Ir para conteúdo

Kuluene ou Araguaia ?


Posts Recomendados

Boa tarde pessoal , preciso da ajuda de vocês...

Kuluene ou Araguaia ?

Gostaria de saber qual desse locais é melhor para peixes de couro, em especial a pirarara...

No Kuluene estou analisando a pousada matrinxã e no Araguaia a pousada Asa Branca ou Wilson Ribeiro.

Pretendo ir no mês de abril de 2011 quando o rio está cheio...

Obrigado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para Pirarara a opção é o Araguaia ! ::tudo::

Para peixes ainda maiores, vá de rio Negro ( AM ) ! joia:::

Araguaia sem dúvida!! - Pousada Asa Branca

Agora, Kidão, vou discordar de ti. Peixes do Negro maiores que do Araguaia???? Tá doido??!!

Me ache uma pirarara com reais 50Kg nas fotos do Rio Negro, ou melhor, uma piraíba acima de 1,60m...

Imagem Postada

Araguaia _ DEZ 2010 _ Estimados 50Kg _ Pousada Asa Branca

Em quantidade o Rio Negro impressiona, mas em qualidade de peixes de couro fico na dúvida do melhor entre Araguaia e Teles Pires... Mas pelo custo x benefício, Araguaia com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Araguaia... Com certeza!!!

Ótimo custo X benefício...

Vá sem medo meu irmão!

Sugiro Pousada Asa Branca, fale com o Carlinhos, diga que é aqui do nosso fórum e que quer pegar a pirarara do Darceny, kkkkkkkkkkk

Em maio estou lá atrás das piraíbas joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pescarias de peixes de couro 'GRANDES', é Telles Pires ou Araguaia.

No Telles Pires vc pode pegar tb Jaus...e quem ja pegou um grande jauzao da loca, sabe o qnto esse bicho briga, mas se o alvo sao as Pirararas ficaria com o Araguaia, que é onde se encontram as maiores e ainda a pescaria sai pela metade do preço( custo beneficio inigualavel).

Caso vc faça parte do forum do MP de uma olhada no tamanho das crianças desse relato.

http://www.momentodapesca.com.br/forum/ ... f=5&t=3882

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia...

A resposta nessa fórum é rápida e certeira... caramba !!!

Agradeço aos amigos que responderam a pergunta até agora:

Tiago tucunaré, Romulo_njr, Fabrício Biguá, Kid M, Xandego, José Castellões, Giuliano Americano, João Emboava, EduBacha e TiWillian.

Vou ver o tópico do momento da pesca que foi citado pelo João Emboava e Romulo_ngr para apreciar um pouco mais as pirararas ...

Vou falar com meus amigos e com certeza se formos pescar será no Araguaia...

Abração amigos...

E mais uma vez muito obrigado !

PS: Se eu pegar uma dessas de 50 Kg, posso pegar minha "traia" e ir embora, ... kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CARA JA FUI PESCAR NA REGIAO DO CULUENE 3 VEZES.NA POUSADA NASCENTE DO XINGU.NO ENCONTRO DOS 2 RIOS 7 SETEMBRO/CULUENE ONDE FORMA O XINGU OPERAM UMAS 9 POUSADAS QUE MATAM TUDO.PEIXE LA E ZERO ::nada:: ::nada:: ::nada:: .SEM DUVIDA ARAGUAIA ONDE HA FISCALIZAÇAO AINDA FUNCIONA UM POUCO.UM ABRAÇO E BOA PESCARIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas,

Aproveitando o assunto do tópico e uns pensamentos meus resolví fazer uma pergunta aos nobres colegas...

A questão é a seguinte: Gosto muito da pescarias dos grandes de couro e pesco sempre no Araguaia pois tenho esquema para ir, ficar acampado não tendo despesas com guias ou pousadas (resultado : média de R$300,00 reais por cabeça em uma pescaria de 3-4 dias) não justificando gastos de até 10x mais para pescar. Por isso não tenho muita experiência de pesca dos grandes de couro em outras regiões.

Sempre percebo que no Teles pires principalmente existe uma maior quantidade de piraíbas que no araguaia porém raramente se pega as brutas, na maioria das vezes na faixa de 1,50m, já no Araguaia temos uma menor quantidade em números mas raramente se pega uma menor que 1,70-1,80mts.

Os dados do Teles pires são apenas o que ouço falar... desculpe se estiver errado.

A questão é que resolví dar uma estudada no assunto e andei lendo e escutando 2 teorias: 1ª que as piraíbas nascem no rio Amazonas e sobem o Araguaia e quando estão na altura de tucuruí já cresceram e estão com mais de 1,50m, acasalam lá em cima e descem para o Amazonas. a 2ª é que elas só sobem o Araguaia ná época da reprodução,já maiores e colocam os ovos lá em cima. Os ovos descem a correnteza e eclodem no amazonas. Alguém sabe se alguma dessas teorias procedem? Existe alguma outra?

Obrigado e desculpem o temenho do post...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Giovannip,

nao conheço nada da biologia reprodutiva da piraiba, apenas que sao grandes migradoras, assim como sua prima dourada. De qualquer forma essa hipotese de nascer no Amazonas e ir pro Araguaia nao tem como, pois tem a barragem de tucurui no meio. Alem do que o Araguaia se junta com o Tocantins e cai no lado leste da Ilha de Marajó, já o Amazonas desagua no oceano no lado oeste dessa ilha. Na parte sul da ilha tem um emaranhado de rios menores que vao tanto para o Amazonas quanto para o Araguaia-Tocantins, mas como a Piraíba é um peixe de canal e grandes rios nao creio que ela se aventure nesses cursos menores nao. Pra saber mesmo, só rastreando via rádio, o que nao se ja foi feito. Mas eu chuto que são duas populações separadas, Amazonas e Arag-Toc.

bração

Caros colegas,

Aproveitando o assunto do tópico e uns pensamentos meus resolví fazer uma pergunta aos nobres colegas...

A questão é a seguinte: Gosto muito da pescarias dos grandes de couro e pesco sempre no Araguaia pois tenho esquema para ir, ficar acampado não tendo despesas com guias ou pousadas (resultado : média de R$300,00 reais por cabeça em uma pescaria de 3-4 dias) não justificando gastos de até 10x mais para pescar. Por isso não tenho muita experiência de pesca dos grandes de couro em outras regiões.

Sempre percebo que no Teles pires principalmente existe uma maior quantidade de piraíbas que no araguaia porém raramente se pega as brutas, na maioria das vezes na faixa de 1,50m, já no Araguaia temos uma menor quantidade em números mas raramente se pega uma menor que 1,70-1,80mts.

Os dados do Teles pires são apenas o que ouço falar... desculpe se estiver errado.

A questão é que resolví dar uma estudada no assunto e andei lendo e escutando 2 teorias: 1ª que as piraíbas nascem no rio Amazonas e sobem o Araguaia e quando estão na altura de tucuruí já cresceram e estão com mais de 1,50m, acasalam lá em cima e descem para o Amazonas. a 2ª é que elas só sobem o Araguaia ná época da reprodução,já maiores e colocam os ovos lá em cima. Os ovos descem a correnteza e eclodem no amazonas. Alguém sabe se alguma dessas teorias procedem? Existe alguma outra?

Obrigado e desculpem o temenho do post...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra completar a resposta do thiaguinho, com a qual concordo. moro em macapá, na foz do rio amazonas e por aqui (infelizmente) tem-se o hábito de comer filhote. vejo alguns beirando os 60/70 kgs nas peixarias, mas a grande maioria até 20 kgs. to começando a achar que estes bichos se reproduzeem aqui pela foz.

quanto aos filhotes do araguaia, tenho minhas duvidas se ainda reproduzem de forma eficiente, eis que tucurui cortou o rio ao meio. ocorre que somente vejo grandes piraiba fisgadas, nunca vi uma menor que 1, 50 m...

no teles pires, tb é grande a incidencia de oiraibas pequenas, já peguei algumas com menos de 10kgs, mas já vi algumas que beiravam os 2 m... acredito que seja uma populaçao diversificada e com reproduçao normal, por enquanto, já que a usina hidreletrica que vai ser instalada nas sete quedas vai fuder o rio teles pires.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tratando-se de piraíbas, o Telles Pires na região abaixo das Sete Quedas e perto das Areas indigenas ( entre a pousada Portal das Amazonia e a Pousada Mantega) tem muitas piraibas grandes, somente na ultima vez q fui la peguei 2 filhotes com peso de 20kg desembarcado no meio das quedas e duas grandes, de 1,78m e outra de 2,02m.

Fora os enormes Jaus, Pirararas e tambaquis que vivem por la tambem.

Em termos de diversidade e quantidade de peixes grandes, o Telles Pires naquela região é FANTASTICO.

Na cheia e na vazante é muito dificil algum pescador sair sem pegar um peixe na faixa de 30kg a 40kg ( REAIS ).

Fora que a correnteza do rio é fortíssima, o que da mais trabalho ainda para o pescador. Pegar um peixe de 20kg, encima de uma pedra das Sete quedas, sem a ajuda de um barco é uma briga enorme...um verdadeiro cabo de guerra. As pousadas daquela regiao deveriam servir de exemplo para todo mundo. A preocupação que eles tem com cada peixe fisgado é impressionante, por isso que la tem tantos peixes.

Pesca esportiva MESMO!!!

Logicamente que tudo isso tem um preço, as diarias nas pousadas naquela regiao variam de 650 reais para cima. (mas vale cada centavo)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra completar a resposta do thiaguinho, com a qual concordo. moro em macapá, na foz do rio amazonas e por aqui (infelizmente) tem-se o hábito de comer filhote. vejo alguns beirando os 60/70 kgs nas peixarias, mas a grande maioria até 20 kgs. to começando a achar que estes bichos se reproduzeem aqui pela foz.

quanto aos filhotes do araguaia, tenho minhas duvidas se ainda reproduzem de forma eficiente, eis que tucurui cortou o rio ao meio. ocorre que somente vejo grandes piraiba fisgadas, nunca vi uma menor que 1, 50 m...

no teles pires, tb é grande a incidencia de oiraibas pequenas, já peguei algumas com menos de 10kgs, mas já vi algumas que beiravam os 2 m... acredito que seja uma populaçao diversificada e com reproduçao normal, por enquanto, já que a usina hidreletrica que vai ser instalada nas sete quedas vai fuder o rio teles pires.

Grando José!

Interessante suas considerações!

O que acontece é o seguinte. frequento o Rio araguaia desde quando ainda estava na barriga de minha mãe, como citado antes em uma frequência relativamente alta e NUNCA houví falar de algém que tenha visto ou pegado ou ouvido falar de filhotes pequenos, pelo menos na região entre Barra do Garças a Luiz Alves. Quando você cita filhotes de 20 Kg para mim parece um ER eheheheh. O que no leva a pensar que nesta faixa hetária esses peixes não andam por aqui, vejam que já pesquisei com pescador profissional de predador que faz arrastão com redes diabo:: diabo:: diabo::

Estive levantando essa hipótese pois há algum tempo conhecí um senhor de uns 80 anos que me impressionei com ele. Ele simplesmente me disse que pescava filhotes durante toda sua vida útil com linha de mão e sem canoas, que já havia pegado seguramente mais de 200 filhotes. Este senhor naquela época matava todos os peixes que pegava (acredito que década d 60 mais ou menos) e disse essa primeira teoria pois nunca havia pegado sequer um filhote com ovos na barriga e nunca também tinha ouvido dizer deles com menor porte. Levantei essa questão de tucuruí e ele me disse que a pós a construção da hidroelétrica diminuiu muito a quantidade dos filhotes mas depois eles voltaram a aparecer e que ele acreditava que eles passaram a se reproduzir lá também...

Vai saber né.

Bem vamos ver se aparecem mais pessoas com mais teorias...

Abraço pesoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tratando-se de piraíbas, o Telles Pires na região abaixo das Sete Quedas e perto das Areas indigenas ( entre a pousada Portal das Amazonia e a Pousada Mantega) tem muitas piraibas grandes, somente na ultima vez q fui la peguei 2 filhotes com peso de 20kg desembarcado no meio das quedas e duas grandes, de 1,78m e outra de 2,02m.

Fora os enormes Jaus, Pirararas e tambaquis que vivem por la tambem.

Em termos de diversidade e quantidade de peixes grandes, o Telles Pires naquela região é FANTASTICO.

Na cheia e na vazante é muito dificil algum pescador sair sem pegar um peixe na faixa de 30kg a 40kg ( REAIS ).

Fora que a correnteza do rio é fortíssima, o que da mais trabalho ainda para o pescador. Pegar um peixe de 20kg, encima de uma pedra das Sete quedas, sem a ajuda de um barco é uma briga enorme...um verdadeiro cabo de guerra. As pousadas daquela regiao deveriam servir de exemplo para todo mundo. A preocupação que eles tem com cada peixe fisgado é impressionante, por isso que la tem tantos peixes.

Pesca esportiva MESMO!!!

Logicamente que tudo isso tem um preço, as diarias nas pousadas naquela regiao variam de 650 reais para cima. (mas vale cada centavo)

Abraços

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: verdade as pousadas da 7quedas sao incrivel mesmo agora nao adiante varias empressas fazer um papel brilhante e agora vem uma hidreletrica e acaba com tudo sei que pra quela regiao de paranita e nova bandeirantes etc eles espere que vao ganha muito mais na verdade quem ganha sao as grandes empresas. e o paraiso buaa:: buaa:: buaa:: buaa:: buaa:: buaa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O kuluene é melhor pra peixes de escama, como cachorras, bicudas e matrinxãs.

O Araguaia é melhor para os peixes de couro. Fenomenal pra pirararas p q é proibido matar exemplares de qq porte.

Qto à reprodução das piraíbas, de fato é muito difícil pegar piraíbas com menos de 1,50 mts no Araguaia, mas acontece. Eu já peguei uma com 1 mt, há uns 10 anos. Tenho relato de um piloteiro que conheço, de uma pequena piraíba com uns 60 cm, pega há uns 2 anos, pouco abaixo de Luiz Alves.

O problema é que a pesca predatória de piraíbas não dá trégua. Na região de Luiz Alves os próprios piloteiros ajudam a vigiar mas mesmo assim tem uns FDP da cidade que colocam espinhéis e tem matado muitas. Agora, pra baixo do Cristalino o negócio fica feio p q o pessoal de São Felix preda demais. Navegando rio abaixo, é só ir observando nas margens as cordas deixadas como pindas. Sem falar nos espinhéis...

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...