Ir para conteúdo

Corumbá IV (Porto do Vale), 22/09


Posts Recomendados

Bom dia pessoal. Conheci ontem o lago de Corumbá IV, show de bola. Pescamos eu, o amigo Daniel que trabalha comigo e a Marly Batista, que conheci através do fórum. Infelizmente, não levei minha máquina, pq está no conserto (dias atrás ela tomou a famosa "peia" - leia-se tempestade - amazônica, e ainda está na UTI se recuperando).

Fomos no Porto do Vale, que aliás vale ressaltar: estrutura excelente, muito bom mesmo, e pescamos com o guia Joílson.

A Marly tirou algumas fotos com o celular dela, e ficou de me mandar. Quando receber posto aqui (Mande logo Marly!!!).

Enfim, a pescaria foi boa, ao todo pegamos (só conta peixe embarcado) 17 tucunarés. Um micro, quatro com menos de meio quilo e todos os outros com mais de um quilo. O maior pesou 2,5kg (devidamente solto). Detalhe: todos amarelos. Não apareceu nem um azulão, mesmo tendo nosso guia nos levado aos pontos conhecidos deles.

Além disso ainda tivemos muita ação. Tucuninha que "decolou" atrás de uma jumping minow rebel (10), tirando todo o corpo da água...outro que bateu em uma skitter walk duas vezes, e nas duas arremessou-a a um metro de altura...uma garatéia aberta (era um amarelão) de uma meia água yo-zuri pequena que o Daniel estava usando, além de outros que bateram e não entraram.

No retorno bati um papo com o Adhemar, desta vez pessoalmente!!! Gente finíssima.

Enfim, espero voltar por lá no mês que vem, e dessa vez com minha máquina fotográfica.Fica o convite!! Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu que agradeço a voce , MarlY e ao Daniel, pela grande presença e demonstração de companheirismo, vamos aguardar as foros da marli e vo solicitar as tiradas no Porto do Vale. para que possa postar aqui,

um grande abraço

E aguardo todos e mais auguns amigos para o proximo FDS, temos que aproveitar que esta melhorando o ataque dos peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adhemar, o calendario nautico esta tomando todo meu tempo nos finais de semana, mais pode estar certo que uma visita em Porto do Vale está em primeiro da lista pra proxima pescaria.

OK CONTINUO TE AGUARDANDO, E OLHA QUE ESTA MELHORANDO OS ATAQUES DOS DANADOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe...Tenho que concordar com vocês pessoal...relato sem foto é boato!!!

To esperando a Marli para me "salvar" e por aqui as fotos que tiramos (vamos ver se o celular conseguiu quebrar o galho).

De qualquer forma, quero voltar lá no início de novembro, e com a máquina em mãos!!!

Quem sabe não organizamos um encontro por lá??

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei ontem com a Marly, ela está viajando, e quando voltar manda as fotos. Adhemar, me dê uma ajuda também!!! Cadê as fotos dos dois peixes que foram tiradas no desembarque?? De quem era aquela máquina?

Léo, eu não conhecia Corumbá IV ainda...a água dela é bastante turva!!! Mesmo considerando-se que esta é a época em que as represas do sudeste (e centro-oeste) estão com a água mais clara, pela falta de chuvas.

Mas isso é um bom sinal: a baixa transparência se deve à presença de micro algas (fitoplancton) em suspensão na coluna d'água. E isso é típico em qualquer reservatório novo: a matéria orgânica que foi submersa (vegetação e o solo do cerrado) vai se decompondo e liberando nutrientes na água, fertilizando-a. Assim cresce o fitoplancton, que é a base da cadeia alimentar...depois cresce o zooplancton (micro crustáceos, larvas de insetos etc), crescem os peixes que se alimentam de zooplancton (quase todos os peixes pequenos de reservatórios), e por fim, crescem também os peixes piscívoros, no nosso caso o tucunaré.

Esse efeito dura entre 5 a 10 anos, dependendo de fatores como temperatura média, tempo de residência da água, tamanho e profundidade do lago, espécies de peixes presentes etc.

Resumindo: lá tem muito peixe, e ainda será assim por um bom tempo.

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei ontem com a Marly, ela está viajando, e quando voltar manda as fotos. Adhemar, me dê uma ajuda também!!! Cadê as fotos dos dois peixes que foram tiradas no desembarque?? De quem era aquela máquina?

Léo, eu não conhecia Corumbá IV ainda...a água dela é bastante turva!!! Mesmo considerando-se que esta é a época em que as represas do sudeste (e centro-oeste) estão com a água mais clara, pela falta de chuvas.

Mas isso é um bom sinal: a baixa transparência se deve à presença de micro algas (fitoplancton) em suspensão na coluna d'água. E isso é típico em qualquer reservatório novo: a matéria orgânica que foi submersa (vegetação e o solo do cerrado) vai se decompondo e liberando nutrientes na água, fertilizando-a. Assim cresce o fitoplancton, que é a base da cadeia alimentar...depois cresce o zooplancton (micro crustáceos, larvas de insetos etc), crescem os peixes que se alimentam de zooplancton (quase todos os peixes pequenos de reservatórios), e por fim, crescem também os peixes piscívoros, no nosso caso o tucunaré.

Esse efeito dura entre 5 a 10 anos, dependendo de fatores como temperatura média, tempo de residência da água, tamanho e profundidade do lago, espécies de peixes presentes etc.

Resumindo: lá tem muito peixe, e ainda será assim por um bom tempo.

Abraços!!

Engraçado, perto da barragem a água costuma ser mais turva mas já peguei épocas de água limpíssima por lá. A única coisa boa que acabou por ser ruim na represa é o acesso, achei que o acesso por ser muito fácil devido à proximidade das cidades acabou por facilitar a exploração exagerada. No feriado devo dar um pulo lá. Estou seco pra dar uma pescada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei ontem com a Marly, ela está viajando, e quando voltar manda as fotos. Adhemar, me dê uma ajuda também!!! Cadê as fotos dos dois peixes que foram tiradas no desembarque?? De quem era aquela máquina?

Léo, eu não conhecia Corumbá IV ainda...a água dela é bastante turva!!! Mesmo considerando-se que esta é a época em que as represas do sudeste (e centro-oeste) estão com a água mais clara, pela falta de chuvas.

Mas isso é um bom sinal: a baixa transparência se deve à presença de micro algas (fitoplancton) em suspensão na coluna d'água. E isso é típico em qualquer reservatório novo: a matéria orgânica que foi submersa (vegetação e o solo do cerrado) vai se decompondo e liberando nutrientes na água, fertilizando-a. Assim cresce o fitoplancton, que é a base da cadeia alimentar...depois cresce o zooplancton (micro crustáceos, larvas de insetos etc), crescem os peixes que se alimentam de zooplancton (quase todos os peixes pequenos de reservatórios), e por fim, crescem também os peixes piscívoros, no nosso caso o tucunaré.

Esse efeito dura entre 5 a 10 anos, dependendo de fatores como temperatura média, tempo de residência da água, tamanho e profundidade do lago, espécies de peixes presentes etc.

Resumindo: lá tem muito peixe, e ainda será assim por um bom tempo.

Abraços!!

Engraçado, perto da barragem a água costuma ser mais turva mas já peguei épocas de água limpíssima por lá. A única coisa boa que acabou por ser ruim na represa é o acesso, achei que o acesso por ser muito fácil devido à proximidade das cidades acabou por facilitar a exploração exagerada. No feriado devo dar um pulo lá. Estou seco pra dar uma pescada.

ocorreu uma inversão termica nas aguas da barragem mais hoje ja esta bem melhor.

estamos de portões abertos para receber os amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adhemar, Porto do Vale não é do Eduardo Pena? Pelo mapa me pareceu no mesmo local. É onde eu costumo descer o barco. Qd pega a estrada de terra vira a esquerda na manilha branca não é?

Abraç

E do irmão do eduardo, Antonino Pena, com uma estrutura muito boa, vai la da procima, e com um detalhe, nos ja temos o guarda barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Adhemar, Porto do Vale não é do Eduardo Pena? Pelo mapa me pareceu no mesmo local. É onde eu costumo descer o barco. Qd pega a estrada de terra vira a esquerda na manilha branca não é?

Abraç

E do irmão do eduardo, Antonino Pena, com uma estrutura muito boa, vai la da procima, e com um detalhe, nos ja temos o guarda barco.

Olá pessoal, sou novo por aqui, e primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo fórum. Adhemar como anda a atividade dos peixes em Corumbá IV? O Porto do Vale estará funcionando neste feriado? Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adhemar, Porto do Vale não é do Eduardo Pena? Pelo mapa me pareceu no mesmo local. É onde eu costumo descer o barco. Qd pega a estrada de terra vira a esquerda na manilha branca não é?

Abraç

E do irmão do eduardo, Antonino Pena, com uma estrutura muito boa, vai la da procima, e com um detalhe, nos ja temos o guarda barco.

Olá pessoal, sou novo por aqui, e primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo fórum. Adhemar como anda a atividade dos peixes em Corumbá IV? O Porto do Vale estará funcionando neste feriado? Grande Abraço

SEJA MUITO BEM VINDO FRED

PORTO DO VALE ESTA FUNCIONANDO NORMAL NESTE FERIADO

DE UMA OLHADA EM, o ideal e fazer como o micheu, fez e marcar e pegar um piloteiro que ja te leve nos pontos ideais para captura dos bocudos

www.portodovale.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...