa lhe atender nesse prazo !

Para não parecer má vontade, tem também o Zuanon ( também usuário ), mas que anda "sumido" ! Faz uns trabalhos fantásticos, que nem dá vontade de oferecê-los aos peixes.... ( tenta ele ) !

Por fim, tem muita gente daqui que está fazendo suas customizações !

De repente aparece alguém disposto a contribuir... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema com o Hilton é tempo ! O cara vive na corrida... ( literalmente ) !

Não sei de ninguém que possa lhe atender nesse prazo !

Para não parecer má vontade, tem também o Zuanon ( também usuário ), mas que anda "sumido" ! Faz uns trabalhos fantásticos, que nem dá vontade de oferecê-los aos peixes.... ( tenta ele ) !

Por fim, tem muita gente daqui que está fazendo suas customizações !

De repente aparece alguém disposto a contribuir...[/size] joia:::

É pelo jeito acho que o prazo é muito curto mesmo... Imaginei que o prazo de pintura de iscas fosse mais ou menos o tempo que se leva pra montar uma vara, mas pelo jeito leva mais mesmo.

Agora não adianta se lamentar, então:

Alguém do fórum que possa fazer o serviço de pintura (somente pintura, não precisa ser obra de arte) de iscas artificiais até janeiro de 2011 ?

Vamos ver se agora aparece alguém...

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiltão é gente finissima... é o cara!!!

Blz Zé !

Não sabia que vc tb frequentava aqui...

Ele deve ser gente fina mesmo, pq teve mais gente que indicaram o serviço dele... o problema é que os dias se passam e nenhum contado dele, vi no perfil dele que sua última presença por aqui foi em junho, então é bem provável que eu vá pescar com as iscas detonadas mesmo.

Achei que era mais fácil... mas quem sabe, vou pescar em janeiro tb, aí vamos ver se devido ao prazo ser maior, se aparece alguém.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiltão é gente finissima... é o cara!!!

Blz Zé !

Não sabia que vc tb frequentava aqui...

Ele deve ser gente fina mesmo, pq teve mais gente que indicaram o serviço dele... o problema é que os dias se passam e nenhum contado dele, vi no perfil dele que sua última presença por aqui foi em junho, então é bem provável que eu vá pescar com as iscas detonadas mesmo.

Achei que era mais fácil... mas quem sabe, vou pescar em janeiro tb, aí vamos ver se devido ao prazo ser maior, se aparece alguém.

Abração.

Hiroshi, vi esse anuncio de uma pessoa no caterva da uma olhada

http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=53815

derepente né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiltão é gente finissima... é o cara!!!

Blz Zé !

Não sabia que vc tb frequentava aqui...

Ele deve ser gente fina mesmo, pq teve mais gente que indicaram o serviço dele... o problema é que os dias se passam e nenhum contado dele, vi no perfil dele que sua última presença por aqui foi em junho, então é bem provável que eu vá pescar com as iscas detonadas mesmo.

Achei que era mais fácil... mas quem sabe, vou pescar em janeiro tb, aí vamos ver se devido ao prazo ser maior, se aparece alguém.

Abração.

Hiroshi, ele é funcionário de uma multi nacional italiana, e vira e mexe ele ta em viagens, por isso dele não aparecer... deve estar pelos ares... hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi, vi esse anuncio de uma pessoa no caterva da uma olhada

http://www.caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=53815

derepente né?

Oi Bete, tb vi esse tópico lá, mas pelo que entendi isso não é um anúncio, é um cara que resolveu dar uma reformada em suas próprias iscas... Inclusive, ele frequentou e movimentou o tópico dele com o meu tópico de procura por lá, e nem sequer se manifestou, isso significa que ele não faz o serviço comercialmente, só para ele mesmo.

Achei que era mais fácil conseguir esse tipo de serviço já que por aqui e lá tb existem várias pessoas que customizam iscas, mas já vi que a coisa é diferente...

Obrigado pela ajuda !

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi, ele é funcionário de uma multi nacional italiana, e vira e mexe ele ta em viagens, por isso dele não aparecer... deve estar pelos ares... hehehehe

A então é isso, pq eu mandei um email pra ele, e nem assim respondeu.

Estou vendo se consigo um serviço com um cara que faz para o Bruno da Buriman, mas tb ainda não é certo...

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi,

Vou tentar um contato com o Hilton, até por conta das nossas iscas ( Mocorongos ) desse ano !

Temo que algo esteja acontecendo, pois quem faz esse serviço básico nas iscas é o pai dele que mora em outra cidade ( embora o processo seja todo coordenado pelo Hilton ).

Esclarecendo um pouco mais sobre ele ( Hilton ), independente de ser um pescador fominha ( e quem não é... ), sua profissão é engenheiro de competição, ou seja, o cara vive às voltas com os carros de corrida percorrendo o mundo, daí a sua dificuldade em manter contato regular !

Quando a temporada está em curso - que é o caso - fica tudo mais difícil, mas ele é o cara !

arrow:: Fique certo disso... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi,

Vou tentar um contato com o Hilton, até por conta das nossas iscas ( Mocorongos ) desse ano !

Temo que algo esteja acontecendo, pois quem faz esse serviço básico nas iscas é o pai dele que mora em outra cidade ( embora o processo seja todo coordenado pelo Hilton ).

Esclarecendo um pouco mais sobre ele ( Hilton ), independente de ser um pescador fominha ( e quem não é... ), sua profissão é engenheiro de competição, ou seja, o cara vive às voltas com os carros de corrida percorrendo o mundo, daí a sua dificuldade em manter contato regular !

Quando a temporada está em curso - que é o caso - fica tudo mais difícil, mas ele é o cara !

arrow:: Fique certo disso... joia:::

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi,

Vou tentar um contato com o Hilton, até por conta das nossas iscas ( Mocorongos ) desse ano !

Temo que algo esteja acontecendo, pois quem faz esse serviço básico nas iscas é o pai dele que mora em outra cidade ( embora o processo seja todo coordenado pelo Hilton ).

Esclarecendo um pouco mais sobre ele ( Hilton ), independente de ser um pescador fominha ( e quem não é... ), sua profissão é engenheiro de competição, ou seja, o cara vive às voltas com os carros de corrida percorrendo o mundo, daí a sua dificuldade em manter contato regular !

Quando a temporada está em curso - que é o caso - fica tudo mais difícil, mas ele é o cara !

arrow:: Fique certo disso... joia:::

Xiii, já estou assustado com o valor da pintura, se o cara é tudo isso, ele deve usar uma série de tecnologias na pintura, fora o frete do interior para São Paulo, dependendo do preço talvez não valha a pena...

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi,

Vou tentar um contato com o Hilton, até por conta das nossas iscas ( Mocorongos ) desse ano !

Temo que algo esteja acontecendo, pois quem faz esse serviço básico nas iscas é o pai dele que mora em outra cidade ( embora o processo seja todo coordenado pelo Hilton ).

Esclarecendo um pouco mais sobre ele ( Hilton ), independente de ser um pescador fominha ( e quem não é... ), sua profissão é engenheiro de competição, ou seja, o cara vive às voltas com os carros de corrida percorrendo o mundo, daí a sua dificuldade em manter contato regular !

Quando a temporada está em curso - que é o caso - fica tudo mais difícil, mas ele é o cara !

arrow:: Fique certo disso... joia:::

Xiii, já estou assustado com o valor da pintura, se o cara é tudo isso, ele deve usar uma série de tecnologias na pintura, fora o frete do interior para São Paulo, dependendo do preço talvez não valha a pena...

Abração.

Opa Hiroshi, o Hilton num é ods mais baratos, mas do outro lado é um investimento legal, pois ele faz todo o processo correto... as iscas não ficam descascando de besteira... é filé mesmo!!! E vc gosta de coisa boa... vale a pena!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Hiroshi, o Hilton num é ods mais baratos, mas do outro lado é um investimento legal, pois ele faz todo o processo correto... as iscas não ficam descascando de besteira... é filé mesmo!!! E vc gosta de coisa boa... vale a pena!!!

Blz Zé,

Tá certo que gosto de coisa boa, mas tb acho que não seria vantajoso fazer uma pintura de R$ 10,00 numa isca que vale R$ 5,00 né !

Vc que me acompanha no outro fórum sabe que vendi mais de 90% das minhas tralhas pra sobreviver ao curso em que não posso trabalhar, já que estudo em período integral... Vendi minhas iscas em pacotes onde cada isca saia R$ 5,00, mesmo assim era difícil de vender, resultado, o que sobrou ???

Só as iscas muito detonadas mesmo (mordidas, riscadas, sem pintura, etc), as que não havia como vender, tb ficaram as iscas fundo de quintal (valor zero de revenda), como araçatubinhas, joinner baits, alfer's, NG, iberá, cucu, etc...

Somado a isso tudo, surgiu agora um convite irrecusável para mim, uma pescaria no Rio Paraná, com custo quase zero, em uma semana que a faculdade estará num congresso de tecnologia...

Concluindo, minha idéia não é reformar as iscas para transformá-las em "obras de arte" e sim fazer uma simples pintura, que tenha um bom custo benefício, para que possa usá-las nessa pescaria.

Por curiosidade, vc tem idéia do valor da pintura em uma isca ?

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Hiroshi, o Hilton num é ods mais baratos, mas do outro lado é um investimento legal, pois ele faz todo o processo correto... as iscas não ficam descascando de besteira... é filé mesmo!!! E vc gosta de coisa boa... vale a pena!!!

Blz Zé,

Tá certo que gosto de coisa boa, mas tb acho que não seria vantajoso fazer uma pintura de R$ 10,00 numa isca que vale R$ 5,00 né !

Vc que me acompanha no outro fórum sabe que vendi mais de 90% das minhas tralhas pra sobreviver ao curso em que não posso trabalhar, já que estudo em período integral... Vendi minhas iscas em pacotes onde cada isca saia R$ 5,00, mesmo assim era difícil de vender, resultado, o que sobrou ???

Só as iscas muito detonadas mesmo (mordidas, riscadas, sem pintura, etc), as que não havia como vender, tb ficaram as iscas fundo de quintal (valor zero de revenda), como araçatubinhas, joinner baits, alfer's, NG, iberá, cucu, etc...

Somado a isso tudo, surgiu agora um convite irrecusável para mim, uma pescaria no Rio Paraná, com custo quase zero, em uma semana que a faculdade estará num congresso de tecnologia...

Concluindo, minha idéia não é reformar as iscas para transformá-las em "obras de arte" e sim fazer uma simples pintura, que tenha um bom custo benefício, para que possa usá-las nessa pescaria.

Por curiosidade, vc tem idéia do valor da pintura em uma isca ?

Abração.

Hiroshi, pensando nesse aspectos, não teria mesmo como, pq iria gastar mias de 15 reais por isca para pintar com certeza!!!

Abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi, pensando nesse aspectos, não teria mesmo como, pq iria gastar mais de 15 reais por isca para pintar com certeza!!!

Abração!!!

Se for esse valor, não compensa mesmo, seria o mesmo que pegar um Gol 1.0 usado de no valor de R$ 10.000,00 e só de pintura pagasse R$ 30.000,00 ! ou seja 3 vezes mais do que ele vale !

Com R$ 15,00 por isca, posso fazer uma excelente seleção de iscas, cores e marcas conceituadas em qualquer setor de classificados de qualquer fórum...

Não sei se é pq estou um bom tempo fora do ramo da pesca, mas estou achando o valor bem fora de padrão mesmo ! Vejo pelos jigs do Shigue (NS), que são pintados a mão, se só a pintura custasse R$ 15,00 como o jig completo (argola reforçada, garatéia reforçada, embalagem, CNPJ e nota fiscal) poderia ser vendido a R$ 11,00 para o consumidor final ? Sei que a pintura da NS não é uma "obra de arte" e sei muito bem que nem deveria ser, pois o jig é feito pra usar (e inevitavelmente ser perdido) e não para o ter em uma estante como "obra de arte", porém a pintura deles faz o serviço (atração do peixe) e aguenta o tranco (mordidas, arranhões nas pedras, sol, etc).

Como já disse antes, não necessito de "arte" e sim um padrão bem básico mesmo, como por exemplo:

Imagem Postada

Imagem Postada

http://www.martim.com.br/inc.abreimagemgrande.php?id=371&img=1

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

no máximo até uma fire tiger, se possível:

Imagem Postada

Acabamento simples, poucas cores e funcionais ! Só isso !

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi, pensando nesse aspectos, não teria mesmo como, pq iria gastar mais de 15 reais por isca para pintar com certeza!!!

Abração!!!

Se for esse valor, não compensa mesmo, seria o mesmo que pegar um Gol 1.0 usado de no valor de R$ 10.000,00 e só de pintura pagasse R$ 30.000,00 ! ou seja 3 vezes mais do que ele vale !

Com R$ 15,00 por isca, posso fazer uma excelente seleção de iscas, cores e marcas conceituadas em qualquer setor de classificados de qualquer fórum...

Não sei se é pq estou um bom tempo fora do ramo da pesca, mas estou achando o valor bem fora de padrão mesmo ! Vejo pelos jigs do Shigue (NS), que são pintados a mão, se só a pintura custasse R$ 15,00 como o jig completo (argola reforçada, garatéia reforçada, embalagem, CNPJ e nota fiscal) poderia ser vendido a R$ 11,00 para o consumidor final ? Sei que a pintura da NS não é uma "obra de arte" e sei muito bem que nem deveria ser, pois o jig é feito pra usar (e inevitavelmente ser perdido) e não para o ter em uma estante como "obra de arte", porém a pintura deles faz o serviço (atração do peixe) e aguenta o tranco (mordidas, arranhões nas pedras, sol, etc).

Como já disse antes, não necessito de "arte" e sim um padrão bem básico mesmo, como por exemplo:

Imagem Postada

Imagem Postada

http://www.martim.com.br/inc.abreimagemgrande.php?id=371&img=1

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

no máximo até uma fire tiger, se possível:

Imagem Postada

Acabamento simples, poucas cores e funcionais ! Só isso !

Abração.

Boa tarde Hiroshi,

Eu até entendo seu lado,conforme vc explicou acima, mas qualquer trabalho para a ‘reforma’ ou a ‘confecção’ de uma ‘nova isca’ demanda tempo e também dinheiro.

Explico:

Qualquer Lure-maker que for executar os trabalhos que citei acima, irá ter todo o trabalho de lixar a isca, tirar todas as imperfeições , efetuar a selagem da isca (para não ter infiltrações) , dar uma ou mais mãos de base e depois fazer a pintura, após o tempo de espera para a secagem a aplicação da resina que as vezes dá trabalho extra...rsrr

Por mais fácil que seja a pintura, sempre dá trabalho e pode ter certeza que dá mesmo !!! rsrsrsr

A parte dos custos fica por conta das lixas, tintas, energia gasta para o aerógrafo ,resina (as vezes importada) , verniz etc etc etc... e o tempo dispensado para todo o processo.

Alguns lure makers como eu próprio, temos a revitalização de iscas ou construção de iscas como um hobbye, que no meu caso faço apenas nas horas vagas....

Então o exemplo de valor dado acima pelo amigo José Luiz Oliveira é totalmente factível, se for contar o frete então fica muito mais caro a personalização !!

Uma saída que vejo para seu caso seria vc mesmo aplicar umas demãos de spray e depois um verniz em spray mesmo, com uma lata de R$ 15,00 vc pinta isca pra caramba !!! Eu mesmo tenho iscas que pintei com spray e estão até hoje bebendo água..hehe

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Hiroshi,

Eu até entendo seu lado,conforme vc explicou acima, mas qualquer trabalho para a ‘reforma’ ou a ‘confecção’ de uma ‘nova isca’ demanda tempo e também dinheiro.

Explico:

Qualquer Lure-maker que for executar os trabalhos que citei acima, irá ter todo o trabalho de lixar a isca, tirar todas as imperfeições , efetuar a selagem da isca (para não ter infiltrações) , dar uma ou mais mãos de base e depois fazer a pintura, após o tempo de espera para a secagem a aplicação da resina que as vezes dá trabalho extra...rsrr

Por mais fácil que seja a pintura, sempre dá trabalho e pode ter certeza que dá mesmo !!! rsrsrsr

A parte dos custos fica por conta das lixas, tintas, energia gasta para o aerógrafo ,resina (as vezes importada) , verniz etc etc etc... e o tempo dispensado para todo o processo.

Alguns lure makers como eu próprio, temos a revitalização de iscas ou construção de iscas como um hobbye, que no meu caso faço apenas nas horas vagas....

Então o exemplo de valor dado acima pelo amigo José Luiz Oliveira é totalmente factível, se for contar o frete então fica muito mais caro a personalização !!

Uma saída que vejo para seu caso seria vc mesmo aplicar umas demãos de spray e depois um verniz em spray mesmo, com uma lata de R$ 15,00 vc pinta isca pra caramba !!! Eu mesmo tenho iscas que pintei com spray e estão até hoje bebendo água..hehe

Abração,

Olá Emerson, antes de mais nada quero parabenizá-lo pela sua arte ! Vi seu tópico e achei o máximo !!!

Entendo perfeitamente seu lado, e tb sei que o valor que o Zé passou está totalmente dentro do que tb me pediram em outro fórum. Até o cara de Santos que citei cobra aproximadamente esse valor (um pouco menos).

Eu só fico imaginando se tudo seguisse esse padrão, onde a pintura fica mais caro que o objeto a ser pintado ! (pintura > objeto) Pensa comigo... Não é um pouco fora da realidade ??? A tudo se aplica um valor contrário (pintura < objeto), varas, carretilhas, embarcações, carros, casas, etc...

Acho que com o aparecimento de profissionais no ramo, vai certamente acontecer a concorrência, com a concorrência a tendência do preço é cair... Então: o profissional é obrigado a realizar o serviço, pois sobre ele pesa sua reputação no mercado e o sustento de sua família. Como ocorre em todos outros setores.

Conheço alguns Rod-builders daqui de São Paulo a muito tempo, sei como trabalham e como vivem...

Acredito que a customização e reforma profissional de iscas aqui no Brasil apareça em breve, mas hoje vejo que não vale mais a pena pintar minhas iscas, é mais fácil jogá-las fora e comprar iscas novas, o usadas pelos fóruns, pois sei que não conseguirei esse serviço e tb infelizmente não tenho habilidade para serviços manuais de pintura.

Valeu pela participação Emerson.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a participação de todos nesse tópico e peço desculpas por estar fora da realidade dos Lure-makers...

Sinceramente vi vários serviços pelo fórum e achei que pudessem serem feitos em minhas iscas, mas estava totalmente enganado de como é o feita a pintura de iscas.

Abração a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hiroshi,

Permita-me fazer um pequeno aparte nas suas argumentações...

Sem entrar nos aspectos relacionados ao "valor intríseco" das coisas ( inclusive das iscas ), é importante levar em consideração que estamos falando de "customização", e não apenas "pintura" !

Customizar precisa ser visto ( e compreendido ) como uma arte, e por assim ser, já se reveste de um porcesso artesanal de difícil mensuração financeira...

Por outro lado, entendo que cada vez mais, os fabricantes de iscas em série, terão condições de proporcionar iscas melhores e mais resistentes a seus clientes, e ( por que não ? ), com preços mais competitivos, já que estarão produzindo em quantidade, dentro de um mesmo padrão...

Pintar x Customizar são coisas - no meu modo e ver - incompatíveis de serem comparadas !

Também discordo um pouco de seu ponto de vista de que a "competição" entre os "pintadores de isca" irá fazer com que o preço caia...

Na verdade, a tendência será de que cada vez se torne mais difícil encontrar pessoas que ainda estejam se dedicando a customizar as iscas...

Acredito - como você - que se torna mais simples a aquisição de novas iscas, e não a recuperação das antigas, com a vantagem de que - cada vez mais - já se pode adquirir APENAS aquilo que já se tenha certeza de que é sucesso... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Hiroshi... tem customizador fora do nosso Brasil e cobra coisa de 40 dolares para reformar a pintura da isca... ate entendo q é um valor grande perto de uma isca... mas customização é um lance tb de detalhe... do cara entregar algo com o seu gosto... tem muito mais haver com emoção qo razão... como a pesca mesmo é assim!!!

imagina uma isca custar 100 reais... e outra custar 10... são os mesmo materiais... mas com tesão diferentes de quem adquire!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...