Ir para conteúdo

ALGUÉM DO IBAMA OU CEPTA DEVERIAM SE PRONUNCIAR...


Posts Recomendados

Olá amigos, mais uma vez o órgão ambiental do Tocantins mostra total despreparo em legislar o meio ambiente no estado.

Esta semana dei uma entrevista na Globo local (TV Anhanguera) falando sobre a proíbição da Pesca Esportiva na Piracema e do fato do Naturatins não ter respondido ao nosso requerimento solicitando a liberação do pesque e solte, pelo fato do mesmo não prejudicar em nada a Piracema.

Hoje pela manhã saiu a nossa reportagem juntamente com o pronunciamento do suposto presidente do Naturatins de nome Estalin, contestando o estudo feito pelo órgão IBAMA juntamente com o CEPTA de Pirassununga, onde os mesmos realizaram um estudo sobre o pesque e solte e a sua eficiência. Com tudo, o suposto presidente do Naturatins, alegou que a Pesca Esportiva atrapalha a Piracema por machucar muito os peixes...

Que peixes é estes que ele se refere? O Tucunaré? Mas desde quando o Tucunaré faz Piracema? Isso só vem a confirmar o total despreparo e amadorismo desta presidencia em tentar legislar sobre um assunto de tamanha importância que é o Meio Ambiente. Ainda mencionaram na TV que a STOPE - Sociedade Tocantinense de Pesca Esportiva e lojistas do segmento de pesca, estão fazendo sensacionalismo... É muita cara de pau!

Eu como Diretor Presidente da STOPE, gostaria que, se tivesse alguém aqui que faz parte do IBAMA ou CEPTA ou até mesmo que conheça alguém, que nos desse uma explicação, pois tenho interesse em enviar o link deste Post para o suposto presidente do Naturatins.

Agradeço desde já agradeço e peço também que todos coloquem aqui as suas opiniões, sugestões e críticas sobre o assunto, com certeza será de grande valor.

Abraços,

Alexandre Roberto (Alex)

Diretor Presidente STOPE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Alex,

Eu acredito que quem pode te ajudar e muito nisso é o JCKurel.

Ele tem um conhecimento profundo sobre a pesca esportiva, inclusive ajudando esclarecer esses pontos do IBAMA etc etc.

No meu ponto de vista a pesca esportiva não deveria ser proibida.

Se não estou enganado, fui pescar no Rio Grande (Municipio Porto Colombia) na época da piracema, e a pescaria de Tucunaré e Curvina estavam liberadas.

Mas eu não sou dos mais entendidos para poder defender essa tese. Melhor esperar alguem com conhecimento ambiental.

Grande Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais interessante seria pegar esta declaração do Presidente da Naturatins e encaminhar para o CEPTA.

No ano passado um fiscal do IBAMA esteve no Rancho Trairão e deu uma entrevista a Globo do Mato Grosso também falando que um peixe fisgado morre após ser solto. Isto apontando logo para a foto de uma PIRARARA fisgada.

Fiz questão de encaminhar o link para alguns amigos do IBAMA na época, acredito que o fiscal deve ter ouvido uma ou duas palavras por não reconhecer os estudos nem mesmo do seu próprio órgão.

Além disso Alex, pelo pouco que já ouvi falar os técnicos do CEPTA são bastante dedicados e têm muito gosto pelo que fazem. Uma crítica desta repercurte sim. Encaminhe a declaração a eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos uma vez ao ano eu vou ao TO fazer uma pescaria e pra mim é um dos melhores lugares do Brasil, realmente é uma pena o presidente da Naturatins ver que o pesque e solte prejudica o peixe, muito pelo contrario só assim o estoque pesqueiro pode voltar a ser o que era a décadas atraz.

Se o pesque e solte fosse prejudicial ao peixe os pesque e pagues não tinham aderido a essa modalidade pois todos os seus estoques iam "morrer" deixando assim um grande prejuizo, mas pelo contrario em toda a parte do Brasil todos os pesque e pagues estão crescendo e gerando lucros com a modalidade de pesque e solte.

O que prejudica mesmo os rios do Brasil são as grandes capturas feitas por redes que não escolhem os peixes que vão ser capturados matando as grandes matrizes e os pequenos filhotes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, existe no poder público de todas as esferas de nosso país um problema sério.

A desinformação.

Como piscicultor posso atestar que a pesca, mesmo que esportiva na época da desova atrapalha taxa de reprodução dos peixes.

Com o estresse e o manuseio, as ovas às vezes regridem não podendo assim ser fecundadas.

Veja que eu disse às vezes... Ainda assim, mesmo peixes capturados no sistema de pesque e solte, poderão ter apenas parte de suas ovas comprometidas, reproduzindo "pela metade", já que somente parte delas será fecundada.

Em contrapartida, temos em nossos rios as populações ribeirinhas, que dependem do turismo para sobreviver.

Não há como se condenar um pai de família de matar peixes, mesmo que de maneira predatória, para a subsistência de sua família.

Pesando estes pontos, quando o poder publico proibe a pesca esportiva na época de piracema, ele tira o meio de renda principal de alguns locais e ribeirinhos. Como não há a devida fiscalização, essa população ira buscar no abate e venda de peixes o seu sustento.

Mesmo com os argumentos de que o pesque e solte na piracema pode prejudicar a desova de alguns peixes, a liberação da modalidade mostra-se mais benéfica por gerar renda e evitar a matança indiscriminada por aqueles que buscam nessa pratica sua subsistencia.

Portanto eu sou a favor da prática da liberação do pesque e solte na época da piracema.

abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Política, como em TODOS os órgãos públicos, a chefia é uma questão de política, eles jogam o puxa saco de chefe, mesmo o cara não entendendo Puts nenhuma das atribuições do cargo ou do órgão. Os servidores não são medidos pela sua competência e responsabilidade, mas sim pela sua capacidade de puxar o saco de alguém com poder.

Como servidor público federal, presencio tudo isso, a incopetência de pelo menos 90% das pessoas que chefiam estes órgãos.

O problema é que o Brasil não é um pais sério, e, infelizmente, a nossa cultura, é esta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Alex,

Eu acredito que quem pode te ajudar e muito nisso é o JCKurel.

Ele tem um conhecimento profundo sobre a pesca esportiva, inclusive ajudando esclarecer esses pontos do IBAMA etc etc.

No meu ponto de vista a pesca esportiva não deveria ser proibida.

Se não estou enganado, fui pescar no Rio Grande (Municipio Porto Colombia) na época da piracema, e a pescaria de Tucunaré e Curvina estavam liberadas.

Mas eu não sou dos mais entendidos para poder defender essa tese. Melhor esperar alguem com conhecimento ambiental.

Grande Abs.

Valeu Parrillo,

Mas a região onde você foi pescar o Tucunaré é peixe introduzido então pode pescar.

O Kruel já um grande amigo e já nos ajudou em várias ocasiões.

Abraços,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais interessante seria pegar esta declaração do Presidente da Naturatins e encaminhar para o CEPTA.

No ano passado um fiscal do IBAMA esteve no Rancho Trairão e deu uma entrevista a Globo do Mato Grosso também falando que um peixe fisgado morre após ser solto. Isto apontando logo para a foto de uma PIRARARA fisgada.

Fiz questão de encaminhar o link para alguns amigos do IBAMA na época, acredito que o fiscal deve ter ouvido uma ou duas palavras por não reconhecer os estudos nem mesmo do seu próprio órgão.

Além disso Alex, pelo pouco que já ouvi falar os técnicos do CEPTA são bastante dedicados e têm muito gosto pelo que fazem. Uma crítica desta repercurte sim. Encaminhe a declaração a eles.

Xandego,

Excelente idéia, vou ver se consigo uma cópia para enviar para o CEPTA, mas já consegui os telefones e amanhã entrarei em contato com eles.

Valeu mesmo.

Abração,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, existe no poder público de todas as esferas de nosso país um problema sério.

A desinformação.

Como piscicultor posso atestar que a pesca, mesmo que esportiva na época da desova atrapalha taxa de reprodução dos peixes.

Com o estresse e o manuseio, as ovas às vezes regridem não podendo assim ser fecundadas.

Veja que eu disse às vezes... Ainda assim, mesmo peixes capturados no sistema de pesque e solte, poderão ter apenas parte de suas ovas comprometidas, reproduzindo "pela metade", já que somente parte delas será fecundada.

Em contrapartida, temos em nossos rios as populações ribeirinhas, que dependem do turismo para sobreviver.

Não há como se condenar um pai de família de matar peixes, mesmo que de maneira predatória, para a subsistência de sua família.

Pesando estes pontos, quando o poder publico proibe a pesca esportiva na época de piracema, ele tira o meio de renda principal de alguns locais e ribeirinhos. Como não há a devida fiscalização, essa população ira buscar no abate e venda de peixes o seu sustento.

Mesmo com os argumentos de que o pesque e solte na piracema pode prejudicar a desova de alguns peixes, a liberação da modalidade mostra-se mais benéfica por gerar renda e evitar a matança indiscriminada por aqueles que buscam nessa pratica sua subsistencia.

Portanto eu sou a favor da prática da liberação do pesque e solte na época da piracema.

abraço a todos.

Olá Marcelo,

Eu concordo com você que a pesca em geral e até a esportiva atrapalha a piracema, desde que o peixe a ser pescado seja uma espécie que faz Piracema, portanto, para o Tucunaré não haveria problema algum porque o mesmo não faz Piracema, então não haveria motivos para se proíbir tudo, generalizando a questão.

Mas pescar espécies que fazem piracema, com certeza deve atrapalhar em alguma coisa.

Abraços,

Alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Política, como em TODOS os órgãos públicos, a chefia é uma questão de política, eles jogam o puxa saco de chefe, mesmo o cara não entendendo Puts nenhuma das atribuições do cargo ou do órgão. Os servidores não são medidos pela sua competência e responsabilidade, mas sim pela sua capacidade de puxar o saco de alguém com poder.

Como servidor público federal, presencio tudo isso, a incopetência de pelo menos 90% das pessoas que chefiam estes órgãos.

O problema é que o Brasil não é um pais sério, e, infelizmente, a nossa cultura, é esta.

Grande Afif,

Sumiu de Londrina amigo? Como vai você?

Em se tratando de órgãos públicos você disse tudo e tenho a certeza que o presidente do Naturatins assumiu este cargo não é porque entende de meio ambiente e sim pela sua capacidade de puxar o saco do governador...

Ainda tenho esperança de ver este estado virar um ícone da pesca...

Abração Afif,

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá alex, mesmo o tucunaré, que não faz piracema, PODE ter suas ovas, ninhos ou até mesmo a prole comprometida pela pesca esportiva. Seja na época de sua desova, cuidados com o ninho ou cuidado parental...

PORÉM...

É o que eu disse... é melhor ter a pesca esportiva que gera renda e não mata os peixes (que mesmo que desovem menos vão desovar) que ter os ribeirinhos matando tudo para se manterem.

Por isso sou a favor do pesque e solte mesmo no período da piracema.

O IBAMA deveria ter uma visão mais ampla das coisas, das situações sócio econômicas dos locais, e não só uma visão limitada, que limita também a eficácia de suas medidas.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Política, como em TODOS os órgãos públicos, a chefia é uma questão de política, eles jogam o puxa saco de chefe, mesmo o cara não entendendo Puts nenhuma das atribuições do cargo ou do órgão. Os servidores não são medidos pela sua competência e responsabilidade, mas sim pela sua capacidade de puxar o saco de alguém com poder.

Como servidor público federal, presencio tudo isso, a incopetência de pelo menos 90% das pessoas que chefiam estes órgãos.

O problema é que o Brasil não é um pais sério, e, infelizmente, a nossa cultura, é esta.

Grande Afif,

Sumiu de Londrina amigo? Como vai você?

Em se tratando de órgãos públicos você disse tudo e tenho a certeza que o presidente do Naturatins assumiu este cargo não é porque entende de meio ambiente e sim pela sua capacidade de puxar o saco do governador...

Ainda tenho esperança de ver este estado virar um ícone da pesca...

Abração Afif,

Alex.

E aí Alex.... Então, fui pra Rondônia, fiquei lá por quase 2 anos, e agora finalmente consegui chegar mais perto de Londrina, vim pra Guaíra/PR... beeem mais perto... Agora é só pescar, o Lago de Itaiupú vai ser meu quintal agora...rsrsrs

Espero, realmente, que o Tocantins se torne um ícone de pesca, pq os outros lugares estão acabando... Pelo menos, lá pra Rondônia, os rios já estão quase devastados...

Grande abraço!

Afif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...