Ir para conteúdo

Bem vindo ao Fórum Turma do Biguá

Sinta-se em casa. O Fórum Turma do Biguá há mais de 10 anos é a casa do pescador esportivo. Você encontrará milhares de informações sobre a pesca esportiva, náutica, camping, e tudo o que envolve o esporte mais praticado no Brasil. Contamos com a sua participação para deixar o nosso blog fórum ainda mais interessante. Seja muito bem vindo!!!

Confira os mais de 4.000 relatos postados pelos nossos amigos

Clique aqui e vá direto para a sala dos Relatos de Pescaria. São milhares de belíssimos relatos repleto de fotos, paixão e muito peixe grande. Aproveite para eternizar sua pescaria, publicando detalhes sobre a sua aventura.
Acesse agora

Apaixonados pelo Tucunaré Açu

Adoramos a pesca esportiva em todas as suas modalidades, independente do peixe escolhido, mas temos uma paixão especial pelo tucunaré de olhos vermelhos. Navegue em nossas páginas e saiba tudo sobre eles.

Mas esportividade é a nossa razão de ser

Pequenos, grandes, bagróides, redondos?!?! Não importa.

BASSBOAT BRASIL

Mais uma marca registrada do FTB. O Bassboat Brasil é o único fórum do Brasil que traz tudo sobre os barcos de pesca esportiva de alta performance.
Acesse agora
  • +23 °C
  • Cadastre-se
Beto-BH

Fibra x Aluminio

Posts Recomendados

Galera

Nessa brincadeira de sondar um barco para meu amigo percebi que entendo absolutamente nada de barcos e motores.

Quais seriam as principais vantagens e desvantagens dos barcos de alumínio e dos de fibra?

Valeu

Beto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alumínio

Mais leve

Mais barato

Reparo mais facil

Quente

Uso no mar é questionavel

Difícil acabamento em relação a fibra

Reciclavel

Fibra

Mais pesada

Mais cara

Melhor acabamento e conforto

Difícil reparo

Uso no mar.

Compartilhar este post

Link para o post

Betão,

To meio bêbado pela derrota dos porquinhos... Kkkz... Mas vou tentar responder

A fibra te dá um flutuabilidade, uma resistência ao uso (não considere acidente, apenas desgaste) e um acabamente absolutamente superior ao alumínio. E para tal te cobra um peso maior e consenquentemente um motor maior e um consumo de combustível maior.

Quanto ao investimento direto nem digo que é maior, pois um casco de alumínio com as dimensões e acessórios/compartimentos (já preentes nos moldes da fibra) não se distanciam tanto em preço não.

A maior dirença em investimento direto seria onmotor, pois se trata de um casco muito mais pesado,

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Beto,

Também não manjo muito não, mas esta semana estive pesquisando alguns barcos e o valor de uma lacha de Fibra, modelo BassWay da Quest(Bass Way) que é top para a pesca esportiva e de ótima navegação para o mar e o de um barco de alumínio reforçado e plataformado para uma motorização semelhante, é praticamente o mesmo, diferença de 300 reais a mais na lancha.

No quesito peso, a lancha é 80 kg mais pesada, sendo 240kg contra 160kg do casco de alumínio, mas se fosse comprar hoje, acho que iria de fibra pela beleza e conforto.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Para grandes motores em grandes represas ou mar a fibra leva vantagem

Mas para nossas pescarias em aguas interiores o aluminio é imbativel

E acredito que o principal ponto é a facilidade de manejo (leve, simples, durável)

Compartilhar este post

Link para o post

Aê Betão!

Concordo com as opiniões acima...

Apenas acrescentando um comentário sobre o "durável" citado pelo Mário.

Mesmo nos barcos modernos, como os adquiridos pelo Joelson e pelo Fabricio, há que se ter o cuidado ao enfrentar as marolas dos grandes lagos, pois os arrebites e soldas em alumínio são os pontos fracos.

Laminados com 1,5mm não aguentam marolas...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um detalhe.

Como o peso da fibra é maior, requer um motor maior, consequentemente mais pesado.

Vai beber mais, e com isso é necessário mais gasolina e mais peso.

A carreta para sustentar esse conjunto tem que ser reforçada, mais peso.

Resumindo, vç precisará de um carro com motor mais forte e com 4x4 para transportar o conjunto e por e tirar da água.

Acrescente esse custo ao final da conta.

Compartilhar este post

Link para o post

Epa, epa, epa...(Lembram da Vera Verão??? kkkkkk.....)...num é bem assim não..hehee... :gorfei:

Na verdade o alumínio (material) leva vantagem caso o barco fosse confeccionado exatamente da mesma forma q na fibra, e quando usados em condições normais/corretas. joia:::

arrow:: Isso, porque o alumínio é mais leve q a fibra, possui menor peso, é ecologicamente correto (reciclável), não pega fogo e não tem aquele esquema de Osmose, que é formação de bolhas no caso de fibra devido passagem de água pelas camadas. Isso se dá pq durante a fabricação/laminação da fibra é aplicado um produto chamado Gelcoat para impermeabilizar as placas e quando este produto não é aplicado direito, ou se perde com o tempo, a fibra acaba absorvendo água e formando bolhas no casco.

Onde essa bolha aparece, 30% da resistência da fibra se perde, desvalorizando o barco e enfraquecendo a sua estrutura.

O maior problema é quando a bolha se forma em pontos de apoio ou grande pressão da embarcação.

Para consertar este problema o barco tem q ser retirado da água, deve-se lixar muito bem o local e deixar secar muito bem por 2 ou 3 meses...hehee...Isso mesmo.

Quem quiser saber mais sobre o tal da osmose, aqui vai o link.

http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ultd1ce40a921910f3589c55fed04ebe1bc

Então...esse negócio de q fibra é melhor q alumínio, é balela...blz?!?!

arrow:: Quanto ao alumínio.

O problema é q no Brasil as chapas de alumínio tem normalmente 1,5m de largura, ou seja, 99% dos barcos de alumínio precisam de duas placas para completar a sua largura de fundo, então, entra a tal da solda.

Muitos irão falar q a solda é q quebra nas marolas ou q os arrebites se soltam, mas na verdade não é.

O problema é q as chapas usadas no barcos brasileiros são muito finas...e quando se solda uma na outra, bem onde a solda imenda na chapa (2,5cm para cada lado) acaba dilatando e enfraquecendo A CHAPA....e não a solda. joia:::

E como a chapa tb é fina, quando ela é furada para ser colocado o arrebite, acaba q ali tb se fragiliza.

Já nos EUA, bascos de alta performance são confeccionados em alumínio sim...Lá as chapas de alumínio, além de grossas, possuem 2,5m de largura...permitindo q se faça um casco inteiriço sem precisar de soldas ou imendas...aí sim, o barco de alumínio leva vantagem.

E eu não sou entendido de barcos não...hehee...é q lá na Caterva, certa feita, a discussão foi muito boa envolvendo estes materias, e o Zeca, Cirrus e Tardeli deram uma verdadeira aula pra turma.

Aqui o link.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=46144&highlight=fibra+aluminio

arrow:: Mas pq os barcos de fibra de alta performance estão dominando o mercado???

Simples, pela facilidade de aquisição de matéria prima, velocidade de desenvolvimento/construção/modificações/atualizações, mão-de-obra mas fácil, e, custo reduzido de maquinário...hehee..

O q tenho visto é q barcos tem se tornado objeto de desejo e status...então, já viu né?!?!

Quando a turma não tem mais onde gastar com carretilhas, varas e materiais diversos, a coisa parte para o lado dos barcos.

E não digo isso apenas dos pescadores, pois aqui em Brasília é a capital brasileira de grandes embarcações. Já ouvi da boca de vendedores náuticos q muitos colocam motores superdimensionados para um embarcação q irá rodar no pequeno Lago Paranoá (meia hora vão de uma ponta a outra...hehehe). Barcos e motores q atravessariam o Atlântico, mas os seus donos querem é aparecer nas colunas sociais de Brasília... paia::

Vale lembrar q cada um gasta o seu dinheiro onde quer...e eu mesmo, um dia, terei um barcão de fibra com um super motor...hehee...mas admito q, além de muito mais conforto, velocidade, e etc, andar num super barco é bom demais...mas será q justifica pagar uma boa fortuna em um barco para usá-lo 1 vês pro mês?!?!?! É aí q entra a questão do status q falei acima. Mas se dinheiro fosse pra guardar, meu banco não faria empréstimo....kkkkk...

A verdade é uma só...a turma de pesca está investindo cada dia mais no esporte e curtindo o q ele pode te proporcionar.

Comparar um barquinho de alumínio com 57.568 arrebites, mais 2 quilômetros de solda, chapa fina e com um motor de 60 - 90Hp preso no rabo dele....com barco de fibra (sem soldas), com 2m de largura x 5m de comprimento, 500Kg de peso, e motor de 250Hp pra empurrar....é sacanagem, né?!?!??! paia::

Quando forem comparar os grandes barcos de fibra, sejam eles brasileiros ou gringos, comparem com estes de alumínio aqui de baixo...hehee

arrow:: Tracker 190 modelo 2011.

Este barquinho aqui de baixo tem 18 pés e 09 polegadas de comprimento, ou 5.72m...e com um motor de 90Hp 4T vc atinge 44Mph nele ou quase 71Km/h...velocidade mais q suficiente para os nossos rios e lagos.

E isso tudo, do jeitinho q vc vê abaixo, custa 18.300 dólares lá nos EUA, ou, R$ 33.000,00 reais...heheee...preço de apenas um motor 250hp aqui no Brasil.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Na próxima encarnação eu juro q nasço norte americano...kkkk... :gorfei:

Compartilhar este post

Link para o post

No mercado americano, basta notar, os tops são de fibra também.

Aqui também.

Eu detesto barco de alumínío, principalmente aqui. Se pelo menos os de alumínio aqui fossem parecidos com o de lá, gostaria um pouco mais de alumínio.

O que acho de pior é a falta de hidrodinâmica.

Basta olhar o fundo de um bigfigh e de um trick.

E Walther, se eu não estiver equivocado (posso tá), me parece que vi uma vez no caterva, ou deu a entender, que o CDS é o mesmo preço de um trick.

Aí complica demais!

E só para constar, tenho um de alumínio com motor de 30hp. E Deus há de me ajudar que um dia tenho um de fibra.

Classic com 90 hp já estaria satisfeito ehehehee..

Compartilhar este post

Link para o post

Kissuco,

apartir do momento que a tecnologia de produção do nosso mercado não alcança este padrão aí que tú apresenta em alumínio... A FIBRA É MUITO SUPERIOR SIM!...

Pois sabemos manusea-la, quando a tecnologia de produção em aluminío atualizar por aqui, aí seu texto passa a ser real pra nós. tchau::

Mas não deixa de ser esclarecedor que o problema dos barcos de alumínio não está no material em si, mas na forma como é beneficiado.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Fabrício,

Só não ficou muito claro uma parte do texto...

No Brasil não temos chapa de alumínio de espessura acima de 1,5mm?Se for isso a minha cano que tem chapa de 2mm na verdade são 2 folhas de 1mm rebitadas uma na outra?

Valeu!

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Fabrício,

No Brasil não temos chapa de alumínio de espessura acima de 1,5mm?Se for isso a minha cano que tem chapa de 2mm na verdade são 2 folhas de 1mm rebitadas uma na outra?

Valeu!

Abração

Não Schimdt, o comprimento das chapas não passa de 1,5m.

Compartilhar este post

Link para o post

que beleza! li muitas verdades aqui....rssrr

até pensei em trocar por um de fibra, que acho superior, navega mais, conforto.. etc e tals....

mas desisti, ao menos por enquanto, e o principal motivo bem lembrou o Walther:

- já é mais caro e tem adicionais: carreta reforçada (trucada) possivelmente com freio(valor mais que o dobro da minha), precisa de uma 4x4 e teria que trocar de camionete (aí entra o valor e seguro maior), precisa levar mais gasolina e de boa qualidade... nem sempre saio todo o mês (manutenção dos Optimax ou Etec) e talvez o principal: limita onde descer o barco e assim, limita o local de pesca... ir no rancho de amigos na SM ficaria difícil...

moral: a pequena fortuna dá quase um apto pequeno... eu ficarei com meu alumínio, babarei qdo o bass boat passar a mil por mim, mas investirei a grana em pescarias em pousadas Brasil afora....

qdo meu filho ficar beeeem rico, usarei o dele...hehehhee

Compartilhar este post

Link para o post

Ah...Entendi,

Valeu Xandego! joia:::

Abração

Opa Fabrício,

Valeu!

Abração

Não Schimdt, o comprimento das chapas não passa de 1,5m.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste link tem uma Lorena 16", em fibra, R$12.000,00, empurrada por um 60hp... fabricada em SP... Já estive embarcado em uma maior, e achei ótima. Pena que ja havia comprado a minha...

http://potirendaba.olx.com.br/lancha-lo ... d-50190175

Quanto aos reparos, tudo é muito relativo: já fiz muitas soldas em metais ferrosos e amarelos (oxi-acetilênica e elétrica) mas soldar aluminio não é para qualquer amador... no entanto, com a fibra, eu mesmo já reparei meu barco. Qualquer lanterneiro/pintor faz isso.

E as resinas atuais secam bem rapidinho... nada de meses...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem lembrado pelo Fabrício o fenômeno da osmôse. De fato ocorre, mas naqueles veleiros que praticamente passam sua vida dentro dágua ou em caso de defeito de fabricação, e aqui vale lembrar, a mão de obra e tecnologia em fibra no Brasil vão de vento em popa.

Um barco de pesca de tucunaré de uso particular que vai passar 95% de sua vida no seco, jamais terá osmose. legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Puts.... valeu demais o tópico galera. Eu achava que era uma pergunta idiota mas pelo jeito não é uma coisa tão simples. Pelo que entendi, material por material o aluminio tem mais vantagens, mas como a industria de barcos em fibra no Brasil está muito à frente da de alumínio, os top de fibra no Brasil, batem os top de aluminio.

Valeu demias galera

Compartilhar este post

Link para o post

Então maninho...

Os barcos de alumínio têm uma grande vantagem sobre os de fibra pelo peso. São mais leves, proporcionando ao pescador facilidade em navegar em corredeiras, águas rasas e entrar em lagos fechados ou de difícil acesso.

Têm locais que é imprescindível operar com barcos de alumínio.

Agora... Se for para represas, canais, grandes lagos e rios caudalosos, os barcos de fibra são bem melhores (principalmente em marolas).

Por serem barcos construídos em formas, geralmente dependendo de marcas, eles proporcionam mais segurança, menor atrito na água e em alguns modelos como é no caso da categoria Bass Boats, em todas as marcas brasileiras e americanas. Eles irão te proporcionar uma melhor performance (velocidade e consumo), estabilidade (tanto navegando quanto em adernar parado), conforto, segurança, flutuabilidade (polioretano injetavel), maior durabilidade e praticidade.

No passado quando falávamos em Bass Boats, essa categoria para os criticos, tinha como um dos principais sinônimos o “luxo”. Nos dias atuais com o alto preço do alumínio e a grande concorrência facilitando a compra de um bom barco. Os Bass Boats já são considerados por outras características deixando o luxo como conseqüência.

Mas não podemos deixar de citar que os Alumínios também estão evoluindo muito. Com a chegada dos barcos soldados tem melhorado muito. Se Deus quiser logo-logo teremos mais fabricantes barco de aluminio com alta performance aqui no Brasil assim como existem nos Estados Unidos.

Esse é meu ponto de vista maninho.

Um abraço!!!

Eriba.

P.S. Sobre as bolhas que o Fabrício comentou.. Realmente é um grande problema para fabricantes de fundo de quintal porcos que fazem o negocio de qualquer jeito usando material de qualidade inferior. Mas ai no alumínio tem problemas até mais graves quando o barco é feito pelas coxas.

Uso barcos de fibra desde 1996, já tive vários de alumínio antes disso. Nunca tive problemas de infiltração de água na fibra ou falta de reforço. Sempre nos deu muito mais confiança.

A fibra é muito mais facil a manuntençaõ além de mais garantida. Em caso de uma batida se caso ouver uma trinca, apos o reparo além de não ficar remendo ou cicatris, o local fica bem mais resistente. Ja no aluminio em caso de qualquer colisão o negocio é bem mais complicado.

Até hoje desde os Bass Boats, não conheci marola que me segurou no barranco ou na pousada evitando sair pra pescar.

Compartilhar este post

Link para o post

Até o advento dos bass boats a industria de barcos de fibra estava se lixando p a pesca de agua doce, era só lanchinha p passear. Vejam na Argentina, praticamente não tem barcos de aluminio, é só lanchão de fibra, tb não tem bass boat, mas mais pelo estilo de pesca.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando de Bass Boats

Sempre me perguntei se esse tipo de embarcação se comportaria bem em um grande reservatório ou rio como o Paraná onde ha frequentemente grandes ondas

As lanchas de fibra que o pessoal usa na Argentina (rio Parana), por vezes, não são bonitas, mas certamente parrudas para aguentarem a pancadaria das ondas.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Eriba. Ja fomos usuarios de aluminio, e hoje, de aluminio, somente barcos. Lancha somente fibra.

Ainda existe um grande preconceito sobre a fibra, porem a resistencia dela é muito grande, quanto pancadas e etc.

Ja bati em tocos, que se fosse um casco de aluminio, teria arrebentado tudo.

Mes passado vendi uma lancha para um amigo, de fibra.

No primeiro dia usando, estavam em 7 em cima dela e pegaram um poste que havia caido. A noite ele foi la em casa falando que estava entrando um pouco de agua na lancha. Fui ver o tal do buraquinho que abriu.

A largura era de aproximadamente 10cm, fundura 6 ou 7cm, comprimento 50cm.

Se fosse de aluminio teria afundado. Não afundou por ter o polietileno injetado, como o Eriba citou acima.

O reparo na lancha foi feito no mesmo dia, gastando 200 reias e ficou igual novo. O reparo fica perfeito, lógico, fazendo em um profissional competente.

Se fosse um casco de aluminio, teria que rebitar ou soldar uma chapa, ficando um negocio meio desproporcional, gerando mais atrito na agua e por ai vai.

Quanto a relação peso x economia, acho que estao um pouco enganados. Pesquisem um pouquinho antes de falar.

Quanto a questão de reboque, sempre arrastei com uma parati 1.6, um golf 1.6 e uma pajero tr4. Nunca tive problemas, pois um reboque bom conta mto nessas horas, com freio e etc.

Lógico que a viagem fica mais lenta e seria melhor arrastar com camionete ou algum veiculo tipo cherokee ou pajero...

Sempre pesco em distancias de aprox 200-300 km e nunca tive problemas com isso.

A navegação nem se fala! Mata a pau qq aluminio, em lago liso, marolas, ondas, temporais e etc.

Mas é isso ai, fica a resposta de usuario de fibra.

Compartilhar este post

Link para o post

O Diego citou logo acima sobre peso x economia... ele está certo...

Meu antigo barco era um bass boat com um 175 optimax, modelo anterior ao classic, em 3 dias de pesca gasto em média a mesma quantidade de combustível que meus colegas que guiam em marfins com 40, 50 (mercury) e 75 (etec), e mais, o óleo sai até mais barato pois o optimax consome um litro de óleo por 80 litros de gasolina... enquanto os demais 1/40 ou menos se não me engano...

Pessoal, só frizando, quando pedirem informações sobre o consumo de um motor, muita atenção no que dizem a vcs, pois um 15 hp gasta muito menos que um 175 hp em "uma hora de uso", isso é óbvio... mas o que devemos levar em consideração é o quanto e com quantas pessoas um 175 anda nessa mesma hora rodada... muitas vezes mais que o 15 podem crer... rsrsrs

só minha humilde opinião...

Abraço;

JH.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora