Ir para conteúdo

Sobrepesca no medio rio negro


Posts Recomendados

Não sei se é somente uma impressão pessoal, eu nunca vi tantos barcos-hoteis operando na região de barcelos como neste ano, em algumas lagoas do rio Negro vc cansava de ver voadeira passando. Em locais onde havia muito gente pescando, no caso a calha do rio negro, os peixes estavam estremamente velhacos, só estavam comendo em jgs e iscas de toques.

Como o medio rio negro atualmente já não é tão selvagem, e´importantissimo o pesque e solte e a preservação das matrizes, para que mesmo com o gde fluxo de turistas esta ainda seja a pescaria dos sonhos de todo pescador brasileiro.

Um gde abraço

Carlos Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo não é uma impressão sua não é a realidade........cada ano que se passa o fluxo de barco aumenta........infelismente.......pois acontece isto aí que você está descrevendo, sei que o sol nasceu para todos........por este motivo é de suma importância a preservação do tucunaré, principalmente por parte do operador de pesca que tem o seu negócio que depende do resultado positivo da pescaria do pescador esportivo.

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com todos.

Adiciono apenas o seguinte.

Isso daí é algo cíclico.

Claro q a tendência é aumentar sempre, contudo, operar por lá fica muito caro para a turma de Manaus...então, quando um grupo de Manaus se aventura na região de Barcelos e, se lasca, a tendência é q eles não voltem mais no ano seguinte.

Aliado a isto temos um nível de água maluco...

Este ano a coisa bombou pq ano passado todos os grupos pegaram muito peixe por lá. Se vcs procurarem alguns tópicos antigo aí verão q eu disse isso...mas este ano a coisa se inverteu, pois a constância dos grandes resultados não ocorreu..então, a tendência para o próximo ano (2011) é a de q nem tantos barcos operem por lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei conversando sobre esse ponto por lá em Barcelos...

As preocupações tem muita razão de ser, EMBORA as informações passadas retratem uma outra realidade ! Vamos lá...

Existem os barco-hoteis licenciados para operar no Município de Barcelos ( assim como em Santa Izabel, etc... ), que somam um quantitativo de 12 unidades ( de um total previsto de 15 ).

Objetiva-se com isso, limitar um pouco a frequência de operadores na região ! Tudo isso é apenas uma linha de hipótese presumida, já que não há sequer ações conjuntas por parte dos operadores hoje existentes...

Fabrício tem plena razão ao lembrar que se trata de um processo cíclico em função do alto desempenho na temporada anterior, MAS faço questão sempre de ressalvar, a crescente demanda de Grupos de Pesca, e acesso facilitado ao local, deverá em breve, transformar o ponto em algo parecido com o Pantanal... chorei::

Uma coisa contudo já pode ser dita, embora ainda seja insuficiente para manter o equilíbrio do eco-seistema, que é a adoção praticamente por todos os barco hoteis de pesca com soltura das matrizes... ( já ajuda esse pequeno grau de consciência ). O problema é como "segurar as geleiras" que descem com toneladas de peixe para abastecer o mercado de Manaus... ( os interesses pecuniários são elevadíssimos... )

A exemplo do Carlos Dini e outros com quem estive conversando por lá, esperávamos encontrar um engarrafamento de barco hoteis em pleno rio Negro, principalmente pela dificuldade de acesso aos afluentes, mas isso só nos aconteceu no dia de retorno, quando "tropeçamos" com alguns dos operadores baseados em Barcelos...

É claro que se trata de algo preocupante, MAS pesquei 5 dias completamente só, sem ver vivalma... Temos mais alarido que realidade nesse caso... bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, fui para Barcelos o ano passado e esse ano

Confesso que fiquei decepcionado pela quantidade de Barcos que vi ancorados em Barcelos.

Tem muita gente....

E agora com essa taxa de pesca, que nem sabemos para onde vai o dinheiro( ou melhor sabemos. .. . . .vai para os corruptos da região)

Tanto é que ano que vem dificilmente vou voltar...

Ja tenho uma pescaria agendada para Teles Pires no Thaimaçu com mais amigos.. . .. . . ..em maio

para o segundo semestre ainda não sei mas dificilmente volto para Barcelos ano que vem .. . .vou aguardar os acontecimentos

Abrçs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...