Ir para conteúdo

VARA HUNTER FISH - AJUDA


Posts Recomendados

Alguem poderia me informar o motivo de constar na vara Hunter Fish a resistência de 10 a 20 libras para monofilamento e 20 a 40 lbs para multifilamento (na mesma vara)????????? Qual o correto. ?????

Essa vara aguenta os trancos dos bocudos de Barcelos????

Abraço

Ricardo,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Esse ano fui pro Médio Rio Negro e usei quase que exclusivamente varas Hunter Fish... tirei vários bocudos entre 16 e 23 lbs sem problemas, mas as minhas hunter fish são para 30 lb mono e 50 lb multi

arrasta todas as iscas sem problema... inclusive hélices de 6 a 7´´

abrassaum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo

Vou palpitar, mas creio que isso seja um erro do fabricante ou má interpretação de uma informação. Pode ser que isso seja uma indicação da "bitola" da linha indicada para a vara.

A resistência da vara não muda de acordo com a linha usada.

Ricardo - penso o mesmo que o Alejandro, o tipo de linha não tem influencia na resistencia do blank
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O AMIGO TIWILLIAN ME MANDOU MP PARA DAR UMA OLHADA NESTE TOPICO.

ENTAO VAMOS LA :

O USO DE LINHAS MULTI FILAMENTOS E MUITO MAIS RECENTE QUE O USO DE NYLON A MUITO MAIS TEMPO NO MERCADO.

95% OU MAIS DAS PESSOAS(PESCADORES) ACHAM QUE A LIBRAGEM DA VARA ,QUER DIZER O QUE ELA AGUENTA ,GRANDE ENGANO,NAO E BEM ASSIM.

AS ESPECIFICAÇOES TECNICAS DE LIBRAGENS DAS VARAS INDICAM E SUGEREM AO PESCADOR QUAL ESPESSURA DE LINHA A SER USADA QUE DEIXARA O EQUIPAMENTO MAIS EQUILIBRADO.(NAS BOAS VARAS E ASSIM)

E NAO ESQUEÇAM QUE MUITA GENTE QUE COMPRA UMA VARA ,ESTA FAZENDO PELA PRIMEIRA VEZ E NAO TEM NOÇAO E EXPERIENCIA PARA SOZINHO SABER DESTINGUIR DADOS TECNICOS.

POIS BEM, ENTAO QUANDO VC COMPRA UMA VARA DE 8 A 17 LIBRAS ,SIGNIFICA QUE A ESPESSURA IDEAL PARA ELA SERIA DE 0,24 A 0,35MM (ESTAMOS FALANDO DAS VARAS QUE SO VEM COM ESTA DESCRIÇAO TECNICA DE NYLON, E QUASE TODAS SAO ASSIM)

MAIS HOJE AS PESSOAS PEGAM ESTA MESMA VARA DE 17 LIBRAS E COLOCAM LINHAS DE MULTI 0,35MM ,CONTINUO IGUAL ? MAIS OU MENOS, POIS UMA LINHA DE 0,35MM DE MULTI REPRESENTA 40 OU MAIS LIBRAS DE RESISTENCIA ENQUANTO QUE UM MESMA ESPESSURA DE NYLON NAO ULTRAPASSA 20 LIBRAS.

A PERGUNTA QUE MAIS VEJO NAS LOJAS ,ERRADA,POR PARTE DOS PESCADORES E DOS VENDEDORES E : PRA QUANTOS QUILOS E ESSA VARA????? ISSO NAO E A INFORMAÇAO TOTALMENTE CORRETA ,COM UMA VARA DE 17 LIBRAS VC PODE PEGAR UM PEIXE DE ATE 20 QUILOS OU MAIS, POREM EXIGE QUE O PESCADOR TENHA MUITA EXPERIENCIA PARA TIRAR O PEIXE DA AGUA.

NESTA HORA TEMOS QUE TER BOM SENSO, TAMBEM NAO VAMOS SAIR COMPRANDO VARAS DE 17 LIBRAS PARA BRIGAR COM PEIXES MUITO GRANDES COMO PEIXES DE COURO OU ATE MESMO TUCUNARES AÇU, NAO DA PARA USAR?? DA SIM, POREM NAO E O IDEAL, PARA PEIXES COMO ESSES AÇUS UMA VARA DE 20 A 30 LIBRAS VAI BEM MELHOR,POIS A CASOS QUE TEMOS QUE SEGURAR OS PEIXES NA "MARRA" E SEGURAR UM PEIXE COM VARA DE 17 LIBRAS USANDO UMA LINHA MULTI DE 40 OU 50 FATALMENTE PODERA CAUSAR A QUEBRA DA VARA.ALEM DO QUE USAMOS ISCAS PESADAS O QUE TAMBEM DEVE SER RESPEITADO NAS ESPECIFICAÇOES DAS VARAS ,IMAGINEM ARREMESSAR UMA ISCA DE HELICE DE 45 GRAMAS COM VARINHAS DE 17 LIBRAS???

VOLTAMOS O ASSUNTO DAS 2 LIBRAGENS COMPOSTA NAS HUNTER FISH.

PELA PRIMEIRA VEZ NO MERCADO EXISTE UMA VARA QUE MOSTRA AO PESCADOR COM MENOS EXPERIENCIA QUE TIPO DE LINHA ELE DEVERA USAR EM SUA VARA , TANTO SE ELE FOR USAR NYLON OU MULTI. ISSO FOI UMA PREUCUPAÇAO MINHA QUE DE TANDO OUVIR INFORMAÇOES ERRADAS RESOLVI COLOCAR NAS ESPECIFICAÇOES TECNICAS DAS HUNTER FISH ( CARBONO SOLIDO)

VEJA BEM AI TEMOS MAIS UMA VANTAGEM DE UMA VARA COMO A HUNTER ,POR ELA SER SOLIDA ,UMA VARA QUE APARENTEMENTE TEM UM BLANK BEM MAIS FINO QUE UMA TUBULAR E QUE PARECE SER MAIS FRAGIL A VISAO DO LEIGO, NA VERDADE PERMITE USAR LINHAS BEM MAIS RESISTENTES QUE AS VARAS DE IGUAL ESPECIFICAÇAO TECNICA TUBULAR ,SEM FALAR QUE TEM MAIOR TOLERENCIA A ARREMESSAR ISCAS MAIS PESADAS .

USAR LINHAS DE MULTI ACIMA DE 50 LIBRAS PARA TUCUNARES ,COM VARAS TUBULARES (20 -25 libras)TRAVANDO TOTALMENTE A FRICÇAO DIFICILMENTE QUEBRA A VARA ,POIS LEMBRENSE QUE A MAIORIA DAS FRICÇOES SAO DE 4 A 6 QUILOS.(ENTAO QUANDO SE ATINGE 12 LIBRAS DE PRESAO A LINHA COMEÇA A SAIR DO CARRETEL ,ISTO ESTA AINDA BEM ABAIXO DA RESISTENCIA DA VARA )O QUE PODE QUEBRAR UMA VARA E METER O DEDAO E TRAVAR NA MARRA AI SIM VC ESTA FAZENDO UMA PRESSAO BEM ACIMA DA RESISTENCIA DA VARA

ENTAO E MUITO SIMPLES , AS HUNTER FISH TEM AS DUAS OPÇOES CLARAS PARA O PESCADOR ,EM NYLON E MULTI.

E POR SEREM DE CARBONO SOLIDO, PERMITEM PESCAR COM UMA MESMA VARA UM TUCUNARE DO CENTRO OESTE (1 QUILO)E UM AÇU DA AMAZONIA COM TOTAL SEGURANÇA E NAO PERDENDO ESPORTIVIDADE QUANDO PESCANDO PEIXES PEQUENOS.

COM UMA VARA HUNTER VC FAZ ISSO, E UMA VARA MUITO MAIS POLIVALENTE.

MUITO SE FALA EM VARAS ESPECIFICAS PARA ISCAS DE HELICE, VEJO COMENTAREM DE VARAS DE 400 A 800 REAIS, COM TODO O RESPEITO AO GOSTO E AO BOLSO DOS AMIGOS PESCADORES, SUJIRO QUE QUANDO POSSA EXPERIMENTEN UMA VARA DE 5,3 DE 30 LIBRAS NYLON E 50 MULTI, QUE IRAO SE SURPREENDER O QUE UMA VARA DE 140 REIAS FAZ.

AS VEZES ERRAMOS A PENSAR QUE COISA BOA E EFICIENTE TEM QUE SER CARA, ISTO NAO E REGRA .

E APROVEITO PARA AVISAR AOS AMIGOS QUE AS NOVAS HUNTER FISH Z, TUBULAR COM IM10 E PASSADORES FUJI K ESTAO EM TESTES FINAIS, E ESTE ANO ESTARAM NO MERCADO, ASSIM NOSSO OBJETIVO SERA TOTALMENTE ALCANÇADO EM NOSSA META , JA TEMOS A MELHOR VARA DE CARBONO SOLIDO DO MERCADO, E AGORA VAMOS ATRAS DE FAZER O MESMO COM VARAS DE CARBONO TUBULAR.

ESTA PROMETO AOS AMIGOS TERA INOVAÇOES EXCLUSIVAS ,COMO JA VEM ACONTECEDO A MUITO TEMPO COM PRODUTOS CLASSE A DA MS.

ESPERO TER ESCLARECIDO AS DUVIDAS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Johnny,

Obrigado pelas suas contribuições !

É ótimo vê-lo por aqui também !

Aproveitamos para lhe desejar ( e a todos do Momento da Pesca ) um 2011 repleto de felicidades e muitas alegrias ! palmas:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O AMIGO TIWILLIAN ME MANDOU MP PARA DAR UMA OLHADA NESTE TOPICO.

ENTAO VAMOS LA :

O USO DE LINHAS MULTI FILAMENTOS E MUITO MAIS RECENTE QUE O USO DE NYLON A MUITO MAIS TEMPO NO MERCADO.

95% OU MAIS DAS PESSOAS(PESCADORES) ACHAM QUE A LIBRAGEM DA VARA ,QUER DIZER O QUE ELA AGUENTA ,GRANDE ENGANO,NAO E BEM ASSIM.

.

Caro Johnny Hoffmann - Sou seu fã, sigo seus ensinamentos de pesca que muitas vezes aumentaram meus sucessos em pescarias, porem sua narrativa acima colocaram em duvida minha vida profissional com o meu lazer pescativo.

Ao qual teço algumas considerações:

È bem assim - SIM

É importante assinalar que massa não pode ser confundida com peso.

O peso de um corpo é igual a força da gravidade que atua sobre o corpo e varia com sua localização.

Por outro lado, a massa de um corpo é sempre a mesma, qualquer que seja o lugar onde se encontre.

Um corpo com massa de 10 kg na terra também terá massa de 10 kg na Lua.

Massa é uma propriedade inerente a um corpo e independe das vizinhanças do corpo e também do método adotado para medida, sendo uma grandeza escalar.

Como a massa é uma grandeza que obedece as leis ordinárias da aritmética, várias massas podem ser combinadas de maneira numérica simples.

Peso A força exercida pela Terra sobre um corpo é o peso do corpo (P). Essa força se direciona para o centro da Terra. Quando um corpo em queda livre tem uma aceleração (g) dirigida para o centro da terra, ao aplicarmos a segunda lei de Newton , temos:

P=mg

Aceleração(a)= g( aceleração da gravidade) e Fg(força gravitacional) = P(peso)

Assim, sendo dependente de g, o peso varia com a localização geográfica.

O peso, portanto, diferentemente da massa, não é uma propriedade inerente invariável de um corpo.

Não é possível, por isso, confundir peso com massa.

Por exemplo: uma bola de boliche com uma massa de 10 kg pesa 98 N(Newtons=kg.m/s²) na Terra, mas pesaria apenas 17 N na Lua. A massa é a mesma na Terra e na Lua, mas a aceleração de queda livre na Lua é de apenas 1,7 m/s² e na Terra 9,8 m/s²(nível do mar-linha do equador).

peso é uma medida de força (vetorial) e a sua grandeza é mensurada em N (Newtons), dina ou libraforça.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Halliday D, Resnick R, Walker J. Fundamentos de Física, Volume 1, 6ª edição, Rio de Janeiro, LTC Editora,2002;76-78.

Serway RA. Física Para Cientistas e Engenheiros, Volume 1, 3ª Edição, Rio de Janeiro, LTC Editora, 1996;82-85.

NOTA IMPORTANTE - > Nos Estados Unidos, a libra foi oficialmente definida como uma unidade de massa e definida relativamente ao quilograma desde 1893, mas o seu valor em relação ao quilograma foi ligeiramente alterada em 1894, e novamente em 1959 para o seu valor atual (que só difere da definição de 1894 por uma parte em 10 milhões). A definição legal da libra no Reino Unido e Canadá é a mesma que nos Estados Unidos, e foram unificadas para o seu valor atual de 1960.

Portanto – Quando é especificado que uma vara tenha linha mono até 0,35mm é que a linha suporte uma massa de aproximadamente 16 lb . Ou seja, existe a ruptura da linha antes do escoamento do material da vara e sua ruptura. (É pessimo para pescadores, mas é otimo para a segurança pessoal)

Ruptura da linha, é muito mais seguro que ruptura da vara, que poderia estilhaçar e provocar acidentes, bem como o impacto contra o rosto.

Então a minha conclusão é que a vara em questão – para uso de mono até 20 lb ( espessura media 0,37 mm) e multi até 40 lbs ( espessura media 0,29 mm), é única e exclusivamente para balancear com o diametro e resistencia dos passadores. – Concluindo que a Vara em Questão é para libragem até 40 Libras de massa.

Afinal – principalmente por ser uma IM10 e maciça, qual a libragem máxima desta vara, ou seja, qual a massa que ela suporta antes de sua ruptura???

Quanto a sua descrição abaixo:

.......COM UMA VARA HUNTER VC FAZ ISSO, E UMA VARA MUITO MAIS POLIVALENTE.

MUITO SE FALA EM VARAS ESPECIFICAS PARA ISCAS DE HELICE, VEJO COMENTAREM DE VARAS DE 400 A 800 REAIS, COM TODO O RESPEITO AO GOSTO E AO BOLSO DOS AMIGOS PESCADORES, SUJIRO QUE QUANDO POSSA EXPERIMENTEN UMA VARA DE 5,3 DE 30 LIBRAS NYLON E 50 MULTI, QUE IRAO SE SURPREENDER O QUE UMA VARA DE 140 REIAS FAZ.

AS VEZES ERRAMOS A PENSAR QUE COISA BOA E EFICIENTE TEM QUE SER CARA, ISTO NAO E REGRA ......

Volto a frizar - devido sua descrição comercial acima, veja que o senhor coloca que a massa (libragem) da vara é suportada até 50lbs, em multi, ou seja 0,32 mm de espessura - Então a vara é de 50 lbs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O AMIGO TIWILLIAN ME MANDOU MP PARA DAR UMA OLHADA NESTE TOPICO.

ENTAO VAMOS LA :

O USO DE LINHAS MULTI FILAMENTOS E MUITO MAIS RECENTE QUE O USO DE NYLON A MUITO MAIS TEMPO NO MERCADO.

95% OU MAIS DAS PESSOAS(PESCADORES) ACHAM QUE A LIBRAGEM DA VARA ,QUER DIZER O QUE ELA AGUENTA ,GRANDE ENGANO,NAO E BEM ASSIM.

.

Caro Johnny Hoffmann - Sou seu fã, sigo seus ensinamentos de pesca que muitas vezes aumentaram meus sucessos em pescarias, porem sua narrativa acima colocaram em duvida minha vida profissional com o meu lazer pescativo.

Ao qual teço algumas considerações:

È bem assim - SIM

É importante assinalar que massa não pode ser confundida com peso.

O peso de um corpo é igual a força da gravidade que atua sobre o corpo e varia com sua localização.

Por outro lado, a massa de um corpo é sempre a mesma, qualquer que seja o lugar onde se encontre.

Um corpo com massa de 10 kg na terra também terá massa de 10 kg na Lua.

Massa é uma propriedade inerente a um corpo e independe das vizinhanças do corpo e também do método adotado para medida, sendo uma grandeza escalar.

Como a massa é uma grandeza que obedece as leis ordinárias da aritmética, várias massas podem ser combinadas de maneira numérica simples.

Peso A força exercida pela Terra sobre um corpo é o peso do corpo (P). Essa força se direciona para o centro da Terra. Quando um corpo em queda livre tem uma aceleração (g) dirigida para o centro da terra, ao aplicarmos a segunda lei de Newton , temos:

P=mg

Aceleração(a)= g( aceleração da gravidade) e Fg(força gravitacional) = P(peso)

Assim, sendo dependente de g, o peso varia com a localização geográfica.

O peso, portanto, diferentemente da massa, não é uma propriedade inerente invariável de um corpo.

Não é possível, por isso, confundir peso com massa.

Por exemplo: uma bola de boliche com uma massa de 10 kg pesa 98 N(Newtons=kg.m/s²) na Terra, mas pesaria apenas 17 N na Lua. A massa é a mesma na Terra e na Lua, mas a aceleração de queda livre na Lua é de apenas 1,7 m/s² e na Terra 9,8 m/s²(nível do mar-linha do equador).

peso é uma medida de força (vetorial) e a sua grandeza é mensurada em N (Newtons), dina ou libraforça.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Halliday D, Resnick R, Walker J. Fundamentos de Física, Volume 1, 6ª edição, Rio de Janeiro, LTC Editora,2002;76-78.

Serway RA. Física Para Cientistas e Engenheiros, Volume 1, 3ª Edição, Rio de Janeiro, LTC Editora, 1996;82-85.

NOTA IMPORTANTE - > Nos Estados Unidos, a libra foi oficialmente definida como uma unidade de massa e definida relativamente ao quilograma desde 1893, mas o seu valor em relação ao quilograma foi ligeiramente alterada em 1894, e novamente em 1959 para o seu valor atual (que só difere da definição de 1894 por uma parte em 10 milhões). A definição legal da libra no Reino Unido e Canadá é a mesma que nos Estados Unidos, e foram unificadas para o seu valor atual de 1960.

Portanto – Quando é especificado que uma vara tenha linha mono até 0,35mm é que a linha suporte uma massa de aproximadamente 16 lb . Ou seja, existe a ruptura da linha antes do escoamento do material da vara e sua ruptura. (É pessimo para pescadores, mas é otimo para a segurança pessoal)

Ruptura da linha, é muito mais seguro que ruptura da vara, que poderia estilhaçar e provocar acidentes, bem como o impacto contra o rosto.

Então a minha conclusão é que a vara em questão – para uso de mono até 20 lb ( espessura media 0,37 mm) e multi até 40 lbs ( espessura media 0,29 mm), é única e exclusivamente para balancear com o diametro e resistencia dos passadores. – Concluindo que a Vara em Questão é para libragem até 40 Libras de massa.

Afinal – principalmente por ser uma IM10 e maciça, qual a libragem máxima desta vara, ou seja, qual a massa que ela suporta antes de sua ruptura???

Quanto a sua descrição abaixo:

.......COM UMA VARA HUNTER VC FAZ ISSO, E UMA VARA MUITO MAIS POLIVALENTE.

MUITO SE FALA EM VARAS ESPECIFICAS PARA ISCAS DE HELICE, VEJO COMENTAREM DE VARAS DE 400 A 800 REAIS, COM TODO O RESPEITO AO GOSTO E AO BOLSO DOS AMIGOS PESCADORES, SUJIRO QUE QUANDO POSSA EXPERIMENTEN UMA VARA DE 5,3 DE 30 LIBRAS NYLON E 50 MULTI, QUE IRAO SE SURPREENDER O QUE UMA VARA DE 140 REIAS FAZ.

AS VEZES ERRAMOS A PENSAR QUE COISA BOA E EFICIENTE TEM QUE SER CARA, ISTO NAO E REGRA ......

Volto a frizar - devido sua descrição comercial acima, veja que o senhor coloca que a massa (libragem) da vara é suportada até 50lbs, em multi, ou seja 0,32 mm de espessura - Então a vara é de 50 lbs.

Silvio,

peço que não leve a mal oq vou comentar aqui.

Achei interessante oq vc escreveu e, com certeza, tudo é muito informativo.

No entanto... acho que vc partiu de várias premissas verdadeiras para uma conclusão um pouco equivocada.

Não acredito que, tanto o johnny quanto qualquer dos outros fabricantes de varas tenham como intençao colocar na vara o quanto que ela suporta de massa, mas sim o quanto de peso ela suporta de um corpo com tal massa (logicamente no planeta terra).

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria tao mais simples colocar assim então:

Linhas recomendadas para uso:

MONO: ........

MULTI: ........

pois essa discussão de massa, peso, resistência da vara com linhas diferentes parece ser mais um dado para ludibriar o consumidor.

desculpe minha humilde opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquecendo um pouco o critério "resistencia"... principalmente ao "pé da letra"...

O normal hoje em dia é a gente balancear o conjunto dessa forma(considerar varas tubulares):

14/15 lbs: Usamos multifilamento em torno de 20lbs

17lbs: Usamos multifilamento em torno de 30lbs

20 lbs: Usamos multifilamento entre 40 e 50 lbs

25/30 lbs: Usamos multifilamento entre 50 e 65lbs, podendo até chegar a 80lbs

Acredito que o Johnny Hoffmann quis mostar + ou - isso em suas varas solidas... Como é essa relação para suas vara sólidas... Ele quis facilitar muito a vida do pescador inexperiente.

E acho até que acertou em cheio!

Exemplo:

Vou numa loja e encontro uma vara com a seguinte especificação:

RESISTÊNCIA: (NYLON - 15-30LBS) (MULTI - 30-50LBS)

Vou comprar uma linha de multi para usar com ela. Que linha compro?

Com certeza comprarei uma de 40lbs até para ficar no meio exato da margem(MULTI - 30-50LBS)

Vai tá correto o uso da linha com a vara? Com certeza sim!

Agora digamos:

Vou numa loja e compro uma vara tubular 8-17lbs. Vou comprar a linha de multi agora, qual linha compro? 12lbs? 13lbs? 17lbs?

Ninguém, mas ninguém mesmo pesca tucunaré com uma vara tubular de 17lbs e linha multi de 12lbs! (Se aparecer um é exceção)

Acho que funciona melhor a coisa na prática....

Se formos para a teoria... As linhas de 50lbs não tem exatos 50lbs... Mestre Eloy já provou!

Varas tubulares ou sólidas de 17 ou 30 libras com certeza não vão resistir exatos os 17 e 30lbs...pricipalmente após o uso...apos pancadas na lateral do barco, etc... ou podem resistir muito mais que o informado, como é o caso da maioria....

Acho as especificações de "multi" nas hunter fish muito pertinente.

E olha que minhas vara de baitcasting são todas tubulares...

Grande abraço

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O AMIGO TIWILLIAN ME MANDOU MP PARA DAR UMA OLHADA NESTE TOPICO.

ENTAO VAMOS LA :

O USO DE LINHAS MULTI FILAMENTOS E MUITO MAIS RECENTE QUE O USO DE NYLON A MUITO MAIS TEMPO NO MERCADO.

95% OU MAIS DAS PESSOAS(PESCADORES) ACHAM QUE A LIBRAGEM DA VARA ,QUER DIZER O QUE ELA AGUENTA ,GRANDE ENGANO,NAO E BEM ASSIM.

.

Caro Johnny Hoffmann - Sou seu fã, sigo seus ensinamentos de pesca que muitas vezes aumentaram meus sucessos em pescarias, porem sua narrativa acima colocaram em duvida minha vida profissional com o meu lazer pescativo.

Ao qual teço algumas considerações:

È bem assim - SIM

É importante assinalar que massa não pode ser confundida com peso.

O peso de um corpo é igual a força da gravidade que atua sobre o corpo e varia com sua localização.

Por outro lado, a massa de um corpo é sempre a mesma, qualquer que seja o lugar onde se encontre.

Um corpo com massa de 10 kg na terra também terá massa de 10 kg na Lua.

Massa é uma propriedade inerente a um corpo e independe das vizinhanças do corpo e também do método adotado para medida, sendo uma grandeza escalar.

Como a massa é uma grandeza que obedece as leis ordinárias da aritmética, várias massas podem ser combinadas de maneira numérica simples.

Peso A força exercida pela Terra sobre um corpo é o peso do corpo (P). Essa força se direciona para o centro da Terra. Quando um corpo em queda livre tem uma aceleração (g) dirigida para o centro da terra, ao aplicarmos a segunda lei de Newton , temos:

P=mg

Aceleração(a)= g( aceleração da gravidade) e Fg(força gravitacional) = P(peso)

Assim, sendo dependente de g, o peso varia com a localização geográfica.

O peso, portanto, diferentemente da massa, não é uma propriedade inerente invariável de um corpo.

Não é possível, por isso, confundir peso com massa.

Por exemplo: uma bola de boliche com uma massa de 10 kg pesa 98 N(Newtons=kg.m/s²) na Terra, mas pesaria apenas 17 N na Lua. A massa é a mesma na Terra e na Lua, mas a aceleração de queda livre na Lua é de apenas 1,7 m/s² e na Terra 9,8 m/s²(nível do mar-linha do equador).

peso é uma medida de força (vetorial) e a sua grandeza é mensurada em N (Newtons), dina ou libraforça.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Halliday D, Resnick R, Walker J. Fundamentos de Física, Volume 1, 6ª edição, Rio de Janeiro, LTC Editora,2002;76-78.

Serway RA. Física Para Cientistas e Engenheiros, Volume 1, 3ª Edição, Rio de Janeiro, LTC Editora, 1996;82-85.

NOTA IMPORTANTE - > Nos Estados Unidos, a libra foi oficialmente definida como uma unidade de massa e definida relativamente ao quilograma desde 1893, mas o seu valor em relação ao quilograma foi ligeiramente alterada em 1894, e novamente em 1959 para o seu valor atual (que só difere da definição de 1894 por uma parte em 10 milhões). A definição legal da libra no Reino Unido e Canadá é a mesma que nos Estados Unidos, e foram unificadas para o seu valor atual de 1960.

Portanto – Quando é especificado que uma vara tenha linha mono até 0,35mm é que a linha suporte uma massa de aproximadamente 16 lb . Ou seja, existe a ruptura da linha antes do escoamento do material da vara e sua ruptura. (É pessimo para pescadores, mas é otimo para a segurança pessoal)

Ruptura da linha, é muito mais seguro que ruptura da vara, que poderia estilhaçar e provocar acidentes, bem como o impacto contra o rosto.

Então a minha conclusão é que a vara em questão – para uso de mono até 20 lb ( espessura media 0,37 mm) e multi até 40 lbs ( espessura media 0,29 mm), é única e exclusivamente para balancear com o diametro e resistencia dos passadores. – Concluindo que a Vara em Questão é para libragem até 40 Libras de massa.

Afinal – principalmente por ser uma IM10 e maciça, qual a libragem máxima desta vara, ou seja, qual a massa que ela suporta antes de sua ruptura???

Quanto a sua descrição abaixo:

.......COM UMA VARA HUNTER VC FAZ ISSO, E UMA VARA MUITO MAIS POLIVALENTE.

MUITO SE FALA EM VARAS ESPECIFICAS PARA ISCAS DE HELICE, VEJO COMENTAREM DE VARAS DE 400 A 800 REAIS, COM TODO O RESPEITO AO GOSTO E AO BOLSO DOS AMIGOS PESCADORES, SUJIRO QUE QUANDO POSSA EXPERIMENTEN UMA VARA DE 5,3 DE 30 LIBRAS NYLON E 50 MULTI, QUE IRAO SE SURPREENDER O QUE UMA VARA DE 140 REIAS FAZ.

AS VEZES ERRAMOS A PENSAR QUE COISA BOA E EFICIENTE TEM QUE SER CARA, ISTO NAO E REGRA ......

Volto a frizar - devido sua descrição comercial acima, veja que o senhor coloca que a massa (libragem) da vara é suportada até 50lbs, em multi, ou seja 0,32 mm de espessura - Então a vara é de 50 lbs.

Silvio,

peço que não leve a mal oq vou comentar aqui.

Achei interessante oq vc escreveu e, com certeza, tudo é muito informativo.

No entanto... acho que vc partiu de várias premissas verdadeiras para uma conclusão um pouco equivocada.

Não acredito que, tanto o johnny quanto qualquer dos outros fabricantes de varas tenham como intençao colocar na vara o quanto que ela suporta de massa, mas sim o quanto de peso ela suporta de um corpo com tal massa (logicamente no planeta terra).

Um abraço

OLA NECO, QUE BOM QUE ENTENDEU A MINHA RESPOSTA A DUVIDA DO AMIGO RICARDO.

POIS TENTEI SIMPLIFICAR AO MAXIMO E PELO VISTO FUI BEM CLARO.

AGRADEÇO POR COLABORAR PELO BOM ANDAMENTO DESTE ESPAÇO COM INFORMAÇOES UTEIS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria tao mais simples colocar assim então:

Linhas recomendadas para uso:

MONO: ........

MULTI: ........

pois essa discussão de massa, peso, resistência da vara com linhas diferentes parece ser mais um dado para ludibriar o consumidor.

desculpe minha humilde opinião.

OLA VINI.

FOI EXATAMENTE O QUE VOCE COMENTA QUE FOI FEITA NA VARA .

NYLON ..........LIBRAGEM X

MULTI............LIBRAGEM Y

FORA ISSO DE MINHA PARTE SOBRE ESSAS VARAS NADA TEM A VER COM LUBRIDIAR,POIS ESTA CLARO COMO AGUA, COMO EXPLIQUEI E COLOQUEI ACIMA DENOVO.

ABRAÇO E BOAS PESCARIAS EM 2011

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquecendo um pouco o critério "resistencia"... principalmente ao "pé da letra"...

O normal hoje em dia é a gente balancear o conjunto dessa forma(considerar varas tubulares):

14/15 lbs: Usamos multifilamento em torno de 20lbs

17lbs: Usamos multifilamento em torno de 30lbs

20 lbs: Usamos multifilamento entre 40 e 50 lbs

25/30 lbs: Usamos multifilamento entre 50 e 65lbs, podendo até chegar a 80lbs

Acredito que o Johnny Hoffmann quis mostar + ou - isso em suas varas solidas... Como é essa relação para suas vara sólidas... Ele quis facilitar muito a vida do pescador inexperiente.

E acho até que acertou em cheio!

Exemplo:

Vou numa loja e encontro uma vara com a seguinte especificação:

RESISTÊNCIA: (NYLON - 15-30LBS) (MULTI - 30-50LBS)

Vou comprar uma linha de multi para usar com ela. Que linha compro?

Com certeza comprarei uma de 40lbs até para ficar no meio exato da margem(MULTI - 30-50LBS)

Vai tá correto o uso da linha com a vara? Com certeza sim!

Agora digamos:

Vou numa loja e compro uma vara tubular 8-17lbs. Vou comprar a linha de multi agora, qual linha compro? 12lbs? 13lbs? 17lbs?

Ninguém, mas ninguém mesmo pesca tucunaré com uma vara tubular de 17lbs e linha multi de 12lbs! (Se aparecer um é exceção)

Acho que funciona melhor a coisa na prática....

Se formos para a teoria... As linhas de 50lbs não tem exatos 50lbs... Mestre Eloy já provou!

Varas tubulares ou sólidas de 17 ou 30 libras com certeza não vão resistir exatos os 17 e 30lbs...pricipalmente após o uso...apos pancadas na lateral do barco, etc... ou podem resistir muito mais que o informado, como é o caso da maioria....

Acho as especificações de "multi" nas hunter fish muito pertinente.

E olha que minhas vara de baitcasting são todas tubulares...

Grande abraço

Beto

OLA BETO.

MUITO SIMPLES, CORRETA E DIRETA SUAS CONSIDERAÇOES.

PARABENS POR SOMAR AO FORUM E ACRESCENTAR QUALIDADE.

GRANDE ABRAÇO E BOAS PESCARIAS EM 2011.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou entrar em muitas considerações, acho que o Silvio Riello afirmou foi baseado em leis da física e está muito correto joia::: . Acho que quis dizer é que: peso de um corpo é igual a massa X gravidade (p=mXg). São cálculos matemáticos. A matemática é soberana, ninguém pode alterá-la. Valores matemáticos sim, como o valor multiplicador de alguma coisa. O resto é chute :gorfei:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chorei:: chorei:: Pô Johnny - voce não respondeu a minha pergunta chorei:: chorei::

Minha vó sempre dizia - Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, mas voce colocou as duas coisas juntas bomba::

O que quiz mostrar é que ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAL é uma coisa, TECNICA E EXPERIENCIA DE PESCA é outra coisa.

Qualquer vara, seja a massa que ela suportar, pode pegar peixes bem acima que a ESPECIFICAÇÃO recomenda, isto é tecnica de pesca e experiencia no uso do material. Eu peguei Surubim de 50 Kgs na Argentina com vara de 20lbs e linha multi 0,19 mm -

Agora tente este mesmo material no Araguaia com uma Pirarara de 20 Kgs.

Isto é experiencia e tecnica de pesca e não especificação de suporte à ruptura de equipamento.

chorei:: chorei:: Continuo chorando - voce não gostou do meu post - tambem sou filho de Deus. chorei:: chorei::

Beto Caranha - O que usamos é tecnica de pesca, graças as carretinhas e molinetes - Faça o teste -> amarra direto na ponta da vara de 20 lbs uma linha de 50 lbs e tasca uma pirarara pequena, e depois voce me conta o que aconteceu.

Nota -> sem usar a tecnica do Marcão (lembram-se quando ele amarrou um elastico e soltava a vara, para pegar pacu? - aquilo que ele fez é o principio da fricção dos molinetes e carretilhas.

Vini - Penso igual a voce

lingua2:: Neco - Eu não levo nada a mal - mesmo porque voce é Corinthiano igual a eu :amigo:

Voce escreveu -> Não acredito que, tanto o johnny quanto qualquer dos outros fabricantes de varas tenham como intençao colocar na vara o quanto que ela suporta de massa, mas sim o quanto de peso ela suporta de um corpo com tal massa (logicamente no planeta terra).

Voce misturou Peso com Massa - por favor leia meu relato novamente - Ah em tempo- esta Ciencia -> Fisica a que me referi vale para todo o Universo, inclusive para o Planeta Terra

Quanto a sua alusão -> mas sim o quanto de peso ela suporta de um corpo com tal massa - Leia o que escrevi para o Beto - Faz o teste

Carlão - Nem vou cometar o que voce escreveu - Porque sei que voce me ama love:: love:: Se eu tivesse escrito uma grande besteira ( o que não é o caso) voce estaria ainda assim ao meu lado. love::

E, parece que tem muita gente love:: love:: que ama o Johnny :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Continuo sem a resposta - Qual a massa maxima de ruptura desta vara ??- ESPECIFICAÇÃO!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chorei:: chorei:: Pô Johnny - voce não respondeu a minha pergunta chorei:: chorei::

Minha vó sempre dizia - Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, mas voce colocou as duas coisas juntas bomba::

O que quiz mostrar é que ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAL é uma coisa, TECNICA E EXPERIENCIA DE PESCA é outra coisa.

Qualquer vara, seja a massa que ela suportar, pode pegar peixes bem acima que a ESPECIFICAÇÃO recomenda, isto é tecnica de pesca e experiencia no uso do material. Eu peguei Surubim de 50 Kgs na Argentina com vara de 20lbs e linha multi 0,19 mm -

Agora tente este mesmo material no Araguaia com uma Pirarara de 20 Kgs.

Isto é experiencia e tecnica de pesca e não especificação de suporte à ruptura de equipamento.

chorei:: chorei:: Continuo chorando - voce não gostou do meu post - tambem sou filho de Deus. chorei:: chorei::

Beto Caranha - O que usamos é tecnica de pesca, graças as carretinhas e molinetes - Faça o teste -> amarra direto na ponta da vara de 20 lbs uma linha de 50 lbs e tasca uma pirarara pequena, e depois voce me conta o que aconteceu.

Nota -> sem usar a tecnica do Marcão (lembram-se quando ele amarrou um elastico e soltava a vara, para pegar pacu? - aquilo que ele fez é o principio da fricção dos molinetes e carretilhas.

Vini - Penso igual a voce

lingua2:: Neco - Eu não levo nada a mal - mesmo porque voce é Corinthiano igual a eu :amigo:

Voce escreveu -> Não acredito que, tanto o johnny quanto qualquer dos outros fabricantes de varas tenham como intençao colocar na vara o quanto que ela suporta de massa, mas sim o quanto de peso ela suporta de um corpo com tal massa (logicamente no planeta terra).

Voce misturou Peso com Massa - por favor leia meu relato novamente - Ah em tempo- esta Ciencia -> Fisica a que me referi vale para todo o Universo, inclusive para o Planeta Terra

Quanto a sua alusão -> mas sim o quanto de peso ela suporta de um corpo com tal massa - Leia o que escrevi para o Beto - Faz o teste

Carlão - Nem vou cometar o que voce escreveu - Porque sei que voce me ama love:: love:: Se eu tivesse escrito uma grande besteira ( o que não é o caso) voce estaria ainda assim ao meu lado. love::

E, parece que tem muita gente love:: love:: que ama o Johnny :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Continuo sem a resposta - Qual a massa maxima de ruptura desta vara ??- ESPECIFICAÇÃO!!

Também te amo, parceiro! love::

Eu denfendi a especificação da vara pq acredito que desta forma funcione certo demais ao proposto!

Claro também que você está certo quanto a forma de avaliar a resistencia real...

Só acho a idea do Jhonny muito funcional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção MOÇADA !


Já estamos perdendo a noção de que estamos num Fórum de Pesca, ou seja, local de descontração e energia positiva !

Respeitando a todos que participaram com suas opiniões, o mais SENSATO ( neste momento ) até para preservação da relação virtual entre as pessoas envolvidas, é mesmo encerrarmos esse assunto, que já deixou de ter uma visão técnica de pescadores para uma quase avaliação técnico-científica !

Sei que não irei agradar a todos, alguns dos quais poderão alegar "inocência" nos seus propósitos, mas estou trancando esse tópico !

Imagem Postada


Assunto terminado - mesmo que "inconcluso" sob alguns pontos de vista ! raivinha::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...