Ir para conteúdo

Revista Pesca & Companhia deste mês X fóruns de pesca


Posts Recomendados

Alguém aqui já viu e leu a matéria sobre os foruns/comunidades de pesca ?

(está lá o TB com citação e foto)

Quem impressão tiveram ?

E porque creem que tal assunto foi abordado na revista ?

Eu particularmente penso que a matéria é boa e pertinente, porém há distorções sobre a forma com o quê foi escrito sob como algumas pessoas enxergam os fóruns, pois é inegável que mesmo com alguns problemas o volume de informações, troca de idéias e enorme ajuda mútua entre membros não tem concorrência com o mercado impresso, fóra que a velocidade e as atualizações das informações de modo "via web" são nos dias de hoje uma grande e valiosa ferramenta e diferencial.

...sem falar que nunca vi pessoas fazerem amizades e sairem para pescar juntos através (só) de revistas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aqui já viu e leu a matéria sobre os foruns/comunidades de pesca ?

(está lá o TB com citação e foto)

Quem impressão tiveram ?

E porque creem que tal assunto foi abordado na revista ?

Eu particularmente penso que a matéria é boa e pertinente, porém há distorções sobre a forma com o quê foi escrito sob como algumas pessoas enxergam os fóruns, pois é inegável que mesmo com alguns problemas o volume de informações, troca de idéias e enorme ajuda mútua entre membros não tem concorrência com o mercado impresso, fóra que a velocidade e as atualizações das informações de modo "via web" são nos dias de hoje uma grande e valiosa ferramenta e diferencial.

...sem falar que nunca vi pessoas fazerem amizades e sairem para pescar juntos através (só) de revistas....

Hehe... essa eu vou ler com certeza, só que o problema principal é que quem é assinante está recebendo as revistas lá para o dia 23 ou até mais... então está dureza!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rubens, por coincidência, eu estava lendo ainda hoje esta matéria, e achei meio pesada em relação aos fóruns, pois acho que eles generalizaram todos os fóruns. Se eles já presenciaram algum tipo de ofensa em fóruns é porque os mesmos não deviam ser acompanhados pelos moderadores. O TB foi elogiado no quesito onde a pessoa pode se apresentar para os d+ membros. Acho que nosso fórum é mto mais que isso, a equipe de moderadores aqui, faz um trabalho muito bom. Se o pescador A ou B não gosta de fórum penso que são opiniões próprias; somos amadores batendo um papo sobre assuntos de pescaria. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aqui já viu e leu a matéria sobre os foruns/comunidades de pesca ?

(está lá o TB com citação e foto)

Quem impressão tiveram ?

E porque creem que tal assunto foi abordado na revista ?

Eu particularmente penso que a matéria é boa e pertinente, porém há distorções sobre a forma com o quê foi escrito sob como algumas pessoas enxergam os fóruns, pois é inegável que mesmo com alguns problemas o volume de informações, troca de idéias e enorme ajuda mútua entre membros não tem concorrência com o mercado impresso, fóra que a velocidade e as atualizações das informações de modo "via web" são nos dias de hoje uma grande e valiosa ferramenta e diferencial.

...sem falar que nunca vi pessoas fazerem amizades e sairem para pescar juntos através (só) de revistas....

Hehe... essa eu vou ler com certeza, só que o problema principal é que quem é assinante está recebendo as revistas lá para o dia 23 ou até mais... então está dureza!!!

Verdade Jean... Estão demorando muito para entregar as revistas...

Ta osso!!!! ::nada:: ::nada::

Falaram que o problema estava resolvido... Mais acho que é balela... negativo:: negativo:: negativo::

Quaaaaaaaando chegar a revista eu vou ler a matéria...

Só sei de uma coisa... Aprendi muito mais sobre pesca nos fóruns do que nas revistas...

Ahh... Mais uma coisa... Também fiz várias amizades nos fóruns... E com a revista (esta citada acima) a única pessoa que conheci foi a moça que me atende pelo telefone todo mês quando ligo reclamando da demora. :gorfei:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Fialho,

Não li a reportagem da revista citada, daí não poder emitir uma opinião sobre o texto.

Obrigado contudo ao reconhecimento do trabalho que está sendo feito aqui no FTB. Ele nos estimula a dar sequência nesse esforço cada vez maior... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prá mim isso não passa de dor de cotovelo. lacou::

Tentaram impor uma realidade totalmente distorcida. Estão se achando os donos da verdade, mas são na realidade pescadores aficionados, exatamente como nós, com o infeliz comprometimento com determinadas marcas, coisa que não temos e por isso temos isenção de criticar ou elogiar o que quer que seja, de pousadas a barcos, de iscas a carretilhas. Não temos rabo preso com ninguém.

O fato de termos uma velocidade em tempo real na troca de informações, a qualidade dos relatos e fotos aliada a facilidade de acesso e ao democrático uso, certamente pertuba algumas mídias.

É a minha opnião.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não posso falar pela revista, porque não compro e nem assino.

mas posso falar que esse fórum é incrível, e que foi através dele que realizei o sonho que tinha de conhecer e pescar na amazônia!

sem mencionar todas as pessoas que contribuíram para que isso viesse a acontecer, com verdadeiras "aulas"!

só tenho a agradecer ao fórum e aos colegas participantes!

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só expondo mais algumas coisas sem ler a famigerada matéria...

Cheguei até a comentar sobre o grande conhecedor de pescarias amazônicas:

Onde está:

http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=13855

Meu comentário:

Revivendo difunto...

Resolvi colocar no Google o nome da pessoa que postou essa matéria na P & C... e "BINGO"...

É só lançarem o nome: LIELSON TIOZZO... verão o vasto currículo de pescarias do nosso amigo!!!(não vou adiantar nada!!!)

A título de curiosidade... lancem o nome de vocês também para ver o que acontece???(isso vai surpreender muita gente aqui!!!)

Eles colocam um jornalista que não tem o devido conhecimento da amazônia para escrever sobre técnicas... Hoje em dia existe muita fonte de consulta que nãos sejam somente as revistas!!!

As revistas são parte importante do processo e é válido termos fontes de consulta variadas... mas, aproveitando as palavras do amigo Walther... nós não temos rabo preso com ninguém... não devemos satisfação a esta ou aquela marca... e por este motivo opinamos sobre nossas preferências... que na verdade acabam por ditar as regras do mercado... porque quem compra equipamento sofisticado... geralmente tem acesso a esta fonte de consulta que são os fóruns... que detem muita informação aberta a todos que acessam, alguns com acesso livre, outros mediante cadastro e não ficam comprando conjunto vara/molinete mais brindes... e coisas do gênero!!! paia:: paia:: paia::

Ora... quem acessa fórum, pergunta, participa... acaba por colaborar de alguma forma e, desobriga a pessoa de comprar essa ou aquela marca.

Bom... deixa eu esperar minha assinatura... que deve chegar lá pro final do mês!!! caveira:: caveira:: caveira::

Se estiver errado e não for nada disso... depois eu edito!!! praia:: praia:: praia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este assunto é interessantíssimo. Já tive a oportunidade de conversar a respeito da relação FÓRUNS X REVISTAS com pessoas dos mais variados nichos de conversa. Dentro do tema PESCA ESPORTIVA eu sempre vi uma relação absolutamente fácil de se administrar, não fosse pelo EGO!

Já tinha por vezes presenciado muitas críticas à revistas de pesca nos fóruns. Chegara então a hora de uma revista abordar o tema e responder.

Logo que li as primeiras impressões dos usuários e leitores neste post já imaginei que o texto da revista P&C fosse tendencioso. Até mesmo porque esta revista tem sido alvo de críticas constantemente em diversos fóruns.

Talvez exatamente por ser uma grande revista e que cria a expectativa de um próxima boa edição...

Porém, logo adiquiri um exemplar para ler e o que encontrei foi um texto bastante coerente. Logo no subtítulo encontrei uma idéia que comungo incondicionalmente com a revista P&C: “Cada vez mais populares as discussões virtuais estão repletas de boas informações, mas também de falsos experts”. Concordo plenamente com isso, já vi casos aqui e em outros fóruns de pescadores que foram 1 ou 2 no Rio Negro e já chegam aqui “arrotando” a verdade de uma das pescarias mais complexas e sofisticadas que se pode fazer em nossas águas internas. Porém senti também que este subtítulo de certa forma é uma resposta àlguma ou àlgumas críticas feitas pelos fóruns da vida.

Em seguida o autor critica a falta de compromisso dos usuários com as fotos, luz, traje e mesmo com a escrita. Mas é exatamente isto que diferencia um fórum de uma revista. A falta de edição, a falta de compromisso profissional. Há apenas o compromisso com o prazer de trocar experiências e idéias no fórum. Além disso há o prazer de dar continuidade ao assunto e não apenas apresenta-lo como tecnicamente perfeito e incorrigível.

É dito pela revista que os falsos experts seriam um problema, pois divulgam idéias falsas e/ou erradas. Não vejo assim também, a experiência fará o próprio usuário assimilar e filtrar as pessoas e informações realmente válidas para si. Acho apenas que estes experts cairão em descrédito assim que forem colocados à prova. Quanto ao perigo de um usuário entrar em uma compra errada ou em uma orientação mal dada, o mesmo ocorre com um leitor de uma única matéria mal editada. Há poucos dias foi inclusive motivo de postagem aqui os absurdos escritos em uma matéria sobre pescaria de Rio Negro. E olha que a opinião de uma revista certamente terá muito mais influência na vida de um leigo e/ou iniciante do que um fórum, sem assinatura de estrelas. Por isso a revista não pode se dar ao direito de errar, como os usuários do fórum podem.

Quando é mencionado o problema de chacotas, piadas e situações vexatórias por conta de usuários mais arrogantes, aí entra um problema de moderação e não da estrutura do fórum. Se a moderação age, logo o arrogante sai fora e o participante positivo fica, se a moderação não age o fórum morre em 1 ou 2 anos como já ocorreu com vários grandes fóruns Brasil. É certo que o usuário colaborador não gosta de brigas e barracos. Isto é fato!

No mais o conteúdo, como já disse anteriormente foi bem bacana quanto aos pontos positivos dos Fóruns. A participação por exemplo do Maicon Bianchi que sempre dá as caras com uns relatos bacanas e que sabe atrelar a isso teu trabalho na revista. Tenho grandes amigos em outras revistas e tenho convicção de que aqueles que não têm medo de soltar o osso, defendem, respeitam e admiram os fóruns, mesmo que não participem, até porque a participação de uma pessoa pública em um local onde todos são da “mesma altura” abre espaço a críticas inconsequentes (que também acontecem em fóruns, mesmo que por pouco tempo até serem barradas pela moderação).

É hora de atualizar e o profissional da mídia de pesca esportiva que não estiver conectado com o meio dos fóruns eletrônicos está se complicando. Este mercado é forte e formador de opinião. Já vi muita gente falando o seguinte: QUER NÃO ERRAR NA COMPRA?? ENTRE NO FÓRUM XYZ QUE ESTES CARAS MANDAM MUITO BEM NO ASSUNTO W!!

E por fim só fico triste que o autor mal deu uma pesquisada no nosso fórum, pois ao invés de falar que nós temos um dos espaços mais ricos em informações sobre Rio Negro, Serra de Mesa, Xingú e outros... Ele apenas viu que a seção de apresentação aqui é destaque...????...

No mais, achei ponderada a visão da revista, com apresentação dos 2 lados, mesmo que não concorde com alguns pontos de vista.

...mas que teve uma pitada de RESPOSTA À ALGUM POST MAIS SINCERO DE ALGUM FÓRUM... Teve!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmãos, o negócio é o seguinte:

- conhecimento é tudo e jamais pode, o conhecimento, ser limitado ou oculto - aqui a internet e, consequentemente, os fóruns de pesca - já se dizia há tempos (mais de dois mil anos): "Nada se faz oculto, senão para ser revelado!"

- os editores das revistas de pesca, como bem disse o XANDEGO, devem adaptar-se aos novos tempos - quem for bom ficará - o tempo dirá ... Tem até um livro com título que se adapta aos novos tempos virtuais de informação (informação boa e ruim): "Quem mexeu no meu queijo"

Forte abraço a todos,

Wellington . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este assunto é interessantíssimo. Já tive a oportunidade de conversar a respeito da relação FÓRUNS X REVISTAS com pessoas dos mais variados nichos de conversa. Dentro do tema PESCA ESPORTIVA eu sempre vi uma relação absolutamente fácil de se administrar, não fosse pelo EGO!

Já tinha por vezes presenciado muitas críticas à revistas de pesca nos fóruns. Chegara então a hora de uma revista abordar o tema e responder.

Logo que li as primeiras impressões dos usuários e leitores neste post já imaginei que o texto da revista P&C fosse tendencioso. Até mesmo porque esta revista tem sido alvo de críticas constantemente em diversos fóruns.

Talvez exatamente por ser uma grande revista e que cria a expectativa de um próxima boa edição...

Porém, logo adiquiri um exemplar para ler e o que encontrei foi um texto bastante coerente. Logo no subtítulo encontrei uma idéia que comungo incondicionalmente com a revista P&C: “Cada vez mais populares as discussões virtuais estão repletas de boas informações, mas também de falsos experts”. Concordo plenamente com isso, já vi casos aqui e em outros fóruns de pescadores que foram 1 ou 2 no Rio Negro e já chegam aqui “arrotando” a verdade de uma das pescarias mais complexas e sofisticadas que se pode fazer em nossas águas internas. Porém senti também que este subtítulo de certa forma é uma resposta àlguma ou àlgumas críticas feitas pelos fóruns da vida.

Em seguida o autor critica a falta de compromisso dos usuários com as fotos, luz, traje e mesmo com a escrita. Mas é exatamente isto que diferencia um fórum de uma revista. A falta de edição, a falta de compromisso profissional. Há apenas o compromisso com o prazer de trocar experiências e idéias no fórum. Além disso há o prazer de dar continuidade ao assunto e não apenas apresenta-lo como tecnicamente perfeito e incorrigível.

É dito pela revista que os falsos experts seriam um problema, pois divulgam idéias falsas e/ou erradas. Não vejo assim também, a experiência fará o próprio usuário assimilar e filtrar as pessoas e informações realmente válidas para si. Acho apenas que estes experts cairão em descrédito assim que forem colocados à prova. Quanto ao perigo de um usuário entrar em uma compra errada ou em uma orientação mal dada, o mesmo ocorre com um leitor de uma única matéria mal editada. Há poucos dias foi inclusive motivo de postagem aqui os absurdos escritos em uma matéria sobre pescaria de Rio Negro. E olha que a opinião de uma revista certamente terá muito mais influência na vida de um leigo e/ou iniciante do que um fórum, sem assinatura de estrelas. Por isso a revista não pode se dar ao direito de errar, como os usuários do fórum podem.

Quando é mencionado o problema de chacotas, piadas e situações vexatórias por conta de usuários mais arrogantes, aí entra um problema de moderação e não da estrutura do fórum. Se a moderação age, logo o arrogante sai fora e o participante positivo fica, se a moderação não age o fórum morre em 1 ou 2 anos como já ocorreu com vários grandes fóruns Brasil. É certo que o usuário colaborador não gosta de brigas e barracos. Isto é fato!

No mais o conteúdo, como já disse anteriormente foi bem bacana quanto aos pontos positivos dos Fóruns. A participação por exemplo do Maicon Bianchi que sempre dá as caras com uns relatos bacanas e que sabe atrelar a isso teu trabalho na revista. Tenho grandes amigos em outras revistas e tenho convicção de que aqueles que não têm medo de soltar o osso, defendem, respeitam e admiram os fóruns, mesmo que não participem, até porque a participação de uma pessoa pública em um local onde todos são da “mesma altura” abre espaço a críticas inconsequentes (que também acontecem em fóruns, mesmo que por pouco tempo até serem barradas pela moderação).

É hora de atualizar e o profissional da mídia de pesca esportiva que não estiver conectado com o meio dos fóruns eletrônicos está se complicando. Este mercado é forte e formador de opinião. Já vi muita gente falando o seguinte: QUER NÃO ERRAR NA COMPRA?? ENTRE NO FÓRUM XYZ QUE ESTES CARAS MANDAM MUITO BEM NO ASSUNTO W!!

E por fim só fico triste que o autor mal deu uma pesquisada no nosso fórum, pois ao invés de falar que nós temos um dos espaços mais ricos em informações sobre Rio Negro, Serra de Mesa, Xingú e outros... Ele apenas viu que a seção de apresentação aqui é destaque...????...

No mais, achei ponderada a visão da revista, com apresentação dos 2 lados, mesmo que não concorde com alguns pontos de vista.

...mas que teve uma pitada de RESPOSTA À ALGUM POST MAIS SINCERO DE ALGUM FÓRUM... Teve!!!

Não lí a matéria, mais queria fazer algumas observações particulares sobre o que você postou.

Eu pesco há pouquíssimo tempo em relação ao pessoal aqui. Pesco pouco mais de 3 anos.

Nesse período comprei algumas revistas e assinei outra por um ano. E posso afirmar sem medo de errar. Não aprendi absolutamente nada com revista. Por fim, da minha assinatura, sabe o que estava vendo? Anúncios. Era mais interessante.

Às revistas são sempre mais do mesmo. Falando da pauta de matéria.

Minhas revistas eu dava para um amigo meu que é barbeiro, aí ele colocava para os clientes. Revista aqui em casa só ocupa espaço. E nem tenho vontade de tê-las, pois não existe nada na mesma que me faça querer guardar.

Sobre os "experts". É verdade. Contudo, o cara tem que filtrar. Todos os fóruns tem que filtrar as informações alí contidas. Participo de fóruns, das mais diversas temáticas, há 10 anos. E todos são iguais e sempre tem as mesmas figurinhas e características. Os fóruns se diferenciam em pequenos detalhes e não em grandes detalhes.

Todavia, ainda prefiro acreditar nos usuários que em revista. Pois os primeiros, num primeiro momento, não tem interesse algum. Já a revista quer sim que você vá em tal lugar. Assim, ao meu ver, é mais fácil ser ludibriado pela revista que por um usuário ou grupo. Ou seja, eu tenho mais confiança em trocar MP com usuário que foi em tal lugar e resolver ir lá conhecer, que ler uma matéria e querer ir lá.

Quanto a foto, texto e etc. Veja bem, eu não sou fotógrafo, mas às vezes eu leio algo sobre fotografia, pois eu curto. E tem muita, mais muitas fotos mal composta. Melhor, não vou dizer que é foi mal tirada, mais não é nenhuma arte. Assim, não é argumento suficiente para que eu compre uma revista. Claro, tem muitas fotos excelente também.

Sobre o texto em fóruns, é dinâmico e coloquial. Chato seria exigir do usuário um texto bem construído num fórum. Então, chega ser imbecíl querer exigir algo assim num fórum. A revista já tem obrigação, e apesar de ser bem escrito, não é nada de outro mundo.

Brigas, ofensas, desentedimento. Ué, não estamos num Estado democrático? É óbvio que isso vai existir, afinal, as pessoas podem e querem emitir opiniões, mesmo que sejam erradas. Em todo ambiente é assim: escola, faculdade, trabalho, na roda de amigos. Cabe a moderação buscar meios de conter o excesso, ofensas, criar regras e tudo mais.

Em fóruns de pesca, dos que conheço, ainda falta uma boa moderação num sentido amplo. Tem fóruns que por detalhes pequenos se é punido. Ofensa simples, 3 dias de banimento. Se pune até os "flooders". Sabe o que é um flood?

O cara faz um tópico, o outro vai lá responde com isso aqui: joia::: , ou coloca "legal!". Enfim, não acrescenta absolutamente nada. E é punido por isso.

Nos fóruns de pesca dificilmente ser ver uma punição. E causa para isso não falta. Mas falta pulso forte, principalmente em punir os amigos, os conhecidos.

E o caboclo ameaça ir embora. Que vá! Ninguém é insubstituível.

E o mais ridículo, igual eu já ví num tópico de pesca, e centenas noutros fóruns, é o cara abrir um tópico ameaçando ir embora para o o pessoal ir lá e pedir para ficar e etc... Ué, que baixa auto-estima. Se quer ir embora, seja homem e saia.

E outra, o fórum é um privilégio e não direito.

E, neste sentido, os fóruns de pesca têm que evoluirem.

Mas brigas, ofensas e tudo mais, sempre vão existir, pois é consequência da dinâmica de um fórum. De um ambiente de "ida e vinda". Ora, basta ver o congresso nacional.

Esse argumento, então, é o mais fraco de todos.

Quem tá preocupado com ofensas em fóruns e tudo mais, compre revista de pesca. Afinal, é ler e ficar calado. Ou mande uma cartinha perguntando como se trabalha uma zara, pois é assim na parte de dúvidas das revistas.

Com certeza é bobagem querer comparar, pois revista é anão perto de um fórum. Revista X fórum é Haiti X EUA.

O que a revista tem que fazer é se atualizar, vim para o século XXI. Exemplo?

Por que não construir um fórum para os seus leitores e demais assinates?

A Folha, Estadão, não vive de mercado impresso? Não vive da compra de informação pelos seus leitores?

E não construiram sites onde tem informações de graça?

E não estão lucrando com esses mesmos sites?

E na verdade estão mais fortes que antes, que eram somente no impresso.

Tem gente usa celular para acessar internet e site. Eu mesmo já acessei lista de pesca pelo meu celular. E tem gente que faz diariamente.

E neste mundo de tecnologia, interação e velocidade, o pescador vai esperar 30 dias para receber uma revista com a capa contendo uma pescaria na Amazônia, sendo que na temporada tá bombando de relatos e fotos de pescaria lá?

Enfim, alguém de alguma revista ler isso. Não gastem neurônios com fóruns. Preocupem somente com a revista, pois, cada vez que preocupar com fóruns, menos atenção se dá para a revista. E, esta, naturalmente pelo exposto, se afunda.

Abraço! E tenho a revista com você na capa hehehee...

PS: nunca aprendi nada em revista. Aprendi muito em fórum. E aprendi absurdamente quando comprei meu primeiro barco e comecei a pescar muito.

Quem quer aprender então, vá pescar! joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este assunto é interessantíssimo. Já tive a oportunidade de conversar a respeito da relação FÓRUNS X REVISTAS com pessoas dos mais variados nichos de conversa. Dentro do tema PESCA ESPORTIVA eu sempre vi uma relação absolutamente fácil de se administrar, não fosse pelo EGO!

Já tinha por vezes presenciado muitas críticas à revistas de pesca nos fóruns. Chegara então a hora de uma revista abordar o tema e responder.

Logo que li as primeiras impressões dos usuários e leitores neste post já imaginei que o texto da revista P&C fosse tendencioso. Até mesmo porque esta revista tem sido alvo de críticas constantemente em diversos fóruns.

Talvez exatamente por ser uma grande revista e que cria a expectativa de um próxima boa edição...

Porém, logo adiquiri um exemplar para ler e o que encontrei foi um texto bastante coerente. Logo no subtítulo encontrei uma idéia que comungo incondicionalmente com a revista P&C: “Cada vez mais populares as discussões virtuais estão repletas de boas informações, mas também de falsos experts”. Concordo plenamente com isso, já vi casos aqui e em outros fóruns de pescadores que foram 1 ou 2 no Rio Negro e já chegam aqui “arrotando” a verdade de uma das pescarias mais complexas e sofisticadas que se pode fazer em nossas águas internas. Porém senti também que este subtítulo de certa forma é uma resposta àlguma ou àlgumas críticas feitas pelos fóruns da vida.

Em seguida o autor critica a falta de compromisso dos usuários com as fotos, luz, traje e mesmo com a escrita. Mas é exatamente isto que diferencia um fórum de uma revista. A falta de edição, a falta de compromisso profissional. Há apenas o compromisso com o prazer de trocar experiências e idéias no fórum. Além disso há o prazer de dar continuidade ao assunto e não apenas apresenta-lo como tecnicamente perfeito e incorrigível.

É dito pela revista que os falsos experts seriam um problema, pois divulgam idéias falsas e/ou erradas. Não vejo assim também, a experiência fará o próprio usuário assimilar e filtrar as pessoas e informações realmente válidas para si. Acho apenas que estes experts cairão em descrédito assim que forem colocados à prova. Quanto ao perigo de um usuário entrar em uma compra errada ou em uma orientação mal dada, o mesmo ocorre com um leitor de uma única matéria mal editada. Há poucos dias foi inclusive motivo de postagem aqui os absurdos escritos em uma matéria sobre pescaria de Rio Negro. E olha que a opinião de uma revista certamente terá muito mais influência na vida de um leigo e/ou iniciante do que um fórum, sem assinatura de estrelas. Por isso a revista não pode se dar ao direito de errar, como os usuários do fórum podem.

Quando é mencionado o problema de chacotas, piadas e situações vexatórias por conta de usuários mais arrogantes, aí entra um problema de moderação e não da estrutura do fórum. Se a moderação age, logo o arrogante sai fora e o participante positivo fica, se a moderação não age o fórum morre em 1 ou 2 anos como já ocorreu com vários grandes fóruns Brasil. É certo que o usuário colaborador não gosta de brigas e barracos. Isto é fato!

No mais o conteúdo, como já disse anteriormente foi bem bacana quanto aos pontos positivos dos Fóruns. A participação por exemplo do Maicon Bianchi que sempre dá as caras com uns relatos bacanas e que sabe atrelar a isso teu trabalho na revista. Tenho grandes amigos em outras revistas e tenho convicção de que aqueles que não têm medo de soltar o osso, defendem, respeitam e admiram os fóruns, mesmo que não participem, até porque a participação de uma pessoa pública em um local onde todos são da “mesma altura” abre espaço a críticas inconsequentes (que também acontecem em fóruns, mesmo que por pouco tempo até serem barradas pela moderação).

É hora de atualizar e o profissional da mídia de pesca esportiva que não estiver conectado com o meio dos fóruns eletrônicos está se complicando. Este mercado é forte e formador de opinião. Já vi muita gente falando o seguinte: QUER NÃO ERRAR NA COMPRA?? ENTRE NO FÓRUM XYZ QUE ESTES CARAS MANDAM MUITO BEM NO ASSUNTO W!!

E por fim só fico triste que o autor mal deu uma pesquisada no nosso fórum, pois ao invés de falar que nós temos um dos espaços mais ricos em informações sobre Rio Negro, Serra de Mesa, Xingú e outros... Ele apenas viu que a seção de apresentação aqui é destaque...????...

No mais, achei ponderada a visão da revista, com apresentação dos 2 lados, mesmo que não concorde com alguns pontos de vista.

...mas que teve uma pitada de RESPOSTA À ALGUM POST MAIS SINCERO DE ALGUM FÓRUM... Teve!!!

Disse tudo!!

Não lí a matéria pois não leio as revistas de pesca normalmente. Nada contra elas, apenas por não ter o hábito.

Do jeito que foi postado aqui e em outros tópicos, tinha achado que a matéria tinha esculachado os fóruns, mas parece que não foi bem assim....

Na realidade não existe expert em pescaria, na minha humilde opinião. Todos que pescamos sabemos que pescaria é uma das coisas mais incertas que existem, de um dia para outro pode-se mudar completamente o tipo de isca que os peixas atacam, a quantidade de peixas que se pega e toda a característica de uma pescaria.

Quantas vezes chegamos a um local para pescarmos por 3 dias e só pegamos peixas no último dia? Acho que isso que me fascina neste mundo.

Lógico que a experiÊncia ajuda bastante!

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este assunto é interessantíssimo. Já tive a oportunidade de conversar a respeito da relação FÓRUNS X REVISTAS com pessoas dos mais variados nichos de conversa. Dentro do tema PESCA ESPORTIVA eu sempre vi uma relação absolutamente fácil de se administrar, não fosse pelo EGO!

Já tinha por vezes presenciado muitas críticas à revistas de pesca nos fóruns. Chegara então a hora de uma revista abordar o tema e responder.

Logo que li as primeiras impressões dos usuários e leitores neste post já imaginei que o texto da revista P&C fosse tendencioso. Até mesmo porque esta revista tem sido alvo de críticas constantemente em diversos fóruns.

Talvez exatamente por ser uma grande revista e que cria a expectativa de um próxima boa edição...

Porém, logo adiquiri um exemplar para ler e o que encontrei foi um texto bastante coerente. Logo no subtítulo encontrei uma idéia que comungo incondicionalmente com a revista P&C: “Cada vez mais populares as discussões virtuais estão repletas de boas informações, mas também de falsos experts”. Concordo plenamente com isso, já vi casos aqui e em outros fóruns de pescadores que foram 1 ou 2 no Rio Negro e já chegam aqui “arrotando” a verdade de uma das pescarias mais complexas e sofisticadas que se pode fazer em nossas águas internas. Porém senti também que este subtítulo de certa forma é uma resposta àlguma ou àlgumas críticas feitas pelos fóruns da vida.

Em seguida o autor critica a falta de compromisso dos usuários com as fotos, luz, traje e mesmo com a escrita. Mas é exatamente isto que diferencia um fórum de uma revista. A falta de edição, a falta de compromisso profissional. Há apenas o compromisso com o prazer de trocar experiências e idéias no fórum. Além disso há o prazer de dar continuidade ao assunto e não apenas apresenta-lo como tecnicamente perfeito e incorrigível.

É dito pela revista que os falsos experts seriam um problema, pois divulgam idéias falsas e/ou erradas. Não vejo assim também, a experiência fará o próprio usuário assimilar e filtrar as pessoas e informações realmente válidas para si. Acho apenas que estes experts cairão em descrédito assim que forem colocados à prova. Quanto ao perigo de um usuário entrar em uma compra errada ou em uma orientação mal dada, o mesmo ocorre com um leitor de uma única matéria mal editada. Há poucos dias foi inclusive motivo de postagem aqui os absurdos escritos em uma matéria sobre pescaria de Rio Negro. E olha que a opinião de uma revista certamente terá muito mais influência na vida de um leigo e/ou iniciante do que um fórum, sem assinatura de estrelas. Por isso a revista não pode se dar ao direito de errar, como os usuários do fórum podem.

Quando é mencionado o problema de chacotas, piadas e situações vexatórias por conta de usuários mais arrogantes, aí entra um problema de moderação e não da estrutura do fórum. Se a moderação age, logo o arrogante sai fora e o participante positivo fica, se a moderação não age o fórum morre em 1 ou 2 anos como já ocorreu com vários grandes fóruns Brasil. É certo que o usuário colaborador não gosta de brigas e barracos. Isto é fato!

No mais o conteúdo, como já disse anteriormente foi bem bacana quanto aos pontos positivos dos Fóruns. A participação por exemplo do Maicon Bianchi que sempre dá as caras com uns relatos bacanas e que sabe atrelar a isso teu trabalho na revista. Tenho grandes amigos em outras revistas e tenho convicção de que aqueles que não têm medo de soltar o osso, defendem, respeitam e admiram os fóruns, mesmo que não participem, até porque a participação de uma pessoa pública em um local onde todos são da “mesma altura” abre espaço a críticas inconsequentes (que também acontecem em fóruns, mesmo que por pouco tempo até serem barradas pela moderação).

É hora de atualizar e o profissional da mídia de pesca esportiva que não estiver conectado com o meio dos fóruns eletrônicos está se complicando. Este mercado é forte e formador de opinião. Já vi muita gente falando o seguinte: QUER NÃO ERRAR NA COMPRA?? ENTRE NO FÓRUM XYZ QUE ESTES CARAS MANDAM MUITO BEM NO ASSUNTO W!!

E por fim só fico triste que o autor mal deu uma pesquisada no nosso fórum, pois ao invés de falar que nós temos um dos espaços mais ricos em informações sobre Rio Negro, Serra de Mesa, Xingú e outros... Ele apenas viu que a seção de apresentação aqui é destaque...????...

No mais, achei ponderada a visão da revista, com apresentação dos 2 lados, mesmo que não concorde com alguns pontos de vista.

...mas que teve uma pitada de RESPOSTA À ALGUM POST MAIS SINCERO DE ALGUM FÓRUM... Teve!!!

Maninho... Não li essa matéria...Vou ler.

Mas pela sua postagem fiquei meio que indignado... Acho que eles menosprezaram bastante a riqueza dos fóruns. Mas como não trabalho lá não cabe a mim a criticar a posição do autor.

Como todos sabem trabalho pra ECOAVENTURA. Tenho liberdade e comprometimento pra chamar a revista de “nossa revista”.

Nossa revista participa de todos os fóruns de pesca esportiva em alguns até paga anúncios para publicar as novidades que estão nas bancas. O nosso leitor é principalmente o freqüentador de fóruns de pesca esportiva, e tem total liberdade para nos criticar, o que certamente nos fará melhorar e crescer.

Fazemos a revista para o leitor!! Seguimos um linha editorial e um padrão rígido, Além de cedermos espaço para todos assuntos de suma importância sobre o nosso esporte.

Nos mais, estou aqui exatamente para colocar o outro lado. Não há revistas x fórum. Ao menos pela nossa equipe o que há é uma integração REVISTA + FÓRUM. Tire por mim mesmo, que sou consultor da ECOAVENTURA e estou sempre nos fóruns, defendo minhas ideologias, defendendo as marcas que acredito. Porém de igual pra igual como qualquer usuário, pois aqui sou um pescador, usuário e amigo como qualquer outro. Isso não me atrapalha profissionalmente, pelo contrário, me aproxima do grupo de amigos/clientes/leitores.

Cito ainda você que também faz parte da equipe ECOAVENTURA e trabalha na moderação de um grande fórum, além de estar do outro lado do balcão no RANCHO TRAIRÃO e está aqui todos os dias exposto a críticas e cobranças. Te atrapalha em que estar aqui de igual pra igual? Quem acredita no que faz e faz bem feito sabe que neste nosso meio, a ferramenta FÓRUM é uma baita aliada das revistas especializadas.

Agora, vejo também que não podemos desvalorizar o material publicado em revista (estou respondendo sobre a ECOAVENTURA, que é minha realidade), dizer que não ensinam nada. Pelo contrário, na nossa linha editorial não temos só a preocupação de mostrar um roteiro não. Sempre trabalhamos e com muito afinco em temas técnicos. Em todas as edições há temas de técnica de pescaria, novidades de materiais, de náutica... Tudo exaustivamente trabalhado. Conferido, reconferido, editado e reeditado seguindo não apenas um profissional, mas um grupo de consultores e pescadores.

Ressalto ainda que temos a total liberdade de consultar pescadores/colaboradores fora de nossa equipe, afim de garantir que toda matéria tenha máxima participação de especialistas em cada tipo de pescaria. Quanto a apresentar os roteiros, novos materiais, temas mais leves, fotos de leitores, qual é o erro nisso? É uma exposição de possibilidades. Estamos aqui pra isso também, ou então a revista seria um manual técnico e não uma revista.

Um abraço!!!

Eribert Marquez

CONSULTOR TÉCNICO - ECOAVENTURA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li a matéria noite passada e em alguns trechos ela realmente critica de forma negativa os foruns.

Poucos foram os pontos positivos apresentados. Será que tudo é problema ???

Acredito sinceramente que mesmo sem opinar o pessoal das revistas navegam diariamente pelas diversas páginas dos foruns afinal quer melhor indicador das preferencias, dificuladades e dúvidas dos pescadores do que as encontradas aqui

Algumas argumentações usadas na matéria foram lastimaveis, por exemplo a de que nossas fotos não são bem tiradas e que os protagonistas não estão bem vestidos.

Nós, pobres mortais, não temos nenhuma obrigação de estar finamente alinhados e nem temos uma equipe de profissionais para registrar nossas pescarias

Os foruns são ferramentas usadas pelos apreciadores do esporte para compartilhar suas aventuras AMADORAS !!! de pesca

Em resumo a revista poderia ter sido mais feliz na matéria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aqui já viu e leu a matéria sobre os foruns/comunidades de pesca ?

(está lá o TB com citação e foto)

Quem impressão tiveram ?

E porque creem que tal assunto foi abordado na revista ?

Eu particularmente penso que a matéria é boa e pertinente, porém há distorções sobre a forma com o quê foi escrito sob como algumas pessoas enxergam os fóruns, pois é inegável que mesmo com alguns problemas o volume de informações, troca de idéias e enorme ajuda mútua entre membros não tem concorrência com o mercado impresso, fóra que a velocidade e as atualizações das informações de modo "via web" são nos dias de hoje uma grande e valiosa ferramenta e diferencial.

...sem falar que nunca vi pessoas fazerem amizades e sairem para pescar juntos através (só) de revistas....

Hehe... essa eu vou ler com certeza, só que o problema principal é que quem é assinante está recebendo as revistas lá para o dia 23 ou até mais... então está dureza!!!

Verdade Jean... Estão demorando muito para entregar as revistas...

Ta osso!!!! ::nada:: ::nada::

Falaram que o problema estava resolvido... Mais acho que é balela... negativo:: negativo:: negativo::

Quaaaaaaaando chegar a revista eu vou ler a matéria...

Só sei de uma coisa... Aprendi muito mais sobre pesca nos fóruns do que nas revistas...

Ahh... Mais uma coisa... Também fiz várias amizades nos fóruns... E com a revista (esta citada acima) a única pessoa que conheci foi a moça que me atende pelo telefone todo mês quando ligo reclamando da demora. :gorfei:

Abraços

E a revistinha anda ruuiiiiiiimmmmmm demais..... :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não troco esse fórum nem por 1 ano de assinatura dessa revista !

- Uma que a revista não chega no prazo

- Metade das páginas sao propagandas

- Estão precisando de pessoas mais qualificadas para escrever em uma revista desse porte. As vezes publicam cada besteira ! A ultima furada foi a da Amazonia rsrs

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU não lembro de alguém trazer alguma dica e dizer que aprendeu na revista.

A maioria das informações aqui veinculadas são frutos das experiências vividas por cada um de nós. Chamar isso de "falsos experts" é leviano e grosseiro.

Não vejo que os participes dos foruns , em sua maioria, tenham a pretensão de se colocar desta forma, visto que todo nós temos pescarias boas e ruins, dando a todos nós uma pitada de humildade suficiente para não se achar expert.

Entendo que todos almejam aprender um com os outros.

Sou prova viva deste meio rico em informações; afirmo que as matérias sobre o Amazonas, principalmente aquelas criadas pelo Fabrício (Dicas de captura de grandes bocudos), foram de valor inestimável para eu realizar o sonho de pescar na Amazonia, e com confiança.

Bem como eu era um ignorante sobre navegação, e hoje já consigo compreender mais facilmente esta área.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só queria que algum de vocês que leram a matéria pudessem expor o nome do pessoa que fez a matéria!!!

Sem querer denegrir a imagem dele... mas essa pessoa, na sua sapiência... deveria ter acompanhado mais os fóruns... tomado conhecimento daquilo que postamos aqui e, principalmente que nossa maior reclamação como leitores... é que queremos receber nossas assinaturas antes das bancas... isso seria o mínimo de respeito com o leitor!!!

Se reclamo de uma revista... é porque não estou me vendo atendido como consumidor, seja por qualidade das informações prestadas ou pelo compromisso com o assinante que depositou sua confiaça na equipe que produz a informação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Quando li esta matéria, fiquei com a seguinte mensagem em relação ao texto: "não há vida inteligente na pesca esportiva fora das revistas especializadas".

Jean

Quem escreveu a matéria foi o Lielson Tiozzo, apoiado pelas opiniões:

- Marcelo Claro: "comprar produtos baseados na opinião de usuários pode levar a prejuízos financeiros"

- Lester Sacalon: "tem medo das ofensas entre internautas"

- Juninho: "tem medo das informações fornecidas por falsos especialistas"

Vamos a análise:

- Quer opinião mais tendenciosa em relação a dicas de tralha quanto a daquela revista, que é um catálago melhorado da Sugoi Big Fish? Por acaso, as marcas tecnicamente recomendadas são as patrocinadoras da revista? Na edição de dezembro, além das propagandas regulares, eles implantaram 9 páginas de sugestões de presentes de natal. Por acaso, todas as sugestões fazem parte do catálogo da supracitada loja.

- A questão das ofensas... quem dá-se ao respeito não tem problemas. Prova disto são os casos do Tuba e do Johnny que possuem e participam de fóruns de pesca e nunca vi qualquer forma de desrespeito às respectivas opiniões. Estes profissionais devem muito do prestígio que conquistaram a esta nova mídia (e é claro ao trabalho duro e ético)

- Em relação aos falsos especialistas... hahaha

Este Lielson Tiozzo é o mesmo que foi criticado pelos absurdos escritos numa matéria sobre o rio negro num post meu de outubro.

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... 77&t=13855

Xandego,

Tem um que de revanchismo mesmo esta matéria. Acho que o autor ficou incomodado com as críticas que fiz e com o fato do Jean ter pesquisado no google o nome dele e ter constatado a fragilidade do currículo...

Concluindo: não podemos generalizar... temos usuários responsáveis e os abusivos, o mesmo ocorrendo com os colaboradores das revistas de pesca.

Acredito que as mídias são complementares: os fóruns tem como vantagem a democratização e a agilidade do fluxo de informações, além da enorme capacidade de unir pessoas. As revistas primam pela profundidade da abordagem do tema e pelo cuidado editorial, além da portabilidade que o papel proporciona (já vi revistas de pesca no interior da Amazônia, onde nem mesmo luz elétrica tinha).

Humildade é uma virtude em todos os seguimentos da vida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Fábio... falou aquilo que eu queria saber!!!

A Pesca & Cia tem que parar de colocar reporteres que não detem o conhecimento para escrever matérias de pesca!!!

Esse Lielson... merece todo crédito por estar jogando a revista no chão!!!

Digamos que a influência dele não o sustentará o tempo suficiente para isso... ou então vão perder espaço para novas mídias que estão surgindo no mercado escrito!!!(Essas que estão adotando o correto... e trabalhando em conjunto com aquilo que nós pescadores pensamos!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que revista é essa.. Pesca e o que???? hauhahuahuahuhuahuauha

Não li a matéria, e nem faço questão de ler. Minha vida anda tão corrida que nem perco mais meu tempo lendo revista de pesca. Ainda mais uma pesca & cia da vida.

Acho que deram um belo tiro no pé pois acredito que o número de assinatura deles deve caír.

E se os usuários de fórum forem mais ousados, mandavam mensagens para as marcas e lojas que anunciam na revista para falar, enquanto você anunciam lá, a turma aqui não vai comprar nada de vocês. hauhauhauhauhauhuhauhauahuauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BEM GALERA POSSO FALAR UMA COISA SOBRE ESTE ASSUNTO,SOBRE DEMORA DA REVISTA SER ENTREGUE,POIS JA PASSEI POR ISSO...

E POSSO DIZER MAS, DESDE QUE ASSINEI A REVISTA ( ECOAVENTURA)

NAO TIVE MAS PROBLEMA SOBRE DEMORA,POIS ANTES MESMO DE

CHEGAR AS BANCAS A MINHA JA ESTA EM MINHA CASA HEHEHEHE...

TAMBEM O CONTEUDO DELA E FANTASTICO,NAO ESTOU PUXANDO

SACO DE MINGUEM,E APENAS MINHA OPINIAO...

ABRAÇO SAPÁO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de tanta manifestação contra a tal revista eu poderia começar meu post metendo o pau no autor da matéria, mas não vou fazer isto.

Primeiro porque sei que a atitude dele, apesar de ser antiprofissional expressa um ponto de vista que rapidamente vai cair no esquecimento.

Segundo porque os foruns estão tirando a clientela da maioria dos periódicos que tratam de pescaria e isto acaba provocando atitudes desesperadas.

Infelizmente a revista escolheu o caminho errado e em função deste erro vou encerrar o assunto convidando os editores a darem uma expiadinha aquí no FTB. Tenho certeza que eles vão encontrar muita coisa de útil para as próximas matérias.

Afinal, aquí nós temos milhares de pessoas querendo ajudar uns aos outros e a maioria sabe o que é uma isca artificial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...