Ir para conteúdo

Vara do Novo Record-Reflexao


Celso Mendonca

Posts Recomendados

Ola amigos.

Acho o momento bastante oportuno pra discutirmos esse tema.Me desculpem os experts no assunto,mas tenho a vara como a peca mais importante da tralha de pesca,depois daquela pecinha que segura tudo,eh claro.... :gorfei: :gorfei:

Na hora da porrada,se a vara for ruim ..... paia:: paia::

Carretilha meia boca da-se um jeito,mete o dedao,faz qualquer coisa,mas vara.... ::nada::

Todos nos sabemos da preferencia nacional por varas curtas,entre 5'6 e 6'0,na contramao da tendencia mundial.E por motivos diversos,me incluo ahi tambem,continuamos com nossas varinhas.....

Pois eh,mas os resultados apontam para um caminho diferente:

1-record 2009-vara 7'0 doeu::

2-record 2010-vara 6'6 doeu::

Obviamente,as varas nao engataram esse monstros sozinhas,mas vale uma reflexao.

Essa temporada andei pescando de 6'7 e 6'3 e confesso que gostei,parece que tudo eh mais fluido.Puxar helice eh meio complicado,mas tudo eh treino.

E ahi,o que vcs acham,sera que vamos mudar nossos costumes?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa temporada pesquei com vara 6'' puxando hélice e vou te dizer que não senti dificuldade não. E olha que eu sou baixo hein.

Acho que a altura do pescador ajuda um pouco tb viu. Vai colocar um nego de 2m de altura com uma varinha 5.6'' , sem chance. Vai ficar péssimo, acredito eu.

E é claro, que devemos lembrar, quanto maior a alavanca, melhor e mais fácil a puxada e o arremesso.

GOSTO é GOSTO rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, quando eu comecei a pescar com artificiais, eu só usava vara 5'0''. Com o tempo, passei a utilizar varas 5'3'', 5'6'' e hoje já utilizo varas 5'8'' e 6'0''. Tem uma coisa, para mim, tudo depende do tipo de pescaria, do local onde se pesca, bem como das iscas a serem utilizadas e etc. Em geral, utilizo com maior frequência as varas de 5'6'', mas também vai muito da questão do gosto.

Abç

Carlos (Bravel)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também sou do pensamento que a vara tem de oferecer um conforto para que usa, peso distribuição de força (rapida ou lenta) e fazer parte de um conjunto, vara/carreta/linha/isca, só um item fica dificl de analisar.

O meu criterio para escolha de vara, primeiro vem a ação (gosto de varas rapidas), segundo vem o peso, que geralmente esta relacionado com o material de construção, em seguida o tamanho, gosto de 6' ou 5'8", que associo a minha altura, 1,78 cm, e finalmente o preço......as vezes limitante.....kkkk, tenho dado preferencia a varas custom, feitas com blanks importados e itens de boa qualidade.

É claro que se o seu foco é recorde, tem de lembrar que ele esta perto das 30 lbs....kkkkkk, dai ir atras de um bicho desses com uma varinha 17 lbs, 5'6', é no minimo arriscado......kkkkk

Opinião minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso,

só temos dois pontos, 2009 e 2010... estatisticamente podemos ter outra interpretação: pode ser que o comprimento esteja reduzindo... o proximo pode ser na de 6'...rsrsrrsrs

acho que o Mauro sintetizou bem: o record tá na casa das 30 lb... quem vai atrás do record, tem que se preparar para tal e isso inclui rever conceitos...

temos duas opções: record ou diversão.

Record (eles vão atrás do recordrrssr) acho que puxar helices como os gringos fazem permite trabalhar com material mais robusto e pesado o dia inteiro... se entrar o record, está com material apropriado.

Irei por diversão.. com varas 25lb e 5'8... se entrar o brutão, deixo ir pra galhada e rezo pra nao soltar...kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa temporada pesquei com vara 6'' puxando hélice e vou te dizer que não senti dificuldade não. E olha que eu sou baixo hein.

Acho que a altura do pescador ajuda um pouco tb viu. Vai colocar um nego de 2m de altura com uma varinha 5.6'' , sem chance. Vai ficar péssimo, acredito eu.

E é claro, que devemos lembrar, quanto maior a alavanca, melhor e mais fácil a puxada e o arremesso.

GOSTO é GOSTO rsrs

Opa Felipe e Bravel.

Tenho 1,90 m e cansei de puxar helice com vara 5'6,sem problema nenhum,a dificuldade sempre vai ser com varas mais compridas.Hoje uso varas maiores, 5'10 e 6'0,mas to louco p dar um up-grade. :gorfei: :gorfei:

Abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também sou do pensamento que a vara tem de oferecer um conforto para que usa, peso distribuição de força (rapida ou lenta) e fazer parte de um conjunto, vara/carreta/linha/isca, só um item fica dificl de analisar.

O meu criterio para escolha de vara, primeiro vem a ação (gosto de varas rapidas), segundo vem o peso, que geralmente esta relacionado com o material de construção, em seguida o tamanho, gosto de 6' ou 5'8", que associo a minha altura, 1,78 cm, e finalmente o preço......as vezes limitante.....kkkk, tenho dado preferencia a varas custom, feitas com blanks importados e itens de boa qualidade.

É claro que se o seu foco é recorde, tem de lembrar que ele esta perto das 30 lbs....kkkkkk, dai ir atras de um bicho desses com uma varinha 17 lbs, 5'6', é no minimo arriscado......kkkkk

Opinião minha.

Fala Maurao.

Tambem vou mais ou menos nessa linha quanto a escolha da vara.

Usei o record apenas como uma referencia,tendo em vista que o atual(futuro) recordista sabe das coisas,nao eh por acaso que ele estava usando esse material.

Mas vc tem razao numa coisa,agora o patamar mudou:30 lbs. bang:: bang::

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso,

só temos dois pontos, 2009 e 2010... estatisticamente podemos ter outra interpretação: pode ser que o comprimento esteja reduzindo... o proximo pode ser na de 6'...rsrsrrsrs

acho que o Mauro sintetizou bem: o record tá na casa das 30 lb... quem vai atrás do record, tem que se preparar para tal e isso inclui rever conceitos...

temos duas opções: record ou diversão.

Record (eles vão atrás do recordrrssr) acho que puxar helices como os gringos fazem permite trabalhar com material mais robusto e pesado o dia inteiro... se entrar o record, está com material apropriado.

Irei por diversão.. com varas 25lb e 5'8... se entrar o brutão, deixo ir pra galhada e rezo pra nao soltar...kkk

Opa Eduardo.

100 % diversao.

Abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

bom, acho que depende do tipo de pescaria...

eu que pesco em caiaque, utilizo varas curtas 5´3 e 5´6, pois não posso chegar bem perto dos pontos...

em barcos onde o arremesso é mais longo, gosto das 6´6´...

e vou sempre com equipamento subdimensionado... tucunaré por exemplo, pesco de 17lb com linha 20lb... e seja la q deus quiser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...