Ir para conteúdo

Iscas Totalm Transparentes/translucidas, help


Ilza

Posts Recomendados

Colegas, qdo o tempo deixa, meras pesquisas nos tópicos dispensam inúmeras perguntas. Por isto, até dei uma procuradinha. Caso já exista um tópico ou outro endereço sobre o tema, desculpo-me ; e a mera indicação do mesmo, com ou sem cancelamento deste, já me satisfaria.

Caso contrário, antes que me antecipe alterando as cores destas iscas 'transparentes"que achei numa caixa que ganhei do meu "mecena"

Imagem Postada,

agradeceria se opinassem locais e condições em que, tvz,as utilizassem; ou se endossam alteração de cor.

Grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilza,

As iscas transparentes são ( e sempre serão ) uma boa alternativa dentro da pescaria !

Quanto mais claras as águas onde estiver pescando, maiores serão as possibilidades de seu sucesso ( o que não impede que eles também sejam boas em outros locais ).

Apenas como raciocínio, lembre-se que o equilíbrio na natureza faz com que o convívio da presa e predador seja relativamente constante, e uma das formas de defesa que existe na presa é o mimetismo, ou camuflagem, se preferir ! Iscas transparentes tem a possibilidade de criar uma espécie de "ilusão" dentro da água que deve se repetir no cotidiano da vida das espécies !

Os predadores quando estão a caçar, ficam muito mais sensíveis com "sons", vibrações, e formas de nado, que evidenciem que "algo está fora do contexto", ou seja, há uma oportunidade a ser aproveitada por conta de uma situação exposta !

Como adendo, muitos dos ataques dos predadores terminam acontecendo em momento próximo a oferta da isca no seu local de presença, ou seja, tão logo a isca caia dentro d'água !

Alertado de uma oportunidade, o ataque se dá pela presença de um "corpo", ou algo que assim possa parecer uma presa, e nessa hora, a translucidez da isca pode ser uma boa forma de "driblar" a senso de desconfiança do predador !

Importante também lembrar que esses recursos são efetivos quando os peixes estão manhosos, e "cheios de exigências" para atacar as iscas ofertadas, já que quando estão "caçando", não tem essa de cor, ou tamanho, popis atacam tudo aquilo que lhes é oferecido...

Lembre-se sempre que as iscas oferecidas precisam parecer com algum tipo de presa a que os peixes da região onde estiver pescando tenham hábito de se alimentar !

Temos - tradicionalmente - uma quantidade muito grande de iscas e cores, embora ( quase sempre ) usemos as mesmas...

Nesse caso, o predador foi o fabricante, e nós, atrados pelo design, e cores das diversas iscas, terminamos por nos ferrar ( literalmente ) com estoques cada vez maiores.... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"... atrados pelo design, e cores das diversas iscas, terminamos por nos ferrar ( literalmente ) com estoques cada vez maiores...."[/size] :gorfei:

"(grifo meu)

É Sr Kid...Tvz tendamos a compensar no aprimoramento dos materiais, nossa falta de percepção de que o preponderante, tvz fosse nos organizarmos para melhor exigirmos proteção da piscosidade de nossas águas, como sempre defendeu meu "pitaqueiro de plantão". Mas disso quem discorre melhor é ele, qdo tem paciência ( raro). Mas q somos os 1ºs a sermos ferrada/os/fisgada/os pelas iscas, isso somos.

Muito grata, Kid , walther e Joelson .

As dicas reforçam as idéias que giravam mesmo sobre as águas “hiper limpas” do sudeste e, no máximo, algum dia, SM. Reforçam ainda a prudência antes de alterá-las. Esse negócio de "consertar o zóio blink:: do santo" anjo:: , nem sempre dá bom resultado bomba2 .Mas q dá uma tentação, dá ::evil:: ...kkk

Mas por mínimas experiências e uns dados colhidos; mesmo ciente da importância do movto e arrasto da isca na água, para que seja dedectada pelo predador , como bem aponta o Mestre "Kidpedia" ( com o reconhecimento e respeito de quem não lhe tem, ainda, familaridade mestre:: mestre:: ); achei que se eu pudesse dar uma “borradinha” de cor “chá” na região latero-superior ( nem sei como conseguiria isto) e uma escurecida maior no dorso, poderia ficar um pco mais visível e atraente, tendo + eficácia tb em águas não exatamente tão limpas.

Certa vez, numa pescaria de trutas com spinners e mini plugs/rapala, percebi libélulas roxas dando rasantes no pesqueiro. Evitando represálias, quietinha passei a ponta do dedo num baton e, depois, apenas na lateral superior de uma iscquinha, entre o dorso preto e lateral branca (pois fiquei com medo de ter dificuldade de retirá-lo de grande área; e tb achei interessante deixar parte baixa da lateral no branco original).No fundo branco pérola, o batom ficou 1/2 vinho. Sei lá se as trutas eram chegadas num "tinto" ou "rosé"; mas o resultado foi tão absurdo ::tudo:: que tive de emprestar baton pra uma fila de marmanjos ... vergonha:: kkk

Walther, Sol a pino em água limpa deve mesmo ser indicado para estas, que tvz se façam visíveis de modo mais sutil e natural que uma outra + chamativa. Legal a dica! Qto o poper, é uma "Jaraqui"/Intergrim . Ainda n testei. Espero q tenhas razão qto provável eficiência, pois tenho outra em cor diversa.

Dicas calcadas na lógica, mas principalm/e na experiência não tem preço mestre:: !.Vlw msm, colegas ::tudo:: ! Tentarei resistir, por algum tempo, antes d’álguma “customizada tabajara”.

Abç a tds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

achei que se eu pudesse dar uma “borradinha” de cor “chá” na região latero-superior ( nem sei como conseguiria isto) e uma escurecida maior no dorso, poderia ficar um pco mais visível e atraente, tendo + eficácia tb em águas não exatamente tão limpas.

...

Dicas calcadas na lógica, mas principalm/e na experiência não tem preço mestre:: !.Vlw msm, colegas ::tudo:: ! Tentarei resistir, por algum tempo, antes d’álguma “customizada tabajara”.

Abç a tds

Tente com verniz vitral, que é transparente e tem em várias cores.

Imagem Postada

Há outras marcas. Esse produta acaba "descascando" de algumas superfícies, então pode servir para fazer uma teste tabajara. Sugiro fazer um teste e tirar dúvidas na loja (de artesanato) em que for comprar.

Quem pode te orientar nessa técnica é Estabila, que obteve este resultado:

Imagem Postada

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Marcelo Siqueira, é um incentivo a + teu informe da ceitação das I.translúcidas nos locais que citaste (óbviamente mantidas as outras variáveis), e pelas douradas do Araguáia, que devem ser legal de se pescar, embora pra mim, isto ainda seja só um sonho. Vlw!

Arnaldo Pulga, a prévia experiência dos colegas nos tranquiliza. Com sadia inveja por teu test drive antes do meu, conte-nos depois os resultados!

Aljandro, super precisão na resposta: simples, clara, com extrema didática doutor:: ! Diante das considerações dos colegas e meu gosto pela variação, arriscarei um tempo sem alterar as iscas. Mas qdo resolver "mexer" nalguma, já terei as ótimas dicas de tua "aula", mais que anotadas. Vlw!

Abç a tds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilza,

As iscas transparentes são ( e sempre serão ) uma boa alternativa dentro da pescaria !

Quanto mais claras as águas onde estiver pescando, maiores serão as possibilidades de seu sucesso ( o que não impede que eles também sejam boas em outros locais ).

Apenas como raciocínio, lembre-se que o equilíbrio na natureza faz com que o convívio da presa e predador seja relativamente constante, e uma das formas de defesa que existe na presa é o mimetismo, ou camuflagem, se preferir ! Iscas transparentes tem a possibilidade de criar uma espécie de "ilusão" dentro da água que deve se repetir no cotidiano da vida das espécies !

Os predadores quando estão a caçar, ficam muito mais sensíveis com "sons", vibrações, e formas de nado, que evidenciem que "algo está fora do contexto", ou seja, há uma oportunidade a ser aproveitada por conta de uma situação exposta !

Como adendo, muitos dos ataques dos predadores terminam acontecendo em momento próximo a oferta da isca no seu local de presença, ou seja, tão logo a isca caia dentro d'água !

Alertado de uma oportunidade, o ataque se dá pela presença de um "corpo", ou algo que assim possa parecer uma presa, e nessa hora, a translucidez da isca pode ser uma boa forma de "driblar" a senso de desconfiança do predador !

Importante também lembrar que esses recursos são efetivos quando os peixes estão manhosos, e "cheios de exigências" para atacar as iscas ofertadas, já que quando estão "caçando", não tem essa de cor, ou tamanho, popis atacam tudo aquilo que lhes é oferecido...

Lembre-se sempre que as iscas oferecidas precisam parecer com algum tipo de presa a que os peixes da região onde estiver pescando tenham hábito de se alimentar !

Temos - tradicionalmente - uma quantidade muito grande de iscas e cores, embora ( quase sempre ) usemos as mesmas...

Nesse caso, o predador foi o fabricante, e nós, atrados pelo design, e cores das diversas iscas, terminamos por nos ferrar ( literalmente ) com estoques cada vez maiores.... :gorfei:

Excelente sua esplanação Mestre Kid!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilza,

Costumo pintar minhas iscas para pesca de robalo com Verniz de Vitral Verde Fluorescente da marca SIQUIPLÁS (é muito legal e diferente de vernizes normais). Como este é bem viscoso, misture a parte o verniz com algumas gôtas de diluidor p/ verniz de vitral da mesma marca que facilitará a pintura com pincel (passe 2 camadas finas). Após secagem, para dar maior resistência a pintura, passe uma camada fina de Resina Cristal ( Kit de Vetrificação a Frio Siq Dur - SIQUIPLÁS) misturando os ingredientes conforme informação (demora mais a secagem) ou 50% de cada ou 60%x40% secagem mais rápida (neste caso você deve ser rápida na pintura) e deixe a isca na vertical para secar. Para passar a resina utilize uma pequena espátula que fica ótimo (não utilize pincel que fica ruim) e segure a isca pela argola, com um alicate com trava para poder passar a espátula com resina. Antes da pintura com resina, caso queira, você pode dar uns pitacos confrome sua inspiração, com tinta spray de aeromodelismo fluorescente (PACTRA, TAMYA), amarelo limão, laranja, vermelho,etc, no dorso, papo, que fica legal.

SIQUIPLÁS....www.siquiplas.com.br

Bom, espero ter contribuído.

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bravel, Realmente o Sr Kid sintetizou um "tratado" sobre o assunto. Não atoa chamei-o, respeitosamente,de "Kidpédia"...rs.

Edu Bacha, parecem realmente interessantes estas malhadas que citaste. Algum dia espero testar alguma do tipo.

Irineu, valeu pelas dicas. Qualquer dia, após passar umas fases difíceis, vou arriscar umas "customizadas tabajara"...rs

Abç a tds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...