Ir para conteúdo

Javaés - Araguaia


Posts Recomendados

O Javaé só é bom em meados de Fevereiro a Abril quando o Araguaia está cheio e o Javaé navegável. Melhor mesmo é quando o rio Araguaia está baixando aí sim é filé que além de estar bom no javaé no Araguaia também vai estar principalmente nos esgotos. Todo ano eu pesco lá nessa época, pode ir sem medo mas não se esqueça de arrumar um piloteiro bom porque nessa época isca é mais difícil de pegar e fica perigoso navegar se a água estiver subindo roda muito pau. Espero ter ajudado... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, eu pesquei muito lá nas épocas de maio a julho.

O rio já não se acessa mais pelo Araguaia, só por terra mesmo, vindo pelo Tocantins.

Era um local excepcional para pirararas e piroscas. Final de junho, início de julho bom também para pescaria de cachorras e bicudas.

Não pesco lá há 3 anos.

Em qual altura do Javaés tú pretende ir, eu pescava próximo a barra do Rio Verde.

E como o Junior já disse, a navegação lá é bastante difícil. Rio raso demais, em julho já é comum navegar 1Km e arrastar a embarcação uns 500m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pela resposta Junior, essas fotos são de lá?

Xandego, meu guia falou que nessa época os índios proibem a pesca, vc passou por alguma dificuldade em relação a isso? A altura que quero ir, é no Porto Fivelaço, próximo a São Miguel (acho que é assim que se escreve).

Muito obrigado.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pela resposta Junior, essas fotos são de lá?

Xandego, meu guia falou que nessa época os índios proibem a pesca, vc passou por alguma dificuldade em relação a isso? A altura que quero ir, é no Porto Fivelaço, próximo a São Miguel (acho que é assim que se escreve).

Muito obrigado.

Grande abraço!

Veja bem, dentro da Ilha do Bananal é proibido pescar. Há alguns pontos que pagando os índios eles deixam entrar. Mas eu não aconselho pois já ouvi de desacertos por parte dos tupiniquins.

Acampei no Javaés por muitos anos em várias épocas. É O NINHO das pirararas. Por fio velasco tú vai acessar o Javaés na cheia por uma das barras. Eu costumava pescar lá vindo por Sandolândia, na barra do Rio Verde, cerca de 80 a 100km rio abaixo.

Por lá se encontra muitos índios, mas nunca tive problemas, mas também sempre respeitei os limites da ilha e os lagos boca franca da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Xandego, por isso que gosto desse forum... me fala uma coisa, vc ja pescou la no final de janeiro? To querendo ir na ultima semana de janeiro...Fui pra ilha do bananal no ultimo dia 15, eu e minha mulher, pegamos 6 piraras em 2 dias de pesca, e perdemos umas 10 na fisgada, acho que por causa de anzol pequeno 11/0... mas gostei muito do lugar....alias, tive muito mais ação do que no próprio Teles Pires... Xandego, vc teve mais ação de pirararas no xavaes do que no próprio araguaia? Vc já pescou no Caracol?

Cleison, foi exatamente isso que meu guia falou, que são só 4 meses de pesca, dezembro, janeiro, fevereiro e março, e que se tiver 30 barcos, os 30 pegam .... Essa piaraiba na sua foto, foi no araguaia?

Obrigado

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Xandego, por isso que gosto desse forum... me fala uma coisa, vc ja pescou la no final de janeiro? To querendo ir na ultima semana de janeiro...Fui pra ilha do bananal no ultimo dia 15, eu e minha mulher, pegamos 6 piraras em 2 dias de pesca, e perdemos umas 10 na fisgada, acho que por causa de anzol pequeno 11/0... mas gostei muito do lugar....alias, tive muito mais ação do que no próprio Teles Pires... Xandego, vc teve mais ação de pirararas no xavaes do que no próprio araguaia? Vc já pescou no Caracol?

Cleison, foi exatamente isso que meu guia falou, que são só 4 meses de pesca, dezembro, janeiro, fevereiro e março, e que se tiver 30 barcos, os 30 pegam .... Essa piaraiba na sua foto, foi no araguaia?

Obrigado

Abcs

A melhor pescaria de pirararas que já fiz na vida foi entre os dias 12 e 18 de janeiro de 2004. Chegamos a pegar 11 pirararas numa noite em 4 pescadores, sendo uma de 1,50m, estimada em 50Kg.

Já fiz boas pescarias de pirararas no Araguaia também, mas o Javaés parece que tem os pontos mais bem definidos. E por ser pequeno, acho que aglomera mais os peixes, acho ele um ponto especial pras araras.

Mas a Naturatins estava enchendo o saco com os pescadores mesmo esportivos durante a piracema 2008/9, por lá, hoje não sei como está. Mas pode ir na fé, que em janeiro pirarara lá é praga.

Já pesquei no Caracol sim, na seca. Muito tucuninha e piranha demais. Na boca do Caracol, o braço do Araguaia é muito bom de pirararas, este ano pegamos muitas lá, tanto neste braço, quanto no leito do rio mesmo. Quem opera lá nesta região do Caracol com muito domínio é a equipe da Asa Branca, que está 20 minutos rio acima apenas. De Fio Velasco em motor 30HP vão umas 2,5h até o Caracol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A piraíba foi lá sim. Naquela região tem muitos pontos bons para pesca da piraíba.

Qto à essa informação de que se pega à vontade, acho que não é bem assim. Já fiz péssimas pescarias no Javaé, mas já fiz pescarias de sonhos tbm. Tem dias em que os peixes simplesmente param de comer. Tem dias em que as piranhas não deixam vc pescar. Mas tem dias em que vc pega muito.

Na época da cheia a pescaria é melhor no Javaé, até p q na calha do Araguaia a pescaria fica muito ruim e se pesca quase que esclusivamente nos esgostos e lagos, que ficam todos inteligados, um verdadeiro labirinto que só guias experientes conseguem pescar.

Já no final da cheia o Araguaia melhora muito. Mas pra pirararas, é difícil bater o Javaé.

E não acho que as perdas de fisgadas foram por causa do anzol, 11/0 tá excelente pras gdes pirararas.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Xandego, por isso que gosto desse forum... me fala uma coisa, vc ja pescou la no final de janeiro? To querendo ir na ultima semana de janeiro...Fui pra ilha do bananal no ultimo dia 15, eu e minha mulher, pegamos 6 piraras em 2 dias de pesca, e perdemos umas 10 na fisgada, acho que por causa de anzol pequeno 11/0... mas gostei muito do lugar....alias, tive muito mais ação do que no próprio Teles Pires... Xandego, vc teve mais ação de pirararas no xavaes do que no próprio araguaia? Vc já pescou no Caracol?

Cleison, foi exatamente isso que meu guia falou, que são só 4 meses de pesca, dezembro, janeiro, fevereiro e março, e que se tiver 30 barcos, os 30 pegam .... Essa piaraiba na sua foto, foi no araguaia?

Obrigado

Abcs

É meu camarada... :amigo:

Gostou mesmo do corgão!!!! ::tudo::

Também né??? Pelo que você me contou... palmas::

Sobre o Javaés... Os amigos ja falaram tudo... Já pesquei várias vezes no Araguaia... Mais nunca no Javaés...

Também tinha a mesma curiosidade sua... seila::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pela resposta Junior, essas fotos são de lá?

Xandego, meu guia falou que nessa época os índios proibem a pesca, vc passou por alguma dificuldade em relação a isso? A altura que quero ir, é no Porto Fivelaço, próximo a São Miguel (acho que é assim que se escreve).

Muito obrigado.

Grande abraço!

A foto da Piraíba é de lá mais já peguei muitas pirararas no rio Javaé e no próprio araguai, na cheia esquece pescaria no rio Araguaia, Caracol pega-se muito tucunaré mais tudo pequeno, na minha opinião não compensa, quanto as opiniões do Cleison mestre:: são de grande importância, ele me ajudou muito a ter sucesso no rio Araguai me esclareceu várias dúvidas e me deu várias dicas pode contar com ele que eu assino embaixo... joia:::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandego obrigado pelas informações, foi exatamente na Asa Branca que eu fui no dia 15. Pegamos uma pirarara de 1,47m. Pesquei nesse braço do caracol que vc falou, e nunca errei tanta fisgada, sei la pq...tentei de tudo... Meu guia falou exatamente isso que vc falou, que o ninho é no javaés...O meu medo é da quantidade de barcos, que eu acho que fica nessa época...mesmo assim vou tentar...

Cleison, Junior, muito obrigado pelas informações. Vou tentar acertar uma piraiba; aliás, pulou uma enorme na frente do barco enquanto iamos pra pousada, eu achei que era um boto, mas era branca, e o piloteiro jurou que era piaraiba e que era comum o salto...eu nem sabia que saltavam alto assim...

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

Que monstro!! A maior que vi tinha 1,42 mt! Tem relato???

Júnior,

Fico muito feliz de ter contribuido de alguma forma. Meus conhecimentos são limitados, mas no que eu puder ajudar, fico à disposição.

Abraços,

Cleison, o Dito (Guia) que mediu rs... Vc e o Xande me animaram de conhecer o Javaés hehe.... Então, eu não fiz o relato ainda, mas acho que vou postar as fotos aqui mesmo nesse tópico, ou vou largar a mão de ser preguiçoso e vou fazer um relato descente....Pegamos 6, das seis , quatro eram boas, acima dos 20 kg...teve essa grande, e uma outra bem pesada, que pra variar foi a sortuda da bianca (minha mulher) que pegou tb....

Grande abraço, Cleison!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê Leo...

Pasamos o dia no Caracol, muita variedade mas de pequeno porte.

Por volta das 16:00h abandonamos o bait e linguiçamos 100m acima da boca do Caracol, e saiu esta aí, em isca branca:

Linda Pirarara Eloy!

Pegamos uma bem ali na entrada tb hehe, mas não desse tamanho...pescamos só na isca branca, pq na piranha não puxava de jeito nenhum....

Eloy, no video, por um acaso, o beto ""conferente de peso" é o beto da fazenda Pacu de BH?

E por outro acaso, vc não estava na pousada mantega em abril desse ano?

Será que to confundindo, pq eu estava la e tinha uma turma muito animada de BH, e tive a impressão de ser vcs...

Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Leo...

Acho que não. O Beto é um baita parceiro aqui do forum, além de grande pescador é músico e humorista. Não me consta que tenha vinculos com a fazenda Pacu.

Estive na Thaimaçu em 2009, mas ainda não tive o privilégio de conhecer a Mantega.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...