Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Weberton Pascuoti

Fieira da partida manual motor de popa não enrola até o fim

Posts Recomendados

Boas companheiros.

Meu motor não recolheu a fieira da partida manual até o seu final.

Dei uma olhada e a mola ainda tem um certa pressão, enrolei novamente a corda e ao puxar o sistema gira, o motor funciona, mas a fieira novamente fica sem ser recolhida até seu final.

Verifiquei o conjunto mas fiquei com receio de desmontar a partida, percebi que na base há uma mola de sistema fita e como não sei se ela tem uma trava de segurança fiquei com receio dela pular na minha cara e acabei não desmontando.

Alguém sabe me orientar em como proceder para desmontar o conjunto da partida manual? quero verificar se escapou alguma trava ou pino ou se a mola se rompeu mesmo, meu motor saiu da revisão tem menos de 30 dias estava uma seda, pegando na primeira.... agora estou com ele parado novamente... mas não vou dar moleza pra ele não, sábado jogo o barco na água novamente.

Agradeço a atenção e bom divertimento a todos.

Grande abraço, Pascuoti.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Walther: Com certeza a mola iria pular na sua cara. rsrsrsrsrs

Tudo indica que seja ela mesmo. Leve ao seu mecânico.

palmas:: palmas:: Putz, então quer dizer que não tem nenhuma trava ou proteção? Sacanagem... nos manuais não mostra nem fala nada a respeito, se os elementos são perigosos assim deveria haver uma advertência. Se fosse uma pessoa menos prática teria aberto sem imaginar, é que qdo observei o receptáculo já imaginei que fosse uma mola fita, e como não conhecia o modelo do receptáculo se era seguro parei na mesma hora.

Bem, fica aqui a advertência palmas:: para os caros companheiros e "incautos Naonao:: curiosos" não desmontem o sistema de partida manual sem prévio conhecimento ou supervisão de quem saiba lidar com o sistema.

Walther, obrigado pela dica :amigo: , e se souber como se monta e desmonta me dê um toque que adoro aprender esses macetes.

E quem souber de outras armadilhas ocultas, favor colaborar conosco e assim livrar-mos nossos amigos e parceiros de acidentes desnecessários.

Resumindo: Fui pescar com meu amigo no feriado e prometemos aos nossos filhos que no outro dia iria-mos sair com eles só pra passear, eles ainda não tem idade e paciência para pesca embarcada. Ao fim do dia deu pau na partida e como no feriado aqui na minha região as lojas e oficinas fecham resolvi dar uma olhada..... qdo removi o parafuso de fixação e percebi o sistema de mola e tive a impressão de não haver um dispositivo de segurança... na mesma hora pedi pro meu filho ir ver se a mãe não o estava chamando tchau:: e bem cautelosamente realinhei o conjunto e fixei-o no local novamente. bruhmmmmmm!!!! Fui forçado a me render... mestre:: :gorfei:

Compartilhar este post

Link para o post

Vc se engana meu amigo, existem muitas diferenças, e o OMC/BRP/Jonhson/evinrude, tem o sistema bem diferente dos japoneses yamaha,suzuki,tohatsu e alguns modelos mercury.

Vc não disse que seu motor foi pra revisão? Tenta uma cortesia pra eles darem mais pressão na mola.

Quebrar, eu acredito que não quebrou, pq vc disse que ela ainda enrola.

Mas se quiser resolver vc mesmo, estique a corda da partida até o final, daí vc verá o nó que prende a fieira. Desate o nó, ou, se não conseguir, corte a ponta.

Enrole com cuidado mais umas 5 ou 6 voltas, e enfie de novo a corda da partida, de outro nó e pronto.

Se a mola estiver quebrada, aí vc vai perceber a hora que estiver girando, vai escapar e fazer barulho.

Bele?

Compartilhar este post

Link para o post

palmas:: Jóia Alex, valeu pelas dicas. Eu já puxei até o fim e ví a fieira presa ao sistema, não pensei em soltar e prendê-la novamente, o que fiz foi enrolá-la novamente mas qdo puxei a fieira a mola não recolheu novamente.

Vou levar na assistência e caso não tenha quebrado vou aceitar sua sugestão legal:: e pedir para o mecânico conferir a pressão para mim e colocar o trem no lugar.

Grande abraço e obrigado pela atenção. mestre:: viola::

Compartilhar este post

Link para o post

AlexAdvo: Vc se engana meu amigo, existem muitas diferenças, e o OMC/BRP/Jonhson/evinrude, tem o sistema bem diferente dos japoneses yamaha,suzuki,tohatsu e alguns modelos mercury.

-- -----------------------------------------------------------------------

É meu caro Alex, realmente eu não prestei atenção, já ajudei a trocar a fieira de vários modelos, yamaha, johnson, mercury... mas sabe aquela ansiá de botar o trem no lugar e zarpar... hehehe então foi sempre assim... tb o trem sempre estoura nos piores "melhores" momentos, 1º ou 2º dia de pescaria... local distante de qquer assistência... aí vc dá um tapinha e soca a bota... rindo3::

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, acabei de deixar o motor na oficina.

Conversando com o mecânico ele me disse que não tem nenhuma proteção na mola e que se ela estiver rompida vai estar com uma ou duas pontas soltas que podem fazer a mola saltar para fora do receptáculo. Me disse que se a mola está com tensão mas bem acomodada é pequena a hipótese de saltar mas dependendo da tensão ela não fica quieta pois uma vez fora do pino de trava a inércia de nossos movimentos pode dispará-la para fora. Como não entendo e não a ví aberta, fica aqui só o comentário que recebi do mecânico. ninja::

Compartilhar este post

Link para o post

Weberson, vc tem razão o importante é botar o bicho na água, acelerar e PESCAR.

As vezes se a mola quebrou perto da ponta dela (existe um encaixe que é rebitado) dá pra furar de novo e aprveitar a mesma mola.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo pessoal, motor retornou da oficina, realmente o diagnóstico foi mola da partida quebrada na parte de fixação externa, não sei se daria pra fazer a fixação externa com uso de alicate ou morsa, visualmente ela é torcida apenas na extremidade externa mas não sei se a mola permite essa torção, talvez aquecendo com maçarico.

Bem é só uma devolutiva pra quem acompanhou o post.

Grande abraço pessoal, e obrigado pelos comentários.

Excelente semana a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se arrumou e ficou boa.

O cara disse que trocou a mola? Será? Quanto ele cobrou?

how AldoAdvo, olhe testei em casa mesmo no tambor, mas ficou boa sim.

Qto a haver sido trocada quero acreditar que sim pois até recibo como que trocada fosse ele me deu. Ficou em R$ 100,00.

Me diga uma coisa se ela dentro do carretel estiver sem pressão tipo estourou a mola, se eu abrir ela não vai pular pra fora vai? Numa próxima ocorrência vou desmontar tudo na bancada.

Por falar nisso, já viu alguém trabalhar o motor para transformar a álcool? Melhoraria em muito o rendimento e até potência do motor, eu fiz muito isso com motos e kart, o princípio do motor 2T é o mesmo, só não sei se acharei as peças, se alguém tem conhecimento e puder opinar, posta algo pra gente.

Abraço meus caros. :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, primeiro, quanto a mola. É lógico que se vc desmontar tudo rapidamente e até virar o sistema, ela vai pular sim. Agora, desmontando com cuidado, não pula não.

Quanto a transformas a alcool, eu já ví sim ser feito, inclusive tem um pescador por aqui que tem um motor deste, mas ele mora no rio e usa todo dia o motor.

Pra uso comum, não profissional, não sei se compensará. O óleo a ser misturado é especial, neste caso, acho que bem mais caro que o tcw3.

E o carburador tbm deve ser bastante corroído, mas para isso acho que tem banho de níquel.

Tem que ver se vai compensar o custo com a economia que vai proporcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso