Ir para conteúdo

Lago de Tucuruí - Pará


Posts Recomendados

Amigos, fui pescar em um lago que é muito conhecido no Pará e sem dúvida alguma tem um grande potencial pra pesca esportiva.

Já foi palco de diversos torneios, entre eles o Topam, que trouxe pescadores de vários países para pescar aqui.

Estamos realizando um trabalho para diminuir a pressão da pesca profissional na região e já conseguimos aprovar uma lei que proíbe a pesca com arpão nas águas interiores do grande lago.

Sobre o Lago

O lago foi formado pela represa de Tucuruí- 10 vezes maior que a baia de Guanabara, com uma profundidade média de 73 metros - um dos bons pesqueiros é também de uma beleza indescritível.O grande lago, formado pelo Rio Tocantins, começa a jusante da cidade de Marabá e tem seus vertedouros na cidade de Tucuruí, onde aciona as turbinas de uma das maiores hidrelétricas do mundo.

Acesso

Pode-se chegar ao lago por vários municípios que ficam a sua margem, sendo os mais importantes os de Marabá e Tucuruí, com linhas aéreas e terrestres em conexão com qualquer capital do Brasil.

Apoio

É muito fácil, em Marabá ou Tucuruí, o aluguel de "voadeiras", como também de barcos hotéis equipados com infra-estrutura de pesca amadora. Além desses, pode-se acampar numa das suas 1.500 ilhas catalogadas pela Eletronorte.

Peixes

Embora a espécie mais procurada seja o Tucunaré, habitam as águas da represa a Piranha Preta, Jacundá, Apaiarí e Aruanã e mais os peixes de couro como Barbado, Paraíba, Pirarara e Surubim.

Equipamento

Para os predadores, com isca artificial, é aconselhável o uso de varas de até 20 libras, carretilha ou molinete de recolhimento rápido proporcional a vara utilizada com linha de 20 libras (0,35mm) e iscas de superfície e meia água.

Para os peixes de couro, em pesca de espera, é aconselhável o uso de varas de até 80 libras, carretilha ou molinete proporcional a vara, linha de 0,80mm e iscas de peixes naturais ou "minhocuçu".

Importante

Para os menos avisados, alertamos que pelo tamanho do lago de Tucuruí - onde as distâncias são medidas em horas de navegação, é sempre importante que se leve, na embarcação, material de primeiros socorros. Também pequenas voadeiras devem se restringir nas proximidades das margens, pois os ventos podem provocar ondas de até 1,5 metro de altura.

A pescaria

Foi apenas 1 dia de pescaria pois eu estava realizando um trabalho na prefeitura para tentar impedir a abertura de uma grande fábrica de gelo,que iria acarretar em mais peixes mortos, graças a deus conseguimos.

Por lá ainda se faz uma excelente pescaria,porém os peixes não estão próximos a cidade é necessário pelo manos 1 hora de navegação.E quanto mais longe, mais peixes.

Nos registros dos primeiros torneios o maior peixe já pego e pesado corretamente foi um tucunaré de 8.210 Kg, ou seja se conseguirmos proibir a pesca do tucunaré neste lago, e deixar esta espécie apenas para pesca esportiva, ele tem tudo para ser uma grande potência nacional.É por isso que estamos lutando diariamente.

Algumas fotos (desculpem a resolução pois essas fotos foram feitas através da filmagem,é que quando estou filmando procuro não parar para fotografar).

Imagem Postada

tucuna

Imagem Postada

a barragem

Imagem Postada

tucuna

Imagem Postada

Chicão, presidente da APELT (Associação dos pescadores do Lago de Tucuruí).

Imagem Postada

na hora da fisgada

Imagem Postada

tucuna

Imagem Postada

com a Baby Torpedo na Boca

Imagem Postada

Baby Torpedo sempre arrebenta lá.

Imagem Postada

mais um tucuna.

Imagem Postada

mais um bocudo.

Amigos, quem quiser mais informações do lago, é só mandar MP, darei todo apoio e informações que quiserem.

Fiquem com deus.

Imagens: Manoel Carlos dos Passos

Texto: Eduardo Monteiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou louco prá conhecer esse lago,

só uma perguntinha quais as especies

de tucunare tem nele?

Deve ser interessante pois a região

aí ajuda muito e parabens pela

luta em preservar esse lago!!!

Grande abraço parceiro!!!

Diovane Kexão

Amigo Diovane,não sei te falar de todas as espécies, vou procurar essa informação pra vc, mas aqui temos o amarelão , isso tem,kkk, abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eduardo!

Que bom saber que tem algum pescador esportivo interessado em preservar esse Lago de Tucurui. Falo com conhecimento de causa, pois fui ai participar dos TOPAM de 2001 até 2006, era um exemplo de torneio. Estrutura excepcional tem esse lago, um povo muito bacana, um clima excelente. Sempre utilizei o pacote que a organização oferecia. Incluia tudo desde avião até o barco completo. Ai conheci muitos dos grande reporteres e pescadores esportivos que temos, como, Plinio Sanches, Jonnhy Hoffman, Willer Veloso, Lester Scalon, entre outros. Foi uma pena acabar esse evento. Todo ano diminuia a quantidade e o tamanho dos peixes em torneios. Espero que volte, pois eu sou o primeiro a fazer minha inscrição. Voce tem noticias da Elza e do Almir, organizadores do TOPAM? Outra coisa, eu vi ai uma vez tambem um Pirarucu enorme durante uma prova.

abs,

luizao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eduardo!

Que bom saber que tem algum pescador esportivo interessado em preservar esse Lago de Tucurui. Falo com conhecimento de causa, pois fui ai participar dos TOPAM de 2001 até 2006, era um exemplo de torneio. Estrutura excepcional tem esse lago, um povo muito bacana, um clima excelente. Sempre utilizei o pacote que a organização oferecia. Incluia tudo desde avião até o barco completo. Ai conheci muitos dos grande reporteres e pescadores esportivos que temos, como, Plinio Sanches, Jonnhy Hoffman, Willer Veloso, Lester Scalon, entre outros. Foi uma pena acabar esse evento. Todo ano diminuia a quantidade e o tamanho dos peixes em torneios. Espero que volte, pois eu sou o primeiro a fazer minha inscrição. Voce tem noticias da Elza e do Almir, organizadores do TOPAM? Outra coisa, eu vi ai uma vez tambem um Pirarucu enorme durante uma prova.

abs,

luizao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eduardo!

Que bom saber que tem algum pescador esportivo interessado em preservar esse Lago de Tucurui. Falo com conhecimento de causa, pois fui ai participar dos TOPAM de 2001 até 2006, era um exemplo de torneio. Estrutura excepcional tem esse lago, um povo muito bacana, um clima excelente. Sempre utilizei o pacote que a organização oferecia. Incluia tudo desde avião até o barco completo. Ai conheci muitos dos grande reporteres e pescadores esportivos que temos, como, Plinio Sanches, Jonnhy Hoffman, Willer Veloso, Lester Scalon, entre outros. Foi uma pena acabar esse evento. Todo ano diminuia a quantidade e o tamanho dos peixes em torneios. Espero que volte, pois eu sou o primeiro a fazer minha inscrição. Voce tem noticias da Elza e do Almir, organizadores do TOPAM? Outra coisa, eu vi ai uma vez tambem um Pirarucu enorme durante uma prova.

abs,

luizao

Amigo Luizão, vc falou tudo, o Topam era show, pena ter acabado.

Criamos um torneio lá que agora se chama TORTUC, já estamos na terceira edição este ano, e é tb um sucesso, pena que a pesca predatória ainda é muito grande mais estamos medindo forças para mudar.

Este ano o torneio será em junho acredito eu, se poder venha,será muito bem vindo.Sobre a Elza, não trabalha mais no ramo amigo,infelizmente.

Forte abraço.

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Eduardo!

Que bom saber que tem algum pescador esportivo interessado em preservar esse Lago de Tucurui. Falo com conhecimento de causa, pois fui ai participar dos TOPAM de 2001 até 2006, era um exemplo de torneio. Estrutura excepcional tem esse lago, um povo muito bacana, um clima excelente. Sempre utilizei o pacote que a organização oferecia. Incluia tudo desde avião até o barco completo. Ai conheci muitos dos grande reporteres e pescadores esportivos que temos, como, Plinio Sanches, Jonnhy Hoffman, Willer Veloso, Lester Scalon, entre outros. Foi uma pena acabar esse evento. Todo ano diminuia a quantidade e o tamanho dos peixes em torneios. Espero que volte, pois eu sou o primeiro a fazer minha inscrição. Voce tem noticias da Elza e do Almir, organizadores do TOPAM? Outra coisa, eu vi ai uma vez tambem um Pirarucu enorme durante uma prova.

abs,

luizao

Amigo Luizão, vc falou tudo, o Topam era show, pena ter acabado.

Criamos um torneio lá que agora se chama TORTUC, já estamos na terceira edição este ano, e é tb um sucesso, pena que a pesca predatória ainda é muito grande mais estamos medindo forças para mudar.

Este ano o torneio será em junho acredito eu, se poder venha,será muito bem vindo.Sobre a Elza, não trabalha mais no ramo amigo,infelizmente.

Forte abraço.

Eduardo

Eduardo!

Se voce puder, quando tiver todas as informações do torneio me mande uma mp.

Muito obrigado,

luizao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...