Ir para conteúdo

Bem vindo ao Fórum Turma do Biguá

Sinta-se em casa. O Fórum Turma do Biguá há mais de 10 anos é a casa do pescador esportivo. Você encontrará milhares de informações sobre a pesca esportiva, náutica, camping, e tudo o que envolve o esporte mais praticado no Brasil. Contamos com a sua participação para deixar o nosso blog fórum ainda mais interessante. Seja muito bem vindo!!!

Confira os mais de 4.000 relatos postados pelos nossos amigos

Clique aqui e vá direto para a sala dos Relatos de Pescaria. São milhares de belíssimos relatos repleto de fotos, paixão e muito peixe grande. Aproveite para eternizar sua pescaria, publicando detalhes sobre a sua aventura.
Acesse agora

Apaixonados pelo Tucunaré Açu

Adoramos a pesca esportiva em todas as suas modalidades, independente do peixe escolhido, mas temos uma paixão especial pelo tucunaré de olhos vermelhos. Navegue em nossas páginas e saiba tudo sobre eles.

Mas esportividade é a nossa razão de ser

Pequenos, grandes, bagróides, redondos?!?! Não importa.

BASSBOAT BRASIL

Mais uma marca registrada do FTB. O Bassboat Brasil é o único fórum do Brasil que traz tudo sobre os barcos de pesca esportiva de alta performance.
Acesse agora
  • +23 °C
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Fábio Neves

Show de horrores - Pesca e Cia dando dicas de captura do Açu

Posts Recomendados

Estava saindo de viagem com a patroa, quando vejo o carteiro entregando a edição de outubro da Pesca & Cia. Na capa uma chamada: “Sucesso até no repiquete”, dicas para a captura do Tucunaré Açu. Pensei vou levar a revista para aprender um pouco mais sobre a espécie que mais me dedico.

Para minha surpresa foi um festival de besteiras. Gente sem experiência no assunto, falando um monte de bobagens e prestando um desserviço aos amantes desta atividade.

Vamos ao Top Five das asneiras:

1- A Amazônia não é o pulmão do mundo. Pelo contrário, por se tratar de uma mata já em estágio avançado de desenvolvimento, o balanço carbônico é positivo, fora as queimadas que pioram ainda mais o quadro;

2- Os rios Demeni e Padauari não têm água preta, como citado no texto. Na verdade, por este motivo, eles são ótimas opções para a pesca de peixe de couro;

3- O texto trata o tucunaré Açu e o Paca como espécies diferentes. Existem pesquisas com análise de DNA, mostrando que ambos são da mesma espécie.Também cita que o Paca chega aos 10 kg e o Açu aos 15 kg, dando a impressão que os maiores peixes são os açus. Até recentemente o Record do tucunaré era um Paca, capturado no rio Ariraha, com mais de 12 kg;

4- Em relação à tralha: o autor recomenda vara de 6’6 e 7 pés para pescar com hélice. hahahaha.... Alguém já tentou arrastar hélice com vara de 7 pés numa voadeira? É impossível, pois a ponta bate na água o tempo todo! Recuso-me a comentar a sugestão de linha 0,28 mm (30 lb).

5- O grand finale: foi sugerido na hora da captura destravar a captura e controlar o bicho com o polegar no carretel... hahahaha... Quem já viu um grande tucunaré tomando linha sabe que a violência do bicho não respeita nem carretilhas com 6 kg de Drag. Um peixe deste, literalmente, “fritaria” o dedo do pescador se a carretilha estivesse destravada. Agora eu não entendo porque as empresas desenvolvedoras de carretilhas gastam centenas de milhares de dólares por ano desenvolvendo freios mais eficientes (que liberam a linha de forma mais suave, evitando assim danos ao sistema linha-líder-snap-isca), se podemos controlar com o polegar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta já foi uma revista que já fez a diferença, mas de uns tempos pra cá ( um bom tempo) vem deixando a desejar. Não que não tenha matérias interessantes, tem sim, mas acho que para preencher todas as páginas das revistas estão realizando matérias que deixam muitas dúvidas no ar, quando não deixam certezas que para nós pescadores são uns absurdos...O programa então, está uma lástima, acordar domingo cedo para na maioria das vezes assistir programas repetidos e em pesque-pague ninguém merece. Vejam bem, eu não sou contra o programa em PP, até porque de vez em quando eu vou com a família e uma boa dica e sempre bem vinda, mas todo domingo é f...O Rubinho e a liberdade que o Nelson Nakamura tinha para apresentar os programas estão fazendo falta... negativo:: negativo::

Compartilhar este post

Link para o post

E as gavetas aqui em casa estão cheias de Pesca & Cias que chegaram e eu nem li!!!

A qualidade vai caindo... e ninguém lá faz nada!!!(Não sei porque fui renovar a assinatura com tanta revista boa no mercado!!!)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu estou analisando aquí o que o Fábio Neves acabou de dizer. Para quem estava lá nos confins da Amazônia pescando o tal do Açu e o Paca e presenciar o que nós presenciamos, eu, em especial, que conseguí meu exemplar de 2 dígitos, só tem a lamentar as bobagens escritas na revista.

Portanto, nem vou comentar nada. No papel a realidade é uma coisa, lá, na caça ao bicho só quem tem experiência e sabe o que está fazendo pode dizer o que o Fábio disse. O resto é especulação.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem comentários..........que loucura, costumo sempre dizer que só devemos comentar o que sabemos........não entendo como uma revista especializada em pesca, informa tanta "dica" errada a respeito da pesca do Tucunáré açu.......é os Rios Demeni e Padauarí com água preta....kkkk...daquí a pouco vão dizer que o Rio Negro tem água branca..hehehe. Sugiro que da próxima vez a revista ponha um pescador experiente na pesca dos açus e pacas para escrever, é o mínimo da responsabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Teve um topico a um tempo atras em que eu pensei comigo: "vou ter de postar que eu nao gosto mais da revista, ja foi tempo..."

E, nao e que a galera em peso meteu a lenha?

E eu achando que haveria muitos defensores...

Cara... Nem perde tempo ou uns trocados com essa revista!

Se quiser aprender a pescar, e so dar uma olhada no que ficou pra tras neste forum!

Tem material para mais di metro!

Aquele abraco a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu estou analisando aquí o que o Fábio Neves acabou de dizer. Para quem estava lá nos confins da Amazônia pescando o tal do Açu e o Paca e presenciar o que nós presenciamos, eu, em especial, que conseguí meu exemplar de 2 dígitos, só tem a lamentar as bobagens escritas na revista.

Portanto, nem vou comentar nada. No papel a realidade é uma coisa, lá, na caça ao bicho só quem tem experiência e sabe o que está fazendo pode dizer o que o Fábio disse. O resto é especulação.

Aiii seu joão...

capturou o de dois dígitos. hein?!

Parabens. Se tivesse alguém que merecia mais que o sr. eu não conheci

abrass

Sobre a reportagem, estou aguardando ansiosamente para dar umas risadas!

Compartilhar este post

Link para o post

Aiii seu joão...

abrass

Pois é amigo Neco. Conseguí um Açu de 22 lbs. Perdí mais uma Rip Roller. Na 4ª feira eu e Fabrício perdemos 8 peixes só na parte da manhã. Foram as maiores porradas que eu já ví na vida. Coisa de cinema.

Fisguei um que não deu as caras e escapou. Fisguei outro que correu uns 15 metros levando tudo até bater no barranco, reboquei o bicho junto com um pedaço de pau e um tal de cauxi, aquela praga que dá na margem. O piloteiro foi retirar o pedaço de pau da linhaa e o bicho refugou e estourou a linha.

Acredito que perdemos uns dois peixes acima de 10 kg. Vamos aguardar os relatos.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Aiii seu joão...

abrass

Pois é amigo Neco. Conseguí um Açu de 22 lbs. Perdí mais uma Rip Roller. Na 4ª feira eu e Fabrício perdemos 8 peixes só na parte da manhã. Foram as maiores porradas que eu já ví na vida. Coisa de cinema.

Fisguei um que não deu as caras e escapou. Fisguei outro que correu uns 15 metros levando tudo até bater no barranco, reboquei o bicho junto com um pedaço de pau e um tal de cauxi, aquela praga que dá na margem. O piloteiro foi retirar o pedaço de pau da linhaa e o bicho refugou e estourou a linha.

Acredito que perdemos uns dois peixes acima de 10 kg. Vamos aguardar os relatos.

Abraços.

Meu Deus... essa prévia de relato já fez minhas lombrigas dar cambalhota!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem alguma que presta nas bancas?

Comprei a Pesca Esportiva, edição 157, para dar uma foleada nesse fim de semana. Tem uma matéria que parece plagio do relato de revolta...

E o tanto de propaganda...

O jeito é continuar trocando idéias nos foruns de boa qualidade, com matérias como as do tópico:

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =77&t=1458

Sem comentários, o melhor que já li, sem baboseiras...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, sem querer puxar a sardinha para a Revista Pesca e Companhia, como para qualquer outra do ramo....mas trabalhar hj neste país está cada vez mais complicado.

Estivemos debatendo esse assunto em nossas últimas pescarias...e manter uma revista ou um programa de pesca no ar, atualmente, é algo quase milagroso.

Repito, isso não justifica a revista publicar uma matéria sem "conhecimento de causa". Isso demonstra falta de compromentimento, seja com o leitor, seja com o editor chefe da revista q confiou na pessoa q escreveu a matéria.

Voltando ao assunto....

...não podemos de forma alguma abandonar o seguimento, deixar de comprar ou apenas bombardeá-los na internet....Se já é ruim com eles, imagem sem eles?!?!?

Podemos sim, enviar uma carta, e-mail, etc, para a edição da revista informando q a matéria está equivocada, e etc. Isso ajudará muito mais.

Lembrem-se....as diferenças sociais aumentam a cada dia. As emissoras de televisão, editoras de revistas e etc, só conseguem sobreviver ou se manter, com milhões e mais milhões reais, ou seja, televisão vivendo de propagandas caríssimas (R$ 400.000,00 por 30 segundos em horário nobre)...sabem quem consegue pagar isso?!?!? Apenas Petrobrás, Itaú, Bradesco, etc, e etc, partidos políticos, propagandas para o Governo, ou empresas multimilhonárias.....ou seja, nunca nós teremos um programa de pesca ou a propaganda de um produto de pesca em horário nobre.

E as revistas?!?! R$ 5.000,00 por uma página inteira de propaganda, e por aí vai...quem vai pagar esta conta?!?! Apenas empresas grandes é claro, como no caso acima...Peguem hj as principais revistas de circulação nacional....Reparem...Vcs só verão propagandas de carros, bancos, e empresas riquíssimas...O pequeno tem cada vez menos espaço.

O investimento feito para se pagar um grupo de funcionários pescadores, com toda a sua equipe, equipamentos, passagens, e etc?!?!? Tudo isso é muito caro.

Hj eles (as editoras de revista) não pagam por matérias feitas por todo e qualquer pescador, seja ela ou não bem escrita, o q seria bem mais barato para a editora, além, é claro, do número de exemplares vendidos ser muito maior, afinal, quem não quer aparecer numa revista de pesca, mostrar a sua pescaria para os seus amigos e familiares?!?!?

Eu mesmo, só comprei a revista EcoAventura do mês passado pq o Xandego estava nela...Comprei a revista e pedi para todos os meus amigos para comprarem tb...Pode não ser muita coisa...mas já imaginaram se a moda pega e todo mês fosse um pescador diferente desse Brasilzão a estar na capa de uma revista?!?!? Não sei se adiantaria algo, mas acho um trabalho interessante.... joia:::

A realidade, acredito eu, é q eles (editoras e programas de pesca) precisam vincular/criar um pescador "renomado" para facilitar o marketing futuro.

Resumindo....a coisa é muito mais complicada q imaginamos.

Viver da pesca neste país está cada dia mais difícil...hehehee.....

Pensem nisso.... legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, sem querer puxar a sardinha para a Revista Pesca e Companhia, como para qualquer outra do ramo....mas trabalhar hj neste país está cada vez mais complicado.

Estivemos debatendo esse assunto em nossas últimas pescarias...e manter uma revista ou um programa de pesca no ar, atualmente, é algo quase milagroso.

Repito, isso não justifica a revista publicar uma matéria sem "conhecimento de causa". Isso demonstra falta de compromentimento, seja com o leitor, seja com o editor chefe da revista q confiou na pessoa q escreveu a matéria.

Voltando ao assunto....

...não podemos de forma alguma abandonar o seguimento, deixar de comprar ou apenas bombardeá-los na internet....Se já é ruim com eles, imagem sem eles?!?!?

Podemos sim, enviar uma carta, e-mail, etc, para a edição da revista informando q a matéria está equivocada, e etc. Isso ajudará muito mais.

Lembrem-se....as diferenças sociais aumentam a cada dia. As emissoras de televisão, editoras de revistas e etc, só conseguem sobreviver ou se manter, com milhões e mais milhões reais, ou seja, televisão vivendo de propagandas caríssimas (R$ 400.000,00 por 30 segundos em horário nobre)...sabem quem consegue pagar isso?!?!? Apenas Petrobrás, Itaú, Bradesco, etc, e etc, partidos políticos, propagandas para o Governo, ou empresas multimilhonárias.....ou seja, nunca nós teremos um programa de pesca ou a propaganda de um produto de pesca em horário nobre.

E as revistas?!?! R$ 5.000,00 por uma página inteira de propaganda, e por aí vai...quem vai pagar esta conta?!?! Apenas empresas grandes é claro, como no caso acima...Peguem hj as principais revistas de circulação nacional....Reparem...Vcs só verão propagandas de carros, bancos, e empresas riquíssimas...O pequeno tem cada vez menos espaço.

O investimento feito para se pagar um grupo de funcionários pescadores, com toda a sua equipe, equipamentos, passagens, e etc?!?!? Tudo isso é muito caro.

Hj eles (as editoras de revista) não pagam por matérias feitas por todo e qualquer pescador, seja ela ou não bem escrita, o q seria bem mais barato para a editora, além, é claro, do número de exemplares vendidos ser muito maior, afinal, quem não quer aparecer numa revista de pesca, mostrar a sua pescaria para os seus amigos e familiares?!?!?

Eu mesmo, só comprei a revista EcoAventura do mês passado pq o Xandego estava nela...Comprei a revista e pedi para todos os meus amigos para comprarem tb...Pode não ser muita coisa...mas já imaginaram se a moda pega e todo mês fosse um pescador diferente desse Brasilzão a estar na capa de uma revista?!?!? Não sei se adiantaria algo, mas acho um trabalho interessante.... joia:::

A realidade, acredito eu, é q eles (editoras e programas de pesca) precisam vincular/criar um pescador "renomado" para facilitar o marketing futuro.

Concordo... mas eles poderiam ser mais criteriosos em lançar coisas sem fundamentação ou procurar uma fonte de pesquisa confiável!!!(Estou falando isso sem ter ao menos visto a mal falada revista... que sempre atrasa pra chegar em minha residência!!!)

Tem tanta gente qualificada que poderia escrever materias e mais materias a respeito do assunto... mas acho eu que está difícil investir nisso por parte da revista... que assumiu suas verdades... e como o comandante de um navio com furo no casco... prefere nalfragar junto com este que abandoná-lo!!!

Não saiu quase nada sobre a reunião do MPA na revista anterior... e a falta de interesse da revista está clara!!!

Se olhar bem... muitos pescadores que escreviam para a revista acabaram por afastar e deixar de escrever matérias para a revista!!!

O mundo está tão globalizado... e fonte de pesquisa está cheia na net!!!(São inumeros fóruns sobre o assunto... e até quando a renomada Pesca & Cia vai se abster disso??? Dessa forma só vão continuar a levar pedradas da net!!!)

Compartilhar este post

Link para o post

Que pena que deram essa bola fora, ainda não tive a oportunidade de comprar essa edição, farei hoje embora tenham pisado na bola com essas dicas pois para mim ainda é a única revista comprável das que tem no mercado, a edição anterior a esta mesmo estava excelente e eles melhoraram bastante a revista!.

Agora se analizarmos bem os fatos veremos que algumas coisas citadas acima não são unanimidades, mas também não são dicas totalmente falsas!

Abraço a todos!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Além disso tudo mencionado, tem a questão do atraso, já nao recebo os dois ultimos exemplares a 2 meses...

Já liguei, mandei e-mail e nada...

isso é fogo... Não renovei minha assinatura por conta disso... via a revista nas bancas e minha revista não chegava em casa...

era melhor eu comprar a revista quando ocasionalmente eu passava por perto de uma banca do que esperar a revista chegar em casa...

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao assunto....

Não saiu quase nada sobre a reunião do MPA na revista anterior... e a falta de interesse da revista está clara!!!

Só lucrar meu caro.

Inclusive, na última reunião do MPA foi falado isso. Do qual gerou polêmica.

Depois dessa. Do quê aconteceu lá, não renovei com a revista.

E outras, as matérias são mais do mesmo. Tava interessante ler mais os anúncios para ver as ofertas, que as matérias em si. Só tava ocupando espaço aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando ao assunto....

Só lucrar meu caro.

Inclusive, na última reunião do MPA foi falado isso. Do qual gerou polêmica.

Depois dessa. Do quê aconteceu lá, não renovei com a revista.

E outras, as matérias são mais do mesmo. Tava interessante ler mais os anúncios para ver as ofertas, que as matérias em si. Só tava ocupando espaço aqui.

Deixei de comentar isso Binho... :amigo: :amigo: :amigo:

Tem horas que ler os anúncios está melhor que ler as reportagens... tamanha falta de assunto para por na revista!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Vaidade e fogo...

Aparentemente, tem gente que prefere deixar uma revista afundar, a dar o braco a torcer e perguntar pra alguns pescadores se algo esta correto...

Perguntar nao doi... Ou doi?

Tudo bem q tem aquela "saida pela tangente" dizendo q a opiniao dos autores nao reflete necessariamente a opiniao dos editores...

Mas isso e suficiente? Alguem aqui se satisfaz com essa desculpa?

Compartilhar este post

Link para o post

Fabio - Já faz tempo que não sou leitor assiduo da revista como a tres anos atraz, mesmo porque quem vive nas barrancas, naõ escreve mais os artigos.

A cerca de 02 anos atraz, estava eu pescando na Argentina, no Gemeos, e nosso piloteiro foi o Schumaker, estavamos pinchando douradinhos, quando o clular do piloteiro tocou e era o Gaucho (não vou citar nome, quem comece sabe quem é), que presta assessoria para a pousada e, quando soube o local que estavamos, começou a gritar no celular com o piloteiro, para sair do local, pois na semana seguinte iria ter uma gravação do programa e "nós" estavamos espantando o ponto. É o tipico pensamento exclusivista, sem pensar no coletivo, afinal este senhor sabe quanto os dois pescadores gastam em material/ano? Quantas vezes pescamos/ano? Sem falsa modestia, ele vive disto, eu faço disto meu lazer e meus brinquedinhos. Aí esta todo o pensamento que hoje a revista reflete em relação a pesca esportiva, não tem compromisso com o meio, e sim apenas financeiro.

Concordo com o Fabricio, que os custos envolvidos são demasiados, porem o publico alvo não esta sendo focado, portanto os custos cada vez serão mais pesados, por uma simples posição editorial .

Se mudarem o foco, acredito que terão maiores lucros e assim manter uma publicação de respeito junto aos pescadores

P.S. Tambem não tenho vontade de assistir o programa aos domingos, não tem mais sabor de barranca.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta de travar no dedo foi como o amigo disse, para quem nunca pescou e sabe a violência da arrancada ...

Mas neste ultimo ano so tenho elogios para ecoaventura, alem de excelentes materias com o cara que mais respeito no ramo que é o Rubinho, vem com um DVD em todas as edições...

Compartilhar este post

Link para o post

Revivendo difunto...

Resolvi colocar no Google o nome da pessoa que postou essa matéria na P & C... e "BINGO"...

É só lançarem o nome: LIELSON TIOZZO... verão o vasto currículo de pescarias do nosso amigo!!!(não vou adiantar nada!!!)

A título de curiosidade... lancem o nome de vocês também para ver o que acontece???(isso vai surpreender muita gente aqui!!!)

Compartilhar este post

Link para o post

pois e estao deixando a desejar,na minha opiniao so existe uma pessoa capaz de retormar as redeas ,o principal pescador esportivo senao o primeiro ,rubens de almeida prado,esse e o cara,o resto apenas seguidores

Compartilhar este post

Link para o post

pois e estao deixando a desejar,na minha opiniao so existe uma pessoa capaz de retormar as redeas ,o principal pescador esportivo senao o primeiro ,rubens de almeida prado,esse e o cara,o resto apenas seguidores

Geovane,

Este é o cara mesmo, e por estas e outras que digo que a ECOAVENTURA é a revista mais séria do momento. O CARA faz parte dela. joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso