Ir para conteúdo

SERA??? VARAS DE 70,80,90, GRAMAS! 5'8" & 5'6" 20 ou 25lbs


Custom by Marco

Posts Recomendados

Blank Cui Custom sem o corte 6'0"

Imagem Postada

Cabo e fore grip em cortiça (A) com 22cm e 4 cm

Imagem Postada

Reel Seat TCS/ ACS/ ECS = FUJI

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Acabamentos e buchas para a colagem do Reel Reat

Imagem Postada

Passadores Cromo Alconites FUJI

Imagem Postada

Pessoal é só somar, mas já que estamos falando em gramas! Não esqueçam que tem a resina de colagem do reels seat e cabo, resina da colagem do Butt Cap e peças, resina dos passadores, as linhas, e se o pescador quiser personalizada com seu nome tem a resina da mesa (parte de cima do fore grip até o 1º passador)

Agora eu pergunto: porque esta da foto abaixo muitos acham espetacular

em todos os sentidos e é o sonho de consumo de muitos pescadores.

Eu não escuto ou vejo comentários que ela é pesadíssima, porem considero uma senhora vara

Imagem Postada

Somente o cabo faltando duas tampas, o Winding Check e o Butt Cap de uma Shimano Shaula

========================================================

Pessoal a vara pode pesar 130 gramas, mas se for bem montada ela dará a impressão "na mão" de ter 90 gramas, sei que no final do dia isso vai pesar, mas por que ninguém fala que talvez seja a carretilha que derrubou o pescador ou mesmo as iscas que atualmente estamos usando?

Pessoal não estou fazendo este post para causar polémica ou discussões mas sim para esclarecer detalhes sobre o componente mais importante do sucesso de uma pescaria,

Em meus 18 anos de customização só vi uma vara com 68 gramas, era para molinete de 14 lbs 6'0" blank finissimo com passadores em titânio cabo em cortiça mínimo e nem Reel seat tinha, no lugar tinha um tubo em carbono e o molinete era preso com fita, os passadores foram cortados na base as linhas de amarração mínimas. Detalhe: uma vara extremamente cara, coisa de colecionador. ah! Japonesa

Sei que muitos tem opiniões contrarias, mas espero que tenha ajudado em algo para os que estão iniciando neste nosso esporte, e quanto aos pesos: só se minha balança de precisão estiver errada ( o que pode acontecer é claro) vergonha::

Abr Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Marcos!!

Dissecando uma vara!!

Valeu Vini, você é testemunha que se eu montar varas sem acabamentos e alguns macetes ching Ling, ficariam mais leve, mas ai eu deixaria de ser um Rod Building e sim um montador em serie, o que não é minha intenção. Eu e o Léo adoramos quando nos pedem varas realmente personalisadas, com algo mais criativo e de bom gosto, pricipalmente se for componentes TOP, tipo: um SCVI, G-Loomis IMX,Ten Ryu, Reel Seat Fuji Matagi, peças banhadas a ouro, passadores Gold Cerment Fuji, cortiça Port. Flora, um Weaving, alguns tubos em Kevlar seila::

:gorfei: :gorfei:

Obs: É MARCO VIU!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polêmica que nada Marcão, uma dissecação fantástica. E explicações absolutamente esclarecedoras. Eu mesmo era um que achava que peso era tudo.

Obrigado pela aula.

Valeu Xande. vara pesada é essa e esta sem os passadores ainda heheheh e esta certíssima, por incrível que pareça!

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê Marcão...

Não sei até que ponto abri mão da qualidade, mas esta 5'8" tem me servido perfeitamente, exceto para as Rips amazônicas.

Imagem Postada

Foi montada aqui em Brasilia, em um blanc genérico, ecs e cabo By Roberto Dutra.

É claro que não tem a beleza de uma By Marco, é completamente despojada de adereços(metal só os passadores) mas atende bem o quesito leveza. A steez e a conSorte se dão bem com ela.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Don Eloy, a sua vara, somando reel seat, buchas e acabamentos, passadores, cabo e fore grip, sem considerar as linhas de fixação dos passadores e acabamento, além da resina, já daria 53 gramas, tirando esse peso das 92 gramas totais sobrariam 39 gramas para o blank.

Um blank genérico com 39 gramas, a meu ver, não teria como arremessar iscas maiores que 28 gramas, veja que o blank G Loomis GL3 que vc comprou do fabrício, de 10-17 lbs, pesa 42 gramas com 6'0", se cortar pra 5'6" deve ficar com umas 35 gramas. Será que um blank genérico com 30 e poucas gramas aguenta as iscas que o pessoal vem usando? e um açu de 8 a 9 kgs na ponta? Eu tenho minhas dúvidas... Naonao::

Eu também acho que o equipamente deve ser o mais leve possível , mas sem sacrificar a qualidade e a beleza. A minha primeira vara feita com a CBM, 5'8", blank coreano 12-25 lbs muito resistente (esse já foi submtido a testes muito duros), com um trançado curto muito bonito feito pelo Léo, cabo de 22 cm bipartido, está pesando 106 gramas, é a mais leve das minhas varas amazônicas e ficou muito bonita (as fotos estão no fórum de rodbuilders, juntamente com outras que acabei de retirar na CBM).

Mas tenho outras na faixa das 112-120 (enzo reformada, falcon Cara T7 reformada) gramas que também uso em AM sem problemas. O meu padrão de peso para varas amazonicas de 25 lbs está entre 110 a 125 gramas, dentro dessa faixa eu as acho muito boas para o uso nas hélices e demais iscas.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso João...!

A qualidade não tenho como mensurar e não posso reclamar, pois ainda está inteira.

O teste foram os açus, entre dez e quinze libras peguei uns 30, e mais da metade foi com ela.

Usei as Caribes e as Trex, arremessa bem, o problema é a puxada, é um pouco lenta.

Caso eu engate um 30libras e ela se quebre, guardo os cacos como troféu.

Até lá, posso testemunhar que é possível uma amazônica com 92g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê Marcão...

Não sei até que ponto abri mão da qualidade, mas esta 5'8" tem me servido perfeitamente, exceto para as Rips amazônicas.

Imagem Postada

Foi montada aqui em Brasilia, em um blanc genérico, ecs e cabo By Roberto Dutra.

É claro que não tem a beleza de uma By Marco, é completamente despojada de adereços(metal só os passadores) mas atende bem o quesito leveza. A steez e a conSorte se dão bem com ela.

Quanto aos gêneros dos pescadores, gostaria de lembrar ao Doutor Carlos que pescaria é uma atividade tão prazerosa que independe do sexo do praticante. joia:::

Na minha equipe tem mulheres e crianças. Ainda não tem, mas daqui a dez anos terá, um que não poderá mais fazer 69 porque já terá feito 70, mas vai continuar pescando, mesmo que seja só no corrico. rindo3::

Abraços

Legal Eloy, legal::

Agora tem um detalhe nós leitores e principiantes precisamos de dados exatos, tipo material utilizado no cabo, tamanho do cabo, sistema de colagem do cabo e a libragem é muito importante joia::: joia:::...

Por que este é assunto que chamou muito a minha atenção e quero ter certeza porque estou querendo montar uma vara para os bocudões de Fevereiro!! ::tudo:: alegre:: alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy, mas então, se ela tem a puxada um pouco lenta, ela não seria X-Fast? Seria mais uma Fast?

Se está aguentando essa pressão, então é pq o blank é bom, aliás, eu nunca vi uma vara quebrar com peixe, teve o caso do Schmidt em SM, mas eu não tava pescando com ele, então não vi rindo3:: Já vi quebrar em enrosco, em pisada, em tombo do pescador em cima, em fechada de porta de carro, em ventilador de teto, mas com peixe ainda não vi Naonao::

Agora, nos moldes dessa sua vara, se a minha CBM 5'8" está pesando 106 gramas, se tirar os winding checks, diminuir o cabo (eu sei que vc gosta de cabos de 18 a 19 cms), diminuindo para 5'6", tirando o trançado e deixando só o blank, sem resina, ela deve ficar com umas 95 gramas, pq esse blank coreano é bem leve tbém, mas é X-fast. A questão é que eu não abro mão do trançado rindo3:: nem que seja pequeno, mas tem que ter uma decoração na vara legal::

Mas, cá pra nós, entre 106 e 92 gramas são apenas 14 de diferença, acho que não é muita coisa, né? joia:::

Abs. ::tudo::

É isso João...!

A qualidade não tenho como mensurar e não posso reclamar, pois ainda está inteira.

O teste foram os açus, entre dez e quinze libras peguei uns 30, e mais da metade foi com ela.

Usei as Caribes e as Trex, arremessa bem, o problema é a puxada, é um pouco lenta.

Caso eu engate um 30libras e ela se quebre, guardo os cacos como troféu.

Até lá, posso testemunhar que é possível uma amazônica com 92g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Gaúcho, eu também nunca vi. Tem uns relatos por aqui de companheiro que quebrou a vara no arremesso; a do Schmidt, 25lb, seria inquebrável por um azulão. Pela lógica, os blancs só se partiram, pois já deviam estar enfraquecidos (quebrados) com antecedência... assim como os metais se cansam, o carbono deve sofrer do mesmo mal.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Eliud, é o seguinte...

Nem sei o nome do blanc. O cabo foi feito em molongó preto, uma madeira amazônica, tão ou mais leve que a cortiça, tem 18 cm e acabamento em ipê. Os passadores foram retirados de uma Enzo quebrada. Quanto à colagem e resinas, não faço a menor idéia. Só tem o essencial... nada de adereços.

A libragem encomendada foi de 25.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao peso das varas, sou do time do "quanto mais leve, melhor" e não abro! Minhas varas custom não tem firulas, enfeites, adornos, nem adesivos (meu nome é escrto a mão mesmo), só para não acrescentar peso. Na última que eu pedi pro Jansen, eu até queria um passador a menos!!! Ele, pessoa sensata que é, que mudou minha cabeça! Hehehe...

Com os materiais que temos hoje, não vejo por que termos uma vara TOP com o mesmo peso de antigamente.

Quanto ao equilíbrio da vara, concordo 100%! Às vezes, varas equilibradas parecem mais leves, mesmo que não o sejam.

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polêmica que nada Marcão, uma dissecação fantástica. E explicações absolutamente esclarecedoras. Eu mesmo era um que achava que peso era tudo.

Obrigado pela aula.

Valeu Xande. vara pesada é essa e esta sem os passadores ainda heheheh e esta certíssima, por incrível que pareça!

Imagem Postada

Por curiosidade. Quais as especificações desta Marcão?

E qual uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao peso das varas, sou do time do "quanto mais leve, melhor" e não abro! Minhas varas custom não tem firulas, enfeites, adornos, nem adesivos (meu nome é escrto a mão mesmo), só para não acrescentar peso. Na última que eu pedi pro Jansen, eu até queria um passador a menos!!! Ele, pessoa sensata que é, que mudou minha cabeça! Hehehe...

Com os materiais que temos hoje, não vejo por que termos uma vara TOP com o mesmo peso de antigamente.

Quanto ao equilíbrio da vara, concordo 100%! Às vezes, varas equilibradas parecem mais leves, mesmo que não o sejam.

Idem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aguentar os 130 gramas, eu aguento, mas não quero, já que posso ter um equipamento melhor, mais leve e mais barato! danca:: ::tudo::

O que eu não aguento, de jeito nenhum, sob nenhuma hipótese, são os tais 25 cm aos quais você se refere... ::nada::

Idem!

..e cabo com mais de 20cm se for trabalhar iscas principalmente zaras inevitavelmente o butt vai ficar batendo no ante-braço "toc, toc, toc". Se a vara tiver butt cap de metal ou até de plastico duro piorou mais anida...

Mais de 20cm pra helice até dá pq o estilo da puxada não deixa o cabo bater no antebraço... mas mesmo assim enrosca na camisa e na barriga dos gordinhos como eu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa meu amigo, :amigo:

Você tem razão....Analisando melhor e depois conversando com o próprio Marco sobre a quebra daquela vara de 25 lbs que foi feita por um outro profissional, cheguei a conclusão que ele deve ter vacilado na hora de esquentar o blank ja que era uma remontagem e como exagerou no calor, fragilizou o blank em algumas partes ocasionando sua quebra.

O pior de tudo foi que até sábado passado o Marcão achava que era uma vara dele já que não citei o Customizador, mas não era não, as da CBM estão firmes e fortes,hehehe...

Abração

Pois é Gaúcho, eu também nunca vi. Tem uns relatos por aqui de companheiro que quebrou a vara no arremesso; a do Schmidt, 25lb, seria inquebrável por um azulão. Pela lógica, os blancs só se partiram, pois já deviam estar enfraquecidos (quebrados) com antecedência... assim como os metais se cansam, o carbono deve sofrer do mesmo mal.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Grande Marcão, concordo em 100% com oque vc fala ... mais vale uma vara bem equilibrada do que pesando pouco ( logico que a diferença de peso não pode ser muito grande), sempre bato nesta tecla com meus clientes aqui na regiao.

Uma vez montei uma vara para um cliente e fiz uma identica para outro. eM uma delas coloquei um pequeno peso no butt e na outra nao ( nao estava colado , apenas enfiado com um pequena pressao) dei as duas vara para um dos clientes e perguntei pra ele qual era a mais leve e ele sem pensar duas vezes me respondeu que era a que estava equilibrada, pois a equilibrada estava com o peso no butt (torno de 7 grs) fazendo com que pesasse 7 grs a mais ( + ou -). Logo fiz este teste com mais umas 5 pessoas e todas sem excessao respondiam que a mais pesada era a mais leve, deixndo bem claro que o equilibrio é muito mais importane que o proprio peso.

Ps.: gostei demaaais deste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcão, concordo em 100% com oque vc fala ... mais vale uma vara bem equilibrada do que pesando pouco ( logico que a diferença de peso não pode ser muito grande), sempre bato nesta tecla com meus clientes aqui na regiao.

Uma vez montei uma vara para um cliente e fiz uma identica para outro. eM uma delas coloquei um pequeno peso no butt e na outra nao ( nao estava colado , apenas enfiado com um pequena pressao) dei as duas vara para um dos clientes e perguntei pra ele qual era a mais leve e ele sem pensar duas vezes me respondeu que era a que estava equilibrada, pois a equilibrada estava com o peso no butt (torno de 7 grs) fazendo com que pesasse 7 grs a mais ( + ou -). Logo fiz este teste com mais umas 5 pessoas e todas sem excessao respondiam que a mais pesada era a mais leve, deixndo bem claro que o equilibrio é muito mais importane que o proprio peso.

Ps.: gostei demaaais deste tópico.

Adriano realizei muito este tipo de teste com clientes e ainda faço com as antigas e ótimas varas Mitchell Fulcrum e para uma pequena informação essa foi a primeira vara a chegar no Brasil com um contra peso no Butt,e se não me engano este peso chegava a 40 gramas, mas quando se pega na mão dá a impressão de ter umas 90 gramas.

Abr Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Essa discussão de peso no butt é antiga e meio requentada... só que nas raquetes de tênis! Quem já jogou e comprou equipamento melhor sabe do que eu estou falando. Nas raquetes de tênis existe discussão semelhante. Cada tipo de jogador se adapta melhor com um tipo de raquete (cabeça pesada, equilibrada, ou "cabo" pesado). As de cabo pesado não são muito "queridas", pois reduzem a potência e precisão da batida, a não ser por tenistas veteranos, que também usam raquetes com cabeças maiores e com material mais flexível. Levando pro mundo da pesca, esta última seria uma vara lenta, que "coincidentemente", é também apreciada pelos nossos queridos pescadores veteranos.

Raquetes mais duras, com encordoamento esticado até o limite (>90 lbs, como gostam os profissionais), com peso na cabeça, resultam em rebatidas mais fortes, precisas e com mais efeito. Por outro lado, exigem mais do tenista.

Acho que posso fazer um paralelo com as varas x-fast. Muita gente não gosta e aqui elas ganharam apelidos: toco, taco de sinuca, cabo de vassoura... Só que com toda certeza elas ajudam o pescador a arremessar as pesadas iscas amazônicas mais longe, a trabalhar rapidamente as iscas de hélice e na briga com o peixe. Em contrapartida, te deixam morto no fim do dia, com dor até no cabelo...

Ou seja, em outros esportes temos boas dicas do que vem acontecendo na nossa amada pesca esportiva!

Por último, o peso! Esse tão famigerado item! Não sei quanto arremessos fazemos ao longo de uma pescaria, então vou chutar: 500 por dia. Independentemente do equilíbio da vara, que acho muito importante para o conforto do pescador, uma vara que pese 20 gramas a mais que outra fará o pescador arremessar 10kg a mais todo dia!!! São 20 g x 500 = 10.000 g = 10 kg!!! Ao longo de uma semana, são 70 kg!!! Eu passo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...