Ir para conteúdo

Carretilhas: Quanto mais rápida melhor?


Rampado

Você acredita que uma carretilha mais rápida é melhor para TODAS as situações?  

48 votos

  1. 1. Você acredita que uma carretilha mais rápida é melhor para TODAS as situações?

    • Sim
      19
    • Não
      30


Posts Recomendados

Carretilhas: Quanto mais rápida melhor?

será mesmo?

vejo muita gente pela internet em tutoriais sobre compras de carretilhas recomendando a usuários, principalmente novatos, a preferirem carretilhas rápidas na hora das compras de equipamentos para arremessos de iscas artificiais, sem nem ao menos perguntarem que TIPO e TAMANHO de iscas o novato pretende usar, utilizando-se do argumento que com uma carretilha rápida pode-se trabalhar iscas rápidas de maneira menos cansativa do que numa carretilha lenta, e no caso inverso, uma carreta rápida com uma isca lenta, é só girar a manivela mais devagar e o usuário não perde nada com isso... será mesmo?

As pessoas se esquecem de dados como o torque final ("Cranking Power") gerado e a velocidade real de recolhimento de linha (e com que força a mesma é recolhida)!

primeiramente, uma carretilha com RAZÃO de recolhimento maior, não é necessariamente mais rápida... essa razão deve ser multiplicada pelo perímetro do carretel pra se obter o recolhimento real...

ou seja, uma carretilha com razão 6 pode ser mais rápida que uma 7, de acordo com o tamanho do carretel de cada uma!

outro ponto é que o cansaço de nossos músculos não advém diretamente da velocidade do movimento exercido e sim da intensidade dos mesmo! Ao se trabalhar iscas de maior arrasto de água, como crank baits, deep divers e alguns poppers, uma razão de recolhimento muito alta se torna incômoda. Com o aumento dessa razão, surge a diminuição do torque! ou seja, teremos que fazer mais força para dar cada volta na manivela, tornando a pescaria mais cansativa, mesmo com um movimento mais lento!

Então, se for ter uma única carretilha pra QUALQUER pescaria, muitas vezes uma de velocidade média seria a recomendada!

Em vias gerais, sabemos que é impossível uma única carretilha ser adequada para todas as situações!

mas só tenho dinheiro para uma carretilha, o que posso fazer?

Existem alternativas razoavelmente baratas para se utilizar uma carretilha para diversas funções! irei citar algumas:

a) Carretéis sobressalentes!

Se o carretel original for um carretel raso (a.k.a de grande diâmetro) pode-se utilizar esse com uma linha mais fina para situações em que se trabalha iscas leves e trabalhos rápidos e adquirir um carretel fundo (a.k.a de pequeno diâmetro) para linhas grossas e situações onde maior torque é desejável!

b) Manivelas de diferentes comprimentos!

Entre os customizadores de equipamentos tops, umas das primeiras coisas que vem a mente é mudar a manivela original da carretilha para uma que se adeque melhor a sua utilização! Uma manivela menor, torna a carretilha mais leve porem mais dura de ser utilizada, gerando menor torque e menor amplitude de movimentos. Ja uma manivela comprida passa a sensação da isca ter menor arrasto, porém os movimentos serão mais longos!

Mexer nos "knobs" também é válido, colocando algum modelo que te dê uma pegada mais confortável.

Bom, fiz esse post rapidinho só para iniciar a discussão... o que vocês acham sobre a afirmação de quanto mais rápida melhor? ::evil::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou pela velocidade, mesmo não tendo rifado a minha 5.8

Defendo equipamentos leves e velozes.

O quesito torque, s.m.j. é bem secundário. Ainda não peguei um 20lb, mas para abaixo disto a 200e7 e a 1501e7 mostraram eficiência.

A dificuldade da 5.8 é quando o peixe avança rumo ao barco...

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce tem um carro que atinge a velocidade de 140km/hora e outro carro que atinge 100km/hora,voce pode andar a 60km por hora com os dois,mas só pode andar a 120 km/hora com um.

desculpe meu amigo, mas tal comparação não faz sentido...

e não falei de pesca exclusiva de tucunaré...

quanto a "maniveladas", ao se pescar com cranks por exemplo, um menor número de maniveladas te deixaria mais cansado...

Brasileiro tem mania de achar que tudo gira em torno de tucunaré, enquanto a maioria dos iniciantes com iscas artificiais nunca pegou um ou brinca com outros peixes mais faceis de se encontrar em sua região...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos......... só utilizo carretilha com velocidade de recolhimento de 6:4:1........para ZARA exclusivamente legal:: ........as outras são todas 7:0........pois como pesco com três varas montadas.......uma só para hélices........outra para sub superfície.......jigs.....meia água...etc e a outra é só para zarar.......eu preferiro assim.....é uma questão de gosto pessoal e costume. Só podemos falar do que conheçemos, assim penso eu ::tudo:: ........por exemplo só posso falar da pesca de tucunaré açu alegre:: .........pois só pesco lá.

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito das mais velozes ,, utilizo somente carretilhas rapidas , para as zaras principalmente . Mas utilizo para trabalhar tudo como helices , iscas de meia agua , fundo , jumping jig , colheres , poppers , sticks etc ..... ja me acostumei com carretilhas rapidas.

Minha opinião é : Sim , quanto mais rapido , melhor !.

Concordeo plenamente com o que o luiz disse .

resumindo o que ele escreveu : numa pescaria , é melhor sobrar do que faltar.

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

resumindo o que ele escreveu : numa pescaria , é melhor sobrar do que faltar.

a questão não é simplesmente ter ou não ter...é equilíbrio!

pra se ganhar velocidade, perde em cranking power... e isso nem sempre é desejável...

num to falando que num gosto das rápidas... tenho 3 carretas com recolhimento acima de 7... mas existem pescarias as quais elas num se adaptam bem...

Se não, num teríamos as carretilhas estilo "Crazy Cranker", onde a razão de recolhimento fica entre 4 e 5, e tbm num teríamos as especializadas em torque, onde a razão fica entre 1 e 3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao gosta de carretilha rapida .... hmmmm seii ... kkkk

pra mim é mais uma questão de costume , eu ja me acostumei com carretilhas rapidas , eu sei trabalhar direitinho essas carretilhas, sei até onde elas aguentam , até onde eu posso força-las ...

abrax .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Votei não, mas tenho uma ressalva: se for para ter mais de uma carretilha! Se você for ter somente uma carretilha, quanto mais rápido melhor! Acho que as carretilhas mais lentas (5.3) são excelente para iscas de meia-água, jigs e subsuperfície!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso diferente....

Tenta chegar em um atoleiro com uma ferrari q dá 300 km por hora....

Nunca chega...já com um jipinho q dá uns 80,com certeza chego...

Acho q cada equipamento tem suas vantagens qto ao uso...Abraxxxx

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...