Ir para conteúdo

duvida sobre a caça no BRA??????????


Posts Recomendados

Que bom que podemos expressar nossas

ideas e preferencias de forma tão democratica

é por isso que esse fórum é muito bacana

e cada vez mais visto por milhares de pessoas!!!! joia:

O mais bacana é ver como as pessoas aqui se

respeitam e trocam suas ideas sempre num nivel

elevado sem ofensas pois se cada um tem seu

proprio pensamento quem somos nos pra contestar isso?

E como já dizia meu querido pai;

"UNS GOSTAM DO OLHO,OUTROS GOSTAM DA REMELA"!!!

Um grande abraço a todos..........

Diovane Castro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A todos,

A caça controlada não é permitida no Brasil, infelizmente. Trata-se, como já foi dito acima, de uma excelente ferramenta de fomento ao turismo, muito bem antevista e trabalhada pelos nossos vizinhos, Uruguai e Argentina.

Lá existem "fazendas" (como essas mostradas nos vídeos) onde foram introduzidos animais exóticos (como alguns tipos de javalis, alces, cervos e veados) e são fomentadas a reprodução de outros animais nativos. Ou seja, os animais não são mortos em seu estado natural, selvagem, e sim em ambientes controlados. Seria como um pesque-pague, só que de caça.

Nos Estados Unidos e Canadá, a coisa é diferente. Lá existe a caça controlada, utilizada como eficaz mecanismo de controle das populações de animais selvagens. A coisa funciona assim: um órgão ambiental dos Estados faz a contagem e o monitoramento das espécies (contam os animais, um a um, ou por amostragem) e a cada começo de temporada determina-se quantos animais de cada espécie poderão ser abatidos em cada micro-região. Tudo é controlado e fiscalizado e aporveita-se TUDO da caça (carnes, ossos, chifres, peles, cascos, pelos, vísceras, TUDO). Assim, uma população selvagem não cresce em detrimento de outra. Alguns eco-chatos (que eu prefiro chamar de ignorantes, no sentido mais claro desta palavra, já que ignoram fatos e conceitos amplamente comprovados por pesquisas sérias) vão dizer: "a natureza se acomoda! Não precisamos intervir!" ERRADO!!! A natureza não tem mais esta capacidade! Estamos nós, humanos, inseridos nela de maneira drástica e irreversível e não é possível, pelo nosso modo de vida, que ela se acomode mais! Não neguem isso, por favor, é um fato!

Portanto, com a natureza vasta que temos, com nossas grandes áreas e ecossistemas (Pantanal, Cerrado, Caatinga, Amazônia) temos um potencial GIGANTESCO de exploração econômica desta atividade, seja em fazendas de caça ou pela caça de manejo, mas pelo preconceito (alimentado pela ignorância), não o fazemos.

Que fique claro uma coisa: eu nunca cacei e não gosto da idéia de matar somente por matar. Não é isso. Também não gosto da idéia de matar um peixe somente para comer ou para presentar alguém.

Também não gosto desse tipo de vídeo. Parece haver pouco desafio ao "caçador"... Ele parece não se esconder, não farejar, não preparar nada... Simplesmente sobe em um palanque e espera a "porcada" passar, atirando a esmo... E tenho dó dos bichos, da mesma forma que tenho pena de ver um leitão, um frango, um boi ou um peixe sendo mortos, mas não vou deixar de comê-los por que gosto. Adoro carne de javali, cateto, paca, capivara, jacará, faisão, perdiz, codorna e de tantos outras caças que já comi. Dentro da legalidade, claro, os mataria tranquilamente.

Estou falando aqui de uma atividade regulamentada, controlada, fiscalizada e com critérios científicos.

Por último, queria lançar uma reflexão: como nós, pescadores esportivos que temos fissura por pescar na Amazônia, podemos saber se não estamos, com nossa "pesca-esportiva", nossos traslados, nossos dejetos (ou alguém acha que os barcos-hotéis possuem sistema de tratamento e estocagem de esgoto?), causando danos irreversíveis nesse fantástico ecossistema? Não exitem pesquisas, não são feitos estudos, nada. Estamos no escuro, nas trevas, na mais ampla e perfeita ignorância. E aí? O que faremos? Vamos parar de pescar?

Abraços e me desculpem por me extender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gustavo,

Excelentes as reflexões e comentários adicionados !

Na verdade, e infelizmente, estamos tão distantes de uma realidade conservacionista, que até mesmo o controle sanitário dessas pescarias no nosso País é inquestionável !

arrow:: Já há algumas primeiras ações ( muito tímidas ) no sentido de evitar que se agridam o meio ambiente com latas e material não degradável, MAS DE VERDADE mesmo, quase nada...

É a tal estória da "água do beija flor apagando o incêndio na floresta"... mas é preciso pensar nas gerações de nossos netos e/ou bisnetos, pois a nossa e a dos nossos filhos, já está comprometida !

Se servir como "atenuante", também as ações de conservação nos EUA só foram implementadas quando a situação se tornou crítica, PORÉM lá tem uma coisa que ainda engatinhamos, chamado de EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO... anjo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe serei excluído deste fórum pelo que irei escrever, mas...

Ainda jovem, fui caçar algumas vezes com meu pai e irmãos, no Uruguai, onde existe (pelo menos existia quando vim de lá) temporada de caça para algumas espécies (especialmente perdiz) para outras, consideradas invasoras podia caçar o ano inteiro (lebre) pelo danos à agricultura. Eram momentos especiais, onde além do contato com a natureza, fortalecíamos os laços de amizade e cumplicidade em família, conversa "de homens" em volta de uma fogueira à beira do rio, ou do fogão a lenha, roda de chimarrão e uns tragos de canha. O abate não era o mais importante e poucas peças eram levadas para consumir na cidade, com os demais familiares.

Admito: ainda gosto de caçar, mas como aqui é tudo proibido... uma grande bobagem... como já foi falado é o estado se omitindo de um papel importante: fiscalização séria, de uma atividade que rende divisas em vários países. Quando na verdade a caça continua, na clandestinidade, assim como o jogo de azar, o desrespeito ao meio ambiente por uma boa parte das indústrias (embora nesse aspecto esteja mudando aos poucos: nos estados do Sul a fiscalização ambiental é mais intensa, no Centro-Oeste aparentemente ineficiente ou corrupta, imagino que no Norte e Nordeste deva ser inexistente), a prostituição (lembro de outro post que lembrava que as pescarias no AM são usadas como fachada para prostituição infantíl), as drogas e até com a pesca (qualquer tipo de pescaria e rede não é proibido em alguns locais e períodos: quantos relatos há que registram que não há respeito às leis).

É mais fácil deixar acontecer e os ditos fiscais achacarem os incautos pegos e de vez em quando botar um como "exemplo", como para mostrar que estão atuando. E os que não são pegos? Quantas cargas de maconha e cocaína passam livremente para cada apreensão divulgada? Quantas cargas a polícia pegará e não divulgará, achacando os flagrados e botando a droga em circulação, devolvendo-a à origem ou aos "seus" traficantes? Nessa linha cada um teria seu exemplo... Quem NUNCA se livrou de uma multa deixando a cerveja pro guarda?

Pelo que sei na Argentina existem fazendas de caça. Propriedades que criam até espécies exóticas e tem licença para seu abate, gerando divisas para o país. Aqui vejo que algumas espécies nativas poderiam ter sua caça controlada em alguns locass, pois a fertilidade e a ausência dos grandes predadores, não deixaria entrar em perigo de extinção. Vejam o que aconteceu com a população de jacarés. Quem já viu o estrago que um bando de queixadas ou porcos do mato fazem às lavouras? E a proliferação das capivaras até mesmo em locais improváveis (Rios Pinheiros e Tiete - SP -SP e Parque Barigui - Ctba - PR) no meio da poluição das cidades

Quanto aos vídeos: em qualquer esporte há os bons e os maus esportistas. Alguns verdadeiros canhões em mãos sem destreza, vários disparos em zonas sem nenhuma eficácia de abate, o que obriga aos tais tiros de misericordia. Bem, nunca gostei muito de caçar com cachorroS, claro que um bom perdigueiro para levantar uma perdiz é uma coisa (não é mesmo Kid?)e um par de bons sabujos para farejar e encurralar uma peça maior também, já colocar 50 cães em volta de um javalí é sacanagem. Lí e ouvi algumas histórias de javalís e porcos do mato fazendo estragos em dois ou três cachorros e se um bando desses te pega desprotegido em seu carreiro está f... mas como na pescaria a "preza" deve ter alguma chance, para ficar emocionante, se não fosse assim todos iriam pescar com equipamento superdimensionado e lambarí vivo, não é verdade? Algumas cenas são meio grotescas e mostram desrespeito com o animal, assim como tantos que foram postados com pescadores se gabando de terem matado 50 tucunarés de 600gr. Outras fazem parte de nossa vida e responsáveis pela nossa evolução (creio que a humanidade não teria se desenvolvido deste jeito se não fosse nossa busca pela carna, que obrigou a criar engenhos para suplantar nossa desvantagem física, em foça e velocidade). Novamente confesso: eu gosto da "faena", desde pequeno estava no meio da rés abatida ou do porco que meus avós criavam e era "carneado" em família (tá aí mais um evanto "sangrento" reunindo a família). Hoje, se alguém me convidar vou abater um pato (como há alguns dias de fato aconteceu) ou ajudar a tratar um porco ou um carneiro (inclusive sei curtir um pelego).

Já que confessei tanto lá vai mais uma: gosto de levar um peixe fresco para casa e saborear com a família, que nem sempre curte/pode acompanhar na pescaria.

Ainda bem que não sou o único.

Como esta chuvarada não está deixando ir pescar, amanhã vou ao Pescar ver se pego umas matrinchãs para assar à noite com os amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alejandro !

Uma das coisas que desejamos ( e incentivamos ) é a diversidade das opiniões !

Quando elas são o espelho de um olhar crítico então, melhor ainda como uma provocação à reflexão...

Não há porque temer qualquer ação contrária, ao contrário, espere apoio à controvérsia, pois a unanimidade e o consenso comumente são indesejados... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alejandro,

Suas análises estão dentro do perfil de realidade em que vivemos !

Fiscalização no Nordeste é brincadeira...

Há sim, um pouco mais de cuidado com relação ao registro das armas ( por conta de roubo e uso indevido das mesmas ), mas a turma continua caçando e criando seus cachorros...

arrow:: Infelizmente ( ou não ?! ) deixei de fazê-lo ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: :amigo: :amigo:Como que e bom fazer parte de fórum que todos respeitam, a opinião de cada um ainda com um tema tão complicado como esse joia::: joia::: joia::: joia::: joia:::

arrow:: aplauso:: aplauso:: aplauso:: o FTB BOM DEMAIS ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

06/05/2011 13h06 - Atualizado em 06/05/2011 14h38

Turistas pagavam até US$ 40 mil por caça ilegal no Pantanal, diz Ibama

Pacotes incluíam passagens aéreas, hospedagem e armamentos.

Ibama afirma que, nos safáris, atração era matança de onças.

Turistas estrangeiros pagavam de 30 a 40 mil dólares para caçar ilegalmente no Pantanal de Mato Grosso do Sul e participavam de safáris, que eram feitos em uma fazenda no município de Aquidauana, localizada a 130 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama/MS), David Lourenço, esses valores incluíam passagens aéreas, hospedagem e todo o tipo de munições e armamentos usados para a caça.

(Correção: a primeira versão desta reportagem afirmava que os turistas pagavam até 40 mil reias. Na verdade, o valor era pago em dólar. A reportagem foi corrigida às 14h26.)

A denúncia do esquema partiu de um vídeo anônimo encaminhado para a Polícia Federal (PF) e foi feito por um norte-americano. Segundo David, as imagens mostram que a principal atração era a matança de onças. “Isso é uma evidência clara de que os safáris eram feitos em Mato Grosso do Sul e por isso precisam ser investigados mais profundamente”, disse o superintendente.

Policiais federais e agentes do Ibama apreenderam na última quinta-feira (5) várias peles e partes de animais abatidos além de armas, algumas delas, de uso restrito às forças policiais.

Isso é uma evidência clara de que os safáris eram feitos em Mato Grosso do Sul e por isso precisam ser investigados"

David Lourenço, superintendente do Ibama

Foram encontrados 12 galhadas de cervo, dois crânios de onça, uma mandíbula de porco monteiro, uma pele de sucuri com 3,5 metros, cinco revólveres calibre 38, uma pistola 357 (de uso restrito), uma carabina, dois fuzis, 17 caixas de munições de diversos calibres, dois alforjes (bolsas usadas durante a caça) e dois tubos de turro, que quando soprados emitem um som para atrair onças.

O Ibama esclareceu ainda que os primeiros indícios de que na propriedade eram realizados abates clandestinos de animais surgiram durante a operação Jaguar, realizada em junho de 2010, quando a PF prendeu integrantes de organização que agia em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná na caça de animais como onças pintadas, onças pardas e jacarés.

As investigações da operação começaram no ano passado em Corumbá, município pantaneiro distante 426 quilômetros de Campo Grande.

Segundo informações da PF, as ações criminosas dos grupos eram feitas com a participação de caçadores brasileiros e estrangeiros que visitavam o Pantanal apenas para a realização das atividades predatórias.

Imagem Postada

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/05/turistas-pagavam-ate-r-40-mil-por-caca-ilegal-no-pantanal-de-ms.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Thaison,

A notícia que postou é - em qualquer época - digna de um vandalismo impróprio !

Qualquer pessoa que se diz "esportista", é ( ou deve ser ) antes de mais nada, alguém com senso conservacionista e de bom senso ! Relatos desse tipo, apresentam o inverso do que se pode esperar de pessoas de bom senso. Passam por oportunistas ! Desses, não dá nem para se ter pena... bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos do FTB.

No meu humilde conhecimento jurídico conheço algumas prerrogativas legais para a caça no Brasil.

A primeira já elencada nas postagens dos nobres colegas é a caça de controle nos casos de superpopulação, invasão de animais exóticos.

Caça de controle:

“Destina-se ao reequlíbrio do ecossistema, em decorrência do aumento do aumento populacional de alguns animais.”

O art. 3º, § 2º, da Lei 5.197/67 trata de matéria, determinando que:

“§ 2º Será permitida, mediante licença da autoridade competente, apanha de ovos, larvas e filhotes que se destinem aos estabelecimentos acima referidos, bem como a destruição de animais silvestres considerados nocivos à agricultura ou a saúde publica.”

Caça para fins científicos:

Lei de proteção a Fauna

“Art. 14 Poderá ser concedida a cientistas, pertencentes a instituições, oficiais ou oficializadas, ou por estas indicadas, licença especial para coleta de material destinado a fins científicos, em qualquer época”. (o período devera ser fixado pelo órgão competente)

E por fim a caça de subsistência:

Praticada em reservas extrativistas ou locais inóspitos.

Deriva da doutrina.

Esta ultima tem como principio constitucional o estado de necessidade, (excludente de ilicitude), bem como o principio da dignidade humana.

Todas regulamentadas em Lei más questionáveis, comumente a autoridade policial não as distingue ocasionando prisões e ou a instauração de inquérito policial e denuncia ao.

Ministério Publico cabendo ao juiz analisar as variabilidades circunstanciais no caso concreto.

Em todos os casos as armas devem estar devidamente legalizadas nos órgãos competentes bem como as guias de transporte, salvo exceções.

A titulo de curiosidade quando na Policia Federal, tive o conhecimento de uma exceção à concessão de porte de arma de fogo longa, a mesma foi concedida em beneficio a um extrativista do Acre.

Resumindo a caça é permitida quando necessária sendo vetado fins recreativos.

Concordo com os demais quanto à falta de educação, conhecimento dos brasileiros para que a caça torne-se algo benéfico para a fauna. Não estamos preparados, meço empiricamente pelas praticas predatórias que ocorrem na pesca. Mesmo havendo fiscalização sem consciência ambiental o “povo” age por conveniência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XANDEGO, LEO, PEDRO, MARCAO e o grande KID, meus parabensssss!!!!

a caça é um esporte lindooo, pena que moramos em um país ridículo, onde é muito mais facíl PROIBIR do que FISCALIZAR, como ocorre em paises DECENTES, onde o cidadão tem o direito de praticar seu esporte, desde que em conformidade com a lei, é uma palhaçada o que fazem com as pessoas que gostam de armas e esportes relacionados aqui no Brasil... Agora mesmo por causa daquele louco que matou as crianças no Rio , ja estao querendo proibir armas dinovo, campanha de desarmamente e tudo mais, como se aquele infeliz tivesse adquirido a arma de forma legal!!! Eu me sinto envergonhado de se BRASILEIRO, povo este que nao luta por seus direitos e se omite perante a corrupção e o roubo do governo, quer exemplo melhor do que a gente pagar R$ 3,00 na gasollina?? isso em outros paises iria gerar uma guerra civil, voltando ao assunto das armas e caça, um homem decente só pode ter uma arma registrada e legalizada em seu nome apos os 25 anos, agora me digam que parametro o animal que fez essa lei usou para estabelecer essa idade, e o que vcs me dizem dos menores que matam, roubam, destroem familias, e ao completarem 18 anos tem seus nomes limpinhos.?!?!?!? e das pessoas que com 16 anos ja podem votar e escolher um presidente??? Sonho em um dia o povo brasileiro criar coragem e reivindicar seus DIREITOS, e por na cadeia essas pessoas que se dizem governantes, mas que nao passam de um bando de corrupos e ladroes, e estou sim generalisando pois dessa raça os que são pessoas de boa fé ou sao engolidos pelo sistema, ou tem vergonha de participar de tal palhaçada que é o nosso país!! Países onde a caça é legalizada, a quantidade de animais é totalmente controlada pelo ESTADO, nao existe irresponsabilidade e caça ilegal, pois as concequencias para quem esta na ilegalidade são sérias diferente do que se ve por aqui, a FISCALIZACAO funciona e mantem o NEGÖCIO de forma SUSTENTÁVEL e PRODUTIVO!! Estou na torcida pra que um dia esse país mude, e o povo deixe de ser frouxo, exigindo seus direitos!!! Não recriminem que pratica a caça, é um esporte que vem da cultura do homem, vem de dentro, quem ai nao gosta de uma boa picanha assada?? na caça LEGAL, os animais sao criados como se fosse gado e abatidos de forma esportiva!! é maravilhoso ver um pointer trilhando uma perdiz, se compara a um açu perseguindo suas RIP HOLLERs!!! Desculpem o desabafo, amo o BRASIL, mas tenho vergonha da nossa omissão perante a PALHAÇADA que existe aqui!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...