Ir para conteúdo
Weberton Pascuoti

Motores: Yamaha, Johnson, Evinrude, Mercury, suzuki etc

Posts Recomendados

Boas caros amigos pescadores e aficionados pelo esporte e beleza e exuberância aquática.

Tenho observado os post´s sobre motores e procurado aprender com os amigos pois vc´s tem gosto por marca e modelo diferentes da maioria da minha região.

Não vejo os amigos falarem do Yamaha, Johnson, Evinrude, Suzuki etc. ::nada::

Aqui em SP, se o sujeito quer um motor potente diabo:: e de baixa manutenção caveira:: a resposta é Yamaha ou Johnson/Evinrude, se quer boa performance e economia com baixa manutenção suzuki.

suici:: Só se fala em Mercury, Mariner e Tohatsu se a questão for baixo custo de aquisição ou no consumo, claro que guardadas as devidas proporções qdo comparado um sea pro ou optimax em relação a um motor não otimizado. diabo::

Nesta região, se for um pescador profissional ou amador danca:: com gosto pela coisa, vai estar montado num Yamaha ou um Johnson/Evinrude por questão de gosto e/ou preferência ::tudo:: .

O que me deixou muito curioso foi o fato dos amigos nem pestanejarem Naonao:: , nem sequer passarem perto de comentar as marcas... sinal de uma preferência muito fidelizada mestre:: do público destas regiões.

Bem, espero que esse post nos traga bastante contribuição por parte dos amantes da boa arte pesqueira e da boa roda de prosa que nos une praia:: .

Imenso Abraço meus caros. :amigo: palmas::

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, Weberton.

Acredito q se cada um postar exclusivamente as impressões dos motores q já teve, ou q já usou, o tópico seja um ponto de consulta super interessante.

Deixa eu começar.

Motores q eu já tive ou já rodei bastante neles:

Marca: Honda 4T

Potência: 15hp

Ano: 2000

Barco utilizado para o teste: Levefort Squalus 500 (5m)

Observações sobre o motor: Excelente. Super silencioso, bonito e econônico. Navegava 72Km com um tanque de 12 litros e mão topada. Isto com 2 pescadores e tralha completa. Em dois pescadores fazia cerca de 32Km/h, em 3 fazia 28 - 29Km/h.

Jamais deu um único problema. Usamos o motor por 6 anos. Trocávamos o óleo do carter a cada pescaria. E a cada 3 pescarias o óleo da rabeta.

Marca: Mercury Sea Pro

Potência: 25hp (30Hp)

Ano: 2006/7

Barco utilizado no teste: Petty 600s (6m)

Observações sobre o motor: Mais q Excelente. Extremamente econômico e potente. Como digo em todos os tópicos sobre este motor, tenho certeza q na categoria ele seja imbatível (de longe). Já rodei mais de 3000Km em Sea's Pro, e como sempre eles andando na frente dos demais e gastando menos.

Chega a dar 52Km/h no amazonas (baixa altitude) e rodava 150 - 170 Km com um tanque de 24 litros.

Marca: Tohatsu

Potência: 30Hp

Ano: 2008

Barco utilizado no teste: (não sei o nome) mas era um baita de um barco de 6m, soldado e largo. Algo em torno dos 160Kg de peso.

Observações sobre o motor: Dizem q Tohatsu e Mercury são iguais, mas é mesmo...hehee...pelo menos com o Sea Pro não é. O Tohatsu é bom, mas além de andar menos, ainda consome um pouco mais. De qualquer forma é um bom motor. Naveguei cerca de 1000Km com um.

Marca: Suzuki

Potência: 30hp

Ano: 2009

Observações sobre o motor:

Barco utilizado no teste: (não sei o nome, mas possuia 5,5m e era todo soldado/reforçado) algo em torno de 150Km de peso.

Observações: Pra mim um dos piores motores q já tive a oportunidade de usar. Não q o mesmo tenha dado defeito, mas por conta do alto consumo. Este Suzuki, na região amazônica, é conhecido como "desagregador de família"..hehee...Ele chegava a gastar em torno de 30% a mais q o Sea Pro.

O motor era novo, como poucas horas de uso, talvez por isto ele estivesse consumindo tanto.

Rodei pouco com este motor, apenas uns 800Km.

Marca: Yamaha

Potência: 25hp

Ano: 2010.

Barco utilizado no teste: (não sei o nome, mas possuia 5,5m e era todo soldado/reforçado) algo em torno de 150Km de peso.

Observações: outro motor excelente, mas q bebe igual um opala 6cc. Só para vcs terem uma idéia, o guia andava com outro tanque cheio sobressalente no barco, enquanto o resto (de Sea Pro), andava com apenas 1 tanque. É um motor extremamente confiável e seguro, além de qualquer mecânico de geladeira consertá-lo...é muito fácil encontrar peças pra ele.

De qualquer forma ninguém no AM usa Yamaha de 25hp...

...continua.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei que região de São Paulo vc está se referindo, mas aqui na minha os Mercury/Tohatsu estão se impondo. Johnson ou não fabrica ou não vem mais. Evinrud nesta faixa de potencia (até 40hp) completamente inviavel e ídem p Honda. Suzuki com pouca assistencia técnica. Yamaha ainda tem seu público, mas diminuindo e sabe beber.

Bom, não sobra muita coisa......

Compartilhar este post

Link para o post

O Lamana falou praticamente tudo. Minhas impressões.

Yamaha= Extremamente confiável, facilidade de peças e revendas mas bebe um pouco.

Johnson= Eram motores excelentes mas sumiram do mercado.

Evinrud= Sobrou os e-tec. Ótimos, ma$$$$$$$$$.

Suzuki= Concorrência desleal. Bebe mais que eu e anda pouco. Não tem peça.

Tohatsu= Não tenho nehuma experiência. Acho até que nunca cheguei perto de um.

Mercury= Confiável, econômico, fartura de peças e revendas. Manutenção barata.

Muito do que acontece nesse mercado diz respeito ao representante da marca no país/região e o trabalho que ele tem feito.

Obs.: Meu motor atual é um Mariner (Mercury) 40hp c/ power trim que não vendo, não dou e não empresto. Anda bem, bebe pouco e não quebra nem com mau olhado.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Meu caro Walther, engano seu grande amigo, vc apenas não chegou perto de um Tohatsu "escrito Tohatsu", pois super 15, sea pro, 40 são todos fabircados no Japão por ela :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Barco utilizado no teste: (não sei o nome) mas era um baita de um barco de 6m, soldado e largo. Algo em torno dos 160Kg de peso.

O Tohatsu é bom, mas além de andar menos, ainda consome um pouco mais. De qualquer forma é um bom motor. Naveguei cerca de 1000Km com um.

Pô Fabricío, vc tá de sacanagem com o Tohatsu. buaa::

Como vc quer comparar um barco que pesa 80 Kg estreito (acho que é 1,40 de boca) Com um barco "soldado e largo. Algo em torno de 160 kg de peso.".

Inverte, coloca o sea pró neste barco, QUE PESA O DOBRO, E É MAIS LARGO, e vamos ver se vc mantém sua opinião.

Apenas para relembrar, as aulas de física do segundo grau, o atrito aumenta AO QUADRADO, considerando a área e a velocidade.

Me desculpe, mas acho que pra servir de comparação tem que comparar coisas iguais. joia:::

Ainda bem que vc teve o bom senso de citar a embarcação que vc utilizou o motor, pois assim dá pra fazer a crítica necessária.

Outra coisa, vc disse que estava com o suzuki "amaciando", logo mais fala que rodou 800 KM com este motor.

Levando em consideração que cada tanque de combústível dá pra andar uns 50 KM vc usou nele 16 tanques mais ou menos. Amigo, está mais que amaciado. vergonha::

Depois eu vou postar minhas experiências com motores tbm, e vou seguir sua fórmula, citando a embarcação utilizada. ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

O Tohatsu é bom, mas além de andar menos, ainda consome um pouco mais. De qualquer forma é um bom motor. Naveguei cerca de 1000Km com um.

Pô Fabricío, vc tá de sacanagem com o Tohatsu. buaa::

Como vc quer comparar um barco que pesa 80 Kg estreito (acho que é 1,40 de boca) Com um barco "soldado e largo. Algo em torno de 160 kg de peso.".

Inverte, coloca o sea pró neste barco, QUE PESA O DOBRO, E É MAIS LARGO, e vamos ver se vc mantém sua opinião.

Apenas para relembrar, as aulas de física do segundo grau, o atrito aumenta AO QUADRADO, considerando a área e a velocidade.

Me desculpe, mas acho que pra servir de comparação tem que comparar coisas iguais. joia:::

Ainda bem que vc teve o bom senso de citar a embarcação que vc utilizou o motor, pois assim dá pra fazer a crítica necessária.

Outra coisa, vc disse que estava com o suzuki "amaciando", logo mais fala que rodou 800 KM com este motor.

Levando em consideração que cada tanque de combústível dá pra andar uns 50 KM vc usou nele 16 tanques mais ou menos. Amigo, está mais que amaciado. vergonha::

Depois eu vou postar minhas experiências com motores tbm, e vou seguir sua fórmula, citando a embarcação utilizada. ::tudo::

Te entendo....mas é q nesta mesma pescaria em q eu estava rodando com um Tohatsu...uma outra dupla de amigos estava num SeaPro, e mesmo barco....hehee...Todo dia o SeaPro chegava com 5 litros no tanque, enquanto o seu pseudo irmão gêmeo chegava sequinho de tudo....heheee....Ah, e tb andava uns 3 ou 4 Km/h a menos..hehee.. :gorfei:

E Alex...lá pra cima se roda 800Km em uma única semana...hehee...ou seja, motor novinho, novinho.... lingua2::

E o Walther falar q Yamaha bebe pouco é brincadeira, né?!?!?

Em nosso última pescaria nós usamos um Yamaha 25hp ano 2010 por dois dias..no terceiro dia eles pegaram um SeaPro 25hp na caixa para colocar no lugar dele, pois naquele ritmo ficaríamos sem gasolina no meio da pescaria...kkkkk... paia::

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o Tohatsu 30 com comando à distância.

Quando fui buscar meu barco, foi colocado um sea pro e deu 28mph. Casco, duas pessoas, motor e tanque vazio. Elétrico e bateria. Tralha.

Montei o barco, duas baterias, elétrico, comando a distância (cabo, volante, caixa, relógios), tanque de 25 litros + outro de 10 litros, ambos cheios, mais tralha e geladeira. Duas pessoas.

E dá 27 mph, às vezes chega a 28 mph. Ou seja.....

Barco e motor é muito sensível. Qualquer coisa, uma caixa mais para frente da proa, já faz o barco consumir mais. Lá atrás, já afunda demais a popa andando.

É igual viajar de carro em comboio, quem anda atrás sempre consome mais, pois fica regulando a distância. Quem vai puxando, vai livre.

Tem muita variante. Fora ainda se o motor se tiver mal regulado.

Nunca medi consumo, mas acho que gasto 15 litros por 1 hora e meia, velocidade de cruzeiro (21 mph).

Com é meu primeiro motor, não sei se é bom ou não.

Eu sei que estou satisfeito.

Mas quero aumentar ums hp futuramente hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Fabiano, agora que vc colocou que na mesma pescaria usando dois barcos IGUAIS teve diferença de velocidade e consumo, aí sim sua experiência fica mais VÁLIDA.

Quanto a motores de popa EM GERAL, o que vale não é a idade da nota, se o motor tem um mês, dois meses, e sim o TEMPO DE USO.

Vou te dar um exemplo, eu e um amigo meu temos duas caminhonetes de mesmo ano, 2007, a dele tá com 170.000 kms e a minha tá com 38.000 kms, qual vc acha que tá mais nova?

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos, deixa eu dar um pitaculo: conforme minha pesquisa na web, os motores comercializados pela Mercury Mariner do mais pequeno HP ate o 40 HP de 2 tempos são fabricados pela Tohatsu Japones. E tem algumas peças nos motores maiores com injeção eletronica que a Tohatsu fornece. espero ter ajudado um pouco abraços. Igneis. legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos apimentar o assunto pros amantes dos mercury e cia...

Estava pescando no São Francisco com uns amigos, tínhamos 3 motores iguais, 2 mercury super 15 hp e um yamaha tb de 15, com cerca de 40 litros cada 25+15 lts.

rodávamos em média 3 horas por dia, ao final do dia os 2 mercury tinham consumido até o último fio de gasolina e o yamaha ainda tinha uns cinco litros. Mesma velocidade, boa correnteza porem não tão forte em determinados pontos do rio, descíamos 1:30 hr e ao final do dia subiamos a mesma distância só que contra a corrente.

De força e desempenho achei equilibrado, pilotei as 2 marcas, o yamaha sai com mais força abrindo a aceleração mais rápido mas velocidades iguais. O que achei desfavorável no mercury foi a vibração, achei que vibrou muito mais que o yamara, e o motor é bem cuidado, conheço o histórico pois é do meu cunhado e ele comprou zero km. Já ouvi muita gente se queixar da vibração no yamaha, mas não percebi nos que conheci.

Em outra ocasião estávamos com um yamaha de 25 e um mercury tb 25, nesse caso achei o yamara mais forte, com maior torque e velocidade, porem com consumo maior em relação ao mercury.

Outro muito bom, mas que não tive oportunidade de ter outro motor junto para comparar foi o Johson 25 carburado, achei mais macio que o yamaha, com força equivalente se não até maior e consumo igual ou pior que o yamaha, hehehe.

Hoje estou com um Evinroud e gosto muito da máquina, não deixa na mão (não até o momento, toc toc toc - bate na madeira hahaha), o consumo não é dos melhores mas cabe no bolso.

Eu ainda não tive oportunidade de ter um Yamaha, mas se fosse adquirir um motor novo acredito que penderia para o Yamaha já que os Johnson e Evinroud estão "escassos" no mercado.

Bom meus amigos, apresentem aqui suas experiências com essas marcas/modelos/potência pra compararmos.

Grande Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Já tivemos uns 15 motores aqui em casa entre 4 e 25hp vou citar algumas experiencias com eles principalmente os de 15 pra cima.

1)Mercury 15hp americano 95: Mto leve e fácil de carregar, cambio no punho que facilita, economico, porém o desempenho é fraco.

2)Yamaha 15hp 94: pra mim uns dos melhores motores já fabricados, não dá manutenção tendo um ótimo desempenho e economia, não tenho experiencia com os novos a partir de 98 mas falam que bebem mto.

3)Mariner Marathon 15hp 93: mto igual o Yamaha(mesma fabricação), nunca tive problemas ótimo desempenho e excelente economia, estou com ele até hj e não vendo nunca.

4)Evinrude 15hp 96: Motor prático e confiavel porem gastador e de baixo desempenho.

5)Mercury 18hp XD americano 88: mesmo bloco do 25hp, cambio no manche, troquei o carburador dele pelo de 25hp, não gasta muito, anda igual um 25 porem é pesado 52kg e barulhento.

6)Yamaha 25hp 93: Excelente máquina, ótimo desempenho, consumo razoável, mas bebe menos que o Johnson/Evinrude 25hp, manutenção fácil.

7)Mercury Sea Pro 25hp 08: o melhor nessa faixa, muito economico, anda mais que os outros 25hp, não tive manutenção ainda, o unico contra é pra carregar ele acho mais dificil , apesar do manual dizer que é mesmo peso dos outros 25hp(52kg).

Já andei mto em Suzuki(25 e 30) em pousadas, uns eram andadores e economicos outros bebiam mto, não dá pra ter noção de motor que se rala td dia.

Semana passada pela primeira vez andei no Mercury 15 Super (04) já passado pra 18hp, me surprendi com o desempenho anda mto porem não achei tão economico qto falam.

Jonshon e Evinrude 25 e 30hp, Já andei tb são mto beberrões e possuem um desempenho pior que os outros fora a partida que é pesadíssima.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei que região de São Paulo vc está se referindo, mas aqui na minha os Mercury/Tohatsu estão se impondo. Johnson ou não fabrica ou não vem mais. Evinrud nesta faixa de potencia (até 40hp) completamente inviavel e ídem p Honda. Suzuki com pouca assistencia técnica. Yamaha ainda tem seu público, mas diminuindo e sabe beber.

Bom, não sobra muita coisa......

Ou meu caro Lamana, estou em Americana - SP.

Mas que mundo pequeno, vc é de Olimpia, eu sou de Borborema. ::tudo::

Tem pescado no Tietê? precisamos marcar de pescarmos juntos qquer dia. praia::

Que bacana, talvez nossas famílias até se conheçam, vc é natural de Olimpia?

Minha família é de Borborema e Ibitinga, Souza, Pastre e Pascuoti, meu cunhado é Castanho, e tenho amigos da família Penariol por lá tb.

Grande Abraço :amigo:

Compartilhar este post

Link para o post

Johnson eu tenho um, não posso em hipótese alguma falar mal dele nunca tive problemas de defeito, consumo baixo, manutenção não muito cara é lógico que faço a preventiva pra evitar a de correção. Tenho uma chata da Pety de 5mts navego com 2 ou 3 e o consumo é bem dentro do aceitável.

Recentemente pesquei no São Francisco no município de Guaicuí no encontro do Rio da Velhas com o Chico; utilizamos 04 motores e todos eram Yamaha, sendo 02 de 15 hp, 01 de 20 hp 4t, e 1 de 25 hp, todos tiveram um desempenho ótimo,consumo bem dentro do especificado, todos os barcos eram de 5mts sendo um de 6mts com motor 25hp. Em tempo naquela região só se vê Yamaha.

Já utilizei um Suzuki e é bem simples não quero nem de presente; bebe mais que um bêbado no fim de semana. suici::

Evinroud já utilizei em minha região pescávamos em um rio com muitas cachoeiras e o consumo era muito bom, manutenção sempre preventiva e não custava quase nada.

Mercury já pesquei com um consumo também muito bom, manutenção bem baixo custo não tenho nada o que reclamar.

De todos estes que motores que já utilizei pude tirar a conclusão que todos são compatíveis com algumas mínimas diferenças; tem que se levar em conta também o peso da mão de quem pilota. Bem amigos esta é a simples opinião de quem possui um leve conhecimento do assunto. Um forte abraço a todos.

Obs:: Aqui na minha região, Muriaé, Zona da Mata mineira a preferência é pelo Yamaha

Compartilhar este post

Link para o post

Obs:: Aqui na minha região, Muriaé, Zona da Mata mineira a preferência é pelo Yamaha

É isto aí Fialho, uma marca se destaca em uma região ( revenda, assistência, etç) é o que vale, e deve ser respeitado legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive o 30 hp EVINRUDE 2 tempos carburado , que motor fantastico, nunca deu problema, so andava em mar aberto, local do point de pesca 50 km mar adentro, acrediten.

Barco inflavel 4,3 metros nautica, que barco fantastico, so alegria.

Na epoca dos evinrudes carburados era motores extremamente confiavel. hoje os e-tec , parece motor  pra ficar olhando rsrsrsr. pois um amigo meu, tem um destes novos, e é so problema de deixar ele na mao, vive na oficina carissima.as peças.

Compartilhar este post

Link para o post

legal esse topico, sera q meu johson 15 é um 25 estrangulado? se por um carburador de 25 nele vai andar igual um 25 ?

meu johnson andou tao pouco nesses quase 30 anos (ele eh 87 ou 88 se nao estou enganado), q ainda nao saiu totalmente do amaciamento heheheh mas o que gosto dele é que eh muito muito muito robusto, nao quebra, nao falha, bate e liga, treme um bocado, faz barulho e nao acho beberrao, nao troco, nao vendo, posso ate comprar um mais novo mas nao me desfaco dele...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito proveitoso esse tópico! !!

Marujo 500 ano 98 com evinrude 15 98 tbm......andava bem consumo razoável,mais com uns 2 anos de uso a caixa preta pifou e aí só tristeza. ..

Depois evinrude 25hp meio véio,não lembro ano....dava umas engasgadas brabas tipo dando falta de combustível,mais não consegui acertar de jeito nenhum. ...

Depois mariner 40hp com uma marajo 16....andsva bem mas era tinhoso pra encharcar vela e três cil com 3 carbura aí já viu a dificuldade pra equalizar tudo aquilo...resumindo não gostei tbm.....

Sea pro zero 2011 com squalus 600.....econômico e andador,porém era ficar 20 dias guardado pra acabar o braço pra funcionar,fora a agulha q trancava kesmi esgotando até a cuba pelo parafuso. ...

Por último outro sea pro 25hp 2011 de seg dono,q me deu o mesmo problema de agulha travando....ai q raiva....

Agora acho q vou de yamaha pra ver como é,estou pensando neste 40hp novo. ...sera q o cunsumo é tão alto quanto falam?

Compartilhar este post

Link para o post

legal esse topico, sera q meu johson 15 é um 25 estrangulado? se por um carburador de 25 nele vai andar igual um 25 ?

meu johnson andou tao pouco nesses quase 30 anos (ele eh 87 ou 88 se nao estou enganado), q ainda nao saiu totalmente do amaciamento heheheh mas o que gosto dele é que eh muito muito muito robusto, nao quebra, nao falha, bate e liga, treme um bocado, faz barulho e nao acho beberrao, nao troco, nao vendo, posso ate comprar um mais novo mas nao me desfaco dele...

Astra o seu é 15 mesmo,   na verdade o Jonhson 9.9 que é um 15 estrangulado.

Não lembro se já postei aqui, mas muitos motores usam a mesma cabeça de força só que possuem ou juntas restritoras ou regulagens e carburadores diferentes.  São exemplos:

Mercury/Mariner Americanos  4 e 5/ 6,8 e 9.9hp/, 10 e 15hp/   18, 20 e 25hp/ 30 e 40hp

Jonhson e Eviinrude  9.9 e 15hp/ 20,25 e 30hp

Yamaha 9.9 e 15hp/  25 e 30hp

Tohatsu 4 e 5hp/ 8 e 9.8hp/ 10, 15 e 18hp/  25 e 30hp/ 40 e 50hp 3cil.

Suzuki 25 e 30hp.  

Por exemplo a diferença do Johnson/ Evinrude de 25 pra 30hp, note o venturi do 25 bem menor que o 30, aí só mudando carburador

DSCN6363.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

valeu guto, ja tinha visto essa tabela que postou mas nem lembrei dela...

sobre a foto dos venturi, da pra abrir o carburador se a parte mecanica for a mesma, um torno faz isso em 10 minutos coisa comum em preparacao de motores antigos. mas dependendo do qto custa um carburador aberto original, compensa mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu Mercury 18hp eu troquei, pagamos na época R$200 no carburador de 25hp, numa pescaria os colegas ficavam putos vendo o 18 antiguinho acompanhando os 25hp, hehehe. Ó  bichinho aí:

Compartilhar este post

Link para o post

motorzinho que puxa bem!

sera q meu johnson por ter rabeta maior consegue andar mais ? pq tenho a impressao que ele puxa com forca, talvez por afundar mais, ele puxe mais, mas gere mais arrasto tb o que prejudique a velocidade final e consumo, mas qto?

Compartilhar este post

Link para o post

motorzinho que puxa bem!

sera q meu johnson por ter rabeta maior consegue andar mais ? pq tenho a impressao que ele puxa com forca, talvez por afundar mais, ele puxe mais, mas gere mais arrasto tb o que prejudique a velocidade final e consumo, mas qto?

Com certeza a impressão de força é pq a hélice fica mais no fundo e isso em baixa velocidade deve ser real mesmo, mas em velocidade final deve ser menor, devido ao arrasto, mas nada que uma pequeno ajuste na popa do barco pra se tornar normal, mas a difeença só testando mesmo.  Seu motor por ser 20 polegadas fica 15cm mais ou menos mais fundo, é coisa pra caramba

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora