Ir para conteúdo

duvida sobre a caça no BRA??????????


Posts Recomendados

bang:: bang:: bang:: bang:: vendo esses videos no youtube alguem sabe me informa se no BRASIL foi criado algum parque que se possa fazer caçadas de aves ou porcos ao modelo da ARGENTINA bang:: bang:: bang:: bang:: ?????????

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=D4YcG5YSsyk&feature=player_embedded

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=TjQUCgRcR1c&feature=related

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=dANB2cylnpE&feature=related

arrow:: creio que esses videos ai foi filmado em algum lugar que e permitido a caça esportiva com seu maximo rigor da lei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Thaison,

A caça permance "proibida" no nosso País ! Naonao::

mestre:: mestre:: mestre:: KID mestre:: mestre:: mestre::

bang:: bang:: bang:: VENDO NO SITE DA CBC DIZ QUE NO RS TEM LOCAL PRA CAÇA bang:: bang:: bang::

arrow:: http://www.cbc.com.br/cacaesportiva/temporada/index.php?acao3_cod0=da8c30709199bae13f21ac3b2ad89f3d

Anualmente ocorre a temporada de caça amadora no estado do Rio Grande do Sul, estabelecida legalmente através de uma Instrução Normativa do IBAMA, que hoje substitui as antigas portarias de Caça. Sua função é de estabelecer um zoneamento, ou seja, as regiões onde será permitido realizar a caça de banhado, de campo ou de javalis no RS. Esse zoneamento tem por base a divisão municipal do Estado, excluindo certas áreas no entorno de unidades de conservação (são as chamadas “zonas de amortecimento”, nas quais atividades de impacto são limitadas, pois afetariam indiretamente o interior de parques e reservas).

A importância do zoneamento reside em direcionar a caça para as áreas em que, durante as pesquisas de fauna cinegética, se observou as maiores populações de animais de caça. Assim evita-se o abate nos municípios nos quais essas populações estão rarefeitas. No caso da caça de campo, há diferentes zonas, alternadas ano a ano. O objetivo é permitir que as perdizes de uma determinada região não sejam caçadas todos os anos, aumentando a população para o ano em que a caça será novamente permitida naquelas áreas.

Alguns aspectos também devem sempre ser lembrados sobre a atividade de caça no RS:

- Nos art. 1º, § 1º, 8º, 16, 17 e 21, da Lei n.º 5.197, de 03 de janeiro de 1967, e o art. 4º da Lei Estadual do Rio Grande do Sul n.º 10.056, de 10 de janeiro de 1994, está previsto que caso peculiaridades regionais comportem o exercício da caça, a permissão será estabelecida em ato regulamentador do Poder Público Federal;

- A prática da caça amadorista está vinculada a princípios de manejo sustentável, a partir de estudos técnico científicos, e o que sempre constam dos Processos presentes no IBAMA/MMA - Administração Central;

- Que no Estado do Rio Grande do Sul as temporadas anuais de caça tem estudos que sempre foram conduzidos previamente pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Fundação Zoobotânica, tanto para espécies de campo, como de banhado;

- Que estas temporadas também são embasadas pelos resultados das análises do Relatório Final do Programa de Pesquisa e Monitoramento de Fauna Cinegética do Rio Grande do Sul e pelo Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres/CEMAVE-IBAMA;

- Que graças às temporadas regulares de caça amadora é possível de se disciplinar e estabelecer medidas de controle e proteção ambiental para o período em que é permitida a caça amadorista no estado do Rio Grande do Sul, com base no estabelecido na Lei 5.197/67;

- E de maneira especial que a caça de espécies como o Javalí, a Lebre, algumas Marrecas, Caturritas, Pombas e o Pássaro Preto é fundamental para evitar sérios danos à agricultura regional, particularmente às culturas do milho, arroz, sorgo, hortaliças e culturas de pequenas propriedades.

Para finalizar, vale lembrar que a Instrução Normativa do IBAMA é publicada geralmente no inicio do mês de maio. Sendo assim, acesse o site da Associação Gaúcha de Caça e Conservação (http://www.agcc.com.br) neste período para a conhecer detalhadamente e poder preparar suas caçadas com tranqüilidade.

ALGUEM SABE SE ESSA LEI TA VALENDO AINDA OU SEI LA............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa meu DEUS como odiei esse video!!! ::nada::

Prá mim jamais isso deveria ser permitido

em qualquer lugar que seja!!! Naonao::

Me desculpe pela sinceridade!!

Horroroso mesmo dá um nó na garganta

ver isso!!

Diovane Kexão

Diovane,

Eu também não sou um simpatizante da caça, principalmente com animais de grande porte. Mas, assim como a pesca, quando bem dirigida, a caça "esportiva" é uma baita ferramenta de preservação e uso sustentável.

Em vários parques americanos e em alguns parques africanos, o repovoamento foi realizado com sucesso, apartir das taxações deste esporte, que costumam ser bem altas. E o lucro gerado também gerou fiscalização real e conscientização de que a caça comercial de nada valia.

Ou seja, do mesmo modo que alguns repudiam a pesca esportiva e nos chamam de sádicos, alguns nós pode vir a repudiar a caça "esportiva". Mas temos que respeitar, e saber reconhecer também os pontos positivos. Os quais citei acima. Já no caso da caça ilegal, aí nem comento, é como a pesca com rede... um absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thaison, como vai?

A caça no Brasil é permitida (voltou a ser permitida, Tiagão) apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. E apenas a caça do javali, que é um animal invasor, que gera milhões de reais em prejuízos aos agricultores desses estados - e da mesma forma no mundo inteiro. O IBAMA teve que voltar atrás em virtude da seriedade do problema, e pode ter certeza de que, muito em breve, eles terão que estudar essa solução em quase todos (senão todos) os estados do país. Os estados do PR e MS já começaram a elaborar suas portarias a respeito, por exemplo. Aqui no DF, parte de GO e de MG eles já são uma inconveniente realidade. Basicamente, é só uma questão de tempo.

Bom, mas não existem nem são permitidos "cotos" de caça como na Argentina e Uruguai; Muito pelo contrário. Nos referidos estados aonde a caça é permitida, há um controle rígido e uma série de normas que visam justamente tornar essa permissão uma forma de controle desses animais, e não fomentar o esporte da caça em qualquer nível. Os caçadores desses estados devem estar licenciados junto ao orgão competente, usando armas devidamente registradas, e - o mais importante - caçar apenas em uma propriedade aonde a sua presença seja requistada pelo proprietário e notificada junto à secretaria de agricultura do município. Desobedecendo qualquer uma dessas diretrizes, o caçador estará sujeito ás sanções da lei.

Portanto... bora pescar, por que isso a gente ainda pode fazer. AINDA.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa meu DEUS como odiei esse video!!! ::nada::

Prá mim jamais isso deveria ser permitido

em qualquer lugar que seja!!! Naonao::

Me desculpe pela sinceridade!!

Horroroso mesmo dá um nó na garganta

ver isso!!

Diovane Kexão

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo: tambem nao gostei do video nao Naonao:: Naonao:: Naonao:: Naonao:: ver esses animais sendo morto apenas pro hobby nao acho justo.....odeio pesca de rede e caça onde que e mortos dezenas ou centenas de porcos do mato jacare perdiz..........como tem fazendeiro aqui no MT que faz chiqueiro no meio no mato e pega cerca de 30 a 40 porcos e mata tudo so pra nao come a a plantacao do cara pq eles acaba com 1hec

arrow:: agora se for uma familia que mora no sitio ou na beira do rio e vez quando mata 1 paca um porco pra comer Naonao:: Naonao:: Naonao:: Naonao:: acho errado nao mais pesca de rede espinhel galao e caça pro hobby nao e comigo nao Naonao:: Naonao:: Naonao:: Naonao::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caça ? Pra mim o nome correto disto é matança, pois o objetivo final é abater o animal e eu não vejo nada de graça nisto, tão pouco aprovo!

...bem diferente da pesca esportiva onde, além de dar chance ao peixe de escapar -quando fisgado - ele ainda é solto retornando a vida.

Ok, mas se mata alguns para almoço, tudo bem e quem tem conciência sabe que tipo/tamanho deve ser usado para isto, mas eu não me lembro de ver

vídeos ou relatos de uma pessoa abater um elefante, um rinoceronte ou mesmo um javali e alí mesmo preparar e comer o bicho.

enfim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa meu DEUS como odiei esse video!!! ::nada::

Prá mim jamais isso deveria ser permitido

em qualquer lugar que seja!!! Naonao::

Me desculpe pela sinceridade!!

Horroroso mesmo dá um nó na garganta

ver isso!!

Diovane Kexão

Diovane,

Eu também não sou um simpatizante da caça, principalmente com animais de grande porte. Mas, assim como a pesca, quando bem dirigida, a caça "esportiva" é uma baita ferramenta de preservação e uso sustentável.

Em vários parques americanos e em alguns parques africanos, o repovoamento foi realizado com sucesso, apartir das taxações deste esporte, que costumam ser bem altas. E o lucro gerado também gerou fiscalização real e conscientização de que a caça comercial de nada valia.

Ou seja, do mesmo modo que alguns repudiam a pesca esportiva e nos chamam de sádicos, alguns nós pode vir a repudiar a caça "esportiva". Mas temos que respeitar, e saber reconhecer também os pontos positivos. Os quais citei acima. Já no caso da caça ilegal, aí nem comento, é como a pesca com rede... um absurdo.

arrow:: mais sabemos como que e nossa fiscalizacao aqui BR ...........fiz esses topico por causa que meu amigo tava perguntando se tinha criado alguns parque no BR que tava liberado a caça e uma vez tinha lido em algum site mais nao achava mais dai postei o video pq deve ser em algum lugar do mundo que e liberada a caça

[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thaison, como vai?

A caça no Brasil é permitida (voltou a ser permitida, Tiagão) apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. E apenas a caça do javali, que é um animal invasor, que gera milhões de reais em prejuízos aos agricultores desses estados - e da mesma forma no mundo inteiro. O IBAMA teve que voltar atrás em virtude da seriedade do problema, e pode ter certeza de que, muito em breve, eles terão que estudar essa solução em quase todos (senão todos) os estados do país. Os estados do PR e MS já começaram a elaborar suas portarias a respeito, por exemplo. Aqui no DF, parte de GO e de MG eles já são uma inconveniente realidade. Basicamente, é só uma questão de tempo.

Bom, mas não existem nem são permitidos "cotos" de caça como na Argentina e Uruguai; Muito pelo contrário. Nos referidos estados aonde a caça é permitida, há um controle rígido e uma série de normas que visam justamente tornar essa permissão uma forma de controle desses animais, e não fomentar o esporte da caça em qualquer nível. Os caçadores desses estados devem estar licenciados junto ao orgão competente, usando armas devidamente registradas, e - o mais importante - caçar apenas em uma propriedade aonde a sua presença seja requistada pelo proprietário e notificada junto à secretaria de agricultura do município. Desobedecendo qualquer uma dessas diretrizes, o caçador estará sujeito ás sanções da lei.

Portanto... bora pescar, por que isso a gente ainda pode fazer. AINDA.

Grande abraço!

opa tudo bom valeu :amigo: Leo :amigo: :amigo: pela resposta creio que se fazendo do modo corrento vivendo de modo armonico com meio ambiente creio que nao tenha mal nenhum mais como vc falou

"bora pescar, por que isso a gente ainda pode fazer" aqui ainda eu nao Naonao:: Naonao:: Naonao:: posso fazer so parti de marco piracema so espera o peixe cria pra depois pega fotografa e solta nada melhor que ver a vida nos nossos rios ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema do Brasil chama-se "fiscalização", o estado se omite de todas as formas possiveis, primeiro deixa acontecer a matança para depois tentar achar os culpados.

Este é um dos principais fatores mesmo. O estado prefere se omitir, proibir e pronto. Muito mais simples do que estudar o caso, avaliar, traçar az regras do manejo e fiscalizar.

O mesmo acontece conosco na pesca. Mas em 2010 tivemos alguma luz no fim do túnel, onde o MPA se mostrou intencionado a fazer todo este processo. Acho que para caça não há andamento nenhum neste sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema do Brasil chama-se "fiscalização", o estado se omite de todas as formas possiveis, primeiro deixa acontecer a matança para depois tentar achar os culpados.

Este é um dos principais fatores mesmo. O estado prefere se omitir, proibir e pronto. Muito mais simples do que estudar o caso, avaliar, traçar az regras do manejo e fiscalizar.

O mesmo acontece conosco na pesca. Mas em 2010 tivemos alguma luz no fim do túnel, onde o MPA se mostrou intencionado a fazer todo este processo. Acho que para caça não há andamento nenhum neste sentido.

palmas:: palmas:: palmas:: concordo com vc se a "fiscalizacao" fosse eficiente nosso velho BR ja seria pais de 1 mundo sabemos como que funciona principalmente sobre questao ambiental quem da mais e o santo "grupo maggi" do maior destruidor no mundo passou a ser uns que pode salva o mundo entao um dia esperamos que podemos ter orgulho dizer que pais bom e nao condenar um pequeno agricultor de derruba 200 ou ate 500 hec pra da de comer ao BR tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único que falou algo sensato foi o Xandego.....

A caça regulamentada serve, na maioria dos países onde é praticada para que os próprios recursos gerados por ela sejam aplicados em prol do meio ambiente.

Mesmo na África o abate de espécies como elefantes e outros é regulamentado para que os recursos sejam utilizados (não estou falando de caça clandestina).

Falar com a emoção...como por ex.: Meu Deus...que coisa absurda, é, no mínimo hipocrisia......que NUNCA matou um tucunaré???? Ele sangra do mesmo jeito.

Como o Xandego disse...e eu já ouvi de outras pessoas que não pescam: Que judiação...fazer o peixinho sofrer e soltar...que graça tem? É sadismo.

Outra coisa: Quem NÃO come carne? Sabem como os animais que comemos são abatidos? Maior judiação......claro ..são criados para essa finalidade, assim como os animais das fazendas de caça.

E olha que estou dizendo isso tudo, pq tem fundamento científico, não por que gosto de caçar.....no RS é permitida justamente por isso (estudos rigorosos e a legislação também).....parece que os próprios caçadores ajudam a fiscalizar a caça clandestina e fora de temporada.

Então vamos com calma ,pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa meu DEUS como odiei esse video!!! ::nada::

Prá mim jamais isso deveria ser permitido

em qualquer lugar que seja!!! Naonao::

Me desculpe pela sinceridade!!

Horroroso mesmo dá um nó na garganta

ver isso!!

Diovane Kexão

Diovane,

Eu também não sou um simpatizante da caça, principalmente com animais de grande porte. Mas, assim como a pesca, quando bem dirigida, a caça "esportiva" é uma baita ferramenta de preservação e uso sustentável.

Em vários parques americanos e em alguns parques africanos, o repovoamento foi realizado com sucesso, apartir das taxações deste esporte, que costumam ser bem altas. E o lucro gerado também gerou fiscalização real e conscientização de que a caça comercial de nada valia.

Ou seja, do mesmo modo que alguns repudiam a pesca esportiva e nos chamam de sádicos, alguns nós pode vir a repudiar a caça "esportiva". Mas temos que respeitar, e saber reconhecer também os pontos positivos. Os quais citei acima. Já no caso da caça ilegal, aí nem comento, é como a pesca com rede... um absurdo.

palmas::

palmas:: palmas::

Posso estar redondamente enganado, mas, acho que em boa parte do mundo ela é permitida na lei e com isso move muitiiiiiiiiiiito $$$$$$ e emprego em muitos setores do pais, será que são tão primitivos e errados assim.

Quanto ao nosso esporte (pescaria) Quem me garante que sobrevive todos, eu digo todos os peixes que soltamos após enfiarmos uma garateia no seu olho, na sua guelra, no muco de proteção contra fungos, 10 minutos com um boga no beiço para tirar uma bela foto, levando em media 3 a 4 minutos para retirá-lo da água com certos equipamentos levinho, causando com isso extremo esforço ao animal para se soltar. Em minha opinião o fato de ele sair jogando água para todo lado não quer dizer que ele esta inteirasso muito pelo contrario esta usando talvez seu ultimo fôlego para ir para o fundo extremamente cansado e quieto, ficando a mercê das piranhas, jacaré, pirararas, ariranhas, Botos, algum tipo de parasita etc.

Não sou chegado à caça, mas não aponto o dedo para os que gostam, pois papai sempre me falava... Quando você aponta o dedo para alguém tem três virados para você, enfim o que eu penso, digo eu! Todos nós seres humanos somos a topo da cadeia alimentar e com isso somos predadores natos a milhares de anos, cada um no seu estilo, uns menos outros mais!

Minha Opinião!

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se nao me engano, em tocantins é permitido caçar búfalos que se tornaram selvagens.... assim como a pesca, se bem administrada, a caça é uma fonte de renda e preservaçao ambiental.... vide o caso da áfrica e alaska. eu particularmente nao curto nem um pouco..... nunca atirei nem um um pardal...heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava tentando evitar, mas não tem jeito...

Apenas como "conceito", principalmente àqueles que são bem mais jovens e não chegaram a conhecer um passado relativamente distante ( até parece... ), existem coisas que evoluem com o esclarecimento dos fatos, ou até da situação a que chegam...

Da mesma forma que já pesquei trazendo peixe para casa, também exerci o hábito da caça, mesmo que "de forma esportiva" ! Não me orgulho de saber atirar em caça ao vôo, embora sempre tenha sido ensinado por meu avô, que melhor que "abater", era estar no campo, vendo o trabalho do cachorro, e desfrutando do momento, SEMPRE respeitando a caça, seus momentos de reprodução, e principalmente, as quantidades abatidas ! Certamente que meu avô já se foi, mas a grandeza de seus ensinamentos permaneceu, e na época em que me foram passadas, não existia qualquer referência a "ecologia" ou a "movimentos preservacionistas", ou seja, existia sim, o já distante "bom senso"...

Pratiquei a caça na minha juventude, respeitando sempre o legado que me foi deixado ! Tive a oportunidade de fazê-lo nos Estados Unidos, onde morei como estudante de intercâmbio, e então pude presenciar fatos absolutamente relevantes na formação de meus conceitos e valores, já que a orientação de como proceder era feita ( e praticada ) por aqueles que fiscalizavam...

De volta ao Brasil, a vida tomou outro rumo, e deixei quieto essa "vertente esportiva" ! Dediquei-me mais a pesca como esporte, e ainda assim matando peixes e trazendo parte deles para casa...

Não pecisou muito para notar ( e presenciar ) que cada vez mais se tornava difícil encontrar peixe em regiões próximas, e - pior ainda - em tamanhos satisfatórios...

Foi a época em que o Rubinho ( Pesca & Cia ) já começava a difundir os conceitos de pesque & solte ! Tempos de difícil compreensão e entendimento ! Mas isso terminou acontecendo e vem - aos poucos - se alastrando dentre aqueles que fazem isso por esporte !

Tenho a esperança de que - a exemplo do que acontece em outros países - também por aqui passe a ser visto como uma "indústria rentável", que pode ajudar economicamente a grande parcela de brasileiros que vive na linha da miséria ribeirinha !

Por fim, e sem querer dizer mais do que já escrevi, é IMPORTANTE ter em mente que o esclarecimento é um dos itens mais importantes do ser humano, seja ele esportista, ou não ! Temos falta de fiscalização, é verdade, mas temos MUITO MAIS ausência de cultura e esclarecimento na nossa população !

Terminando como comecei escrevendo, volto a falar de meu avô, cuja cultura e conhecimento foi obtido - na sua maioria - dos hábitos e costumes da época, onde mesmo "sem consciência ecológica" politicamente correta para os padrões dos dias de hoje, era - mesmo sendo um caçador - uma das pessoas mais atentas aos processos preservacionistas que tenho conhecimento !

Que sirva apenas como um depoimento... nada além disso e de "certo ou errado" joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...