Ir para conteúdo

Porto Jofre Pantanal. Alguém conhece? Preciso de dicas.


Junior

Posts Recomendados

Alguém conhece Porto Jofre? Quero conhecer lá em 2011, gostaria de informações sobre melhor época para se pegar os Dourados, Pintados e Pacu. Em abril é bom? Vou de caminhonete 4x4 então a estrada ruím não será problemas. Piloteiro? Área de camping? Alimentação? Contatos? Vi na internet um hotel mais lá fica muito caro. Quero fazer uma pescaria no Pantanal mais em conta $$ pois vou pra Amazônia também no ano que vem aí aperta o bolso. Agradeço a quem me ajudar. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê Junior...

Estive lá o ano passado, mas fiquei neste navio... (dê uma repassada no relato, a conSorte rachou de pegar peixe abaixo da medida)...a estrada e as pontes estavam bem conservadas.

Vi acampamentos por lá mas não colhi informações.

viewtopic.php?f=4&t=8266

Abrax e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pareçe que vc vai ter que ir pra descobrir.

Mas a região é muito bonita, com certeza vc não se arrependerá.

Caramba, doeu:: tenho que pagar pra ver lacou:: rindo2:: to no mato sem cachorro, mas vou continuar esperando alguém me ajudar pois ainda dá tempo já que vou em meados de abril. Valeu joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia Júnior, estive em Porto Jofre em junho de 2010, junto com meu pai e um amigo, fiquei num camping muito bem estruturado com banho quente, tem chalés com pia e armarinho de tábua para cada turma. Tem também casas para alugar que dependendo do tamanho da turma comepnsa muito devido ao ataque de verdadeiros vampiros. Ao lado tem a pousada do Jamil, muito bom, mas caro pacas, em relação á pescaria, confesso que foi meio frustante. Em conversa com pescadores de Poconé, dizem que a melhor época é logo no final da piracema.

DESGOSTO: UM DIA ANTES DE DEIXAR O LOCAL, ENCOSTOU UMA EMBARCAÇÃO PARA DESCARREGAR 10 T, ISSO MESMO DEZ TONELADAS DE PEIXES ENTRE PINTADOS, CACHARAS, DOURADOS E JAÚS. REVOLTADO COM A CENA PROCUREI ME INFORMAR SOBRE A LEGALIDADE DO PESCADO E ESCAPOU A FALCATRUA. NO BARCO DEVIA TER UNS 6 PESCADORES OU AJUDANTES, MAS ELES TINHAM UMAS 40 OU 50 CARTEIRAS DE PESCADOR PROFISSIONAL FANTASMA. E QUANDO CHEGAM NA FISCALIZAÇÃO TEM ATÉ RECÉM NASCIDO LEGALIZADO PARA A DESTRUIÇÃO.

FICA AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO, SOBRE ESSA DEPREDAÇÃO DOS NOSSOS RIOS.

Finalizando Júnior, muita piranha, muita mesmo e pouco peixe.

OBS: depois passo o telefone do lugar lá.

Abraços

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pesco no pantanal desde os meus 08 anos de idade e digo que as pessoas tem uma imagem mto errada sobre o pantanal, principalmente sobre o pantanal Mato Grossense.

Pescar no pantanal é como pescar na amazonia, se voce nao for na epoca certa, no local certo e com a turma certa, a sua pescaria tem mtas chances de dar errado.

Fui para Barcelos uma vez e a minha turma nao pegou nenhum tucunare com mais de 7kg, mas nao é por isso que la nao tem tucunares grandes. Quantas pescarias improdutivas nao sao feitas na amazonia? quantas pessoas nao saem frustradas? mas é la que estão os maiores tucunares do planeta. Assim como na regiçao de Santo Antobio, Barão de Melgaço e Porto Jofre, voce vai achar uma quantidade enorme de pintados, cacharas, Dourados, pacus e peraputangas, desde que vc va na epoca certa e no lugar certo.

Nao ha lugar que tenha mais pintados, cacharas e pacus do que o rio piquiri na abertura da pesca. ja cheguei a pegar 12 pintados e cacharas de medida em um só dia no Jofre. Assim como nesse ultimo ano peguei 04 pintados com mais de 20kg no rio Cuiabá, no BAIT.

Poderia dizer que a pescaria no pantanal Norte se divide assim:

Porto Jofre: excelente na abertura da pesca (Março e Abril)( se o rio estiver fora da caixa ). Por aqui acontece um fenomeno chamado dequada : http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=127 (nesse link explica perfeitamente oq é esse fenomeno).

A agua do rio Cuiabá e do rio Tres irmãos ficam "sujas", ruim para os peixes e esses vao para o rio piquiri que é um rio de agua "boa", entao vc tem uma enorme quantidade de peixes concentradas em um lugar só. Caso a dequada nao ocorra (que foi oq aconteceu no ano retrasado) os peixes ficam espalhados, dificultando a sua captura.

PROS: Nessas ondições, posso afirmar que nao ha lugar melhor para c pescar pintados, cacharas, pacus e outros peixes.

CONTRAS: Nessa epoca a procura é enorme, geralmente vc tem q reservar com quase um ano de antecedencia e os preços são carissimos, dependendo da pousada a adiaria chega a quase mil reais por pessoa.

pousadas na regiao: Pousada Porto Jofre (Jamil) http://www.portojofre.com.br /

pousada Piquiri http://www.pesqueiroepousadapiquiri.com.br/ e pousada ilha do caracara http://www.ilhadocaracara.com.br/

outras opções sao barco hoteis:

Barão de Melgaço: Excelente lugar para se pescar pacus, piauçus e peras, no final de Abril ate o final de Maio. O lugar é Maravilhoso, para mim é a parte mais bonita do pantanal. Nessa epoca ( Abril e Maio) a pesca é feita com carangueijo e vc pode capturar por aqui o maior piauçu da sua vida! Pense nuns bichos Grandes!!!

PROS: pousadas com preço acessiveis, lugar maravilhoso! mtas ações! aqui é o berçario dos peixes!

CONTRAS: Pega se muitos peixes abaixo da medida, c vc busca ações, aqui é o lugar! mas c vc busca um trofeu( a menos que esse seja um piauçu) escolheria outro lugar.

pousadas: Baguari / Tia Feva / Mutum / Foad.

Santo antonio do Leverger (Ita Ibate Brasileira): Aqui é um lugar que a pesca predatoria tinha tomado conta.

Redes, espinheis, anzois de Galho, tablados e cevas fixas em todo o rio: Esse ano a sema veio e arrancou tudo!

Nos tablados com cevas fixas era comum vc ver pessoas pegando 100 peraputangas, ou 100 piauçus ou 100 pacu peva ou uns 60 pacus por dia!!! era jogar e fisgar! agora imaginem que isso era por tablado! com uns 500 tablados espalhados ao longo do rio qntas toneladas de peixes nao eram mortos por dia!!! Era comum de ver pessoas com um ou dois sacos de lixo de 100 litros cheio de peixes! Os peixes nao estavam mais subindo o rio para a reprodução, pois ficavam parados nas cevas, a pescaria rio acima, perto de Cuiabá foi mtissimo prejudicada pois o peixe nao conseguia chegar ate aqui.

Só agora a uns 3 meses que a SEMA organizou um multirao e arrancou e proibiu todas as cevas fixas.

Mas vcs devem estar c perguntando pq a Ita Ibate Brasileira?

Por aqui, perto da Usina de Itaicy a gente pratica a pesca de peixes de couro com iscas artificiais, como o Johnny mostrou no programa 178 e depois foi capa de uma pesca e cia. só que ao inves de currico a gente pesca no Bait. Ja vi tirarem um pintado com 48 kg!!! Na epoca que o rio esta baixando é tiro e queda! ou pega dourado! (nao mto grandes) no maximo uns 6kg ou pintados com uns 22kg em media!

A unica coisa é que é quase impossivel ver alguem devolver o peixe pra agua. Por aqui se mata tudo que se pega. um absurdo! Se os donos de pousadas se conscientizassem, poderiam ganhar mto dinheiro, pois essa é uma pescaria ímpar!!!

imagina vc com uma vara de 25 ou 30 lb, uma multi 50lb e com um pintado de 30kg pego no arremesso!!!

Mas como tudo que é bom dura pouco...Cada vez mais os grandes exemplares estao diminuindo, esse de 48kg foi pego no final do ano passado, esse ano o maior que eu vi nao devia chegar a 40kg!

PROS: Perto de Cuiaba, pousadas com preço acessível e pescaria de peixes de couro no pincho!

CONTRA: Falta de fiscalização e leis que proibissem abater esses maravilhosos exemplares, falta de consciência dos pescadores e donos das pousadas e pescaria de peixes de escama praticamente impossivel fora dos tablados ( vamos ver c essa parte agora melhora com a retirada das cevas fixas).

pousadas: pousada Itaicy http://www.apousadaitaicy.com.br

Eu pesco de 15 em 15 dias nessas regiões e afirmo, nao ha lugar melhor para se pegar pintados, cacharas e pacus do que o rio Piquiri entre Março e Maio.

Ninguem pagaria quase mil reais em uma pousada para nao pegar peixe e estas pousadas estao sempre lotadas nessa epoca do ano.

E para quem gosta de Bait, o rio Cuiabá é uma loucura na epoca da seca ( de Agosto pra frente), peixes de couro na artificial é fantastico, deem uma olhada no video dos nossos amigos Aroldo, Julio e Rene.

http://www.pescamatogrosso.com.br/

Qualquer duvida estamos ai.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Junior,

já pesquei no Rio Cuiabá e Rio Piquiri na região de Porto Jofre / Poconé 3 vezes. A primeira em set de 2.000 foi muito boa, mas só pescamos no Cuiabá pois o Piquiri estava muito baixo e o Barco Hotel não podia navegar muito... Em julho de 2.004 Ficamos no Hotel Porto Jofre, foi uma das piores pescarias que já fiz, éramos uns 12 e ninguém pegou nada.

Mas em 2.009 fomos no final na primeira semana de maio e foi a pescaria mais produtiva que já participei, pescamos praticamente só no Rio Piquiri, e pegamos muito Dourado de rodada, boas cacharas e pintados e grandes Jaús, eu mesmo peguei 3 acima de 30kgs. Não estava saindo Pacu.

Realemente acho que o melhor período nesta região é março e abril, mas tem que contar com a sorte pois é uma região muito pescada, muitas pousadas e barcos hotéis. Para se ter uma idéia, pescamos os dourados em um ponto do Rio Piquiri onde em uma extensão de uns 200mts eu cheguei a contar 25 barcos pescando de rodada, mas felizmente eu também ví um festival de dourados, foi muito bom!

abs

Marcus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junior, estivemos por lá em março/2010 e estaremos agora no dia 3 de março, se Deus quiser, ficamos no mesmo navio que o Eloy citou(dizem que é o melhor)nada temos a reclamar.Partimos mais o menos às 15:30 subindo Rio Cuiabá entrando no Piquiri e navegando até meia noite onde pernoitamos(no barco).Pela manhão pescamos até 11:30, voltamos para o navio e navegamos até a baía das piranhas, (longe, põe longe nisso) onde ficou atracado nas emediações da baía, bem daí em frente foi só festa, muito peixe esperamos que este ano se repita. Espero ter ajudado. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Junior!!

To indo pra lá domingo... se der tudo certo dia 1º qnd abri a pesca já estarei pescando.....espero que seja a pescaria do sonhos... pq numa época dessa com a lua boa.... só tem que dá td certo!!

já fui lá outras duas vezes é bem oque nosso amigo João disse...

quando voltar, depois que passar o carnaval eu te conto como foi!!!

até mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Bom, pesco no pantanal desde os meus 08 anos de idade e digo que as pessoas tem uma imagem mto errada sobre o pantanal, principalmente sobre o pantanal Mato Grossense.

Pescar no pantanal é como pescar na amazonia, se voce nao for na epoca certa, no local certo e com a turma certa, a sua pescaria tem mtas chances de dar errado.

Fui para Barcelos uma vez e a minha turma nao pegou nenhum tucunare com mais de 7kg, mas nao é por isso que la nao tem tucunares grandes. Quantas pescarias improdutivas nao sao feitas na amazonia? quantas pessoas nao saem frustradas? mas é la que estão os maiores tucunares do planeta. Assim como na regiçao de Santo Antobio, Barão de Melgaço e Porto Jofre, voce vai achar uma quantidade enorme de pintados, cacharas, Dourados, pacus e peraputangas, desde que vc va na epoca certa e no lugar certo.

Nao ha lugar que tenha mais pintados, cacharas e pacus do que o rio piquiri na abertura da pesca. ja cheguei a pegar 12 pintados e cacharas de medida em um só dia no Jofre. Assim como nesse ultimo ano peguei 04 pintados com mais de 20kg no rio Cuiabá, no BAIT.

Poderia dizer que a pescaria no pantanal Norte se divide assim:

Porto Jofre: excelente na abertura da pesca (Março e Abril)( se o rio estiver fora da caixa ). Por aqui acontece um fenomeno chamado dequada : http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=127(nesse link explica perfeitamente oq é esse fenomeno).

A agua do rio Cuiabá e do rio Tres irmãos ficam "sujas", ruim para os peixes e esses vao para o rio piquiri que é um rio de agua "boa", entao vc tem uma enorme quantidade de peixes concentradas em um lugar só. Caso a dequada nao ocorra (que foi oq aconteceu no ano retrasado) os peixes ficam espalhados, dificultando a sua captura.

PROS: Nessas ondições, posso afirmar que nao ha lugar melhor para c pescar pintados, cacharas, pacus e outros peixes.

CONTRAS: Nessa epoca a procura é enorme, geralmente vc tem q reservar com quase um ano de antecedencia e os preços são carissimos, dependendo da pousada a adiaria chega a quase mil reais por pessoa.

pousadas na regiao: Pousada Porto Jofre (Jamil) http://www.portojofre.com.br/

pousada Piquiri http://www.pesqueiroepousadapiquiri.com.br/e pousada ilha do caracara http://www.ilhadocaracara.com.br/

outras opções sao barco hoteis:

Barão de Melgaço: Excelente lugar para se pescar pacus, piauçus e peras, no final de Abril ate o final de Maio. O lugar é Maravilhoso, para mim é a parte mais bonita do pantanal. Nessa epoca ( Abril e Maio) a pesca é feita com carangueijo e vc pode capturar por aqui o maior piauçu da sua vida! Pense nuns bichos Grandes!!!

PROS: pousadas com preço acessiveis, lugar maravilhoso! mtas ações! aqui é o berçario dos peixes!

CONTRAS: Pega se muitos peixes abaixo da medida, c vc busca ações, aqui é o lugar! mas c vc busca um trofeu( a menos que esse seja um piauçu) escolheria outro lugar.

pousadas: Baguari / Tia Feva / Mutum / Foad.

Santo antonio do Leverger (Ita Ibate Brasileira): Aqui é um lugar que a pesca predatoria tinha tomado conta.

Redes, espinheis, anzois de Galho, tablados e cevas fixas em todo o rio: Esse ano a sema veio e arrancou tudo!

Nos tablados com cevas fixas era comum vc ver pessoas pegando 100 peraputangas, ou 100 piauçus ou 100 pacu peva ou uns 60 pacus por dia!!! era jogar e fisgar! agora imaginem que isso era por tablado! com uns 500 tablados espalhados ao longo do rio qntas toneladas de peixes nao eram mortos por dia!!! Era comum de ver pessoas com um ou dois sacos de lixo de 100 litros cheio de peixes! Os peixes nao estavam mais subindo o rio para a reprodução, pois ficavam parados nas cevas, a pescaria rio acima, perto de Cuiabá foi mtissimo prejudicada pois o peixe nao conseguia chegar ate aqui.

Só agora a uns 3 meses que a SEMA organizou um multirao e arrancou e proibiu todas as cevas fixas.

Mas vcs devem estar c perguntando pq a Ita Ibate Brasileira?

Por aqui, perto da Usina de Itaicy a gente pratica a pesca de peixes de couro com iscas artificiais, como o Johnny mostrou no programa 178 e depois foi capa de uma pesca e cia. só que ao inves de currico a gente pesca no Bait. Ja vi tirarem um pintado com 48 kg!!! Na epoca que o rio esta baixando é tiro e queda! ou pega dourado! (nao mto grandes) no maximo uns 6kg ou pintados com uns 22kg em media!

A unica coisa é que é quase impossivel ver alguem devolver o peixe pra agua. Por aqui se mata tudo que se pega. um absurdo! Se os donos de pousadas se conscientizassem, poderiam ganhar mto dinheiro, pois essa é uma pescaria ímpar!!!

imagina vc com uma vara de 25 ou 30 lb, uma multi 50lb e com um pintado de 30kg pego no arremesso!!!

Mas como tudo que é bom dura pouco...Cada vez mais os grandes exemplares estao diminuindo, esse de 48kg foi pego no final do ano passado, esse ano o maior que eu vi nao devia chegar a 40kg!

PROS: Perto de Cuiaba, pousadas com preço acessível e pescaria de peixes de couro no pincho!

CONTRA: Falta de fiscalização e leis que proibissem abater esses maravilhosos exemplares, falta de consciência dos pescadores e donos das pousadas e pescaria de peixes de escama praticamente impossivel fora dos tablados ( vamos ver c essa parte agora melhora com a retirada das cevas fixas).

pousadas: pousada Itaicy http://www.apousadaitaicy.com.br

Eu pesco de 15 em 15 dias nessas regiões e afirmo, nao ha lugar melhor para se pegar pintados, cacharas e pacus do que o rio Piquiri entre Março e Maio.

Ninguem pagaria quase mil reais em uma pousada para nao pegar peixe e estas pousadas estao sempre lotadas nessa epoca do ano.

E para quem gosta de Bait, o rio Cuiabá é uma loucura na epoca da seca ( de Agosto pra frente), peixes de couro na artificial é fantastico, deem uma olhada no video dos nossos amigos Aroldo, Julio e Rene.

http://www.pescamatogrosso.com.br/

Qualquer duvida estamos ai.

Abraço

João, bom dia! Minha viagem até porto cercado - Pousada Pantaneira Poconé, dia 28 de agosto está chegando e gostaria que me ajudasse com umas dicas do que levar e o que pescar no fim de agosto e começo de setembro. De escamas gosto muito de pacu caranha e piauvuçú e de couro Cachara, pintado e barbados. Nesta época e por causa das chuvas este ano o que você me indica de iscas - materias e técnicas? aguardo e agradeço, charley alves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...