Ir para conteúdo

Lagoa de Pedra - Ano 2006


Posts Recomendados

Lagoa de Pedra - TO

Este é o meu primeiro relato, em detalhes da pescaria que eu fiz na Lagoa da Pedra no estado do Tocantins no mês Julho. Esta lagoa é uma reserva ecológica, tratada como berçário para várias espécies de peixes, onde os responsáveis só deixam pescar mediante autorização, e somente a modalidade da pesca esportiva.

Nesta Pescaria estava presente Eu, meu querido Pai (João), meu cunhado (Gabriel) e o Pai (João Também) de um grande pescador amigo meu (este que não pode ir porque estava em Lua de Mel). Um dos responsáveis por este lugar é tio deste grande amigo meu.

Saimos eu, meu pai e meu cunhado, de Brasília às 6:00 AM e encontramos com o outro pescador em Porto Nacional. De lá fomos direto para Palmas para encontrar com o Responsável. Demoramos um pouco em Palmas para comprar o resto dos Mantimentos (A cerveja).

Fomos chegar na beira da Lagoa às 19:00.

Imagem Postada

Após arrumar todas as tralhas, comidas e equipamentos, não aguentei e tratei de preparar a minha tralha de pesca. E as 21:30 já fui para a beira da lagoa junto com meu cunhado para dar ums pinchos e tentar umas pirararas. Como não tinhamos nenhuma isca para tal peixe(Minhoca ou pedaço de peixe), e as iscas artificiais nessa hora não iriam surtir efeito. Usamos pedaços de Linguiça de Frango como isca. E em meu segundo arremesso, peguei esta Aruanã de 2 Kilos na Batida!

Imagem Postada

No dia seguinte, levantamos cedo para ir atras dos Tucunarés, um dos principais peixes da região. No primeiro arremeso engatei um dublês de pequenos bocudos em uma isca de superfície.

Imagem Postada

Com isso já deu para perceber que a pescaria ia ser muito boa.

Todos pegamos vários tucunarés no passar da manhã, e o campeão do dia foi meu cunhado que pegou um belo Azulão de 4 kg. (só não vou postar a foto dele pois não tenho sua autorização) Acho que ele não gosta de aparecer! jehehheheheheheh.

Aruanãs, neste lugar parece praga, quando passa de barco perto das estruturas e das arvores, consegue vistar cardumes de mais de 30. E são vários cardumes

Imagem Postada

Voltamos para almoçar, o qual o cardápio foi tucuna assado, com arroz e salada. Logo após o almoço, como eu ainda estava empolgado com a pescaria, resolvi ir até o pier que tem contruído na beira da lagoa, em frente ao rancho. E num periodo de 20 minutos devo ter pegos ums 10 tucunarés. Eu contei e foram 5 tucunas em arremesos consecutivos. Eis umas sequencia de fotos dos bichos.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

No dia seguinte, larguei mão do Barco e fui pescar em uma extensão de pedras que ficam em uma das beiras da lagoa, onde o fundo também é de pedra. Onde fisguei vários jundiás, Piranhas e Tucunas

Imagem Postada

A tarde voltei para o barco e fomos para o mesmo ponto de pesca da manhã anterior, onde fisgamos mais tucunarés, Aruanãs, Piranhas e algumas Cacharas na isca artificial de meia água também, em locais não muito fundos (média de 2 metros de Profundidade). Mas a grande emoção deste dia foi quando resolvi pescar corricando de colher, com um equipamento de 17 lbs, Carretilha MS Brisa 10000. Derrepente a vara envergou, e gritei, PEGUEI PEGUEI, o pai do meu amigo prontamente desliga o motor de popa. Mas o peso estava descomunal para um tucunaré e logo achei que era enrrosco. Aí que meu cunhado falou, enrrosco que nada, pois a linha continuava a sair da carretilha. Foi aí que um Baita de um Pirarucu Saltou a ums 60 metros do Barco. Fiquei empolgado, e preocupado, pois para um Pirarucu pegar uma Colher no Corrico, com certeza o anzol estava na beira do labio do Bicho. Após 10 minutos de briga e com o peixe já a ums 4 metros do Barco, após o seu quinto ou sexto salto (nessa hora já tinha perdido a conta) o bicho conseguiu se soltar. No momento fiquei decepcionado e ao mesmo tempo empolgado, pois era o primeiro Pirarucu que eu senti na ponta da Vara, e era uma varinha de tucunaré de 17 lbs. Corricamos mais umas vezes para ver se o Bicho engatava novamente, ou quem sabe o pai dele. Mas a adrenalina não se repetiu.

Nos dias seguintes foram pegos Mais tucunarés, aruanãs, piranhas, Pirararas ( como esta da foto) e várias Cacharas que estavam em Grande abundância.

http://img296.imageshack.us/img296/4733/img0117nj7.jpg

E finalmente consegui pegar um Pirarucu, na verdade 3. heheheh um de 8 kg, outro de 20, e outro que eu não consegui pesar pois a balança não aguentou.

http://i130.photobucket.com/albums/p279/Bigao/IMG_0123a.jpg

Nos dias seguintes a fartura de peixes foi a mesma.

http://img156.imageshack.us/img156/8619/img0078jw0.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/2047/img0055el2.jpg

http://i130.photobucket.com/albums/p279/Bigao/IMG_0074a.jpg

http://i130.photobucket.com/albums/p279/Bigao/IMG_0042a.jpg

No ultimo dia, foi o dia em que a pescaria de tucunarés foi menos produtiva, mas a noturna foi a melhor. As Pirararas não queriam aparecer, mas os Pirarucus e as cacharas deram um show. Peguei mais 4 Pirarucus e 3 Cacharas, sendo que a ultima era a maiora de todas, pena que não consegui retirá-la da água, pois a mesma conseguiu arrebentar o Encastor de aço flexível. (Já gasto nas outras Capturas). Neste ultimo dia minha máquina já não estava mais funcionando devido a bateria que acabou, e eu não tinhabateria extra! :( .

Uma das grandes atrações deste lugar eram os botos que seguiam os barco para pegar alguns tucunarés soltos por nós, assim exigiam mais trabalho nosso, pois tinhamos que ir bem perto das galhadas para soltá-los.

Eis a Imagen de dois Botos em uma profundidade de no Máximo 1 metro.

http://img144.imageshack.us/img144/7880/img0128qn2.jpg

E claro a beleza Natural e a Fauna e Flora era de tirar o Folego, Jacarés, Ariranhas, PAssaros, Tuiuius e por aí vai. Falando em Jacarés, os mesmos eram tão pilantras que quando estavamos pescando anoite, no momento em que se capturava algum peixe, o outro pescador tinha que ficar com o remo e a lanterna em mãos, porque o Jacaré vinha na beira do Barco para arrancar o peixe do anzol, ou da mão do pescador, quando este retirava o peixe da água. Se não ficasse esperto, era perigoso que nossa mão fosse junto. Aí tinha que dar uma batida com o remo perto do Jacaré quando este se aproximaca muito.

Espero ter a oportunidade de voltar para a Lagoa de Pedra no ano de 2007, pois acredito que vai estar ainda melhor de peixe.

Espero que tenham gostado do meu 1º Retato no Forum. Favor ignorar eventuais erros Gramaticais, pois já é tarde e estou com sono (1:30 AM). Mas queria compartilhar esta pescaria com os pescadores de plantão!

obs: Somente foram embarcados peixes para o almoço e para a janta, pois tanto meu pai, quanto o pai do meu amigo não comem carne vermelha, por isso a mesma estava ausente em nossa geladeira.

Um grande Abraço a todos. E pratiquem o pesque e solte. Porque lugares assim só são possíveis com a Pesca Esportiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bigão, isto não é um relato é um sonho. Felizmente também tive a oportunidade de conhecer alguns locais como este no Tocantins. É realmente necessário que se mostre como é um local de pesca sem a mão do homem, o quão espetacular é a brincadeira.Aproveitando da empolgação do amigo sugiro que escreva uma carta a Associação dos Pescadores Profissionais de MG, pois os mesmo estavam em campanha no Tocantins e Goiás, em janeiro deste ano argumentando para que Goiás e Tocantins passem a permitir a pesca profissional, assim como todos os demais estados do Brasil. O que acha? heheheheheheheeh... sem maiores ameaças Bigão... se controle... heheheheheheQuanto aos peixes abatidos para alimentação, penso da seguinte maneira, podemos viver só de peixe numa pescaria, não comer nem mesmo arroz se quiser, porém a cota de transporte de pescado deveria ser zero (durante um período), desta forma, certamente os recursos de pesca iriam se reestabelecer. Portanto é um crime de sua parte não ter tirado umas fotinhas do braseiro... hehehehehehe...Quanto a 2007, certamente estaremos lá, heheheheheeh... :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bigão que lugar!!!Esse ano tive a oportunidade de conhecer um lugar no To que tb é preservado, o dono da fazenda não deixa niguem pescar e a area se não me engano é uma APA. Foi muito show, muito peixe e tucuna grande, não tivemos a sorte de pegar pirarara, pirosca e qualquer tipo peixe de couro. Tb só tentamos um dia hehehe.Mas relamente é um sonho pescar num lugar assim. Agora isso q o xande falou é um vergonha, aqui em MG o governo distribui carteira de pesca profissional para qualquer um é um verdadeira zona. Conheço pessoas aposentadas que são pescadores profissionais, penso q pescaria profissional tem q ser só no mar, mas quem sou eu para determinar isso. Agora uma certeza eu tenho q eu preservo e tento a passar isso para todos.Abraços e parabens, bela pescaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bigão, isto não é um relato é um sonho. Felizmente também tive a oportunidade de conhecer alguns locais como este no Tocantins. É realmente necessário que se mostre como é um local de pesca sem a mão do homem, o quão espetacular é a brincadeira.

Aproveitando da empolgação do amigo sugiro que escreva uma carta a Associação dos Pescadores Profissionais de MG, pois os mesmo estavam em campanha no Tocantins e Goiás, em janeiro deste ano argumentando para que Goiás e Tocantins passem a permitir a pesca profissional, assim como todos os demais estados do Brasil. O que acha? heheheheheheheeh... sem maiores ameaças Bigão... se controle... hehehehehehe

Quanto aos peixes abatidos para alimentação, penso da seguinte maneira, podemos viver só de peixe numa pescaria, não comer nem mesmo arroz se quiser, porém a cota de transporte de pescado deveria ser zero (durante um período), desta forma, certamente os recursos de pesca iriam se reestabelecer. Portanto é um crime de sua parte não ter tirado umas fotinhas do braseiro... hehehehehehe...

Quanto a 2007, certamente estaremos lá, heheheheheeh... :lol: :lol:

Bem sobre as fotos do peixes que foram para a nossa barriga, tirei fotos sim. Aqui vai uma palhinha.

Tucunaré Assado

Imagem Postada

Filé de Pirarara no Molho de pimentão e leite de Cocô. 1º vez que comi Pirarara, uma delicia.

Imagem Postada

E a Moqueca de Cachara com Pirão.

Imagem Postada

Nossa, deu para ver que voltamos um pouco mais gordos. hehehehe :lol:

Agora sobre esse comportamento da Associação de pesca profissional de MG, eu não vou nem comentar, senão só vai ter driticas, palavrões. E isto nao é lugar para isso. Eu só acho que tinha que fazer o contrário, os outros estado deviam fazer o contrário, mostrar que se transformam-se esses pescadores profissionais em guias de Pesca esportiva. Ele tb poderiam obter o sustento deles. Sei que esse assunto é bem delicado, pois existem um monte de variáveis que devem ser analisadas. Mas o APP de MG poderia se preocupar com o estado de MG, deixe que o GO e o TO cuidem de si mesmos. hehehehehehhe

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Bigão, isto não é um relato é um sonho. Felizmente também tive a oportunidade de conhecer alguns locais como este no Tocantins. É realmente necessário que se mostre como é um local de pesca sem a mão do homem, o quão espetacular é a brincadeira.

Aproveitando da empolgação do amigo sugiro que escreva uma carta a Associação dos Pescadores Profissionais de MG, pois os mesmo estavam em campanha no Tocantins e Goiás, em janeiro deste ano argumentando para que Goiás e Tocantins passem a permitir a pesca profissional, assim como todos os demais estados do Brasil. O que acha? heheheheheheheeh... sem maiores ameaças Bigão... se controle... hehehehehehe

Quanto aos peixes abatidos para alimentação, penso da seguinte maneira, podemos viver só de peixe numa pescaria, não comer nem mesmo arroz se quiser, porém a cota de transporte de pescado deveria ser zero (durante um período), desta forma, certamente os recursos de pesca iriam se reestabelecer. Portanto é um crime de sua parte não ter tirado umas fotinhas do braseiro... hehehehehehe...

Quanto a 2007, certamente estaremos lá, heheheheheeh... :lol: :lol:

Bem sobre as fotos do peixes que foram para a nossa barriga, tirei fotos sim. Aqui vai uma palhinha.

Tucunaré Assado

Imagem Postada

Filé de Pirarara no Molho de pimentão e leite de Cocô. 1º vez que comi Pirarara, uma delicia.

Imagem Postada

E a Moqueca de Cachara com Pirão.

Imagem Postada

Nossa, deu para ver que voltamos um pouco mais gordos. hehehehe :lol:

Agora sobre esse comportamento da Associação de pesca profissional de MG, eu não vou nem comentar, senão só vai ter driticas, palavrões. E isto nao é lugar para isso. Eu só acho que tinha que fazer o contrário, os outros estado deviam fazer o contrário, mostrar que se transformam-se esses pescadores profissionais em guias de Pesca esportiva. Ele tb poderiam obter o sustento deles. Sei que esse assunto é bem delicado, pois existem um monte de variáveis que devem ser analisadas. Mas o APP de MG poderia se preocupar com o estado de MG, deixe que o GO e o TO cuidem de si mesmos. hehehehehehhe

abraços

Bigão, só pra passar mais raiva... sabe qual é o argumento deles para o governo de Goiás?

Nós pescamos no mesmo rio, só que apenas MG recolhe ICMS... acredta nisso?

Vai em Luis Alves-GO (Araguaia) e pergunta pros guias se eles querem que abra pesca profissional aqui, veja se eles andam deixando matar piraíbas, tão começando a aprender o valor do peixe vivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Ainda bem q vcs ressuscitaram esse tópico...heee...Eu não tinha visto.. :oops:

Bigão...parabéns pela pescaria...aff...fantástica...Fotos, relato, peixes, etc...tudo muito bom... :wink:

E aquela moqueca...puts...deu água na boca aqui... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...