Ir para conteúdo

Desvendando o rio Água Boa – RR


Posts Recomendados

Desvendando o rio Água Boa – RR

Nossa expedição teve início num sonho em um breve descanso de tarde, e esse sonho virou uma bela história, digna de ser lembrada e relatada entre filhos e neto.

Tudo começou desta forma mesmo, numa tarde, após almoçar resolvi dar um cochilo antes de encarar a tarde de trabalho, e neste breve descanso, sonhei com o mágico rio Água Boa,rio que já foi palco de diversas batalhas travadas por mim, mas que já haviam 2 anos não o visitava, e minha paixão por ele é tamanha, que ele está em meus pensamentos,sonhos,projetos,enfim...

Após sonhar com as mágicas águas deste rio, iniciei minha pesquisa, sobre a melhor operação e época do ano, pois em outras vezes que eu havia ido até lá sempre foi em fim de temporada, por volta de março, abril, e sempre os guias locais me falavam:-Eduardo, se você gostou de vir agora, imagina quando vier em início de temporada...

Pelos meus cálculos o início da temporada seria no fim de outubro, e como havia uma viagem já marcada para gravar no rio Uatumã, pensei em aproveitar e ir até Roraima, e desta vez, dico com todas as letras, acertei em cheio.

Após alguns contatos e pesquisas sobre a operação que iria,fechei com a Porto Tur, que está no seu segundo ano de operação no rio Água Boa com o Barco Rainha Ester, porém já trabalha a 15 anos no turismo do estado ,e mais uma vez acertei em cheio,um alto nível de profissionalismo nem sempre encontrado.

O Barco: O Rainha Ester, é dotado de 4 suítes e 4 camarotes,podendo receber grupos de até 16 pescadores confortáveis, tem salão de jogos,TV via satélite ,bilhar,sala de refeição climatizada, deck superior, churrasqueira,global star,botes de 6 metros plataformados,motores elétricos e motores de popa de 15 a 30hp,(como o rio Água Boa é um rio raso recomendamos o uso de motores de 15 hp, que ajudam e muito a navegação).

Guias: Este ponto é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma pescaria, a sorte é que no meu caso,pude notar que a equipe de piloteiros eram experientes e conhecem o rio como poucos, além de terem em mãos fotos de satélites, indicando lagos centrais, que poucos sabem da existência,uma tática que vem sendo utilizada por alguns operadores na Amazônia.

O Rio: O Rio Água Boa do Univini é um afluente do Rio Branco, fica no município de Caracaraí, estado de Roraima, foi eleito como o um dos melhores points para a prática da pesca esportiva pela revista Forbes, e é sem dúvida um dos rios mais piscosos do Brasil e do mundo.Sua navegação fica bem difícil na época da seca pois é um rio raso de poucos canais de navegação.A reserva do Niquiá está na margen direita, e em sua extenção não é permitido a pesca, nem esportiva.Criada em 1985 pelo Decreto Lei 91.306, tem uma área de 286.600 hectares e apresenta flora e fauna típica da Amazônia Ocidental. Está localizada no município de Caracaraí, no baixo rio Branco, área de preservação ambiental, faz parte do Projeto Quelônios, desenvolvido pelo IBAMA - Instituto Brasileiro de Meio Ambiente com a finalidade de preservar tartarugas e tracajás. Visitas somente permitidas com autorização do IBAMA.

A pescaria: Saímos de Manaus-AM, pois como falei havia já terminado o trabalho no Uatumã, Abacate e Jatapú,e partimos com destino a Boa Vista-RR, via aérea e ao chegar lá,fomos de carro para a cidade de Caracaraí, que fica a 2 horas da capital, chegando lá,embarcamos em uma lancha rápida, com motor 175 hp, e após uma confortável e vislumbrante viagem de 4 horas pelo rio Branco, chegamos ao nosso destino, o Água Boa.

Já na chegada pude ver que o rio estava exatamente na caixa(termo usado quando as águas não estão mais invadindo a mata), e isso pro pescador é uma das melhores notícias, é sinônimo de peixe na linha.Chegamos no barco e após um calorosa recepção da tripulação fomos para o Dec superior para a montagem das tralhas,e para todo pescador a pescaria já iniciou, é ali que vamos escolher varas,linhas,iscas,se vamos de líder ou não, enfim, é quando tomamos decisões de o que usar e como usar, e são momentos de pura adrenalina.

Após escolher o material a ser usado, era só jantar, e aguardar o dia nascer para ir até o rio e colocar de uma vez por todas a linha na água.Fomos deitar após um belo jantar regado de Picanha,Maminha,Costela, partidas de bilhar(montado na beira no rio), e bate papo com os guias,tentando montar estratégia do próximo dia.Ao deitar,os pensamentos começaram a brotar,o sono nunca vem, em véspera de pescaria, quem é pescador sabe, são horas angustiantes,uma noite que nunca passa, mas peguei no sono.

As 4:40 da manhã já estava de pé, pois a idéia seria subir 2 horas o rio, para pescar mais próximo da cabeceira, local que poucos vão,e quanto mais cedo sairmos melhor pois o Tucunaré costuma se alimentar mais nas primeiras horas do dia, subimos o rio, e após exatas 1h42m chegamos em nosso primeiro ponto de pesca,imaginem, uma boca de igarapé, meu deus, sabemos que são locais promissores,onde grande açús aguardam o café da manhã passar... Após escolher uma zara da cor osso e arremessar para dentro do igarapé, vim trabalhando a isca bem lentinho, cada toque de vara parecia compassado com as batidas de meu coração e no meio do trajeto, uma onda se formou atrás da isca, acelerei, e Poww... , um grande Açú de 6 kg me deu as boas vindas,ali iniciava o sonho, ou melhor a realização de um sonho.

O Rio estava mais vivo que nunca,cardumes enormes de Matrinxâns eram atacados por Tucunarés famintos ,era estouro prá todo lado, parecia uma pintura,um filme,nem sei definir,meu amor por este rio vai além dos peixes, das fisgadas,é difícil de explicar ,mas sempre que estou lá parece que estou mais próximo de Deus.

Foram exatamente 5 dias de muitos peixes, o maior um Açú de um pouco mais de 9 kg que atacou um pequeno Stick, com a força e raiva de um leão, uma imagem que ficará guardada na minha vida por toda eternidade,enfim, são tantas as imagens deste rio que farão agora parte de minha vida, que posso dizer sem medo, lá quero passar os últimos dias da minha vida.

Até a próxima, meu velho amigo Água Boa.

Fotos:Não são muitas pois estava filmando e parar para fotografar atrapalha um pouco,depois da edição dos programas faço mais fotos e posto aqui.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIW_pG1lWKMZHRcCkboGgM0rm8x1V5zWiYebsZ648JCRoDxb0sfGfo4H8Z4np3rctFl91n_1Ya15GqW3DHByyA4Am1T1UH32IoguSHU1QJMejf0MhFx3_Fp4.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMXr4gjYfD3mJ9tIzVUqJW7b6OajMPxf_mqgAJx3LTdvLXASed3VB5u0c7Dx94KsUkoIVpMTnXdEy35yvHGnnTcAm1T1UCMNrPyKAT98BsPuAMiYnkl6jU9I.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAwoURCb9kOxzfVosxW_P9bTH5WtDUBebavNt4FQO0hTza6ofD2vR0C-qs6l9X3xGb4sP_qu3G6dZmQ2lpME2LYAm1T1UPu1WWxNOcKhILr4J71Uz6nPY-oS.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAJWZ1KUQEmzXdPbsvSNvslUSoDXKR0SIOIz4n7rne8Wse5jd_uKB0sYGCLofjl7pYmS80jcuiiJd8jGykevG4FsAm1T1UDEiSIzODRAr9B3Es2viizEZuF6C.jpg

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Lendo o Rio

Na pescaria anterior que esta notei que a maioria das fisgadas haviam sido em lagos,e desta vês batemos nos lagos porém sem sucesso, isso acontece quando o rio está descendo rapidamente e os peixes procuram sair dos lagos para não ficarem sem passagem, presos sem alimento durante a seca.

Na hora que for pescar tente ler o rio, saber se os peixes estão batendo mais nas praias,lagos,ressacas,pontas de ressacas,bocas de igarapés,meio dos lagos,ou margens do rio principal, após ter essa resposta insista apenas nos locais mais promissores, assim você vai otimizar seu tempo em busca de seu troféu.

Dicas

1-Ao escolher a operação que para lhe atender, procure saber se a mesma tem autorização para pescar no rio Água Boa do Univine,esta autorização é cedida pela FEMACT (Fundação Estadual do Meio Ambiente,Ciência e Tecnologia),já existe uma proposta sendo discutida para criar uma autorização municipal, ou seja uma taxa que será paga pelo pescador, seguindo o mesmo critério usado em Barcelos-AM .

2-Leve protetor solar e repelente, pois no fim de tarde é comum aparecer os indesejáveis carapanãs.

3-Não esqueça a carteira de pescador esportivo, pois o Ibama costuma fazer fiscalizações constantes no rio.

Material Usado

Varas de 17 a 25 lbs

Linhas de 30 a 40 lbs

Fluorcarbono de 40 a 50 lbs

Iscas Variadas, porém as que deram mais resultado foram Sub-superfície,Jig,Stick e Zara.

Carretilhas de recolhimento 7.1 para iscas de superfície e 6.1 para iscas de meia-água,Jig e Sub.

Para Fly

Vara de nº 9

Linhas Floating

Iscas diversas como Streamers e Poppers, o streamer que me deu mais resultado foi o Deceiver atado e presenteado pelo meu amigo Zenizir (Pesca Amazônia).

OBS: Estou mandando grupos para lá, no Barco Rainha Esther, quem quiser mais informações entre em contato, contato@pescapara.com.br .

Texto: Eduardo Monteiro

Imagens: Manoel Carlos dos Passos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: so com essas fotos ja deu de ver que foi a pescariaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa parabens palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

valeu amigo, foi boa demais mesmo, grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eduardo... como esta meu amigo?

Parabens pela pescaria, execelentes fotos.

Abração

graaaande Maicon, bem e vc?

Valeu amigo, a tua matéria na Pesca e Cia tá incrível, como sempre muita qualidade em tudo que você faz.

forte abraço.

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Show Eduardo....um dia quer conhecer o Água Boa...O Rodrigo Manoel já fez excelentes pescarias por lá.

Lindos peixes....e belíssimo o seu relato.

joia:::

Vou voltar la agora depois do carnaval... Espero com niveis de agua legais!!!

Ate agora nao secou nada por lá....

Segundo a previsao e começar a secar agora depois do dia 20/01

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...