Ir para conteúdo

Mensagem do Min. Gregolin sobre o 1.º ENPA


JCKruel

Posts Recomendados

Caros companheiros,

Abaixo a mensagem do Min. Gregolin sobre o 1.º Encontro Nacional da Pesca Amadora cujo texto base, com as contribuições de todos os delegados presentes, está disponível no site do Ministério da Pesca.

De minha parte considero o sonho realizado e minha missão cumprida, tanto com relação à vocês como no meu mandato na FBPE e APEGO, e ao ver este início promissor de interlocução com o Governo Federal, considero que tenha chegado o momento de dar lugar aos mais jovens, me "aposentar" e voltar a pescar como a maioria por aqui faz tão bem.

Quanto ao conteúdo do que foi apresentado pelos representantes dos pescadores (está no trabalho disponibilizado no site) não me perguntem se é bom ou ruim...

Representa a vontade e as contribuições do segmento pesca como um todo e creio, foi o melhor que eles puderam fazer naquele momento. Se algo está errado ou insuficiente haverá outros encontros capazes de corrigir eventuais distorções.

abração

Kruel

Apresentação

O Brasil apresenta todas as condições para se tornar a grande referência mundial da pesca amadora, em suas diferentes modalidades.

Temos a Amazônia e o Pantanal, com a sua vegetação única e os seus rios caudalosos, onde vivem espécies de grande atratividade para esta atividade, como o jaú e o tucunaré.

Contamos ainda com numerosos rios,represas, açudes, baias e estuários adequados ao desenvolvimento da atividade, nas regiões Sudeste, Centro?Oeste e Sul do País, além de sermos favorecidos pelas características físicas e o clima do Nordeste. Também possuímos um mar maravilhoso.

O potencial brasileiro para a pesca amadora começa a ser valorizado pelo governo federal como um forte instrumento indutor do desenvolvimento econômico e social. Afinal, a exemplo do que ocorre em outros países, a pesca amadora faz parte de uma cadeia produtiva que envolve o turismo, a indústria e o comércio. E movimenta mesmo a economia local de um sem número de comunidades.

No Ministério da Pesca e Aquicultura temos o desafio de pensar de forma global e em bases sustentáveis os diferentes atores do setor de pescado, que muitas vezes compartilham os mesmos espaços hídricos.

Entre estes atores se encontram a pesca amadora, a pesca extrativa artesanal e a pesca industrial, bem como a aquicultura.

Após incorporar às suas atribuições a pesca amadora, o Ministério da Pesca e Aquicultura promoveu o Iº Encontro Nacional da Pesca Amadora –Iº ENPA, nos dias 01 e 02 de setembro de 2010, em Brasília.

Com a participação de delegados de todos os estados brasileiros, o encontro, pela primeira vez na história, reuniu democraticamente representantes dos pescadores amadores de diferentes modalidades com autoridades, cientistas e profissionais da cadeia produtiva.

Temos a certeza de que as discussões e as resoluções aprovadas refletem os anseios deste importante segmento econômico e social, que até então não era devidamente considerado, estudado e fortalecido, como merece, pelo poder público.

Este trabalho apresenta as idéias e as contribuições do encontro para a pesca amadora brasileira. Levando?as em consideração, o Ministério da Pesca e Aquicultura vai revisar o Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora.

Pretendemos atuar de forma democrática, sempre ouvindo o setor na elaboração de nossas diretrizes de ação. Também o ministério atuará como mediador dos diversos interesses envolvidos no setor da pesca e aquicultura.

Estamos certos de que a pesca amadora no Brasil, nos próximos anos, terá um espaço e endereço no governo federal e se apresentará como um belo peixe dourado a saltar no meio de um rio.

Altemir Gregolin

Ministro da Pesca e Aquicultura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Kruel,

Entendo que esse processo de "conquistas" reflitam a obstinação de alguns ( você entre eles ) que buscam um espaço de diálogo e ajuste do nosso segmento dentro dos inúmeros equívocos que tem ( e vem ) acontecendo em torno desse tema no nosso País !

Observo também que essa "luta insana" a que se propuseram esses visionários de um passado recente, já começa agregar seguidores efetivos, robustecidos pelas convicções emanadas desse grupo que - com fatos - e não retórica, clama por justiça e adequação do nosso esporte, e acima disso, de preservação do meio ambiente e eco-sistema em que vivemos ! Traz me um pouco de alegria ver que ainda tem gente que - a despeito de tudo que vemos acontecer - ainda acredita ser possível e trabalha para isso ! Parabéns

Esperemos que esses rumos não se alterem numa próxima gestão governamental, e que possamos - de fato - conseguir outros avanços, cada vez mais dinâmicos e expressivos, onde o grande vencedor seja mesmo a natureza !

Fique certo de minha admiração pelo seu entusiasmo e trabalho realizado ! mestre:: doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente quero parabeniza-ló Kruel nessa primeira conquista de todos nós pescadores e espero que esta seja uma de varias outras que viram em seguida.

É muito bom ler um texto deste e imaginar que a alguns anos atraz e até mesmo mesês eu não poderia nem pensar que um politico de alto escalão iria dar tanta atenção para pesca amadora, fico feliz e tenho fé que daqui por diante as coisas vão melhorar e vamos ter nossos rios, lagos, lagoas, etc...com muitos peixes da mesma forma que era a muitos anos atraz.

Um grande abraço a todos que estiveram em BSB em setembro lutando pelo nosso esporte!

palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi dado o primeiro passo, mais a caminhada e árdua!

Este e um espaço que foi conquistado com árdua luta, encabeçada por este incansável amigo pescador Kruel, devo parabeniza por esta conquista, que devemos em grande parte a você, você e o principal marco desta conquista.

Um grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel,

Comecemos pela "má notícia"... Nós não aceitamos tua aposentadoria... hehehe... mau::

Conversamos bastante sobre tuas participações nas reuniões, sabemos o quão imprescindíveis foram tuas contribuições e em contrapartida, o quão desastrosa foi a maioria das participações dos nossos "colegas de causa".

Em virtude dessa nossa absoluta dependência da tua capacidade neste tipo de negociação, revogo teu pedido de aposentadoria. Até mesmo porque na feliz mensagem de nosso ministro está claro que o espaço para democratização das políticas está aberto, ou seja, os representantes da pesca extrativista estarão lá tentando ampliar seus poderes também. diabo::

No mais, confortantes palavras do Ministério, agora a coisa começa a clarear para nossos desejos em relação ao futuro de nossos rios e adjacências.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PARABENS SENHOR KRUEL, SUA PRESENÇA NO ENCONTRO EM BRASILIA E SUA PALESTRA , FORAM MUITO IMPORTANTES PARA O PROSSEGUIMENTO DAS NOVAS MEDIDAS QUE O GOVERNO TERA EM RELAÇAO A PESCA ESPORTIVA NO BRASIL.

SABEMOS TAMBEM QUE PRECISAMOS DE FORÇA POLITICA NO CONGRESSO PARA AGILIZAR ESTAS MEDIDAS, POR ISSO INFORMO AO SENHOR QUE A SENADORA ELEITA NO RGS ANA AMELIA LEMOS , SERA A NOSSA REPRESENTANTE PARA BRIGAR PELA NOSSA CLASSE, TEMOS REUNIAO MARCADA LA PARA POSSIVELMENTE FEVEREIRO.

ENTRAREI EM CONTATO COM O SENHOR QUANDO DA DATA FIRMADA ,POIS SUA PRESENÇA SE TORNA OBRIGATORIA.

MAIS UMA VEZ OBRIGADO PELO O QUE O SENHOR FEZ E FARA PELA PESCA ESPORTIVA.

OS VERDADEIROS PESCADORES ESPORTIVOS DE BEM LHE AGRADECEM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...