Ir para conteúdo

BOGA GRIP OU OUTRA BALANÇA HOMOLOGADA - VOCÊ TEM ????


Posts Recomendados

Fala senhores,

Alguém aqui tem uma balança de pesca homologada/aferida pelo INMETRO ? Pela IGFA a gente sabe como faz, mas queria saber se alguém já fez isso aqui no Brasil.

Sem teorias, please. Queria saber de quem FEZ mesmo. Porque já li muita coisa na net e eu pessoalmente tentei fazer o caminho, mas deu num beco sem saída.

Primeiro que o INMETRO me disse que não homologam balanças do tipo dinamômetro (O Boga Grip). Só aí já danou-se. Aí o IPEM-SP me disse que, se eu quiser aferir uma balança digital (Rapala), a balança deveria ter a portaria do INMETRO que ela se enquadra. E é claro que não tem. Aí eles me disseram que não aferem nenhuma balança que não seja reconhecida (a tal da portaria) pelo INMETRO.

Bom, me falaram besteira ? Ou esse monte de info de internet que é um monte de besteira ?

Alguém REALMENTE sabe disso ?

OUTRA: Alguém aí tem uma balança homologada pela IGFA ?

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu vai parecer teoria, mas eu tenho um amigo que no caso do Boga(original) ele tb tentou aqui no Brasil, mas realmente não dá,tem na verdade que mandar o boga para IGFA e eles reconhecem e mandam uma validade por 1 ano. Mas precisaria verificar a autenticidade desta informação.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Dini,

Essa da IGFA eu já me informei. US$30 e eles aferem e mandam de volta. Mas esse é um trampo du kct... rs

Liguei AGORA de novo no INMETRO e acho que cheguei em alguem que sabe explicar... rs Ele me disse que eles não dão o selo do INMETRO prá nenhuma balança que não tenha alguma portaria já aberta por eles. Ou seja, se no produto não estiver escrito o numero da portaria onde ele se enquadra, não tem como pegar um selo.

O que pode ser feito é pegar um LAUDO (sem selo), que diz qual é o percentual de erro da balança. Ele não aprova/reprova a balança, apenas diz qual é o erro de aferição. Esse laudo é certificado pelo INMETRO. Resta saber se a IGFA aceita esse laudo... rs

Acho que é isso... Se alguém tiver mais alguma info, agradeço !

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o Ian Arthur, Caso alguém tenha a felicidade de pegar um recorde pelo IGFA e esteja com um boga original não aferido, é simples faz as fotos que tem de fazer com as medidas do peixe para a homologação, e manda o boga junto para o IGFA que eles aferem na hora!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pinguim, prá fazer isso não é necessário ser um Boga Original. Pode ser qualquer balança. No site da IGFA eles são bem claros quanto a isso.

Eles não indicam/recomendam nenhuma marca de balança. O que eles fazem é, na publicação anual dos recordes, listar as balanças mais utilizadas para pesar os peixes recordistas...

O Boga é famoso porque deve ser (não sei se é ou não) um dos mais utilizados. Mas não é o único.

Mas imagina você pegar o peixe, juntar todo o material, pagar todas as taxas, mandar tudo prá lá e a balança não passar nos testes... rs Todo trabalho e grana perdidos... Por isso o melhor mesmo é tentar um recorde com uma balança já aferida, né...

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas imagina você pegar o peixe, juntar todo o material, pagar todas as taxas, mandar tudo prá lá e a balança não passar nos testes... rs Todo trabalho e grana perdidos... Por isso o melhor mesmo é tentar um recorde com uma balança já aferida, né...

Abraço,

Edu Nakiri

Edu_Nakiri

E se fizer uma aferição "caseira" antes da pescaria?

Pelo menos terá uma idéia da diferença da balança e diminui o risco.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, eu tenho um boga grip original, comprei nos EUA e pedi que enviassem à IGFA antes para homologá-lo, e daí sim, despacharem. ELe veio com uma etiqueta, e a validade da homologação é 1 ano.

Já se passou um ano da compra, então se eu quiser usá-lo para homologar algum recorde, tenho que fazer como o Ian disse: enviar o boga novamente para aferição.

E aqui vai um detalhe: o Ian fez isso uma vez, mandou o boga pra lá. A IGFA fez a aferição e devolveu. Mas, chegando no Brasil, a receita "interceptou" a encomenda e o Ian teve que pagar novamente (já havia pago quando comprou nos EUA) os impostos de importação. Ele não conseguiu de forma alguma atestar que o negócio tinha vindo de lá pra cá, depois daqui pra lá...Enfim, pagou de novo para não ficar sem.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...