Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cristiano Julio

SUPORTE PARA A RABETA DO MOTOR NA CARRETA RODOVIÁRIA

Posts Recomendados

Olá pessoal, comprei um barco, aguardo a chegada.

encomendei a carreta/reboque estilo berço, mas na fabrica nao tem o suporte para o motor - aquele que fica atras dando suporte a rabeta do motor para nao empenar o espelho da popa.

no meu caso nao tem como transportar o motor fora do barco (é barco lancha) motor pesado cerca de 115kg.

pergunto se alguem conhece algum lugar que vende este suporte ou mesmo que fabrique de preferencia no DISTRITO FEDERAL.

aqueles guias laterais são vendidos separadamente ou so fabricados?

agradeço a atenção dispensada!

att Cristiano Júlio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na Central Náutica tinha. Ligue para 3361-3900 e fale com o Sandoval.

O meu eu mandei fazer em um serralheiro. Não tem mistério.

Só não deixe de usar, sob pena de destruir o espelho de popa do seu barco.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Se nao achar em BSB, aki em GYN vc encontra na Carretas Rondom, Pier Nautica ou Central Nautica... a dica do Walther é séria, principalmente em estrada com buracos... se for trajeto curto, para uma emergencia, trave o pino do suporte para o motor nao ficar batendo....

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Pessoal,

to querendo montar com um serralheiro um suporte deste mas não entendi muito bem como funciona.

BinhoFish teria como postar uma foto do motor montado nele pra eu passar pro serralheiro.

Desde ja agradeço e parabéns pelo tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal... Estive falando com um mecânico esses dias e ele me falou que esse suporte é muito bom... Mais ele disse que para garantir mesmo que o motor não tenha nenhum tipo de avaria principalmente no sistema hidráulico, é bom que usassemos tambem um pedaço de madeira entre o motor e o suporte do motor(GIO)... Assim a madeira ficaria presa pela força do trim (bom amarrar a madeira com uma corda também)... O mecânico alegou isso por que como o suporte ficara preso a carreta pode ser que o suporte folgue da rabeta podendo ocorrer alguma avaria...

O que vocês acham? Procede essa informação?

Agora conforme manual da Mercury, reboque o seu barco com o motor de popa inclinado para baixo na posição de operação vertical.

Se for necessário mais folga até o solo, o motor de popa deve ser inclinado para cima usando o dispositivo

acessório de suporte do motor de popa.

Então esse suporte poderá ser usado somente nos casos em que houver necessidade de suspender a rabeta? Caso a rabeta ja fique a uma boa distancia do solo podemos dispensar esse acessório?

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim não há tanto problema em relação ao motor em si. Deve se rebocá-lo com a rabeta erguida para evitar choques quando passar sobre lombadas , buracos e valetas. já vi motores com a rabeta quebrada por causa disso.

O suporte em si é de grande valia para o barco, evitando que com um pulo, a rabeta erguida exerça uma força de torque sobre o espelho de popa.

Muitos utilizam o braçinho que vem no motor, mas ele não foi feito para esta função. Somente serve para o momento de fazer manutenções ou até mesmo para reparar o sistema do trim com segurança.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Transportar o barco c/motor sem o suporte, princialmente em longas distâncias ou em estradas de terra, acho extremamente arriscado, porque normalmente o motor na vertical o hélice fica muito baixo, e facilmente esbarraria em lombadas, pedras, paus etc., e aí já era.

Também não dá para transportar apenas com o suporte que já vem no motor, porque o próprio manual diz que não é para isso. Tentei faze-lo há alguns dias porque a distância era pequena, e o motor girou para um lado, desequilibrando o peso. Sorte que ficou só nisso.

O ideal é que seja usado o suporte, como foi aí demonstrado. O próprio manual do motor Mercury sugere isso, ou seja, que para o transporte seja utilizado suporte acoplado na carreta.

Falo por experiência própria. No meu - cujas fotos vcs podem conferir no tópico próprio de fotos - uso um suporte que foi acoplado pelo fabricante da carreta (Lana), tenho viajado longas distâncias (até mais de 200 Km.) puxando o barco, e nunca tive nenhum problema com o uso do suporte, não balança nada, o motor vai firme, pois fica muito bem encaixado.

O suporte tem um parafuso com uma presilha onde prende no motor. Porém no meu caso eu prendo uma borracha de pneu para evitar que ele escorrega para baixo e arranhe o hélice, porque nas primeiras vezes isso aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz maurao...pra esse conjunto eu comprei o suporte...na verdade havia notado sim que existe o "pino" que segura a rabeta no cavalete do motor....mas a razão maior de eu ter procurado o suporte e no sentido de proteger o espelho da popa uma vez que o motor e muito pesado! ......agora estou em busca de um suporte pro New ::bassboat:: ::bassboat:: ::tudo:: ..pra o novo eu comprei dois pinos que ficam presos entre o cavalete e a rabeta....mas ainda nao e o ideal pois força do mesmo jeito o espelho da popa...quero encontrar aquele tipo o do freis....abraço!

Cristiano

Esse motor vem com trava para transporte.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso