Ir para conteúdo

EXPEDIÇÃO IRIRI COM ALEX PESCA...


Posts Recomendados

Grande Alex, sensacional!

Trairões em quantidade e qualidade é a pescaria perfeita. Números absurdos vocês conseguiram. Parabéns!

Quanto ao sul do Pará, a coisa já melhorou muito meu irmão. Já foi bem pior, era muito mais sem estado ainda. E não pense que os políticos estão lá só nas eleições não. As grandes terras desta região estão todas na mira deles, ou já nas mãos...

Grandes fazendas desta região estão geralmente nas mãos da política. Por estas e outras que o Iriri mesmo está em constante conflito entre índios, posseiros e grandes fazendeiros. Há interesses de que as terras não tenham dono por um tempo. Por estes interesses já passo muita raiva no sul do Pará, mas tem melhorado bastante.

Um grande abraço e mais uma vez parabéns pela graaande pescaria joia:::

Grande Xandego,

Realmente aquela região do Iriri é fantástica, precisa urgentimente ser preservada...

Valeu e obrigado pelas palavras.

Abraços,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pescaria sensacional Alex parabéns, saiu lindos peixes o trairão tambem é um dos meus sonhos de consumo tambem quero te-ló no meu curriculun.

Olá TiWillian,

Obrigado e espero que consiga pescar este peixe, sua força e ataque explosivo são apaixonantes.

Para 2011 estarei formando grupos para lá novamente. Aguarde noticias.

Abraços,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria fantástica! Parabéns!!! Talvez um dos melhores rios do Brasil para a pesca esportiva, cheio de barreiras naturais e abandonado pelas autoridades, entregue aos madeireiros, grileiros e garimpeiros clandestinos... Esse é o Pará!!! Esse é o Brasil!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

blink:: blink:: blink:: blink::

Rapaz quanto traírão...

Alex isso que eu chamo de aventura mesmo, que lugar é esse. Eu sou apaixonado por esses "peixinhos", tanto que temos uns aqui no sitio.

Essa é uma que ainda quero fazer.

Local maravilhoso.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Caro Alex,

Obrigado por ter compartilhado conosco imagens magníficas dessa sua "1ª investida" no tão falado Iriri, onde a fama de muito peixe se confirmou através do seu relato !

Desejo-lhe sucesso nesse novo ciclo que parece se iniciar na sua vida profissional !

Competência para isso é que não lhe falta ! mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alex,

Com relação a esta bela matéria sobre a Expedição Iriri, temo que o tenhas descoberto um pouco tarde demais...

Na verdade, teu delicioso relato me fez lembrar uma “pérola” do cancioneiro popular que inclusive ajudou a consolidar aquela máxima que diz respeito as “estórias de pescador”:

Estava pescando peixes debaixo de um pé de embira,

Peguei 200 cacharas e 400 traíras

E ainda me escapou peixe

Que até hoje me admira!

Brincadeiras a parte, me sinto no dever de alertar a todos sobre a situação atual deste lugar maravilhoso que tive o privilégio de conhecer lá pelos idos de 90 e pescar durante um bom tempo, evidentemente, antes dele se transformar em Reserva Ecológica.

Sobre a região:

O Rio Iriri (e o Bala também), atualmente fazem parte de uma Unidade de Conservação extremamente restritiva cuja simples visitação é probida...

Trata-se da Reserva Ecológica denominada ESEC da Terra do Meio com uma área de Proteção Integral de 3.373.11 hectares que compreende terras localizadas nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu.

Só por curiosidade foi lá que assassinaram a irmã Doroty e talvez por isso tenha desencadeado o processo da cração da ESEC, até para eliminar mais conflitos fundiários.

Esta proteção ambiental para a região, que pediste ao governo no teu relato, foi assegurada através da lei federal 9985/2000 denominada Lei do SNUC e, recentemente, (2010) houve a decisão unânime e irrecorrível do STF da legalidade da criação da mesma.

Esta lei veio regulamentar a criação e o uso destas unidades de conservação através de instrumentos denominados planos de manejo. Quero dizer com isso, que alguns casos, será possível a utilização de determinadas unidades de conservação pela pesca esportiva (desde que o MPA entenda que isso é importante) e que tais locais serão objeto de ordenamento somente através do ICMbio (Instituto Chico Mendes), mas obrigatoriamente através de licitação conforme prevê a CF 88.

Infelizmente não é o caso do Iriri, dado que o mesmo se insere na Unidade de Conservação mais restritiva que existe que são as Reservas Ecológicas, onde a simples visitação não é permitida porque é de proteção integral ...

Tais Unidades de Conservação apresentam uma tipologia que abrange os Parques Nacionais, Estaduais, Parques Florestais e os Parques Ecológicos.

Também contemplam as Reservas Florestais, Biológicas, Ecológicas e as Reservas Extrativistas, sendo que esta última está sendo prevista para contemplar o único trecho do Iriri que não é Reserva Ecológica! Vai atingir uma região do limite da ESEC até a foz do Iriri com o Rio Xingú...

Nestas reservas, ainda podem se inserir unidades menores tais como Estações Ecológicas, APAs, RPPNs, Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), Áreas sob Proteção Especial (ASPE), Monumentos Naturais e Reservas do Patrimônio Mundial.

Para saber mais sobre a região, acesse as matérias publicadas pelo Instituto Sócio Ambiental - ISA, salvo engano ele é da USP, que tem uma matéria denominada Especial Terra do Meio.

Tirei da internet o seguinte:

O Mosaico da Terra do Meio

Apesar do grande trabalho que vem sendo realizado na região para efetivar as Unidades de Conservação decretadas, com ações do Ibama, ICMBio e de diversas outras organizações, Lino Viveiros, Analista Ambiental do ICMBio de Altamira, diz que, para consolidar o chamado Mosaico de Unidades de Conservação da Terra do Meio, “ainda falta a criação da RESEX do Médio Xingu, que é uma ferramenta imprescindível para combater os crimes ambientais na região.”

O mosaico é parte de um conjunto de Terras Indígenas (TIs) e Unidades de Conservação (UCs) contíguas ao longo da Bacia Hidrográfica do rio Xingu, que soma um total de 28 milhões de hectares de floresta protegidos - o equivalente ao território do Equador - e abriga uma população de mais de 12 mil pessoas, entre não-indígenas e 25 etnias indígenas. Esse conjunto de áreas protegidas representa um dos principais corredores para a conservação da biodiversidade naquela parte da Amazônia.

O mosaico da Terra do Meio, por sua vez, tem aproximadamente 8 milhões de hectares e é formado por nove áreas protegidas: A Estação Ecológica Terra do Meio, o Parque Nacional da Serra do Pardo, a Área de Preservação Ambiental Triunfo do Xingu, a Floresta Estadual do Iriri, a Reserva Extrativista do Iriri, a Reserva Extrativista do Riozinho do Anfrísio, a TI Xipaya e a TI Kuruaya, além da Reserva Extrativista do Médio Xingu, ainda não criada.

Para não ficar interminável este post vou colocar lá no meu cantinho , aqui no site, uma matéria sobre os aspectos legais da Lei 9985/2000, mas de antemão aconselho que desistas da idéia de promover pescarias por lá, haja vista que quem for contigo corre o risco de perder todo o material (inclusive os barcos e carros) que é o de menos, pois o pior é que serão enquadrados na Lei 9.605 (a dos Crimes Ambientais), no Decreto 6514 e serem presos em flagrante, além do risco de responder o processo “atrás das grades” (rs)...

Se fosse eu pediria ao Fabrício para tirar este post do ar, pois aqui colocaste os nomes das pessoas e as provas que pescaram por lá... Se o ICMbio ou IBAMA acessarem este fórum podem causar um bruto incômodo para todos vocês.

É uma pena, pois quem conseguiu conhecer as maravilhas deste lugar hoje sequer tem a possibilidade de revisitá-lo.

Abração

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns e obrigado, Alex! Você me fez viajar no tempo! O local é realmente maravilhoso e aqui vão algumas recordações de uma pescaria de trairões que fizemos em 2007, no rio Iriri:

A pousada onde fizemos as gravações não opera mais.

http://www.youtube.com/watch?v=JxFMhWrRy6o

http://www.youtube.com/watch?v=Ul_d5QgIsBw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdadeira aventura Alex !!! parabens pelo relato, pelas lindas fotos e pelos belos exemplares joia::: . A nota triste fica novamente pelo descaso pela natureza em nosso país ! ::nada:: infelizmente não é só no Pará , mas em todo o território nacional . Falta de fiscalização e do cumprimento da lei, falta de vontade política e de educação ambiental e o mais preocupante : a total ausência do estado. Brasil , terra sem lei. Conada

Abraço e parabéns pelo relato !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...